35 receitas com fubá com cheirinho e sabor de comida de vó

O fubá é um ingrediente muito comum no cardápio brasileiro, pois tem baixo custo e ainda pode ser usado em uma grande variedade de pratos doces e salgados. As receitas mais conhecidas são a polenta e o bolo, mas é possível ir além e criar preparos extremamente saborosos para servir em qualquer momento do dia. Confira receitas variadas para testar!

Publicidade

Receitas de polenta de fubá

1. Polenta com ragu de cogumelos: essa é uma ótima opção de receita para quem não come nada com lactose ou com ingredientes de origem animal, pois não leva nada disso. Mesmo assim, o resultado é um prato altamente nutritivo e que ainda conta com um gostinho de quero mais. Para melhorar, o passo a passo não é nada complicado.

2. Polenta cremosa frita: que tal conferir o passo a passo de uma receita de polenta que é cremosa por dentro e ainda conta com uma casquinha crocante por fora? Isso acontece porque ela é frita! Por causa da combinação de texturas, essa é uma opção que pode agradar os mais variados paladares.

3. Polenta à bolonhesa vegana: nessa receita, você aprende a fazer uma polenta extremamente cremosa, que ainda é coberta com um molho bolonhesa de proteína de soja. O resultado é um prato que combina sabores bem variados e que pode agradar aos mais diversos paladares. Que tal testar em casa e se deliciar com o resultado?

Publicidade

4. Polenta cremosa gratinada: se você está procurando uma receita de polenta simples, mas que conte com um toque extra, essa pode ser a opção ideal. Aqui, o prato é coberto com queijo parmesão ralado e levado ao forno, o que gera uma casquinha crocante. O resultado é tão gostoso, que você vai até se perguntar como nunca tinha testado essa receita em casa antes.

5. Polenta com frango: essa é uma ótima opção com baixo custo e que fica com um gostinho incrível. Aqui, a polenta fica cremosa e é servida acompanhada de um frango picado ao molho vermelho. É uma pedida que conta com um passo a passo supersimples, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

6. Polenta na panela de pressão: se você está buscando por praticidade, deve conhecer essa receita em que a polenta é feita na panela de pressão. Para quem está sem tempo para cozinhar, é uma ótima pedida. Além disso, o resultado fica tão gostoso quanto a versão tradicional! Para melhorar ainda mais, a sugestão é servir o prato acompanhado com um molho à bolonhesa.

Publicidade

7. Polenta cremosa: a combinação de polenta cremosa com carne moída é um clássico que faz sucesso na casa de muitos brasileiros, não é mesmo? Então, que tal conferir o passo a passo dessa receita para servir uma refeição supersaborosa?

8. Polenta com ragu de carne: essa é outra opção para quem quer uma polenta bem gostosa com carne moída, porém, aqui, é feito um ragu com esse ingrediente. A lista de itens necessários para o preparo desse prato é bem curtinha, mas você pode se surpreender positivamente com o resultado final, de tão gostoso que ele é!

9. Polenta de shitake e alho-poró: para quem quer uma receita de polenta leve, mas que conte com um gostinho incrível e uma boa quantidade de nutrientes, essa opção, que leva alho-poró e shitake, pode ser uma excelente escolha. Aqui, o passo a passo é extremamente simples, mas o resultado final é incrível, pode apostar!

10. Polenta com linguiça: essa é uma ótima opção para quem está procurando uma receita de polenta incrementada, mas sem precisar passar muito tempo na cozinha. Aqui, o passo a passo é rápido e o gostinho é muito bom.

Pratos salgados variados com fubá

11. Tilápia ao fubá e limão: nessa receita, você aprende a usar o fubá para empanar filés de tilápia, que são temperados com limão, sal e pimenta. Além disso, você ainda pode conferir como fazer uma deliciosa salada de mexerica para servir como acompanhamento. Essa é uma ótima pedida para uma refeição leve em um dia quente.

12. Sopa de fubá com couve e gengibre: essa, além de ser uma ótima receita de sopa para os dias frios, também cai muito bem para resfriados. Isso porque, além de ser uma opção muito nutritiva, também conta com o gengibre. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes não é extensa e o passo a passo é simples.

13. Sopa de fubá cremosa: se você está procurando uma sopa de fubá bem cremosinha, pode ter acabado de encontrar a opção ideal! O passo a passo é bem parecido com o da polenta, porém, a quantidade de água usada aqui é maior, o que resulta em um prato delicioso para os dias mais frios.

14. Caldo verde de fubá: essa é uma receita extremamente prática em que o fubá é combinado com couve. Para testar essa opção em casa, você vai precisar além desses dois ingredientes, de azeite, cebola, alho, caldo de legumes ou outros temperos de sua escolha e um pouco de água. Mesmo com uma lista de itens tão curtinha, você pode se surpreender positivamente com o resultado saboroso desse prato.

15. Peixe empanado: essa é uma receita supersimples de peixe empanado com fubá. É uma ótima alternativa para dar um gostinho diferente a um prato tão comum no dia a dia. Então, se você quer sair da rotina, não deixe de testar essa opção em casa.

Publicidade

16. Pão de fubá: o pão é um alimento adorado por muita gente, por isso é interessante conhecer algumas receitas diferentes desse item para não cair na rotina, não é mesmo? Aqui, o fubá entra em cena para deixar a massa ainda mais gostosa.

17. Bolinho de fubá com queijo: essa é uma ótima receita de bolinho para ser saboreado no café da manhã ou no lanche da tarde, pois além de contar com um gostinho incrível, também conta com uma lista de ingredientes curta e um modo de preparo bem simplificado.

Receitas de bolos com fubá

18. Bolo de fubá simples e gostoso: essa receita prova que um bolo simples também pode ser delicioso! Para a massa, você vai precisar de farinha de trigo, ovos, açúcar, óleo vegetal, leite integral, fubá, amido de milho e fermento em pó. O preparo é bem prático, pois é todo feito no liquidificador.

19. Bolo de fubá de liquidificador: se você está procurando uma receita extremamente simples de ser feita, essa pode ser a opção ideal. A massa é preparada no liquidificador, o que faz com que seu tempo na cozinha seja bem curtinho e o resultado, surpreendente!

20. Bolo pudim de fubá: essa é uma receita de bolo tão cremoso, mas tão cremoso, que até lembra um pudim. Para deixar o sabor do doce ainda mais gostoso, a sugestão é usar uma calda de goiabada como cobertura. E olha, o preparo é tão simples, que você nem vai acreditar no resultado final.

21. Bolo de milho com fubá: quer um bolo gostoso, bonito e barato? Então, confira todas as dicas dessa receita em que o fubá é combinado com o milho. O passo a passo é extremamente simples e o sabor pode deixar muita gente com água na boca.

22. Bolo de fubá com maizena e erva-doce: se você quer uma receita de bolo de fubá bem simples, que conte com uma textura bem fofinha, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha e o sabor é incrível.

23. Bolo de fubá cremoso: algumas pessoas preferem um bolo de fubá com uma textura cremosa ao invés de fofinha, não é mesmo? Se você faz parte desse grupo, precisa conferir todas as dicas dessa receita, pois o resultado é supersaboroso.

24. Bolo de fubá fofinho: essa é uma receita que além de contar com um massa superfofinha, ainda sugere o uso de erva doce, apesar de ser um item opcional, pode fazer toda a diferença no resultado do seu doce. Então, se você quer um bolo com um gostinho diferente, mas sem ter muito trabalho na cozinha, essa pode ser a opção ideal.

Publicidade

25. Bolo de fubá com coco: essa é uma receita de massa de bolo um pouco diferente das tradicionais, já que ela é cozida antes de ir ao forno. Além disso, o coco entra em cena tanto no preparo da massa quanto em uma cobertura de beijinho. O resultado é um doce que vai fazer um grande sucesso na sua mesa, de tão gostoso que é!

26. Bolo de fubá com goiabada: a combinação de bolo de fubá com goiabada é um clássico, não é mesmo? Mas nem todo mundo tem uma receita perfeita anotada em casa, então, se você ainda não encontrou a opção ideal, não deixe de conferir dicas valiosas para um resultado de sucesso – e, ainda por cima, vegano!

27. Bolo de fubá vegano: essa também é uma ótima opção para quem quer inovar na cozinha. Além de ser um bolo livre de ingredientes de origem animal, ele também é servido no potinho com três camadas diferentes: uma de bolo, outra de goiabada e mais uma de creme de coco. A combinação de texturas e sabores fica tão incrível que vai ser difícil parar de comer essa delícia!

Pratos doces variados com fubá

iStock

28. Biscoito de fubá com coco e goiabada: essa é uma receita de biscoito de fubá que fica crocante e deliciosa, pois a massa leva ingredientes cheios de sabor. Além disso, é bem fácil de fazer. Ótima pedida para aquele café da tarde com gostinho de infância!

29. Waffle de fubá: quer inovar no sabor dos seus waffles? Então, o fubá pode ser um ótimo ingrediente para ser usado nesse propósito. Além disso, você pode servir o prato acompanhado com diversas geleias, como a de goiabada, por exemplo.

30. Broa de fubá: essa é uma receita em que a textura fica entre a de bolo e a de biscoito, pois é macia e ao mesmo tempo esfarela a cada mordida. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha e o preparo é extremamente fácil, por isso, essa pode ser uma excelente escolha para o seu próximo lanche da tarde.

31. Panqueca de fubá: começar o dia comendo uma saborosa panqueca doce de fubá pode ser uma delícia, não é mesmo? Então, que tal conferir todas as dicas para fazer essa delícia em casa? O tempo na cozinha será bem curtinho, mas o sabor pode te surpreender!

32. Mingau de fubá: essa é uma ótima receita para quem está procurando uma sobremesa bem baratinha, mas que agrade aos mais variados paladares. O passo a passo não é nada complicado e ainda é rápido, o que é ótimo, não é mesmo?

33. Minichurros de fubá: essa é uma ótima receita para quem quer inovar no preparo de alguns churros. Além do acréscimo do fubá, a banana-da-terra também entra em cena para deixar a massa desse doce ainda mais gostosa e com um toque diferente.

34. Broa de fubá diet: com algumas substituições, é possível fazer uma broa de fubá diet e que ainda conta com menos calorias do que a versão tradicional. Por isso, essa é uma ótima opção não só para os diabéticos, mas também para quem quer perder peso sem deixar de comer alguns quitutes gostosinhos.

35. Muffin de fubá com goiabada: a última receita da lista é de um delicioso muffin de fubá que tem a massa incrementada com pedacinhos de goiabada. Essa é uma boa escolha para um lanchinho ou até mesmo para a sobremesa.

O fubá é um ingrediente extremamente versátil e ainda conta com um baixo custo, por isso é interessante testar essas receitas na sua cozinha. Além disso, muitos dos pratos contam com um preparo supersimples e não exigem muita experiência. Experimente agora mesmo!