21 receitas de pudim de chia mais saudáveis para seu dia a dia

Por
Atualizado em 17.04.20

O pudim de chia se tornou mania entre o público fitness ou entre pessoas que buscam por alimentos mais saudáveis e que ajudem na dieta. O melhor de tudo é que esse tipo de sobremesa é uma alternativa saudável para driblar a vontade de comer doces.

Além disso, a chia é um alimento rico em ômega 3, ácidos graxos, vitaminas, fibras e proteínas que fazem bem para o organismo. Seja com frutas, com iogurte, em versões low carb e até veganas, você pode preparar o pudim de chia para saborear no café da manhã ou lanchinho da tarde. E não se assuste: a chia aumenta até 10 vezes a quantidade depois de hidratada. Você vai notar isso em todas as suas receitas.

Receitas de pudim de chia simples

1. Pudim de chia com iogurte grego: para preparar esse pudim cremoso, você vai precisar de iogurte grego natural, sementes de chia, leite, essência de baunilha, canela em pó e mel. Misture todos os ingredientes e leve para gelar durante a noite. Antes de servir, mexa o pudim com uma colher para as sementes de chia não ficarem no fundo.

2. Pudim de chia com gelatina: quem prefere pudins mais consistentes deve apostar nessa receita. Isso porque, primeiramente, você vai preparar uma gelatina e despejar o pudim de chia por cima. Após 4 horas na geladeira, a sobremesa fica pronta para ser servida.

3. Pudim de chia com banana: esse pudim é feito no liquidificador. Bata banana, leite de coco, leite de amêndoas, canela e açúcar até obter uma mistura homogênea. Despeje em um recipiente e adicione a chia, misturando bem. Deixe na geladeira por pelo menos 4 horas.

Publicidade

4. Pudim de chia com maçã e especiarias: talvez essa seja a receita mais simples de pudim de chia! É só bater no liquidificador iogurte, mel e sementes de chia. Leve para gelar por 8 horas. Prepare uma maçã com especiarias, como gengibre em pó, noz moscada, canela e cravo, para servir como topping.

5. Pudim de chia com manga: esta receita leva leite de coco, sementes de chia, melado e suco de manga. Prepare o pudim, misturando bem os ingredientes. Por último, despeje o suco de manga concentrado ou caseiro. Leve o pudim à geladeira até ficar firme e sirva logo em seguida.

6. Pudim de chia com pera: que tal fazer um purê de pera para incrementar ainda mais seu pudim? Basta bater a fruta no liquidificador com pouquíssima água, para ficar bem cremoso, acrescentando canela em pó para acentuar o sabor. O pudim propriamente dito é feito com simplicidade, misturando leite de coco, chia e essência de baunilha. A montagem é feita, colocando um pouco do purê de pera, o pudim por cima, cobrindo com mais uma camada de purê.

7. Pudim de chia banana e coco: quem está em busca de receitas saudáveis, gostosas e fáceis de fazer, vai adorar essa opção. No liquidificador, adicione coco ralado e água, batendo até obter um leite cremoso. Em seguida, coloque tâmaras, banana, canela e baunilha, batendo novamente. Despeje em uma vasilha e misture a chia. Deixe na geladeira para ficar firme.

Publicidade

8. Pudim de chia com morango: para fazer esse pudim, misture em uma tigela aveia em flocos, chia, açúcar de coco. Acrescente canela, leite vegetal e essência de baunilha. Deixe na geladeira por pelo menos 4 horas. Sirva com nibs de cacau, amêndoas trituradas e morangos.

9. Pudim de chia de banana, aveia e canela: preparar esse pudim é molezinha! Você vai precisar misturar leite de coco, banana, essência de baunilha, aveia em flocos e sementes de chia, só isso! Quanto mais tempo deixar na geladeira, mais firme o pudim fica. Sirva com frutas, geleias, castanhas e cereais a gosto.

10. Pudim de chia com cacau: nesta receita, é recomendado hidratar a chia antes de iniciar a preparação. Para isso, deixe a semente de molho com leite vegetal na geladeira por pelo menos 30 minutos. Deixe as tâmaras também de molho, mas em água filtrada, na geladeira. Após as hidratações, bata no liquidificador a chia, as tâmaras e adicione cacau em pó. Leve à geladeira por 2 horas.

11. Pudim de chia com coco: este pudim simples é feito misturando bem leite de coco, sementes de chia, coco ralado e um fio de mel. Você pode servir com salada de frutas para incrementar ainda mais seu lanchinho.

Receitas de pudim de chia especiais

12. Pudim de chia com chá: esta receita de pudim leva leite de coco, sementes de chia e mel ou melado. Quando essa mistura estiver bem cremosa, acrescente uma xícara de chá até ficar homogêneo. Intercale a montagem em copinho com frutas e pudim, fica lindo e delicioso.

13. Pudim de chia com mirtilos frescos: para fazer este pudim, basta misturar leite de coco, chia, extrato de baunilha e adoçante. Leve à geladeira durante a noite. Sirva com mirtilos, noz-pecã, figo e morango. Você pode incluir ainda granola, nuts quebradas e nibs de cacau que tudo isso confere mais sabor, textura e nutrientes ao seu pudim!

14. Pudim de chia com geleia de morango: a lista de ingredientes dessa receita é bem fácil de achar no mercado. Você precisa de chia, coco ralado seco e sem açúcar, adoçante, leite de coco e extrato de baunilha. Misture esses itens em uma vasilha e leve à geladeira. Para incrementar o pudim, faça uma geleia caseira de morango e decore com folhas de hortelã.

15. Pudim de chia com coco, damasco e nozes: este pudim fica um pouquinho mais cremoso, já que você vai utilizar iogurte grego sem açúcar na preparação. Além dele, adicione água de coco, coco ralado, mel, chia, farelo de aveia, nozes picadas e damasco. Decore com coco ralado e nozes.

16. Pudim de chia com amêndoas e baunilha: uma receitinha de pudim super prática de fazer. Você precisa somente de sementes de chia, leite de amêndoas e Whey Protein isolado. Misture tudo e deixe na geladeira, até a chia hidratar. Saboreie com banana fatiadas e framboesas.

Publicidade

17. Pudim de chia cacau e laranja: em uma vasilha, coloque chia, leite, raspas de laranja, cacau, canela, mel e misture tudo. Tampe e leve à geladeira durante a noite. Na hora de servir, adicione suco de laranja, misturando bem para aromatizar e trazer mais sabor ao pudim.

18. Pudim de chia com caramelo de tâmaras: para preparar o caramelo de tâmaras, leve ao liquidificador tâmaras resfriadas na geladeira, água, sal marinho, extrato de baunilha, bicarbonato de sódio, fermento para bolo e sementes de chia. O pudim é feito com aveia em flocos, leite vegetal, iogurte vegano, banana, chia, sal e canela.

19. Pudim de chia com coco, iogurte e morangos: para fazer esta sobremesa, misture a chia com o leite de coco, o leite condensado e o iogurte. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos. Retorne a mexer para soltar as sementes que podem ter ficado grudadas. Leve à geladeira durante a noite e prove no seu café da manhã com morango ou outras frutas frescas.

20. Pudim de chia low carb: este é um pudim sem glúten, sem lactose, sem açúcar, low carb e vegano. Para prepará-lo, você vai precisar de chia, leite de coco ou leite de castanhas, xylitol e essência de baunilha. É só misturar tudo e esperar endurecer na geladeira.

21. Pudim de chia vegano: acredite se quiser, mas este pudim é feito apenas com dois ingredientes, que são sementes de chia e leite de castanha-de-caju. A chia será hidratada com ajuda do leite, ficando parecida com um pudim. Esses dois itens são capazes de deixar seu café da manhã muito mais especial e gostoso.

As sementes de chia são ótimas aliadas na dieta das pessoas. Agora, com essas receitinhas saborosas de pudim, você pode preparar sobremesas gostosas e mais saudáveis. Quer incluir essa semente poderosa no cardápio de diferentes maneiras? Confira uma seleção com as melhores receitas com chia e use e abuse desse alimento benéfico para a saúde.