10 receitas de risoni para ter a Itália dentro de casa

Escrito por                          

Conhecido também como “orzo”, o risoni é uma massa típica da culinária italiana. Ele possui o formato de um arroz, mas é uma pequena massa de macarrão. Superversátil, ele pode ser utilizado em saladas, sopas, risotos e permite diversas combinações. Confira nossa seleção de receitas para soltar a criatividade e encontrar a sua favorita.

1. Risoni com carne

Uma ótima opção para ter uma refeição completa é combiná-lo com uma proteína. Nesse caso, a carne é a escolhida e deve ser preparada com vinho na panela de pressão. Para o risoni, é necessário uma panela com água fervente com caldo de legumes e azeite.

2. Risoni com calabresa

Essa receita é ideal para quem não gosta de sujar muita louça e quer impressionar os convidados com uma massa italiana. Feita em apenas uma panela, a massa é incorporada à calabresa frita no azeite com ervilhas. Os fãs de risoto vão se identificar com essa combinação.

3. Risoni à carbonara

Para quem está em dúvida se vai comer um risoto ou macarrão, esse risoni vai unir o melhor dos dois mundos. Feito com um saboroso bacon na manteiga, ele fica ainda mais cremoso com ovos batidos, caracterizando o famoso molho carbonara. Finalize com salsinha para decorar.

4. Risoni com bacon

Uma combinação não muito comum, mas que promete surpreender, é a de bacon com alcachofra. É sugerido utilizar o bacon de lombo para deixar seu prato mais saboroso. A receita ainda leva tomate cereja e temperos diversos.

5. Risoni com camarão

Refinado, essa versão com camarão é ideal para servir no jantar com os amigos. Apesar de sofisticada, leva pouquíssimos ingredientes e pode ser feita facilmente. Aprenda como fazer camarões caramelizados para serem agregados à massa.

6. Risoni com salmão

Essa receita vai te dar água na boca! Nela, a massa ganha um acompanhamento muito saboroso, o salmão temperado com limão siciliano. Primeiro, é preciso cozinhar o salmão e depois o risoni com ervilhas e caldo de legumes até chegar no ponto ideal.

7. Risoni com legumes

Os legumes têm um sabor especial e possuem ótimos benefícios para a saúde. O brócolis e tomate seco são perfeitos para combinar com essa massa. Eles também são misturados com açúcar de coco, semente de abóbora, ervilha torta e vagem para realçar a combinação de sabores.

8. Risoni de queijo coalho

A combinação de massa com queijo não tem erro! Para trazer mais sabor, é recomendado utilizar cogumelos e espinafre. Por seu cozimento rápido, o risoni geralmente é um dos últimos ingredientes a ser colocado na panela. Ele fica no ponto ideal em apenas quatro minutos!

9. Risoni apimentado

Essa é uma escolha certeira para um jantar muito especial. Feito com queijo gorgonzola e geleia de pimenta, essa delícia vai impressionar seus convidados. O vinho branco seco e o queijo parmesão prometem deixar esse prato mais saboroso.

10. Salada de risoni

Se você está buscando uma alimentação saudável, essa receita vai te fazer esquecer que está de dieta. Ela é feita com tomate cereja no azeite temperado com tomilho ao forno. Para se juntar a esse prato delicioso, adicione azeitona preta, tomate seco, orégano e cebolinha, salpicando queijo parmesão ralado para finalizar.

O risoni pode ser um alimento curinga para se ter em casa! Com tantas combinações, vai ficar impossível enjoar dessa massa deliciosa. E para deixar seu jantar italiano mais completo nada melhor que uma boa caçarola italiana para servir de sobremesa.

PARA VOCÊ