21 receitas de salada de frutas para sair da mesmice

Escrito por                          

Seja no café da manhã, no lanche ou até mesmo como sobremesa, saborear uma salada de frutas pode ser uma maneira deliciosa de acrescentar mais nutrientes e vitaminas ao seu dia. Como a variedade de combinações que podem ser feitas é imensa não será difícil agradar os mais variados paladares.

Você pode usar apenas frutas ou combinar outros alimentos, como iogurte, mel, granola e até mesmo chantilly. Tudo vai depender do momento do dia que o prato será consumido e da sua preferência. Além disso, o preparo é pra lá de simples, já que em alguns casos você só precisa picar e misturar os ingredientes. Porém, você também pode levar ao forno com especiarias.

Além disso, independente da estação, você pode encontrar frutas muito saborosas para o consumo. Uma boa dica é consumir as frutas da época, já que assim, o preço será mais baixo e a qualidade também pode ser maior.

Salada de frutas simples

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

1. Tartar de salada de frutas: que tal preparar essa receita que inova na apresentação de uma simples salada de frutas? O resultado fica igual o da foto acima e você pode usar uma xícara para moldar os ingredientes, por exemplo. Aqui são usados figos, morangos, manga, mel, raspas de limão ou laranja e um toque de pimenta rosa.

2. Salada de frutas criativa: o que é criativo nessa receita é o modo de descascar as frutas, que deixa a faca de lado. Para o kiwi você vai precisar de uma colher; para a manga, um copo; e para os morangos, um canudinho. Isso faz com que você aproveite muito mais dos alimentos, assim, evitando o desperdício.

3. Salada de fruta simples: já essa é uma opção que combina banana, mamão, manga, melancia, abacaxi, laranja e açúcar. Todas as frutas usadas são de baixo acesso e ainda contam com um precinho bem bacana, por isso, essa é uma ótima opção para sua sobremesa, lanche ou até mesmo café da manhã.

4. Salada de frutas assadas: já essa é uma opção em que você deve levar ao forno manga, abacaxi, maçã e pera. As frutas são incrementadas com mel ou açúcar, canela e anis estrelado. O uso de especiarias faz com que sua receita fique com um toque de sabor muito especial e sua cozinha ainda ficará bem aromatizada.

5. Salada de frutas diferente: essa receita é ideal para quem quer sair da mesmice, mas sem ter muito trabalho. Aqui você vai precisar misturar frutas cruas com outras que são caramelizadas na frigideira. O resultado fica super gostoso e ainda tem um sabor inovador. Você ainda pode usar hortelã ou manjericão para um toque extra.

6. Salada de frutas assadas diferente: já nessa receita, suas frutas devem ir para o forno junto com uma quantidade de manteiga e açúcar mascavo. Para incrementar ainda mais o sabor do prato, a dica é servir com uma bola de sorvete.

7. Salada de frutas outono: já essa é uma opção que leva caqui, que na receita é chamado de diospiro, romã, pera, melão, suco de laranja, hortelã e mel como item opcional. O resultado é uma salada de frutas bem amarelinha, que é a cara do outono.

8. Salada de frutas tricolor: já essa é uma receita que usa dois tipos de meloa, que são variedades do melão, melancia e lima. Usando apenas esses ingredientes, você consegue um lanchinho rápido e prático, mas que é cheio de sabor e nutrientes para o seu dia.

Salada de frutas com granola

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

9. Salada de frutas com granola e mel: já essa é uma receita que leva morango, bergamota, pera, banana, goiaba, iogurte desnatado, granola e mel para adoçar. A cor fica tão linda, que você vai ficar com vontade de comer com os olhos. Além disso, o sabor também fica incrível e é uma opção de sobremesa bem levinha para o seu dia.

10. Salada de frutas com geleia e granola: e você já pensou em usar uma geleia da sua fruta favorita e granola para incrementar o gostinho da sua salada? Essa é uma opção bem simples, mas que conta com um sabor inovador que pode surpreender quem experimentar.

11. Salada de frutas especial: essa é uma receita bem simples em que as frutas são combinadas com iogurte grego, granala e mel. A dica é usar kiwi, manga, morango e suco de laranja. O resultado é super colorido e cheio de sabor, além disso, essa é uma receita que conta com poucas calorias, então, é uma boa sobremesa para quem não quer ganhar peso.

12. Salada de frutas com chantilly e granola: para quem busca uma opção de salada mais gordinha, essa receita pode ser uma ótima opção. Aqui a dica é combinar as frutas com nozes, granola, caixinha de pudim, creme de leite e açúcar de confeiteiro. É uma ótima dica para quem quer uma sobremesa que foge do tradicional.

13. Salada de frutas com açaí e granola: a dica dessa receita é combinar uma polpa de açaí com iogurte desnatado, bananas e granola. Você também pode acrescentar outras frutas de sua preferência para um sabor ainda mais gostoso.

14. Salada de frutas amarelas com granola: nessa receita além de aprender a como fazer uma deliciosa salada de frutas amarelas, você ainda pode conferir o passo a passo de uma granola caseira que leva oleaginosas e que pode ser o maior sucesso na sua cozinha. O melhor de tudo é que o preparo é pra lá de simples.

Salada de frutas com molho

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

15. Salada de frutas na cestinha: essa é uma receita de salada de frutas bem básica que é feita com manga, morango e figos. Para uma apresentação especial, a dica é fazer cestinhas com massa de pastel e acrescentar um pedaço de chocolate para um toque extra de sabor.

16. Salada de frutas com vinho: a dica dessa receita é misturar suco de laranja e vinho branco nas frutas. Isso fará com que sua sobremesa ganhe um toque de sofisticação e ainda tenha um sabor inovador. Então, que tal experimentar?

17. Salada de frutas com calda de azeite: se você só usa o azeite no preparo de pratos salgados, saiba que esse ingrediente também cai muito bem em diferentes doces e essa receita está aqui para provar isso. Além disso, suco de laranja também entra em cena para o gostinho especial da calda que acompanha a salada de frutas.

18. Salada de frutas com iogurte e cúrcuma: a cúrcuma, ou açafrão, como também é conhecido, é um ingrediente que pode fazer toda a diferença no sabor da sua salada de frutas, sabia? Um simples tempero dá o toque especial e o iogurte grego ainda entre em cena para deixar seu prato com uma textura para lá de cremosa.

19. Salada de frutas com chocolate: e que tal derreter uma barra de chocolate para usar como cobertura para sua salada de frutas? O resultado é mais calórico que a maioria das opções dessa lista, porém, o sabor também é único. Então, se você adora o gostinho desse ingrediente, não deixe de provar e se deliciar.

20. Salada de frutas com sorvete: para essa receita, você vai precisar preparar um creme de sorvete e ainda acrescentar suco de manga às sua frutas picadas. O resultado é um sabor bem diferente, que pode surpreender quem provar. Por isso, se você gosta de inovar, teste em casa e nos conte o resultado.

21. Salada de frutas vermelhas: já aqui, pedaços de morango e melancia são combinados com uma calda de limão e hortelã. Como resultado, você tem uma salada de frutas para lá de refrescante, que é ideal para ser consumida nos dias de calor intenso.

A salada de frutas é um prato que combina cores e sabores. Além disso, a variedade de combinações que você pode preparar em casa é imensa e você ainda acrescenta uma grande quantidade de nutrientes ao seu dia. Por isso, é uma ótima pedida para quem busca uma alimentação saudável. E se esse é seu objetivo, que tal conhecer algumas opções de receitas fitness ou detox?

PARA VOCÊ