20 receitas de sopa fria para incluir no cardápio e se deliciar

Por
Atualizado em 31.01.20

A sopa fria é um alimento nutritivo e que funciona bem em ocasiões diversas. O preparo possui uma versão bem tradicional na Espanha, o gaspacho. Geralmente o prato é composto por legumes variados e condimentos.

Publicidade

Uma opção é também adicionar cremes e iogurtes à sopa fria, deixando-a com uma textura mais espessa e gostosa. O resultado das receitas desse prato são deliciosos e vão fazer sucesso na sua mesa.

Confira uma seleção de receitas de sopa fria que vão deixar suas refeições cotidianas ainda mais saborosas:

Receitas práticas de sopa fria

1. Gaspacho: essa é a versão espanhola da sopa fria. O preparo do gaspacho é feito reunindo pimentão, tomate, cominho, vinagre, pimenta, alho, azeite, vinho e pão amanhecido em uma vasilha com água. A mistura é levada para a geladeira e no dia seguinte deve ser batida no liquidificador com coentro. A finalização fica por conta do fio de azeite.

2. Creme frio de ervilhas: o preparo dessa sopa fria é feito com ervilhas, caldo de galinha, açúcar e sal. Os ingredientes são combinados em uma panela e, depois do cozimento, a mistura é peneirada e batida no liquidificador. A sopa é, então, levada para a geladeira e ao servir deve-se adicionar sal, pimenta e hortelã picada. Uma sugestão é acrescentar ricota ao prato.

Publicidade

3. Sopa fria de pepino e iogurte: essa sopa fria é a opção perfeita para os dias mais quentes. Para preparar é preciso retirar a casca do pepino e levá-lo ao liquidificador com creme de leite, iogurte, hortelã picada, sal e pimenta. A combinação é batida e deve ser colocada na geladeira por cerca de uma hora. O resultado é surpreendente e vai te deixar com um gostinho de quero mais!

4. Creme de beterraba com creme de leite: esse creme frio de beterraba vai te dar água na boca. Além da raiz, o preparo leva ingredientes como azeite, cebola, aipo, batatas, caldo de legumes e creme de leite fresco. É uma opção de textura marcante e que fará sucesso na sua mesa!

5. Sopa fria de tomate com pimentão: essa é uma versão bem completa de sopa fria. Aqui, o prato é composto por uma mistura de pepino, pimentão, tomate, vinho branco e pão. O tomilho utilizado no tempero dá um toque especial para o preparo, que é batido no liquidificador.

Publicidade

6. Sopa fria de palmito: essa é uma receita de sopa fria prática e muito gostosa. O palmito é picado e batido com iogurte, leite, azeite, suco de limão, pimenta e sal. A sugestão é servir com ervas frescas e esse preparo é uma boa pedida para os dias agitados, já que não demanda muito tempo.

7. Creme de cenoura com gengibre: essa receita traz um creme frio nutritivo e saboroso. O prato leva cenoura, batata, cebola, água e gengibre. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. Para finalizar, deve-se servir a sopa com um fio de azeite e salsinha.

8. Sopa fria de beterraba: essa opção de sopa fria conta com a combinação deliciosa da beterraba com o suco de laranja. O preparo também leva ingredientes como cebola, alho, vinagre, creme de leite e caldo de galinha. O diferencial desse prato está na finalização, que é feita com cubos de iogurte com cebolinha.

9. Sopa fria de melão e manjericão: essa versão agridoce de sopa fria vai te conquistar. Para preparar, é necessário reunir melão espanhol, aipo, cebola e manjericão no liquidificador. A mistura batida é temperada com sal e pimenta-preta. O resultado é uma verdadeira explosão de sabores!

10. Sopa fria de coalhada e pepino: aqui o preparo da sopa fria é rápido e feito no liquidificador. O prato é composto por coalhada, pepino, hortelã, manjericão, amêndoas cruas, sal e azeite. O preparo possui um sabor apimentado devido ao uso das pimentas dedo-de-moça e do reino. As sementes de gergelim e papoula dão um toque especial para a sopa, que é uma opção saudável e prática.

Receitas especiais de sopa fria

11. Sopa fria de tomate, presunto cru e ovo: o preparo dessa sopa fria é feito com água, cebola, alho e tomate pelado. A combinação é cozida, coada e levada para a geladeira. Depois de fria, a sopa é batida e finalizada com o presunto cru, ovo cozido, manjericão, azeite e pimenta preta.

12. Sopa fria de pepino e hortelã: essa sopa fria é uma ótima opção de entrada, pois é leve e deliciosa. Os ingredientes que compõem o prato são: pepino, iogurte natural, folhas de hortelã, suco de limão, azeite, sal marinho e pimenta. O resultado conta com um sabor surpreendente, que vai te deixar com um gostinho de quero mais!

13. Sopa fria de beterraba e maçã: aqui a sopa fria é preparada em uma panela e leva beterraba, maçã, caldo de legumes, azeite e cebola como ingredientes. A combinação é batida no liquidificador e finalizada com creme de leite, mel e maçã picada. É uma versão que possui um sabor bem equilibrado e textura inconfundível!

14. Sopa fria de pepino com limão siciliano e iogurte: essa receita traz a junção irresistível do pepino com o suco de limão siciliano. O preparo também conta com iogurte natural, amêndoas, dill, azeite, hortelã, sal e pimenta-do-reino. A finalização é feita com o vinagre balsâmico e alguns raminhos de dill.

Publicidade

15. Sopa fria de tomate e melão: essa receita combina ingredientes marcantes. O tomate e o melão são batidos no liquidificador com vinagre, azeite e manjericão. O tempero é feito com sal e pimenta. É uma opção agridoce e muito apetitosa de sopa fria!

16. Sopa ajo blanco: essa receita é de uma sopa fria muito consumida no verão espanhol. O prato leva água, amêndoas, alho, pão tipo italiano, sal, vinagre e azeite. A decoração é feita com uvas verdes e deve-se servir o preparo com azeite em cada porção.

17. Sopa fria de pepino com vinagre de champagne: essa receita traz uma sopa fria prática e perfeita para uma ocasião especial. O preparo é feito com pão hidratado, pepino japonês, vinagre de champagne, azeite e flor de sal. O prato deve ser servido com pimenta-do-reino verde e conta com um sabor delicioso.

18. Sopa fria de manga com pesto de castanha: essa sopa fria é a pedida perfeita para os dias quentes. A manga é batida no liquidificador com gelo, iogurte natural, sal e pimenta-do-reino. O pesto que acompanha o prato é composto por castanha-do-pará, coentro e azeite. É uma versão bem completa e muito gostosa!

19. Sopa fria de coentro, coco e amendoim: essa receita traz uma sopa fria feita de alho, cebola, água, coentro, azeite, vinagre de vinho branco e sal marinho. O preparo é acompanhado por uma farofa que leva azeite, pão e amendoim torrado. A finalização fica por conta do coco fresco ralado e do broto de coentro.

20. Sopa fria de pepino, iogurte e hortelã: essa receita é uma versão rápida da sopa fria de pepino. O vegetal é batido no liquidificador com iogurte natural, hortelã, alho, azeite e sal. O preparo é servido com pão sírio torrado e palitinhos de pepino. É uma boa opção para servir na reunião com os amigos.

A sopa fria é um prato versátil e que funciona bem tanto para servir como entrada quanto para compor um refeição completa. O seu preparo pode ser feito com ingredientes diversos e vai te deixar salivando. Já se você prefere as versões mais quentes, confira essas receitas de sopa de batata.