42 receitas incríveis para acompanhar uma taça de vinho tinto

Escrito por                          

Já pensou em preparar em casa receitas para acompanhar vinho tinto? Quando pensamos nessa bebida, logo carne, massas e queijos passam pela nossa cabeça, mas sabia que cada tipo de uva tem suas combinações específicas? Conhecendo cada uma delas, é possível aproveitar a refeição e sua bebida de uma maneira muito mais saborosa.

Nessa lista, você pode conhecer algumas receitas que combinam com os tipos de uvas mais comuns usadas no preparo de vinho tinto. Além disso, as receitas variam desde opções de petiscos, carnes e até alguns acompanhamentos.

Tudo isso foi pensado para que você possa aproveitar momentos de prazer ao lado de um bom prato de comida e uma taça cheia! Confira:

Cabernet Sauvignon

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

1. Cogumelos recheados: quer uma receita bem prática e que use poucos ingredientes? Que tal rechear cogumelos Paris, o famoso champignon, com queijo parmesão, pão, azeite e tomilho?

2. Bruschetta de tomate: a bruschetta é uma daquelas opções de petiscos que quase todo mundo gosta. Por isso, se você escolher preparar essa receita, com certeza vai obter um resultado de sucesso. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha, você só vai precisar de pão italiano, tomate, temperos, cream cheese e mussarela.

3. Panini de presunto parma: essa é um sanduíche típico italiano, feito com pão ciabata. Já o recheio fica por conta de presunto parma, queijo gruyère, molho pesto e rúcula. Delicie-se com um lanche extremamente saboroso e que não dá muito trabalho para ser preparado!

4. Fraldinha recheada: que tal experimentar uma deliciosa carne recheada? Aqui, a fraldinha é coberta pelo seu recheio, que fica por conta de queijo provolone, tomate e espinafre e, depois, é enrolada. O resultado é uma aparência que lembra o rocambole, mas com o gostinho sensacional da fraldinha achada.

5. Filé ao molho madeira: o filé ao molho madeira é super clássico, não é mesmo? E sabia que esse prato cai super bem com um vinho cabernet sauvignon? O toque amadeirado do molho, a carne vermelha e a uva combinam super bem. Por isso, se você quer uma receita que seja sucesso na certa, pode apostar sem medo nessa opção.

6. Miolo de alcatra: se você quer uma receita extremamente prática de carne de forno para harmonizar com o seu vinho, essa receita pode ser uma ótima escolha. O trabalho é bem simples, porém, é preciso esperar o prato ficar no forno por no mínimo 30 minutos.

7. Spaghetti al pomodoro: essa é uma receita simples de macarrão acompanhado com molho de tomate. O importante para um prato bem saboroso e de sucesso é preparar um molho caseiro, pois essa é uma etapa que deixará sua refeição muito mais gostosa.

8. Lasanha bolonhesa: que tal se aventurar com uma lasanha à bolonhesa? O preparo pode não ser dos mais simples, mas o resultado da combinação de massa, carne moída, molho de tomate e queijo pode deixar qualquer um com água na boca.

9. Nhoque com ragú de cordeiro: nessa receita, você vai aprender a preparar um delicioso nhoque de batatas e também o ragú de cordeiro para servir como acompanhamento. Se essa for a sua escolha, saiba que é preciso separar um bom tempinho para passar na cozinha, mas nada que seja muito complicado e difícil de ser executado, tá?

Carménère

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

10. Filé ao molho de queijo: essa é uma receita em que o bife é grelhado e coberto com um molho de queijo gruyére. O resultado é uma combinação de sabores e texturas que pode deixar qualquer um com água na boca. Além disso, o tempo na cozinha não é muito grande, o que é ótimo para quem busca praticidade.

11. Calabresa acebolada: uma porção de calabresa acebolada cai muito bem como um petisco para acompanhar um vinho feito com a uva carménère. Também é uma ótima pedida para quem não quer preparar uma refeição completa.

12. Dourado assado: para preparar essa receita é preciso se programar com um tempo de antecedência, pois o peixe deve ficar descansando com os temperos por aproximadamente 2 horas. Depois disso, basta levar ao forno e esperar até que a carne asse.

13. Nhoque com creme de queijo e mandioquinha: o nhoque de mandioca salsa fica com um sabor super especial, com uma textura leve e com uma cor de dar água na boca. Para melhorar ainda mais, a massa é acompanhada de um molho feito com queijo grana padano e cogumelos shiitake. A combinação de sabores fica tão gostosa, que será difícil não comer toda a panela de uma vez só!

14. Escondidinho de mandioca: que tal se deliciar com um escondidinho de mandioca recheado com carne seca? Essa é a proposta dessa receita que conta com um preparo um pouco demorado, mas não muito difícil de ser executado. O sabor final fica extremamente saboroso e a combinação de texturas é surpreendente.

15. Macarrão bolonhesa: essa é uma receita de macarrão à bolonhesa um pouco diferente. Isso porque um creme de queijo também entra em cena para deixar o prato ainda mais gostoso e suculento. Então, se você gosta de inovar no preparo de pratos clássicos, não deixe de conhecer e testar essa opção.

Malbec

Foto: Reprodução / Gastrolândia

16. Bruschetta de cogumelo e parmesão: já pensou em preparar uma bruschetta bem diferente da tradicional, com queijo e tomate? Essa daqui combina cogumelos de sua preferência com um delicioso creme de queijo. O resultado é uma combinação de texturas e sabores que pode deixar qualquer um com água na boca.

17. Carré de cordeiro: se você quer preparar uma carne que tenha uma aparência mais sofisticada, essa é uma ótima pedida para testar na sua cozinha. O cordeiro é temperado com ingredientes simples, como o alecrim e a hortelã, mas que fazem toda a diferença no sabor final do prato.

18. Picanha ao forno: a picanha é um dos cortes de carne bovina mais apreciada por diversos paladares. E ela combina super bem com o vinho malbec, por isso, se você quer uma combinação que seja certeira, vale a pena testar essa receita. Outra vantagem é que só é preciso temperar a carne com sal grosso e deixar no forno por aproximadamente 40 minutos.

19. Bife de chorizo: quando falamos de uma uva que tem uma produção muito grande na Argentina, não podemos deixar de fazer uma combinação dessa bebida com o bife de chorizo. A dica aqui é usar um tempero que mescla manteiga e ervas! Mesmo com um passo a passo simples, é possível se deliciar com essa mistura de sabores.

20. Risoto de mignon e shiitake: outra ótima pedida para acompanhar seu malbec é um risoto de mignon e shiitake. O prato é super simples de ser preparado e é um coringa para variados momentos. Mesmo com um passo a passo simples, é preciso seguir todas as dicas com atenção para um resultado de sucesso.

21. Creme de batata com gruyère: quer uma opção de refeição bem leve, mas cheia de sabor para acompanhar seu vinho? Que tal conhecer essa receita que cai super bem nos dias que contam com temperaturas mais amenas? O legal é que a lista de ingredientes é bem curtinha e o modo de preparo não é nada complicado.

Merlot

Foto: Reprodução / Panelaterapia

22. Contra filé com molho de frutas: se você gosta de pratos agridoces, não pode deixar de conhecer essa receita. Aqui, o contra filé é assado no forno apenas com sal grosso. Depois disso, é servido com um molho de frutas vermelhas.

23. Arroz carreteiro: o arroz carreteiro é um prato simples, mas que conta com um gostinho muito especial, não é mesmo? Por isso, aqui você pode conferir uma receita perfeita para testar em casa. Além disso, o passo a passo não é nada complicado e até mesmo quem não tem experiência na cozinha pode obter um resultado de grande sucesso.

24. Carne de ovelha: a dica dessa receita é comprar uma paleta de cordeiro já temperada no mercado. Depois disso, basta incrementar a carne com limão e hortelã e levar ao forno por aproximadamente 1 horas. Após esse tempo, seu prato estará pronto para ser servido.

25. Guisado com cogumelos: já pensou em preparar um guisado de carne que também leva cogumelos? Essa é a sugestão dessa receita, que também leva um toque de vinho no seu preparo. Se adora o sabor da bebida não só no seu copo, mas também no seu prato, não deixe de conhecer essa opção e testar na sua casa.

26. Queijo brie empanado: o queijo brie combina super bem com o vinho merlot, por isso, a nossa sugestão de um petisco para acompanhar sua bebida é essa versão empanada do queijo, que também leva um toque de mel. É uma ótima maneira para quem quer inovar na cozinha, mas sem ter um trabalho muito grande.

27. Risoto de bacalhau: o risoto de bacalhau é um ótimo prato para ser harmonizado com um vinho merlot. Como essa é uma daquelas receitas que a chance de sucesso é grande, não precisa ter medo de apostar. O preparo é simples e quase todo mundo gosta do resultado.

28. Macarrão ao molho de gorgonzola: o macarrão é um daqueles pratos que podem nos salvar em um momento de pressa, mas que também cai muito bem como uma opção mais sofisticada. Aqui, o molho de gorgonzola é a chave para um toque extra e para o sabor do prato. Então, se você gosta de massa e de um queijo marcante, pode testar sem medo.

Pinot Noir

Foto: Reprodução / Sem Medida

29. Galeto: mesmo que conte com uma aparência muito suculenta, esse não é um prato difícil de ser preparado, viu? Você só precisa comprar o galeto, seguir as dicas de temperos da receita e depois levar ao forno para assar. Após esse processo, você terá uma refeição super gostosa para acompanhar o seu vinho e deixar seu dia ainda mais gostoso.

30. Carpaccio de melão com presunto cru: já pensou em preparar um carpaccio que combina melão e presunto cru? Essa é a proposta dessa receita que leva apenas alguns minutos para ficar pronta, mas que pode ser um ótimo acompanhamento para o seu vinho.

31. Petisco de salame: essa é uma opção super prática de petisco, mas que pode servir como ótimo acompanhamento para uma boa taça de vinho. Aqui, fatias de salame são combinadas com pedaços de queijo e tomate. A dica é servir em um patinho, assim, o resultado fica mais charmoso e também é uma pedida mais prática.

32. Salmão grelhado: o salmão é um peixe super apreciado, não é mesmo? Seu sabor suave combina muito bem com o pinot noir, que tem poucos taninos. Então, se você quer apreciar esse peixe grelhado acompanhado de um vinho tinto, essa é a escolha ideal.

33. Atum assado: o atum também combina muito bem com essa opção de vinho tinto. Aqui, o peixe é assado, o que faz com que o prato seja super saudável, mas cheio de sabor. A dica do gostinho especial fica por conta dos temperos.

34. Filé de frango com cogumelo: o filé de frango é um prato simples, mas que pode ser incrementado para ganhar um gostinho novo e surpreendente. Esse é o caso dessa receita, em que a carne leva um molho cremoso de champignon. Mesmo com um preparo simples e com uma lista de ingredientes curtinha é possível se deliciar de maneira inovadora.

35. Risoto de funghi: preparar um risoto de funghi é uma ótima maneira para surpreender com um prato delicioso, mas que não dá muito trabalho de ser preparado. Esse é um cogumelo que conta com um sabor marcante, mas que pode agradar os mais variados paladares.

Shiraz

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

36. Hambúrguer de picanha: que tal preparar um delicioso hambúrguer de picanha em casa? O passo a passo não é complicado, por isso, se você seguir todas as dicas com atenção, com certeza o resultado será um prato de sucesso. Além disso, um lanche se encaixa muito bem com vários momentos do dia, não é mesmo?

37. Lombo suíno assado: essa é uma receita bem simples de lombo suíno que vai ao forno. O segredo aqui está nos temperos usados, como o alecrim, por exemplo. Se você busca praticidade em uma refeição bem suculenta para acompanhar o seu vinho, não deixe de conhecer essa opção.

38. Pernil de cordeiro aromático: que tal inovar nos temperos usados para o seu pernil de cordeiro? Essa receita aromática combina muito bem com o vinho shiraz, por isso, vale super a pena testar em casa. Para deixar seu dia ainda melhor, saiba que a lista de ingredientes não é nada extensa, o que facilita e muito o trabalho.

39. Pato assado: você já preparou uma receita de pato em casa? Se não, que tal aproveitar a oportunidade e conhecer uma carne nova? A dica aqui é levar batatas ao forno como acompanhamento para o seu prato principal.

40. Filé com crosta de ervas: quer dar uma cara nova para o tradicional filé? Então, que tal conhecer essa receita que leva uma crosta de ervas, que além de dar um novo sabor ao prato, também garante um toque crocante para a sua refeição.

41. Moussaka: que tal preparar um prato de origem grega na sua cozinha? A moussaka é composta por camadas de carne moída, berinjela grelhada no azeite, queijo e molho branco. Uma combinação dessas só pode ser sucesso na certa, não é mesmo?

42. Pizza margherita: como último item da nossa lista, está a pizza, alimento que não podeiria ficar de fora em uma compilação de receitas para acompanhar vinho tinto! Aqui, você aprende como preparar uma massa em casa e o recheio margherita.

O vinho tinto combina com vários alimentos, por isso, com essa lista você pode variar no preparo de pratos e refeições completas. Agora, basta escolher sua uva favorita e qual será o primeiro prato que você irá testar em casa! Se você adora essa bebida, que tal conhecer algumas opções de receitas que usam o vinho tinto como ingrediente?

PARA VOCÊ