20 receitas com macarrão de arroz que são saudáveis e deliciosas

Por
Atualizado em 17.04.20

Originário da China, o macarrão de arroz, ou mais comumente conhecido como bifum, é um alimento com alto valor nutritivo e que não contém glúten, sódio e muito menos gorduras saturadas. Ele é completamente diferente do macarrão italiano, pois é feito com o grão de arroz, que passa por um longo processo antes de chegar até o nosso prato.

Nada como uma seleção de receitas para aprender a utilizar o macarrão de arroz da maneira correta, certo? Seja com carne branca, legumes ou verduras, este tipo de alimento é perfeito para quem ama refeições saudáveis e odeia sair da dieta. Experimente!

Receitas simples com macarrão de arroz

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

1. Macarrão de arroz com atum e tomate: perfeito para um dia mais preguiçoso, este macarrão de arroz com atum e tomate é saboroso, fácil de ser preparado e econômico. Você vai precisar de duzentos gramas de macarrão de arroz, um tomate pequeno, uma lata de atum, molho de soja e um pouco de salsinha.

2. Macarrão de arroz com frango e molho oriental: o macarrão de arroz é delicioso, ainda mais se combinado com molhos ou acompanhamentos orientais. Nesta receita, por exemplo, você vai precisar de duzentos gramas de macarrão de arroz, peito de frango, uma cenoura grande, óleo de gergelim, molho de soja, coentro e sal.

3. Macarrão de arroz com molho de abacate: este prato fica pronto em mais ou menos quinze minutos, é supersaboroso e feito com ingredientes orgânicos. Você vai usar duzentos e cinquenta gramas de macarrão de arroz, alho, manjericão fresco, suco de limão, azeite, abacate, água, sal, pimenta-do-reino e raspinhas de limão.

Publicidade

4. Curry noodles com macarrão de arroz: uma receita saborosa e vegetariana ao estilo da Indonésia. Você vai utilizar óleo de gergelim, shoyu, leite de coco, curry em pó, alho, gengibre, pimentão amarelo, cebola, cenoura, água e macarrão de arroz. Para decorar e acompanhar o prato, use ovo frito e cebolinha.

5. Macarrão de arroz com camarão e ervilha torta: este prato é incrível e uma boa opção para o jantar. O sabor das ervilhas com o camarão é maravilhoso! Você utilizará também macarrão de arroz (mais ou menos duzentos gramas), óleo de gergelim, molho de soja, um ovo e sal a gosto. Experimente!

6. Sopa de camarão e macarrão de arroz: ideal para os dias mais frios ou para um jantar mais leve, esta sopa de camarão leva óleo de gergelim torrado, alho-poró, gengibre fresco, shitake, cebolinha, caldo de galinha, shoyu, macarrão de arroz, pasta de missô, calabresa seca, camarão, sal e pimenta-do-reino.

7. Caldo picante com macarrão de arroz e frango: sendo uma boa opção para o inverno, este caldo picante fica pronto em menos de quinze minutos e leva apenas cebola, alho, pimenta dedo-de-moça, gengibre ralado, peito de frango, caldo de galinha, macarrão de arroz, leite de coco, coentro, hortelã e, claro, suco de limão.

Publicidade

8. Macarrão de arroz com carne moída: apesar da receita tradicional levar macarrão italiano, você também pode fazer uma versão com carne moída e bifum. Incremente o prato como preferir – algumas das sugestões são manteiga sem sal, cebola, tomate, ervas secas, shoyu, mostarda e canela.

9. Macarrão de arroz com linguiça: esta receita é o típico prato para quem gosta de receitas rápidas e práticas. O rendimento é de mais ou menos duas porções – que podem variar de acordo com a quantidade de linguiça e macarrão de arroz utilizados. Tempere com pimentão, cebolinha, shoyu e óleo de gergelim torrado.

10. Macarrão de arroz com bife e brócolis: leve, saboroso e sem muito tempo de forno, este macarrão de arroz com bife e brócolis é uma boa opção para quem procura uma refeição mais simples para os dias corridos. Utilize cebola roxa, suco de limão, shoyu, brócolis, cebolete, bife, broto de feijão e bifum.

Receitas especiais com macarrão de arroz

Foto: Reprodução / Monta Encanta

11. Macarrão de arroz com shitake oriental: uma receita mais leve, nutritiva e bem fácil de ser preparada. Neste macarrão, você vai utilizar um pacote e meio de espaguete de arroz, cogumelo shitake, cream cheese, manteiga, alho descascado e amassado, cebolinha e, claro, sal e pimenta-do-reino. O sabor é incrível!

12. Macarrão de arroz com portobello: se você gosta de preparar pratos especiais com ingredientes mais variados, vai se apaixonar por este macarrão de arroz. Separe sal, pimenta, azeite de oliva, alho, cebolinha verde, alecrim fresco, óleo vegetal, macarrão de arroz e um cogumelo portobello cortado em fatias.

13. Salada especial com macarrão de arroz: esta salada é saudável e supergostosa, para fazê-la, você vai precisar de cento e cinquenta gramas de macarrão bifum, um pepino japonês, uma cenoura pequena e algumas fatias de presunto. Para acompanhar a salada, faça um molho especial à base de óleo de gergelim, sal, açúcar e vinagre de arroz.

14. Macarrão de arroz com vegetais: rendendo até duas porções e com um tempo de preparo de trinta minutos, este macarrão de arroz com vegetais é perfeito para um almoço ou jantar. Utilize bifum, cogumelos, moyashi, alho, molho de ostra, óleo de gergelim, shoyu, caldo de legumes, brócolis, cenoura, ovo e pimenta.

15. Salada de macarrão de arroz: mais uma receita de salada de macarrão de arroz, mas desta vez com um molho especial à base de vinagre branco, água, açúcar, sal e gergelim preto. O rendimento é de até oito porções e, além disso, você pode prepará-la e congelar

16. Macarrão de brócolis com ervilhas: este macarrão leva alho, óleo, brócolis e ervilha. É uma receita prática e muito saborosa, o preço médio é de seis reais e serve em média três pessoas. O tempo de preparo é de trinta minutos e você vai precisar de macarrão de arroz, pimenta-do-reino, sal, azeite, cheiro-verde, orégano e cebola.

Publicidade

17. Yakissoba com macarrão de arroz: um delicioso yakissoba preparado com um macarrão de arroz delicioso, brócolis, pimentão vermelho, pimentão amarelo, cenoura, alho, cebola, óleo e água. Prepare o molho com amido de milho e shoyu. O rendimento pode variar de acordo com a quantidade de legumes utilizada.

18. Sopa de carne de músculo com macarrão de arroz: o tipo de receita perfeita para os dias mais frios. Sal, colorau, alho, brunoise, louro, tomate, azeite, macarrão de arroz, bacon, legumes e carne de músculo são os ingredientes que você utilizará neste prato – altere-os de acordo com a sua preferência.

19. Rolinho vegetariano com macarrão de arroz: uma receita diferente e supersaborosa! Você vai precisar de papel de arroz (a quantidade vai depender muito do número de rolinhos que você deseja preparar), cenoura, cebola roxa e pepino japonês. Já para o molho: shoyu, molho de peixe e gengibre ralado.

20. Salada lótus com macarrão de arroz: esta receita é para aqueles que amam um prato bem elaborado. Ela não contém glúten, por isso, pode ser consumida sem medo. Utilize macarrão de arroz, repolho roxo, peito de frango, agrião, limão, azeite, gengibre, pimenta, gergelim branco, gergelim preto, castanha-de-caju e molho de soja.

Com todas estas opções, vai ficar mais fácil incrementar o seu cardápio. Agora, você tem uma variedade de receitas deliciosas que unem saúde, sabor e praticidade na mesma refeição. Bom apetite!