34 receitas de salada de macarrão para uma salada gostosa e refrescante

Por
Atualizado em 23.01.20

Leve e normalmente simples de fazer, a salada de macarrão é uma ótima opção de refeição diversa. Fácil de transportar e guardar, ela rende boas marmitas para aqueles que precisam almoçar no trabalho e preferem levar a comida de casa. Você pode cozinhar para a semana toda e ir comendo um pouco a cada dia, por exemplo!

Mas isso não quer dizer que o prato vai ficar repetitivo, pois a salada de macarrão aceita diversas combinações diferentes, tanto de massas como de acompanhamentos. Há opções para quem prefere carnes, frutos do mar, vegetais e receitas inspiradas na culinária oriental.

Confira na lista abaixo diversas opções de receitas de salada de macarrão para você fazer em casa.

Saladas de macarrão com peixes e frutos do mar

Foto: Reprodução / sem medida

1. Salada picante de penne com sardinha: essa é para os fãs de comida apimentada. Junte os tomates e a cebola roxa com as sardinhas amassadas e dê o toque final espremendo um limão por cima e misturando tudo com uma pimenta dedo-de-moça picada.

2. Salada de macarrão com ostra defumada: receita fácil de fazer, mas sem deixar de ser sofisticada. Basta colocar as ostras, as azeitonas e os tomates no macarrão já cozido. Ao final de tudo, leve à geladeira para servir o prato bem fresco.

Publicidade

3. Salada de macarrão com bacalhau: mais um prato que combina macarrão com peixe. Além dos tomates-cereja e das azeitonas pretas, essa receita leva iogurte natural. O destaque do prato é mesmo o bacalhau, que deve ser desfiado. Deixe na geladeira por meia hora antes de servir.

4. Salada de macarrão com maionese: receita boa para quando você não está com vontade de cozinhar algo mais elaborado. Além da maionese, ela exige ingredientes que provavelmente já estão na despensa, como atum, ervilha, milho e maionese. A escolha da massa do macarrão fica por sua conta!

5. Salada de macarrão light: receita bem leve de macarrão integral com atum light. Leva também tomate, cebola, milho, ervilhas e um toque de nozes que deixa o resultado final com um sabor único. Com a quantidade de ingredientes sugerida, é possível fazer até quatro porções de apenas 250 calorias cada.

6. Salada de macarrão integral com salmão e abobrinha: é possível trocar o salmão por atum, mas a ideia é a mesma: uma salada leve e fresca, acompanhada por verduras que você provavelmente já tem em casa.

Publicidade

7. Salada picante de macarrão: o molho de pimenta utilizado no macarrão é que dá nome à receita. Além desses dois ingredientes principais, ela também é acompanhada por queijo provolone, vagem e couve flor. Essas últimas são cozinhadas na mesma panela do macarrão. Depois é só juntar com os outros ingredientes.

8. Salada de verão: excelente escolha de refeição leve e saudável. Essa salada de macarrão é feita com salmão, tomate, suco de limão e pimenta biquinho. O salmão precisa ser temperado e ir ao forno por 25 minutos antes de ser desfiado, mas vale a pena esperar pelo resultado.

Saladas de macarrão com carnes variadas

Foto: Reprodução / Receitas de Minuto

9. Salada de macarrão com queijo e presunto: facílima de preparar, essa salada de macarrão fica pronta em pouco tempo e rende uma refeição leve, mas que vai satisfazer seu apetite. Basta misturar o macarrão cozido com os outros ingredientes, incluindo o presunto e o queijo.

10. Salada de macarrão instantâneo light: mais uma receita rápida, dessa vez utilizando macarrão instantâneo. Misture creme de leite, suco de limão e alho em um recipiente enquanto cozinha o macarrão. Quando estiver no ponto, retire o macarrão do fogo e misture com as fatias de presunto e o queijo picado. Depois, é só adicionar o molho quando for hora de servir.

11. Salada de macarrão tropical: outra salada que consiste praticamente em misturar todos os ingredientes no mesmo prato. O diferencial dessa receita é que ela leva abacaxi em calda, responsável pelo sabor adocicado que o prato deve ter. Além do abacaxi, há pimentão, presunto e pepino também.

12. Salada de macarrão com melão: mais uma mistura de frutas com macarrão para ninguém botar defeito. No liquidificador, bata iogurte, hortelã, suco de limão e mel. Misture o macarrão já cozido com o melão picado, o presunto e o queijo. Depois, basta adicionar o molho por cima de tudo.

13. Salada de macarrão com rosbife: essa receita é feita com o rosbife que pode ser comprado pronto em padarias ou supermercados. Cozinhe o macarrão e, depois de escorrer, misture com a carne cortada em tiras, a mussarela de búfala, os tomates e as cenouras. Acompanhe com o molho pesto!

14. Salada de macarrão com coppa, palmito e azeitonas: essa é para quem gosta de coppa, um embutido de porco típico da culinária italiana. É só misturar o macarrão com a coppa e os outros ingredientes, que incluem palmito e azeitonas picadas. 

15. Salada de macarrão com frango: essa receita segue o mesmo princípio das saladas de macarrão com outras carnes, mas com um belo peito de frango defumado cortado em cubos. Não esqueça dos pedacinhos de queijo minas! A pimenta do reino fica a gosto de quem for cozinhar.

Publicidade

16. Salada de penne com pesto de manjericão: o elemento principal dessa salada é o molho pesto, feito com azeite, parmesão, manjericão, alho e amêndoas. Combine tudo com o macarrão, mussarela de búfala, tomates-cereja e um filé de frango grelhado cortado em tiras. E pronto!

Saladas de macarrão sem carne

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

17. Salada de macarrão grega: essa receita utiliza um toque de iogurte grego para criar um sabor diferente. Ela também leva cebola roxa, tomate-cereja, azeitonas, maionese e endro. Misture o macarrão com tudo isso e adicione queijo feta em pedaços. É para fazer jus ao nome de salada grega!

18. Salada de macarrão “vapt vupt”: fica pronto rapidinho, é leve e não leva nenhuma carne. Cozinhe o macarrão de sua preferência com sal, escorra e deixe esfriar bem. Enquanto isso, vá juntando os outros ingredientes, como a maionese e o milho verde, e ralando a cenoura. Depois é só misturar tudo e deixar gelar.

19. Salada de macarrão vegana: essa salada vegana é acompanhada por uma maionese feita com castanha de caju. É preciso deixar as castanhas de molho por pelo menos uma hora e depois bater no liquidificador até virar uma pasta. O pepino, a cebola e o pimentão deixam o prato bem colorido.

20. Salada de macarrão com grão-de-bico: essa receita funciona como prato principal, já que você tem a proteína do grão-de-bico acompanhando o macarrão. Neste caso, além de cozinhar o macarrão, você precisará cozinhar o grão-de-bico, o que acaba tornando a receita uma ótima opção para aproveitar sobras desse ingrediente.

21. Salada de macarrão com rabanetes: essa salada é ainda mais leve que as opções anteriores e nem leva maionese, diferente da maioria das saladas de macarrão. Misture o macarrão com os rabanetes, a cebola e os demais ingredientes. O prato é tão simples que pode servir como acompanhamento.

22. Salada de macarrão com mix de tomates: mais uma versão sem maionese e perfeita para os adoradores de tomate. A combinação inclui tomates italianos, tomates-uva, tomates-cereja, cogumelos-paris e muçarela de búfala. Os tomates italianos são refogados no azeite com alho antes de se juntarem ao macarrão e aos outros ingredientes.

23. Salada colorida de macarrão: o prato fica realmente colorido, combinando o laranja da cenoura, o amarelo do milho e o verde das ervilhas. Os ingredientes casam muito bem com o macarrão e com a maionese vegetal que completam a receita.

24. Salada primavera com farfalle: se for montada com cuidado, essa receita pode ficar com um visual fantástico. Os ingredientes não são muito diferentes, incluindo pepino, cebola roxa, tomate-cereja e azeitona. No entanto, uma colher de gergelim preto por cima disso tudo dá uma aparência diferente para o prato.

Publicidade

25. Salada mediterrânea de macarrão: mais uma opção de salada refrescante para comer durante os dias mais quentes. A dica aqui é amassar os ingredientes com um amassador de batatas antes de misturar com o macarrão cozido. Isso serve para soltar os sabores dos vegetais.

26. Salada de macarrão com curry: uma combinação de sabores bem interessante que deve agradar quem gosta desse tempero tão popular na culinária asiática. O molho dessa receita é feito com curry em pó, mostarda dijon, iogurte, azeite e alho e você deve colocá-lo por cima do macarrão acompanhado de tomate-cereja, cebola roxa e abobrinha.

Saladas de macarrão oriental

Foto: Reprodução / Sem Medida

27. Salada japonesa de pepino: já que estávamos falando em temperos asiáticos, que tal experimentar essa receita japonesa? Ela se chama sunomono e é feita com o harusame, um macarrão de feijão verde, acompanhado de pepinos cortados em fatias bem finas. O molho leva mirin (um tipo de vinho de arroz), vinagre e açúcar.

28. Salada japonesa com bifum e amendoim: mais uma opção de macarrão japonês. O bifum é feito de farinha de arroz e vai muito bem com o repolho e a cenoura. Misture tudo e finalize acrescentando o amendoim picado por cima. Você pode cortar o bifum com uma tesoura para facilitar na hora de servir.

29. Salada de macarrão oriental: essa salada também é feita com o harusame, mas aqui o grande companheiro dele é o atum. A preparação do harusame é feita deixando ele na água fria por 30 minutos e depois passando na água fervente. Em seguida, ele é temperado com molho de soja para mudar de cor.

30. Salada oriental com macarrão bifum: não se engane com o nome, essa receita é diferente das outras. Aqui, o pepino e os rabanetes são temperados com sal e limão enquanto a cenoura e a berinjela são refogadas na frigideira com molho de soja. Quando o macarrão cozinhar, é só montar o prato.

31. Salada lótus: essa é uma salada com bifum e peito de frango marinado. Chama a atenção pelos maços de agrião, que dão uma aparência bonita para o prato montado. O frango é marinado com açúcar mascavo, molho de soja light e molho de soja doce tailandês, garantindo o sabor da culinária tão rica desse país.

32. Salada tailandesa: mais uma receita com inspiração tailandesa. É feita com kani-kama desfiado, cubos de manga, cenoura e pepino. O molho leva açúcar, shoyu, vinagre e óleo de gergelim. O resultado deve agradar quem gosta das combinações de doce com salgado.

33. Salada de harussame: aqui, a estrela do prato é o harusame. Como esse macarrão é neutro, é preciso investir no molho, que aqui é feito com vinagre de arroz, açúcar e sal. Por cima de tudo, vai apenas cebolinha, pepino e gergelim preto.

34. Salada de bifum com camarões e legumes crocantes: uma receita um pouco mais complexa que a maioria das saladas de macarrão, mas que certamente valerá o esforço. Os camarões são temperados com molho de gergelim e salteados na frigideira, enquanto o bifum é misturado com cenoura, pepino, nabo e alga wakame. A sugestão é servir tudo dentro de uma casca seca de coco.

Existem saladas de macarrão dos mais variados jeitos, o que torna esse prato ideal para todo tipo de pessoa. Os mais simples podem ser feitos até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha, mas quem for mais habilidoso vai conseguir criar refeições inesquecíveis com essas dicas. Por que você não tenta também e compartilha o resultado?