23 receitas com acerola que são muito saborosas e cheias de vitamina

Escrito por    
Atualizado em 08.01.18

A acerola é uma frutinha vermelha de sabor ácido e azedinho que possui uma grande quantidade de vitamina C e, por isso, quem a consome com frequência tem um sistema imunológico forte e protegido contra vírus e bactérias.

Além disso, muitas pessoas tem pé de acerola em casa e não sabem muito bem como utilizar essa fruta de maneiras criativas. Porém, ela é tão gostosa, tão prática de ser usada e tão fácil de ser encontrada que vale a pena aproveitá-la!

É importante incorporar essa fruta em seu dia a dia, já que ela possui muitos benefícios para a saúde, é super saborosa e ajuda a refrescar dias quentes. Então, que tal conferir algumas receitas que levam a acerola como um dos ingredientes principais?

Continua após o anúncio

Molhos e geleias com acerola

Foto: Reprodução / Oslaine Artes

1. Geleia de acerola com limão: você só precisa de quatro ingredientes para preparar uma deliciosa geleia de acerola! Além da fruta, separe limão tahiti, açúcar e água, o preparo é muito simples e você pode saborear a geleia com pães, torradas e biscoitos.

2. Azeite aromatizado: é importante saber escolher um bom azeite, mas melhor ainda é poder personalizar seu próprio azeite! A proposta dessa receita é dar um gostinho de acerola a um azeite tradicional. Você vai precisar de um pouco de água para misturar os outros dois ingredientes.

3. Geleia de acerola, laranja e maçã: essa receita de geleia de acerola propõe a combinação de outras duas frutas em seu preparo, a laranja, em forma de suco, e a maçã, ralada, sem casca e sem miolo também. Você substitui a água pelo suco de laranja e ainda vai precisar acrescentar açúcar.

4. Geleia de acerola com pimenta: a ideia dessa receita é aproveitar a geleia de acerola com pimenta para acompanhar carnes, sanduíches e outros pratos. Você vai precisar apenas de acerolas, açúcar e pimentas dedo-de-moça!

5. Geleia de acerola com maçã: essa é mais uma receita de geleia! Anote os ingredientes para testar essa opção: acerolas, maçã, suco de limão, açúcar e água. As dicas para fazer uma deliciosa geleia são escolher acerolas bem maduras e cortar as maçãs bem fininhas.

6. Molho de acerola com gengibre: que tal fazer um molinho agridoce com acerola acompanhada de gengibre? Além desses dois ingredientes, você vai precisar de água, sal e açúcar demerara. Se quiser, pode adicionar um pouquinho de chia para deixar o molho mais grossinho.

Continua após o anúncio

Bebidas com acerola

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

7. Drink de acerola com saquê: essa receita vai te ensinar um drink muito saboroso e refrescante com acerola! Você vai precisar da polpa da fruta, de uma dose e meia de saquê, gelo, açúcar, água e menta fresca. É só bater tudo no liquidificador.

8. Suco detox com acerola: pensando em eliminar as toxinas do corpo, essa receita criou um suco detox com cenoura, acerola e gengibre. Além desses ingredientes, você precisa também de limão, couve-manteiga, água, adoçante e gelo.

9. Polpa de acerola para sucos e doces: essa receita vai te ensinar a preparar uma deliciosa polpa de acerola em casa, ela pode ser usada tanto no preparo de sucos quanto no preparo de doces. Para preparar um suco, é só bater a polpa congelada com água e açúcar.

10. Suco de acerola e laranja: esse, na verdade, é um suco de laranja que leva acerola para trazer um saborzinho diferente e especial. O suco ainda leva gengibre e você pode escolher se prefere adoçá-lo com açúcar mascavo, mel ou adoçante!

11. Suco simples de acerola: não existe receita com acerola mais simples para fazer em casa em dia bem quente! Você vai precisar de duas xícaras de acerola, uma de água gelada e açúcar a gosto. Bata tudo no liquidificador e se delicie!

12. Licor de acerola: acerolas, açúcar e álcool de cereais, esses são os ingredientes que você vai utilizar para fazer esse licor de acerola. O único problema dessa receita é que você vai demorar para experimentá-la, o ideal é esperar pelo menos um ano para consumir o licor!

Sorvetes com acerola

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

13. Picolé de acerola com inhame: que tal aprender a preparar um picolé azedinho e muito refrescante para se deliciar nos dias de calor? O ingrediente principal é a acerola, mas você também vai usar inhame, água, melado e goma xantana para dar textura e cremosidade.

14. Sorvete de acerola e iogurte: se você quer um sorvete cremoso de verdade, encontrou a receita certa! Mas o melhor é que além de cremoso, esse sorvete é saudável e não tem muitas calorias. Você vai usar iogurte grego zero gordura, acerolas congeladas e um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de água para criar um sorvete maravilhoso.

15. Picolé de acerola simples: essa é a receita mais simples de picolé e acerola que você vai encontrar, porque ela leva apenas três ingredientes muito básicos, açúcar, água e a própria acerola. O resultado é muito refrescante e com um sabor azedinho delicioso.

Continua após o anúncio

                   

16. Picolé de acerola com leite em pó: esse picolé já é um pouquinho mais elaborado e também mais cremoso, perfeito para os fãs de picolé com leite! Você vai precisar de liga neutra, de leite, de leite em pó, de açúcar e de polpa pura e grossa de acerola.

17. Sorvete de acerola com leite condensado: polpa de acerola, leite condensado, creme de leite, gelatina sem sabor e hortelã, são esses os ingredientes presentes nessa receita. O resultado é um pote cheio de sorvete de acerola caseiro para dividir com as pessoas que você gosta!

18. Geladinho de acerola: geladinho é um doce que lembra muito a infância, mas que também é conhecido por ser refrescante e muito gostoso. Nessa receita, você vai precisar de leite, acerola e açúcar para fazer um geladinho de acerola simples e perfeito para o verão.

Sobremesas diversas com acerola

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

19. Sagu de acerola: essa é uma receita de sagu de suco de acerola, com um sabor suave e ao mesmo tempo azedinho, bem característico da fruta, acompanhado de um creme de goiaba mais docinho, para equilibrar o gosto da sobremesa. Experimente!

20. Creme de acerola: para reproduzir essa receita, você vai precisar de duas xícaras de acerola, duas xícaras de castanha de caju e duas colheres de açúcar demerara. Além disso, você também vai usar agar agar na calda do creme, garantindo que o doce seja vegano!

21. Doce de acerola e frutas vermelhas: essa receita não leva leite, ovos, soja e nem glúten, portanto, é uma ótima opção de doce para pessoas que são alérgicas ou intolerantes a esses ingredientes. O doce fica com a textura de uma gelatina super saborosa!

22. Pudim de acerola: anote os ingredientes, você vai precisar de ovos, leite condensado, acerola e leite. Você vai precisar assar o pudim em banho maria por uma hora e, depois, deixá-lo gelando por quatro horas antes de desenformar e saborear, mas a espera vale a pena!

23. Pudim de tapioca com salada de frutas: o pudim ou bolo de tapioca é uma receita bem comum, que pode ser personalizada e incrementada de acordo com seus gostos, essa versão, por exemplo, leva frutas picadas e uma caldinha muito gostosa de acerola.

Se você é o tipo de pessoa que adora aprender receitas com frutas que nem sempre aparecem em nosso cardápio, deve conferir receitas com lichia e receitas com carambola também! Dessa forma, é possível incluir essas frutas no seu dia a dia, aproveitando todo o sabor que possuem.