12 receitas com feijão verde que você não pode deixar de conhecer

Escrito por                          

Com baixas calorias e sem colesterol, o feijão verde é um alimento precioso da gastronomia nordestina. Os grãos deliciosos e crocantes ainda são ricos em vitamina, cálcio e ferro. Já é o suficiente para te convencer a experimentar essas receitas, certo?

Fora do Nordeste, é um pouco mais difícil encontrar feijões verdes, mas, aos poucos, o produto está chegando às feiras e redes de supermercado pelo Brasil. Afinal, é possível incorporá-lo a receitas maravilhosas!

Confira 10 ideias de receitas com feijão verde para você experimentar esse alimento delicioso e altamente nutritivo!

1. Feijão verde simples

Foto: Reprodução / aqui na cozinha

Primeiro de tudo, é importante aprender a cozinhar o feijão verde por si só. Encontrado mais facilmente no Nordeste do Brasil, ele é saboroso, saudável e tem valor calórico baixo. Uma dica importante é cozinhá-lo com a panela aberta e retirar a espuma que se forma aos poucos com colher ou escumadeira.

2. Sopa de feijão verde com macarrão

Para dias mais frios, essa é a receita perfeita! A sopa de feijão verde é supersaudável e traz conforto a cada colherada. Acrescentar macarrão é opcional, mas combina muito e faz toda a diferença.

3. Salada de feijão verde com pimentões

Essa receita é para quem procura um prato mais leve e cheio de nutrientes. Além do pimentão verde, do pimentão vermelho e da pimenta dedo-de-moça sem sementes, experimente enriquecer essa salada com tomate-cereja, coentro, cebolinha e suco de limão.

4. Salada de feijão verde com queijo coalho

Essa é outra opção de salada fria feita com feijões verdes, dessa vez com queijo coalho e ovos de codorna. O requeijão, a cenoura ralada, o coentro e o tomate-cereja arrematam a receita. Experimente agora mesmo!

5. Feijão verde com coco

Uma ótima ideia vinda do Nordeste é o preparo do feijão verde utilizando leite de coco. Essa receita ainda ensina a fazer o leite de coco batido na hora a partir de um coco seco. Tudo muito natural e nutritivo! Você ainda pode aproveitar o bagaço do coco para fazer bolos ou pães.

6. Arrumadinho de feijão verde

O arrumadinho também é um prato nordestino com feijão verde e carne de sol e leva esse nome por ser preparado em camadas. A primeira é sempre de feijão, seguida pela farofa, a carne seca e o vinagrete por cima. Na receita, ainda há uma explicação sobre como dessalgar e deixar a carne mais macia em pouco mais de 10 minutos!

7. Baião de dois com feijão verde

Anote os ingredientes dessa receita: arroz, feijão verde, queijo coalho, coentro, salsinha, pimenta-de-cheiro, cebola, alho, sal e óleo. Essa é uma versão sem carne desse prato, então, se você é vegetariano pode se deliciar sem nenhuma preocupação.

8. Farofa de feijão verde

Que tal incrementar com feijão verde um prato brasileiro tão tradicional quanto a farofa? Nessa versão, a farofa utilizada é a de cuscuz. A receita é superfácil, você só precisa tomar cuidado com a abóbora, para não cozinhar demais, já que ela não pode desmanchar quando for misturada aos outros ingredientes.

9. Feijão verde com manteiga de alho e salsinha

Essa receita é uma versão do feijão verde clássico, mas bem temperado! O grande segredo é o uso da manteiga de alho. Uma dica bem legal também dada pela receita é cozinhar o feijão no sal e no bicarbonato de sódio para manter o máximo da coloração verde.

10. Rubacão com feijão verde

Esse prato paraibano é uma mistura de feijão verde com carne de sol, queijo coalho e nata. É um prato perfeito para fazer para um almoço de família – farto e bastante saboroso! A manteiga de garrafa dá o toque final.

11. Baião de dois com feijão verde especial

Para embarcar com tudo na culinária nordestina, o baião de dois é a melhor opção! Esse prato famoso é uma versão diferenciada do arroz com feijão. A linguiça calabresa e a salsinha arrematam a mistura que agrada a todos. Se quiser incrementar ainda mais, experimente acrescentar pedacinhos de queijo coalho!

12. Tacos com chilli de feijão verde, carne e sour cream

A culinária mexicana também combina perfeitamente com feijões verdes. Crie um recheio para os famosos tacos a base de chilli de feijão verde com carne e sour cream. A consistência do chilli de feijão parece a de um purê. Fica maravilhoso!

Se você deseja aprender mais receitas com feijão, confira também receitas de sopa, de chilli, de feijão tropeiro e de tutu. Não deixe de experimentar!

PARA VOCÊ