22 receitas com mortadela que vão muito além de um simples sanduíche

A mortadela é um dos defumados mais consumidos no Brasil por causa do seu sabor pra lá de especial. Ideal para fazer lanches, ela também pode ser usada na preparação de pães, aperitivos e até mesmo em refeições mais elaboradas.

A mortadela é tão especial na mesa do brasileiro que basta colocá-la junto com um pão francês que um dos melhores lanches existentes no país fica pronto, sem precisar adicionar nenhum outro elemento.

Veja abaixo algumas receitas feitas com esse delicioso defumado e escolha a melhor forma de comer uma deliciosa mortadela.

Aperitivos com mortadela

Foto: Reprodução / Gastrolândia

1. Bruschetta de mortadela: nada melhor do que usar a mortadela para fazer aperitivos especiais para a família, amigos e demais convidados em algum evento na sua casa, ainda mais se o prato for bem simples de ser feito como essas deliciosas bruschettas que levam também azeitonas, alcaparras e limão siciliano.

2. Croquete de mortadela: mais uma receita sensacional de aperitivo que vai fazer todo mundo comer até acabar em poucos minutos com tudo, você vai precisar de cebola, alho, ovo, queijo parmesão ralado, suco de limão, farinha de rosca fina, mostarda, orégano e farinha de trigo. Muito fácil de fazer e bem gostoso.

3. Patê de mortadela: um patêespecial para você preparar em um lanche da tarde ou café da manhã para toda a família. Muito simples de ser feito, você vai precisar de ovo, mostarda, suco de limão, sal orégano, açúcar, óleo, cheiro verde, óleo, além do defumado que vai dar todo o sabor especial ao prato.

4. Trouxinha de mortadela: mais uma receita mega simples de ser feita e muito apetitosa para servir em um encontro de amigos e familiares na sua residência. Você vai usar ingredientes como o tomate cortado em cubinhos bem pequenos, mussarela ralada, orégano e alho poró. Fica muito bom e é super rápido de montar.

5. Canapé de mortadela: outra receita fácil, rápida e simples para você fazer e agradar a todos os seus convidados com um sabor e textura bem especiais. Você vai precisar de pães de forma para fazer as torradas, cream cheese, manjericão, azeitona, além do querido defumado que vai cortado bonitinho por cima do pão.

6. Bolinho de arroz com mortadela: mais uma opção de aperitivo para você fazer em um encontro ou festa na sua casa. Você vai precisar apenas de arroz cozido, pode ser integral, legumes picados, farinha de aveia, farelo de trigo, ovos, leite desnatado e temperos como o azeite de oliva, sal e a famosa pimenta do reino.

7. Tomatinho cereja com mortadela: prato com aperitivos mais simples de ser preparado do que esse você não vai encontrar em lugar nenhum do mundo. Isso porque você precisa apenas de três ingredientes para fazer essa delícia em uma tarde aconchegante com seus amigos e familiares. Vai usar só o tomate cereja, palitos de dente e o defumado.

8. Barbecue bologna (mortadela assada): agora uma receita mais bem elaborada de aperitivo que vai fazer você investir um pouco mais de tempo para montá-la, mas que continua sendo simples de preparar. Você vai usar mussarela, farinha de trigo, ovos, leite, parmesão ralado, sal, cebola, tomate, pimenta do reino e outros ingredientes.

Lanchinhos com mortadela

Foto: Reprodução / Gastrolândia

9. Coxinha de mortadela: se você é fã de coxinha e de mortadela, essa é a chance de juntar esses dois amores em um prato só e se divertir com um lanche bem animado e super apetitoso. Você vai precisar de purê de mandioquinha, manteiga, água, leite, farinha de trigo, sal, tomate, salsinha, limão siciliano, sal e pimenta.

10. Trança de mortadela: uma receita bem gostosa e mais elaborada para você fazer aquele lanche da tarde delicioso para toda a família. Vai usar ingredientes como o ovo, leite, manteiga, sal, açúcar, farinha de trigo, fermento biológico seco instantâneo, tomate, cebola, azeite de oliva e orégano para finalizar.

11. Pão recheado com mortadela: mais uma receita de massa, se você gosta de comer o defumado com um delicioso pão ou outros pratos parecidos. Você vai precisar de mussarela, queijo branco, cebolinha desidratada e orégano no recheio. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, sal, manteiga e açúcar.

12. Sanduíche de mortadela com queijo: uma receita de lanche muito gostosa e super simples de ser feita. Você vai usar ingredientes como o pão ciabatta, requeijão da sua preferência, tomates, sal, orégano, queijo derretido e as fatias de mortadela. O queijo pode ser o que você quiser, mas com cheddar fica incrivelmente bom.

13. Sanduíche especial de mortadela: mais uma receita especial de sanduíche com esse delicioso defumado. Você vai precisar de pão sovado, mussarela picada, manteiga, cebola, tomates maduros, orégano, sal, pimenta do reino, cheiro verde, maionese e mostarda. Se quiser, pode usar outros recheios.

14. Sanduíche de mortadela com tequila: um prato bem gostoso que leva poucos e deliciosos ingredientes, super simples de ser feito, ideal para um lanche da tarde daqueles maravilhosos. Você vai usar duas fatias de queijo, tomates secos, orégano, manteiga e um pão da sua preferência. A tequila é uma brincadeira da turma do site.

Receitas especiais feitas com mortadela

Foto: Reprodução / Manga com Pimenta

15. Torta salgada de mortadela: agora chegou a hora de você aprender a fazer receitas mais elaboradas com esse delicioso defumado. Você vai precisar de óleo, farinha de trigo, ovos, leite, queijo parmesão ralado, fermento químico em pó, sal, tomate sem pele e sem semente, cebola, queijo mussarela, cheiro verde e pimenta do reino.

16. Gratinado de mandioca com mortadela: uma receita bem diferente de tudo que você viu até agora nesta lista e simplesmente sensacional. Você vai preparar esse gratinado com mandioca que deixa o sabor do prato delicioso, além de ter uma textura maravilhosa. Você vai usar tomate, cebola, alho, salsa, cebolinha, orégano e outros ingredientes.

17. Bolo de mortadela: um prato muito gostoso e super simples de ser preparado. Você vai usar óleo ou azeite para fazer a massa, ovos, queijo parmesão ralado, fermento em pó, leite, farinha de trigo, sal e cheiro verde. O recheio é feito com tomate, azeitonas, pimenta biquinho e pimenta do reino para temperar.

18. Massa carbonara com mortadela: uma receita deliciosa para você fazer em um amoço ou jantar especial na sua casa. Você vai precisar de ingredientes como o óleo, queijo parmesão ralado, ovos, sal, pimenta do reino e uma massa da sua preferência, que pode ser um macarrão, por exemplo.

19. Pizza de mortadela: outra receita bem italiana para você que adora essa escola incrível da gastronomia mundial. Só que agora invés de macarrão e pães, você vai aprender a fazer uma deliciosa pizza. A massa é feita com fermento seco, açúcar água, farinha de trigo e outros. Já o recheio de mortadela vai com molho de tomate e mussarela.

20. Hambúrguer de mortadela: receita muito gostosa para você que é fã de um delicioso hambúrguer para comer em um lanche mais tarde, à noite, ou no final de semana. Você vai precisar usar tomate, cebola, pimentão, alho laminado, pimenta dedo de moça, azeite de oliva, cominho, orégano, sal, limão, molho barbecue e outros ingredientes.

21. Terrine de mortadela: nessa receita, você vai ter que usar apenas a cenoura crua ralada, cream cheese, mortadela de peru fatiada, pão de forma sem a casca, palitos salgados e folhas de rúcula que vão servir também para enfeitar o prato na hora de fazer a apresentação dele.

22. Lasanha de mortadela: mais um prato italiano sensacional e bem simples de ser feito. Você vai precisar de uma massa pronta para lasanha, um molho branco com cebola e leite, o molho de strogonoff com mostarda e creme de leite e o recheio de mussarela, champignon, o defumado e outros ingredientes.

Com essas deliciosas receitas de mortadela você vai ter a oportunidade de preparar variados pratos para as mais diferentes situações do dia e também da noite. Tem opção para café da manhã, lanche da tarde, almoço, jantar e aperitivos que vão acompanhar aquela cerveja gelada com os amigos. Aprender receitas de pães caseiros é uma forma de turbinar ainda mais um sanduíche com mortadela, que tal? Preparar um suco de frutas bem geladinho vai combinar bem com esse lanche.

Lorena Costa

publicado em 13/03/2017

Comentários

Em alta