42 receitas com rabanete para inovar na cozinha

Por
Atualizado em 21.01.20

O rabanete é uma hortaliça que conta com uma grande variedade de espécies, o que faz com que seu cultivo seja possível independente da estação do ano. Além disso, esse é um alimento que surpreende pelo sabor levemente adocicado e ao mesmo tempo picante que possui. Para melhorar ainda mais, seu consumo gera muitos benefícios ao nosso organismo.

Publicidade

O vegetal é uma ótima fonte de nutrientes e ainda pode ser usado no preparo dos mais variados pratos, desde saladas até sanduíches e risotos. As combinações são tão diferentes, que é possível encontrar opções para diferentes paladares.

Se você quer conhecer algumas receitas para testar em casa, confira uma seleção de pratos que tem o rabanete como protagosnita:

Saladas simples de rabanete

1. Salada de rabanete com laranja: se você adora uma salada bem refrescante, pode apostar nessa receita, pois com certeza o resultado será de sucesso. A combinação do sabor amargo do rabanete com o doce da laranja fica bem interessante e pode surpreender quem experimentar essa delícia.

2. Salada de rabanete com abobrinha: que tal preparar uma receita de salada bem simples, mas que leva um toque de cebolas caramelizadas? A combinação de sabores e texturas fica incrível, por isso, vale a pena testar na sua cozinha.

Publicidade

3. Salada de rabanete e beterraba: se você gosta de uma salada crua, saiba que essa receita pode ser uma ótima opção. A vantagem de servir os legumes sem levar ao forno é que a quantidade de nutrientes se mantém e você terá uma refeição muito mais saudável. Além disso, o tempo de preparo é bem curtinho.

4. Salada de pepino e rabanete: essa é outra opção de salada para ser servida crua. Porém, nessa receita, a dica é deixar o prato descansar um pouco na geladeira antes de ser servido. Isso faz com que o resultado seja mais refrescante, o que é ideal para os dias quentes, não é mesmo?

5. Salada de cenoura e rabanete: essa é uma receita em que os legumes são fritos por alguns instantes, o que faz com que o resultado seja uma salada bem crocante. Além disso, o shoyu também entra em cena para dar um toque extra de sabor.

Publicidade

6. Salada de rabanete e tomate: além de rabanetes e tomates, você também vai precisar de folhas de salsa para dar um toque extra de sabor para sua salada. Como esse é um prato servido cru, ele fica pronto em apenas alguns minutos.

7. Salada de alface com rabanete e cebola roxa: combinar esses três ingredientes pode ser uma boa pedida para deixar sua refeição mais gostosa. Além deles, você também vai precisar de um toque de mel, suco de limão, flor de sal, azeite e pimenta do reino. É uma opção simples, mas que pode deixar seu dia muito melhor.

8. Salada de rabanete e brócolis: o brócolis e o rabanete são os principais ingredientes para o preparo dessa salada, mas você também vai precisar de tomate, pepino e alguns temperos. O brócolis é o único ingrediente que deve ser cozido, porém, para facilitar seu trabalho, a dica aqui é levar o item ao micro-ondas.

9. Salada de rúcula e rabanete: essa é outra opção de salada crua, ideal para quem busca um preparo rápido, mas que renda um prato colorido e cheio de sabor. Então, se é isso que você está procurando, não deixe de testar essa receita em casa.

10. Salada de rabanete: usando apenas o rabanete você também consegue uma salada bem gostosa para incrementar sua refeição. Para deixar o gostinho do alimento ainda melhor, basta caprichar nos temperos e no azeite. Depois disso, sirva com seu prato favorito.

11. Salada de rúcula, rabanete e cebola: para quem adora um prato com gostinho amargo, essa receita pode cair muito bem. Aqui os ingredientes são servidos crus, por isso, seu único trabalho será o de lavar cada item e depois dar um toque de tempero.

Saladas criativas com rabanete

12. Salada de folhas, abacate e rabanete: essa é uma receita de salada simples, mas que pode deixar muita gente babando. Aqui, a combinação de rabanete, manga, abacate, agrião, queijo cottage e temperos pode surpreender o paladar de muita gente, então, se você gosta de inovar na cozinha, teste essa opção.

13. Salada de pepino com rabanete e manjericão: se você adora uma salada refrescante, que tal conhecer essa receita que leva um molho de manjericão? O preparo é bem simples, mas o toque extra de sabor que esse item dá ao prato faz toda a diferença no resultado final.

14. Salada de macarrão com rabanete: se você gosta de comer macarrão frio, pode adorar essa receita de salada. Aqui, a massa é combinada com legumes, por isso, o resultado é bem refrescante e nutritivo. Se você quiser, pode até servir como prato principal.

Publicidade

15. Salada de melancia com rabanete: a melancia é uma fruta extremamente refrescante e pode ser muito bem usada no preparo de saladas, como é possível confirmar com essa receita que combina a fruta com o rabaente. Com ingredientes simples e um passo a passo extremamente prático você vai servir um prato com um gostinho inovador que pode surpreender quem experimentar.

16. Salada de rabanete com morango: se você adora uma salada colorida e cheia de nutrientes, deve conhecer essa receita. Para o preparo você vai precisar de rabanetes, morangos, cenouras e folhas verdes. O resultado é tão saboroso que esse prato não vai durar muito tempo na sua mesa.

17. Salada de rabanete com molho de laranja: se você está procurando uma receita de salada de rabanete com um toque especial, essa dica do molho de laranja pode servir muito bem. Além da fruta, você também vai precisar de curry, azeite, queijo feta, sal, pimenta e hortelã para o preparo do molho. A combinação de sabores é surpreendente.

18. Salada de rabanete com cogumelo: o cogumelo é um alimento rico em proteínas, por isso, acrescentar esse item ao seu prato é uma ótima pedida para uma ingestão de nutrientes equilibrada. Você também vai precisar de alface e tomate, além do rabanete, para preparar essa salada.

19. Vinagrete verão: se você gosta de uma salada bem colorida, pode apostar nessa opção. Ela usa diversos ingredientes, por isso, o resultado é uma combinação de sabores que pode deixar qualquer um com água na boca. Como o gostinho é bem refrescante, a dica é servir em dias quentes, mas nada te impede de preparar o prato no inverno, viu?

20. Salada de queijo e rabanete: que tal preparar uma salada que combina o legume apenas com queijo fresco, coentro e azeite? Essa é a proposta dessa receita que fica pronta em apenas alguns minutos, mas que pode ser saboreada com muita calma.

21. Salada de carne e dois molhos: se você quer inovar no preparo da sua salada, deve conhecer essa receita. Aqui, o legume é combinado com tiras de carne bovina, rúcula, lascas de parmesão e dois molhos: um doce e o outro picante. Além disso, essa é uma opção super versátil, pois pode ser servida como salada ou prato principal.

22. Salada oriental com rabanete: os ingredientes usados para dar um toque oriental ao prato são o bifum, um macarrão de arroz que leva apenas alguns minutos para ser cozido, molho de soja e gergelim. São itens simples, mas que pode fazer toda a diferença no resultado final do seu prato. Além disso, você vai precisar de outros legumes além do rabanete, como o pepino e a cenoura.

23. Salada de batata e rabanete: mesmo sendo feita com batatas, essa é uma receita para ser servida fria. É ideal para aqueles dias que você quer uma refeição bem completa, pois ainda leva molho e rabanetes, e ao mesmo tempo prática, já que o tempo de preparo é curto.

Publicidade

Saladas de grãos com rabanete

24. Salada de grão de bico e rabanete: se você está procurando por uma salada nutritiva, colorida e farta, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Nessa receita, além do grão de bico e do rabanete, você também vai precisar de pepino, tomate, azeitona, salsa, hortelã e alguns outros ingredientes que são usados no preparo de um molho usado para incrementar ainda mais o gostinho do seu prato.

25. Salada de feijão azuki com rabanete: o broto do feijão azuki também é uma ótima opção de ingrediente para quem quer inovar no sabor da salada. Essa é uma receita que fica super colorida e ainda combina gostinhos bem diferentes.

26. Salada de rabanete no copinho: para quem está procurando uma maneira diferente de servir uma salada, essa receita pode ser uma boa pedida. Aqui, os ingredientes são colocados em um copinho e servidos em porções individuais, por isso, essa pode ser a escolha certa de prato para ser servido antes da refeição principal.

27. Salada de feijão branco com rabanete: você já pensou em experimentar uma salada feita com o feijão branco? Esse é um grão cheio de proteínas e que combina muito bem com o gostinho do rabanete. O resultado é um prato extremamente saudável e refrescante.

28. Salada de rabanete com quinoa: com aproximadamente 20 minutos na cozinha você obtém uma salada colorida, nutritiva e extremamente saborosa. Com um passo a passo muito simples você pode desfrutar de um prato bem gostoso e que pode agradar os mais variados paladares, por isso, vale a pena testar essa opção.

29. Salada de feijão com rabanete: essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes extensa, por isso, é uma boa pedida para quem gosta de vários nutrientes e sabores em uma mesma garfada. Se é isso que você procura, pode se arriscar sem medo, que com certeza o resultado será um grande sucesso na sua mesa.

Lanches e petiscos com rabanete

30. Rabanete assado com queijo: pode até não ser muito comum preparar o rabanete assado, mas acredite, essa receita pode te surpreender pelo sabor. Além de uma boa quantidade de temperos, o queijo feta também é usado para deixar o prato ainda mais gostoso. O preparo não é nada complicado e é bem rapidinho.

31. Pão árabe com salada de rabanete: a dica dessa receita é rechear um pão árabe com uma salada bem caprichada. O legal é que você pode se deliciar com esse lanche tanto no meio da tarde ou até mesmo como refeição, caso esteja buscando por alimentos mais leves.

32. Picles de rabanete: se você adora ter legumes em conserva na sua geladeira, não deixe de conferir essa receita. O preparo é extremamente simples, mas você obtém um alimento super versátil e que pode ser armazenado por um bom tempo.

33. Sanduíche com rabanete: essa é uma receita bem simples, em que a sugestão é rechear um pão com maionese e fatias de pepino e rabanete. Mesmo com uma lista de ingredientes simples e um modo de preparo prático, você pode saborear um sanduíche muito gostoso unindo esses itens.

34. Crostini com rabanete: o crostini é um petisco italiano muito parecido com a bruschetta, pois ambos os pratos são feitos à base de fatias de pão. Aqui, a baguete é escolhida para ser coberta com fatias de rabanete, anchova e temperos. Com poucos ingredientes é possível ter um prato que vai deixar qualquer um com água na boca.

Pratos variados com rabanete

35. Shiitake com rabanete: essa é uma receita bem simples, mas que pode surpreender quem experimentar. Isso acontece porque a combinação de shiitake com rabanete é bem inovadora. Além disso, o preparo é simples e você não vai precisar sujar muita louça para experimentar essa delícia.

36. Risoto de rabanete: o risoto é um prato super prático e versátil, não é mesmo? Nessa receita, o arroz arbóreo é combinado com rabanetes e alho negro, ingredientes que fazem toda a diferença no resultado final. Além disso, você confere dicas para nunca mais errar no preparo de um risoto.

37. Sopa de folha de rabanete: se você é do time de pessoas que adora evitar o desperdício, que tal conhecer essa receita feita com folhas de rabanete? O resultado é extremamente nutritivo e gostoso, ideal para os dias de inverno.

38. Massa com folhas de rabanete: já nessa receita, você confere como preparar um molho bem simples para sua massa que leva como ingrediente principal as folhas do rabanete. É uma ótima pedida para aqueles dias em que o tempo para cozinhar é curto, mas a vontade de comer um prato gostoso está presente.

39. Udon com rabanete: o udon é uma massa oriental muito comum no Japão, e aqui, entra em cena em um prato combinado com legumes que pode deixar qualquer um com água na boca. O resultado é um prato leve, cheio de sabor e extremamente nutritivo.

40. Cuscuz marroquino: essa é uma receita simples e versátil, mas que pode fazer toda a diferença na sua mesa. Isso acontece pelo sabor desse prato que não é difícil de ser preparado, mas que pode ganhar um espaço especial no seu coração e no seu estômago.

41. Kimchi: o kimchi é um prato coreano super versátil. Ele pode ser servido como prato principal, acompanhado de saladas ou até mesmo ser usado para incrementar o sabor de sopas. Isso acontece porque ele é um alimento que faz parte da família das conservas.

42. Risoto de beterraba com rabanete: essa é uma receita de risoto bem diferente, pois o arroz é deixado de lado e dá lugar para a cevadinha. Além disso, o uso da beterraba faz com que o prato fique com uma cor extremamente chamativa. O rabanete entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato.

O rabanete é um vegetal que pode surpreender pelo seu sabor. Se você adora alimentos que sejam ao mesmo tempo saudáveis e gostosos, confira várias receitas que podem ser feitas com quiabo na sua cozinha.