15 receitas de arroz com açafrão para um prato colorido e aromatizado

Por
Atualizado em 22.09.20

O arroz é um alimento presente na mesa de muitos brasileiros e, por isso, vale a pena aprender a variar no seu preparo. Aqui, a sugestão é fazer um arroz com açafrão, um tempero marcante que dá cor ao grão e um toque sensacional de sabor. Você pode usá-lo como único ingrediente diferencial ou ir além e fazer combinações irresistíveis. Veja só:

1. Arroz com açafrão simples

Esta é uma receita básica em que o alho e a cebola são refogados em azeite. O diferencial é que quando o arroz vai para a panela: além do sal, açafrão também entra em cena. Depois, é só adicionar água e deixar o grão cozinhar. Esta é uma opção simples, mas que fica saborosa.

2. Arroz integral com açafrão

Que tal preparar uma receita indiana bem aromatizada? Para isso, arroz integral cozido é combinado com cebola, canela e curry. Essa última especiaria é uma combinação de temperos em que o açafrão faz parte. Além disso, grão-de-bico também vai para a mesma panela. O resultado é um prato que mescla diferentes sabores. Vale a pena experimentar!

Publicidade

3. Arroz de couve-flor com açafrão

Se você está procurando por uma receita bem leve, esse arroz de couve-flor é uma excelente escolha. Para o tempero, a dica é usar alho, sal e açafrão. Além destes itens, você só vai precisar de azeite e água. A lista de ingredientes é curta, mas o resultado é muito bom!

4. Arroz com açafrão e ervilhas

Esta é uma receita que vai além do tempero extra com açafrão e ainda conta com ervilhas. Estes são ingredientes simples, mas que já dão um toque especial para o prato. Para melhorar ainda mais, você aprende como inovar na apresentação. Veja o passo a passo.

5. Arroz picante com açafrão

Publicidade

Nesta sugestão, pimentões vermelho e amarelo, alho-poró, azeite e cogumelo portobello são refogados em uma panela com azeite e temperados com sal e açafrão. Depois, arroz já cozido também vai para a panela. Para dar picância, pimenta-malagueta é usada. Para uma leve adocicada, tomate-cereja é a escolha. Já a finalização fica por conta de cheiro-verde.

6. Arroz com açafrão e cenoura

Esta receita leva três ingredientes diferenciados no preparo do arroz, são eles: açafrão, cenoura ralada e pimenta-de-cheiro. Assim, você consegue um prato colorido e com um sabor irresistível. Experimente em casa e se delicie com o resultado!

7. Arroz com açafrão e milho

Outra alternativa para sair do comum é usar, além do açafrão, milho. Pode ser direto da espiga ou enlatado, você escolhe. Além disso, pimenta também compõe a receita para um toque picante. O resultado é um arroz soltinho e com sabor de quero mais.

8. Arroz com açafrão e amêndoas

Que tal deixar seu prato com uma pegada mais sofisticada? As amêndoas picadas garantem este resultado, além de dá uma pitada de crocância ao prato. Para fechar com chave de ouro, ainda tem o açafrão, que dá cor e sabor para o seu arroz.

9. Arroz com açafrão e bacon

O bacon é aquele tipo de alimento perfeito para deixar pratos salgados ainda mais gostosos. Aqui, ele é refogado com os temperos, o que garante com que seu sabor se destaque no prato. Pode ter certeza que o resultado ficará ainda melhor com o açafrão!

Publicidade

10. Arroz com açafrão e calabresa

Esta receita é outra alternativa para quem quer um arroz mais caprichado. Além do toque especial do açafrão, calabresa, pimentão e cenoura fazem parte dos preparos. Assim, você consegue sentir diversos sabores a cada garfada. Vale a pena experimentar.

11. Arroz com açafrão e linguiça

A linguiça fresca também é outro ingrediente certeiro para incrementar o arroz com açafrão. Aqui, ela é o primeiro ingrediente a ir para a panela. Outro item diferencial nesta receita é o tomate que deixa o arroz molhadinho.

12. Arroz com açafrão e camarão

Esta é uma receita perfeita para quando você quer surpreender mesmo sem ter muito trabalho na cozinha. Para isso, açafrão, camarão, vinho branco e pimentões entram em cena no preparo do arroz.

13. Arroz com açafrão e frango

Seguindo esta receita, você consegue um arroz que pode ser o protagonista da sua refeição. Isso porque além de ser temperado com açafrão, o arroz também é incrementado com coxa de frango. Para melhorar ainda mais, esta é uma receita de uma panela só poupando o trabalho com a louça.

14. Arroz com açafrão e pato

Publicidade

Carne de pato pode até não ser tão comum, mas, caso você tenha acesso a ela, vale a pena experimentar esta receita! Aqui, tanto a carne quanto o arroz são feitos na mesma panela, o que faz com que todos os sabores fiquem bem incorporados.

15. Risoto de açafrão

Para finalizar a lista, uma sugestão de risoto. Este prato é perfeito para quando você quer uma refeição especial, mas que é simples e rápida de ser feita. Além disso, você pode usar esta receita como base e adicionar outros ingredientes de sua escolha, como calabresa, por exemplo.

Viu só quantas receitas gostosas para você testar aí na sua cozinha? E para servir junto esse arroz, que tal fazer uma salada de acelga refogada? Assim, seu dia pode ficar muito mais gostoso.