15 receitas de arroz na panela de pressão para um prato rapidinho

Escrito por Mariana Bianchini

Quer preparar um prato rápido e fácil de fazer? Considere aprender algumas receitas de arroz na panela de pressão que vão facilitar o seu dia a dia e complementar suas refeições!

Abaixo, você encontra 15 opções diferentes que vão de receitas básicas a receitas com carnes, passando também por risotos e terminando com uma opção doce. Veja:

1. Arroz branco na panela de pressão

Foto: iStock

Essa é a receita mais simples da lista. Para fazê-lo, tenha em mãos 3 colheres de sopa de óleo ou azeite, 1 cebola média picada em cubos, 4 dentes de alho picados, 2 copos de arroz, 3 copos de água e meia colher de café de sal. Se quiser fazer uma quantidade maior de comida, lembre-se que a medida de água é sempre um copo a mais da medida de arroz.

2. Arroz integral na panela de pressão

Aprenda a preparar arroz integral na panela de pressão! Misture 1 xícara de arroz integral lavado, 2 xícaras de água fria, 1 folha de louro e sal a gosto em fogo alto. Tampe a panela e espere pegar pressão. Depois, abaixe o fogo e desligue depois de cerca de 8 minutinhos.

3. Arroz com frango na panela de pressão

Quer adicionar mais sabor ao seu arroz? Prepare-o com frango! Os ingredientes necessários para o preparo dessa receita são 1 colher de sopa de manteiga, azeite, 2 peitos de frango em cubos, meia cebola picada, 2 dentes de alho picados, 3 colheres de sopa de extrato de tomate, 1 colher de sobremesa de curry, pimenta calabresa, 2 xícaras de arroz cru, 4 xícaras de caldo de galinha, 1 xícara de milho, sal, 2 colheres de sopa de creme de leite e cheiro-verde.

4. Arroz com frango, milho e ervilha na panela de pressão

Para começar, tempere cerca de 700g de frango em cubos e deixe a carne absorver os ingredientes de sua preferência. Em seguida, refogue cebola e alho no azeite e junte o frango, deixando-o dourar. Acrescente tomate, milho-verde e ervilhas frescas. Depois, coloque o arroz e um pouquinho de sal. Cubra com água fervente e tampe a panela de pressão.

5. Arroz com calabresa e cenoura na panela de pressão

Essa receita é uma refeição completa! O preparo é feito com 400g de arroz tipo 1 lavado e escorrido, 250g de linguiça defumada cortada em rodelas, 1 unidade de cebola picada, 4 dentes de alho, 2 unidades de cenoura em cubinhos, 13ml de óleo, 60g de molho de tomate, sal, salsinha, cebolinha e 720ml de água.

6. Arroz com calabresa e bacon na panela de pressão

200ml de arroz, 250ml de água, 3 colheres de sopa de linguiça, 2 colheres de sopa de cebola picada, 2 colheres de sopa de bacon picado, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de cheiro-verde, 2 colheres de sopa de tomate picado, 2 dentes de alho picados, azeitonas a gosto, meia colher de chá de tempero caseiro e meio pacote de tempero em pó de caldo de galinha são os ingredientes necessários para preparar esse arroz soltinho e saboroso.

7. Arroz com calabresa e batatas na panela de pressão

Que tal preparar um arroz especial com calabresa e batatas? A lista de ingredientes é a seguinte: 2 xícaras de chá de arroz cru, 2 gomos de calabresa defumada sem pele, 2 batatas médias, 4 xícaras de chá de água, 2 tomates sem pele e sem sementes, 1 xícara de chá de ervilha, 1 cebola média, 1 xícara de chá de cebolinha, 2 dentes de alho, meia xícara de café de azeite, 2 cubos de caldo de galinha ou de legumes e sal.

8. Arroz com calabresa, cenoura e milho na panela de pressão

Anote os ingredientes desse arroz recheado: 1 colher de sopa de óleo, meia cebola picada, 1 gomo de linguiça calabresa, 3 dentes de alho picado, 2 xícaras de chá de arroz, 1 cenoura ralada, 1 lata de milho escorrido, cheiro-verde, meio sachê de molho de tomate, sal e 3 xícaras de água quente. O prato fica pronto em 3 minutinhos e é superfácil de fazer!

9. Arroz com costelinha na panela de pressão

Esse prato é a prova de que uma receita simples pode ser também espetacular. Você vai precisar de 1 quilo de costelinha de porco fresca, 1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, 250g de arroz cru, 2 colheres de sopa de shoyu, sal e cheiro-verde. Essa quantidade rende quatro porções.

10. Arroz com linguiça toscana na panela de pressão

A linguiça toscana é outro ingrediente que pode incrementar o seu arroz de panela de pressão. Além desse ingrediente, você vai precisar também de arroz branco, pimentão, cebola, alho, tomates, azeitonas, molho de tomate, pimenta biquinho, salsinha, cebolinha e queijo parmesão. Essa receita é uma sugestão de almoço completa, rápida e fácil de fazer.

11. Risoto com cogumelo e alho-poró na panela de pressão

Já pensou em preparar um risoto na panela de pressão? Aqui, você vai ver que isso é possível. Com azeite, alho-poró, cenoura, cogumelo Paris, arroz arbóreo, vinho branco, água, peito de frango, sal, pimenta-do-reino, queijo parmesão ralado e manteiga, você prepara um prato saboroso, surpreendente e elegante. Aproveite!

12. Risoto de arroz negro com bacon na panela de pressão

O arroz negro é uma variedade de arroz tradicionalmente cultivada na China. Aqui, ele é usado para o preparo de um delicioso risoto com bacon na panela de pressão. Ainda, tenha em mãos vinho branco seco, caldo de carne, azeite, cebola, cenoura, louro, pimenta calabresa seca, sal, pimenta-do-reino e cebolinha fresca.

13. Risoto de arroz selvagem na panela de pressão

Apesar de ser um tipo de arroz, o selvagem é bastante diferente do arroz branco que conhecemos – ele é mais longo, tem uma coloração castanha-escura e possui uma textura especial. Utilize-o para preparar esse delicioso risoto que leva também cenoura, salsão, alho, cebola, louro, pimenta calabresa, manteiga, azeite, sal e pimenta-do-reino.

14. Arroz com presunto, champignon e legumes na panela de pressão elétrica

Essa é uma daquelas receitas perfeitas para ocasiões importantes. Os ingredientes, aqui, são arroz, água, ketchup, caldo de legumes, azeite, alho, sal, cheiro-verde, ervas a gosto, frango em cubinhos e vegetais variados, como milho, ervilha, brócolis, cenoura, batata, pimentão, vagem, azeitonas, cogumelos e outros.

15. Arroz doce na panela de pressão elétrica

Não poderia faltar uma receitinha de arroz doce nessa lista! Feito na panela de pressão elétrica, esse arroz doce leva 1 xícara de arroz cru, 2 xícaras de água, 2 xícaras de leite, 4 cravos-da-Índia, 1 pau de canela e 1 lata de leite condensado. A receita serve até 10 pessoas e dura cerca de quatro dias na geladeira.

Para mais refeições rápidas e simples de fazer, aprenda a preparar arroz no micro-ondas e arroz de forno cremoso. Aproveite!

PARA VOCÊ