44 receitas feitas na panela de pressão gostosas que são sinônimo de praticidade

Por
Atualizado em 21.01.20

Com a correria do dia a dia, nem sempre temos muito tempo para ficar na cozinha elaborando pratos, mas isso não quer dizer que precisamos comer só miojo, marmitas ou alimentos congelados. Com algumas dicas e truques, é sim possível preparar um refeição caseira deliciosa. É nesse momento pela busca de pratos que tenham um preparos práticos e rápidos que a panela de pressão pode ser uma ótima aliada.

As opções mais comuns são carnes dos mais variados tipos e sabores, mas você também encontra pratos únicos, como o yakissoba, macarrão incrementado e até mesmo sobremesas, como a canjica! O importante é seguir as dicas com atenção e usar esse utensílio de maneira correta para evitar acidentes na cozinha.

Carne bovina na panela de pressão

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Foto: Reprodução / Figos e funghis

1. Carne de panela com legumes: que tal pegar cubos de carne e levar ao fogo junto com batatas, cenouras, mandioquinhas, tomates, água e temperos? O resultado é um prato muito delicioso. Para acompanhar, a dica é preparar um arroz branco e uma salada de folhas verdes.

Publicidade

2. Lagarto na panela de pressão: essa é uma receita em que o lagarto é acompanhado por um molho de vinho tinto. Tudo é feito na mesma panela e o resultado é uma carne bem macia e suculenta.

3. Cupim na panela de pressão: essa é uma receita bem simples, já que a carne é acompanhada apenas de tempero. Além disso, o preparo é bem prático e não é demorado, depois que a panela começar a chiar, basta contar 30 minutos.

4. Carne de panela de pressão: essa é uma daquelas receitas em que a carne fica bem macia e ainda é acompanhada de um molho bem suculento de batatas. Dá água na boca só de imaginar, não é mesmo? Essa é uma opção em que a carne vai para a panela primeiro, fica lá por 20 minutos, daí é preciso colocar as batatas e depois esperar mais 5 minutinhos.

5. Fraldinha na panela de pressão: nessa receita, a fraldinha é acompanhada por um delicioso molho e ainda ganha um toque de tomates. A dica é preparar arroz, farofa e salada de acompanhamento. Enquanto a carne está no cozinhando, você pode se dedicar aos outros alimentos.

6. Carne louca na pressão: essa receita pede para que você frite os pedaços de carne antes de acrescentar os temperos. Esse processo faz com que a carne fique com aquele molho escurinho bem suculento, sabe?

7. Carne desfiada na pressão: essa é outra opção que leva vinho tinto para que a carne tenha um sabor maior. A lista de temperos é até grandinha, mas o resultado é uma carne bem gostoso e com aquela textura que desfia. Caso a quantidade que você faça seja grande, a dica é aproveitar as sobras no preparo de um macarrão.

Publicidade

8. Maminha na pressão: você é fã de mostarda? Nessa receita esse ingrediente é usado para preparar um molho marcante para a maminha. Outro ingrediente usado em grande quantidade para deixar a carne mais saborosa é a cebola.

9. Rabada que desmancha: o rabo de boi é um corte de carne que não agrada muita gente, mas se preparado com jeitinho, pode se tornar um prato muito gostoso, viu? A dica é utilizar o caldo que a carne solta e cozinhar alguns legumes de acompanhamento, como cenouras e batatas.

10. Costela bovina na panela de pressão: já a costela bovina é uma carne muito apreciada pelos mais variados paladares. Tem gente que gosta no churrasco ou assada, mas feita na panela de pressão também rende um prato muito saboroso. Além disso, o preparo é bem prático.

Carnes diversas na panela de pressão

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

11. Lombo desfiado barbecue na pressão: essa é uma daquelas receitas em que você só precisa jogar todos os ingredientes na panela e esperar, sabe? O molho barbecue caseiro também entra nessa história. O tempo no fogo é de 45 minutos e a dica é servir com pães.

12. Costelinha de porco na pressão: se você não tem muita experiência com o preparo de costelinha de porco, essa é uma ótima sugestão de receita, pois o preparo é muito simples. Além disso, são usadas cebolas que ficam caramelizadas na panela, gerando assim, uma cor e sabor incríveis.

13. Pernil na panela de pressão: essa é outra opção em que a sugestão é utilizar a carne como recheio de um pão, pois o resultado fica com uma textura bem macia e quase desfiando, sabe? Mas, é claro, você também pode servir como acompanhamento nas suas refeições.

14. Bisteca de porco na panela de pressão: se você prefere evitar frituras, mas não resiste a uma boa bisteca suína, esse modo de preparo pode ser uma ótima opção. A sujeira na cozinha é menor e ainda é possível ter uma refeição mais saudável.

15. Frango fácil na pressão: se você quer inovar no modo do preparo do peito de frango, essa é uma ótima sugestão, pois você só precisa colocar todos os ingredientes na panela de pressão e esperar. Além disso, a carne fica bem molhadinha e com um sabor incrível.

16. Peru na panela de pressão: o peru é uma carne que fica facilmente seca quando feito no forno, por isso, se você quer que seu prato fique bem macio, o preparo na panela de pressão pode ser uma boa alternativa. Nessa receita, você confere como preparar um molho para o acompanhamento.

Publicidade

17. Coxa e sobrecoxa na pressão: uma maneira bem simples e prática de preparar coxas e sobrecoxas é com o auxílio da panela de pressão. O molho da carne fica bem delicioso e a textura bem macia.

18. Frango xadrez na pressão: essa é uma versão prática de um prato oriental bem conhecido, o frango xadrez. O preparo é diferente do tradicional, mas também rende uma refeição muito gostosa. Vale a pena experimentar em um dia que o tempo na cozinha esteja curto.

19. Sardinha na panela de pressão: a sardinha é um peixe muito acessível, por isso, seu consumo é bem grande e é interessante conhecer novas maneiras para inovar no sabor desse alimento. Essa é uma receita prática, mas que não deixa o gostinho bom de lado.

20. Coração de galinha na pressão: a sugestão dessa receita é preparar os corações de frango na panela de pressão para servir como petisco, mas você também pode incluir esse alimento na sua refeição principal.

Pratos principais de panela de pressão

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

21. Arroz com costelinha na pressão: preparar um arroz e uma carne em uma panela só além de ser sinônimo de praticidade, também pode ser de uma refeição muito saborosa. O grão fica com um gostinho incrível da costelinha. Para acompanhar, você só precisa preparar uma salada.

22. Pizza de panela de pressão: você só vai precisar da panela de pressão para preparar essa receita, pois a pizza não precisa ir ao forno. A dica é usar um recheio vegetariano feito com legumes, mas você pode abusar da criatividade.

23. Sopa de panela de pressão: sopa é um prato ideal para aqueles dias que pedem uma comida reconfortante, não é mesmo? E se o preparo for prático, melhor ainda. Essa é uma opção que leva uma grande variedade de legumes, por isso, é muito nutritiva.

24. Risoto de shiitake na pressão: o risoto em si já é um prato com preparo bem prático, mas feito na panela de pressão, é mais ainda e tem mais: sua refeição fica pronta em pouquíssimos minutos! Essa é uma opção vegana, pois não leva nenhum ingrediente de origem animal

25. Macarrão de panela de pressão: nessa receita você vai combinar macarrão parafuso com pedaços de calabresa e molho de tomate. É uma opção de prato bem simples, mas que pode salvar naquele momento de pressa.

Publicidade

26. Yakissoba na panela de pressão: quer preparar um yakissoba, mas está sem tempo? Com essa receita você pode saborear o prato depois de apenas 20 minutos. Além disso, como todos os ingredientes são colocados na panela de pressão, a sujeira na cozinha será pequena.

27. Ragu com polenta na pressão: essa é uma receita em que o ragu é feito com pedaços grandinhos de paleta. Já a polenta fica bem molinha e cremosa, sabe? A combinação fica incrível, ainda mais se o dia estiver com uma temperatura amena.

28. Macarrão com salsicha na pressão: uma macarronada acompanhada de salsichas costumada agradar a criançada, não é mesmo? Mas adultos também podem saborear com gosto esse prato simples e prático.

Acompanhamentos feitos na panela de pressão

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

29. Feijão fradinho: o feijão fradinho tem um preparo bem mais rápido do que o convencional, por isso, se seu tempo é curto, essa é uma ótima pedida. Além disso, esse grão combina muito bem com o arroz do dia a dia e com outros alimentos, como carnes e saladas.

30. Grão de bico: o grão de bico também é um alimento muito versátil, já que pode ser usado como substituto do feijão e ser combinado com os mais variados pratos. Além disso, você também pode preparar uma pasta com esse grão, o homus, que cai muito bem acompanhado de uma torradinha.

31. Polenta na panela de pressão: e que tal preparar uma polenta cremosa bem prática e usar um molho vermelho para completar o sabor? Você pode servir apenas com uma carne, que já está de bom tamanho.

32. Mandioca na pressão: mandioca é um alimento muito gostoso, não é mesmo? Além de também ser muito versátil! Cozinhar essa raiz em uma panela de pressão não demora quase nadinha e depois você pode preparar seu prato favorito.

33. Batata na panela de pressão: usando 1 quilo de batatas você só precisa deixar os legumes na panela de pressão por 12 minutos. O resultado é bem parecido com o que se tem quando o alimento é feito na brasa. Você vai precisar de caldo de legumes, cheiro verde e azeite.

34. Milho verde na panela de pressão: sabe aquele milho verde cozido quentinho que você cobre com manteiga e sal? Ele pode ser feito em apenas 30 minutos na panela de pressão.

35. Arroz integral na pressão: o arroz integral é muito mais saudável do que sua versão branca. Porém, como o grão é mais duro, seu cozimento também é mais demorado. Para solucionar esse problema, basta utilizar a panela de pressão para um preparo mais rápido.

36. Feijão na panela de pressão: o feijão branco está presente na mesa de muitos brasileiros diariamente, mas isso não quer dizer que todo mundo saiba como preparar esse alimento, não é mesmo? Por isso, que tal conferir algumas dicas para obter um grão perfeito e saboroso?

37. Biomassa de banana verde na pressão: a biomassa de banana verde aparece em diversas receitas quando se trata de alimentos saudáveis. Além do alto valor nutricional, esse é um ingrediente com sabor neutro, que pode ser usado no preparo de pratos doces e salgados.

Sobremesas de panela de pressão

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

38. Mungunzá na panela de pressão: o mungunzá também é conhecido como canjica em algumas regiões do Brasil. É uma sobremesa bem simples, mas com um sabor muito gostoso. Os ingredientes que dão um toque extra de sabor são leite condensado, cravo e canela.

39. Pudim na panela de pressão: tem gente que não gosta de fazer o pudim por causa do seu modo de preparo. Se você for uma dessas pessoas, que tal experimentar essa versão super prática feita na panela de pressão?

40. Canjiquinha doce na pressão: essa é uma opção de canjica bem diferente da primeira. O doce fica com uma textura durinha e as especiarias também são deixadas de lado. É uma ótima dica para servir em festas juninas, o que acha?

41. Doce de leite na panela de pressão: se você é fã de doce de leite provavelmente já ouviu falar dessa versão, não é mesmo? Só é preciso tirar o rótulo de uma lata de leite condensado, colocar na panela de pressão, cobrir com água e depois esperar por 40 minutos.

42. Pamonha na panela de pressão: se você tem uma panela de pressão elétrica em casa, que tal testar essa receita? O preparo é bem simples, mas rende um doce com uma textura bem cremosa e um sabor divino.

43. Doce de maçã na pressão: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de maçãs, açúcar, cravo e canela. Além de poucos ingredientes, o preparo é bem simples e rápido. Vale a pena experimentar.

44. Doce de abóbora na pressão: e que tal combinar abóbora com coco e algumas especiarias? Esse é um doce que fica bem aromatizado e com uma textura bem cremosa, além, é claro, de uma cor linda.

A panela de pressão além de ajudar a preparar um prato em pouco tempo, também ajuda com a organização da cozinha, já que você só vai precisar sujar uma panela e alguns utensílios, não é mesmo? Essas receitas não são só boas para os momentos de tempo curto, mas sempre para que você desejar saborear algum desses pratos.