51 receitas feitas na panela de pressão práticas e deliciosas

Com a correria do dia a dia, nem sempre temos muito tempo para elaborar pratos diferentes, certo? Mas com algumas dicas e truques, é sim possível preparar um refeição caseira deliciosa. Confira estas receitas feitas na panela de pressão mega variadas e práticas.

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Carne bovina na panela de pressão

Uma mistura clássica de um bom almoço brasileiro, a carne de panela de pressão é cozida lentamente, o que garante uma suculência extra ao preparo! Para deixar tudo ainda mais interessante, alguns vegetais como cenoura são adicionados. Confira!

Publicidade

Uma carne que desmancha e mandiocas macias, que trazem o sabor da casa de mãe. Confira como fazer essa vasa atolada e aproveite o melhor da culinária mineira.

Outra opção macia, tradicional e que desmancha na boca, a carne de panela com batatas! A dica é usar coxão mole, alcatra ou patinho, ok? Acesse a receita completa e aprenda os segredos de todo o sabor desse prato.

Com um leve toque adocicado, a fraldinha na pressão com cerveja preta é super fácil de ser feita e, simplesmente, desmancha ao ser retirada da panela. Se quiser um molho mais grosso, deixe cozinhar por alguns minutos depois que tirar da pressão.

O cupim é um dos cortes de carne bovina mais versáteis e saborosos, não é mesmo? E se você adora essa maravilha, então aposte neste cupim na panela de pressão com batatas, que também leva cerveja preta na usa composição. Uma delícia!

Publicidade

Ragu é um termo da culinária italiana que se refere a um molho de carne cozido lentamente com vegetais, ervas e temperos. E se você nunca fez essa delícia em casa, chegou a hora! Confira essa versão com peito bovino cortado em cubos, cenoura, vinho tinto e outros ingredientes deliciosos!

Prefere uma carne com um percentual maior de gordura? Então, a costela acebolada na pressão é a sua melhor escolha! Para facilitar o processo, não se esqueça de cortar a carne em pedaços menores, viu?

Feita com lagarto, esta carne de panela com cenoura é aquele tipo de prato que todo mundo come suspirando! E para o preparo desta maravilha, você vai precisar ter em mãos um bom vinho branco seco e alguns temperinhos como coentro, louro e mostarda!

O destaque desta paleta na pressão fica por conta dos temperos, que são pra lá de especiais: alho, cebola, bacon, fumaça e mostarda - todos em pó! Já o chimichurri entra para dar aquele toque argentino todo especial.

Pronto em meia hora, este filé de alcatra na pressão é a solução para quem está em busca de uma carne macia e com preparo rápido. Você também pode usar outros temperos para preparar a carne, assim como, adicionar legumes para cozinhar na panela de pressão!

Publicidade

Com um leve sabor apimentando, este cupim na pressão com cerveja vai te fazer dar adeus à versão assada na churrasqueira. Mas não é qualquer cerveja, ok? Precisa ser a pilsen!

Feito com ingredientes que, com certeza, você tem aí na sua casa, este bife de contrafilé na pressão é mega suculento e saboroso. Anote alguns ingredientes: alho, cebola, pimenta-do-reino e pimentão. Confira o modo de preparo certinho e aproveite!

O nome "ossobuco", significa "osso furado" em italiano, referindo-se a característica principal deste prato: um corte transversal de uma canela de vitela com o osso no centro, que contém o tutano. E preparar essa delícia, fica ainda mais fácil se você tiver uma panela de pressão em casa!

Extremamente fácil de ser feita, a costela assada na panela de pressão sem água, leva pouquíssimos ingredientes: cebola, sal grosso, linguiça calabresa e, claro, uma boa peça da melhor costela bovina que você encontrar no açougue!

Uma explosão de sabores, o lagarto na pressão com creme de cebola combina ingredientes especiais, como o gostinho leve da pimenta biquinho, o amargor da cerveja e uma leve acidez do molho de tomate. Veja como preparar!

Publicidade

O primeiro passo para fazer esta deliciosa costela cozida na pressão é dourar a carne com uma boa quantidade de banha de porco. Isso ajuda a selar a carne a garantir que ela fique mega suculenta. Confira o restante do preparo!

O tempero desta maminha na panela de pressão fica por conta de um pacotinho de sopa creme de cebola, uma lata de cerveja preta e sachê de molho pronto. Simples assim!

Com um sabor intenso de vinho, esta carne na panela de pressão fica macia e é perfeita para servir no almoço de domingo. A sugestão é usar uma peça de cupim, fraldinha ou lagarto!

Frango na panela de pressão

Uma explosão de cores e sabores, o frango fácil na panela de pressão vai virar o novo queridinho aí da sua casa. Para incrementar, a dica é usar e abusar de legumes diversos, como cenoura, pimentão e o que mais você desejar!

Para quem gosta mais da carne branca, o filé de frango na panela de pressão é uma ótima escolha. Se quiser um sabor mais intenso, use banha de porco no lugar do tradicional óleo de cozinha.

Agora, a dica é esta sobrecoxa na panela de pressão com batata! O pulo do gato é deixar os pedaços de frango temperados por meia hora na geladeira, antes de levar para cozinhar. Aproveite!

Mega suculento, este frango a passarinho na panela de pressão leva uma quantidade generosa de óleo: duas xícaras! Isso ajuda a deixar a carne crocante por fora e macia por dentro. Vale muito a pena.

Pronto em 15 minutos, este frango com batatas na panela de pressão é uma das receitas mais práticas da vida! O sabor extra fica por conta do cogumelo champignon, que pode ser tanto fresco quanto em conserva.

Um prato um pouco mais polêmico, o coração de frango na pressão agrada uns e não cai no gosto de outros. Mas essa versão fica tão macia e saborosa, que vai ficar difícil resistir ao sabor intenso dessa delícia!

Carne suína na panela de pressão

Rica em sabores, a bisteca de porco na panela de pressão é perfeira para servir com uma farofinha ou com purê de batatas. Deixe marinando nos temperos por meia hora para um gostinho mais intenso!

Este lombo na panela de pressão é feito com um mix de temperos e ervas sem igual. Colorau, maço de cheiro-verde, folhas de louro e molho de pimenta são apenas alguns deles. Fica uma delícia!

Com um leve toque agridoce, o pernil na pressão vai conquistar todo mundo aí da sua casa. O destaque aqui fica por conta do açúcar de coco ou mascavo e da canela em pó - sim, essa especiairia fica perfeita com carne de porco!

Outra receita com um sabor agridoce marcante, a costelinha de porco com cerveja na pressão, que leva suco de laranja na composição. Mas atenção: precisa ser o natural, ok? Nada de versões em caixinha.

Com apenas dois ingredientes em mãos, você consegue fazer esta linguiça assada na panela de pressão mega saborosa e prática. A dica é comprar um embutido de boa qualidade e bem temperadinho, ok?

Para quem gosta de uma canjiquinha salgada, você não pode deixar de aprender a fazer essa versão que leva músculo bovino e calabresa. Confira!

Arroz e sopas na panela de pressão

Que tal um almoço delicioso e que fica pronto em menos de meia hora? Super fácil de ser feito, o arroz na pressão com linguiça ainda leva cenouras e molho de tomate, o que dá uma coloração e um sabor mais intenso ao prato.

Feito em apenas quatro etapas, o arroz com calabresa na pressão fácil é ideal para servir com uma saladinha e batata frita. Aqui, a dica é refogar bem a cebola com a linguiça e o alho, para que liberem bem o sabor!

Deliciosa, esta receita de arroz com linguicinha na pressão vai virar a nova queridinha aí da sua casa. O sabor defumado intenso fica por conta do bacon em pó, que é prático e muito gostoso.

Se você morre de preguiça do processo de cozimento do risoto, então esta versão feita na panela de pressão vai te conquistar. E o resultado é um prato cremoso e super gostoso, viu? Capriche no camarão!

Um pouco mais econômica, esta receita de risoto de frango com legumes na pressão fica pronta em meia hora! Na hora de servir, a dica é ralar um queijo parmesão fresco por cima. Fica maravilhoso!

Os vegetarianos não poderiam ficar de fora desta lista, é claro! E para um prato sem carne super refinado, a dica é este risoto de limão-siciliano na panela de pressão. O sabor intenso dos temperos fica por conta dos cravos-da-índia, das folhas de louro e da pimenta-do-reino!

Aqueça o estômago e o coração com esta canjiquinha deliciosa e feita na panela de pressão. As carnes usadas são: bacon e uma boa linguiça defumada. E se você for fã de pratos apimentados, invista em uma pimenta-dedo-de-moça!

Mais uma receita especial para os dias frios, esta sopa de legumes fácil na pressão leva também feijão e macarrão. Isso ajuda a deixar o prato mais consistente e nutritivo. Não tem como resistir!

Peixes e frutos do mar na panela de pressão

Uma das maneiras mais práticas de preparar a sardinha é, sem dúvidas, na panela de pressão. A dica é fazer camadas intercaladas, de peixe com cebola e molho de tomate, para que tudo cozinhe muito bem!

Outra versão super gostosa e prática, esta sardinha com alho na pressão também leva vinagre de álcool na composição, o que evita qualquer sabor ou cheiro forte do peixe. Fica perfeito!

Com uma coloração intensa e um sabor maravilhoso, o atum é um peixe que faz sucesso no mundo todo. Rico em ácidos graxos e ômega-3, ele pode ser feito de várias formas, como cozido na panela de pressão!

Para esta receita você vai precisar ter em mãos: cebola, alho, azeite e um polvo fresco! O modo de preparo é tão fácil que você vai querer fazer sempre que puder. Sirva com um arroz e aproveite.

Massas na panela de pressão

Com gostinho de almoço de domingo, o macarrão cremoso na panela de pressão é barato e fica pronto bem rapidinho. A dica é usar o penne, pois os furinhos da massa ajudam o molho a penetrar melhor no macarrão! Ele ainda leva presunto, queijo e bacon na composição. Aproveite!

Mega cremoso, o macarrão com frango na panela de pressão é ideal para quem gosta de receitas práticas. Aqui, o sabor da carne é ressaltado pelo tablete de caldo de galinha que é usado!

Pronto em vinte minutos, o macarrão com calabresa na panela de pressão leva uma quantidade generosa de queijo ralado, o que ajuda a deixar o prato ainda mais cremoso e especial.

Em busca de um prato bem barato? O macarrão rápido com salsicha é uma ótima escolha! Para incrementar, creme de leite e molho de tomate entram em cena. Já os temperos podem ser ao seu gosto, ok?

Impossível resistir ao sabor intenso de defumado deste macarrão na pressão com bacon, que também leva peito de peru, creme de leite, queijo mussarela, chimichurri e outros ingredientes bem gostosos.

Doces na panela de pressão

Barato e muito gostoso, o doce de banana na panela de pressão é aquela opção para quem gosta de receitas práticas. E claro que o sabor extra fica por conta da canela e dos cravos-da-índia!

Para esta cocada rápida na pressão, você vai precisar de leite de coco (se for fresco, melhor ainda), leite condensado, açúcar (pode ser o de coco), coco fresco ralado e um pouco de água. O resultado é surpreendente!

Com sabor de comida do interior, esta canjica cremosa com leite condensado é uma ótima escolha para animar as festas juninas. O grande diferencial desta receita está no amendoim tostado e sem pele, que deve ser batido até virar uma farofinha, funcionando como uma espécie de topping!

Não tem como não lembrar da casa da vovó com este doce de leite com ameixas incrível! Mas atenção: você vai precisar cozinhar o leite condensado com as ameixas na panela de pressão, então bastante cuidado, ok?

Outra opção com um sabor mega nostálgico, o doce de leite caseiro com ameixas também pede um cuidado extra na hora de cozinhar na panela de pressão. Use um vidro de qualidade e que esteja com uma boa tampa!

Com uma boa panela de pressão em casa, não precisa ter medo! Afinal, ela é uma ótima aliada quando se trata de preparos simples e deliciosos.

E se você adora praticidade, então confira também estas receitas para airfryer que vão mudar a sua vida na cozinha.