6 receitas de chá de amendoim que vão deixar os dias frios melhores

Escrito por                          

Típico das festas juninas, o chá de amendoim é uma bebida quentinha e saborosa que vai deixar os dias frios mais aconchegantes.

Geralmente feito com água, leite, leite condensado e, claro, amendoim, este chá vai conquistar o seu paladar e se tornar presença confirmada nos seus lanches da tarde e cafés da manhã.

Aprenda a preparar variações, com especiarias, paçoca, caramelo e muito mais!

1. Chá de amendoim tradicional

Esta receita leva os ingredientes clássicos para preparar o chá de amendoim – leite, água, leite condensado, canela em pó e amendoim torraddo e triturado. Por render poucas porções, é perfeita para ser preparada em casa, naqueles dias chuvosos e frios. O resultado é um chá cremoso, saboroso e muito prático!

2. Chá de amendoim temperado

Foto: Reprodução / Dani Noce

Além dos ingredientes tradicionais, esta receita traz um pouco mais de sabor ao chá de amendoim. Com noz-moscada, cravos e rum, é possível deixar a bebida ainda melhor! Outra sugestão é adicionar pedaços de amendoim triturado no líquido ao servir, trazendo beleza e crocância ao chá.

3. Chá de amendoim cremoso com canela

Preparada no liquidificador, esta receita é prática e muito saborosa. Com creme de leite e maizena, o chá de amendoim fica mais denso, perfeito para quem prefere bebidas encorpadas. Por render várias porções, a receita pode ser preparada para uma reunião de amigos ou para servir em confraternizações, por exemplo.

4. Chá de amendoim com paçoca

Uma ótima substituta para o amendoim torrado triturado é a paçoca – basta esfarelar o doce e, em seguida, preparar o chá de forma semelhante à tradicional. Além do sabor característico, a paçoca é mais prática e vai deixar a sua bebida ainda melhor!

5. Chá de amendoim com leite em pó

Além do leite integral, utilizado nas receitas tradicionais de chá de amendoim, este preparo também leva leite em pó. A bebida, que fica mais cremosa, também ganha densidade e um sabor especial. A receita também ensina a torrar o amendoim cru, para quem prefere realizar o processo em casa.

6. Chá de amendoim com caramelo

Para deixar o chá de amendoim mais doce e cremoso, esta receita adiciona caramelo ao preparo. Basta derreter o açúcar em uma panela e, depois, adicionar o amendoim triturado com leite à mistura. Além de trazer um sabor diferenciado à bebida, o caramelo traz densidade e textura. Vale a pena experimentar!

Se você ama amendoim e mal pode esperar para as quermesses, pode preparar outros pratos típicos de festa junina em qualquer época do ano! Experimente essas receitas de pratos tradicionais dos arraiás, confira o preparo de diversos pratos com amendoim ou escolha um delicioso bolo de amendoim para acompanhar o seu chá!

PARA VOCÊ