32 receitas de chá que até a Rainha da Inglaterra aprova

Por
Atualizado em 19.08.21

Está frio? Um chá ajuda a esquentar até os pés! Está calor? Chá gelado, porque é refrescante! É gripe? Deixa eu te passar a receita do chá que minha mãe sempre faz lá em casa… E por aí vai. Para todas as situações, um chazinho sempre é bem-vindo. Confira abaixo preparos diversos, com combinações criativas e deliciosas!

Para tomar quentinho

iStock

1. Chá de frutas e especiarias: esse chá é muito saboroso e combina quatro frutas diferentes: laranja, maçã, maracujá e abacaxi. Além delas, você também vai usar cravo-da-india, canela em pau, açúcar demerara e água.

2. Chá de abacaxi: sem muito segredo, esse chá é basicamente ferver as cascas do abacaxi. Quando pronto, adoçar a gosto. É muito bom para dar aquela esquentadinha em um dia gelado e não teria como ser mais fácil.

3. Chá de frutas frescas: abacaxi, maracujá e maçã, tudo com casca. Adicione cravo, canela, água, e leve tudo para ferver. Deixe a panela tampada. O ponto certo para desligar é quando as maçãs estiverem cozidas.

4. Chá de gengibre com cravo e canela: cravo e canela é uma dupla imbatível. Não importa o uso, combinam bem e sempre dá certo. Para esse chá, adicione também um pedaço de gengibre à mistura.

Publicidade

5. Chá de hibisco com maçã e especiarias: essa é uma opção de chá que vai bem quentinho ou gelado. Com poucas calorias, esse chá é perfeito para quem quer manter a linha na dieta e consumir uma bebida reconfortante e perfumada.

6. Chá de hibisco: além de saboroso, o hibisco acelera o metabolismo, facilita a digestão, regulariza o funcionamento intestinal, reduz a retenção de líquidos, controla o colesterol e a pressão arterial. Ou seja, nem precisa de desculpas para tomar mais de um copo desse chá!

7. Chá de maçã com especiarias: bebida quentinha para um dia de chuva, bom para esquentar o corpo. Para incrementar um chá básico de maçã, adicione cravo, anis e canela, e adoce com mel. Fica uma delícia.

8. Chá de maçã fresca: para fazer esse chá você só precisa de água, maçã e canela! O gosto fica bem levinho, saboroso e dá para ingerir até mesmo sem adoçar, de tão bom que fica.

Publicidade

9. Chá de maracujá com canela: esse chá é perfeito para acompanhar uma leitura em um sábado cinza e frio. Nessa opção, você deve ferver a polpa de um maracujá junto com a canela. Depois, coe e adoce a gosto.

10. Chá de maracujá com maçã: indicado para quem precisa dar uma boa relaxada à noite e ter um bom sono, como grávidas e quem está precisando de um descanso. Basta ferver a polpa de maracujá com pedacinhos de maçã. O perfume fica no ambiente, uma delícia.

11. Chá de maracujá, maçã e canela: o diferencial desse chá é que não usa a maçã inteira, como de costume. Aqui vai apenas a casca dela, a polpa de maracujá e a canela. Depois de pronto, pique a maçã e acrescente à mistura, já na xícara.

12. Chá verde com gengibre, hibisco e canela: esse chá é todo poderoso: o gengibre acelera o metabolismo, ajuda a queimar as calorias e ajuda na digestão. Já o chá verde é diurético e diminui o cansaço. Ou seja, é perfeito para a garrafinha que te acompanha na academia.

Para tomar gelado

Foto: Reprodução / Gulab

13. Chá gelado com frutas: essa opção é boa em todos os sentidos: bonita, gostosa, com baixas calorias e refrescante. A mistura dos dois sabores de chá, erva-cidreira e morango, fica uma delícia. As frutas picadinha dão um toque docinho natural e embeleza a bebida.

14. Chá de abacaxi com gengibre: fez algum doce de abacaxi e sobraram as cascas, que iriam para o lixo, não é? Nada disso! Reaproveite-as nesse chá. Basta fervê-las com alguns pedacinhos de gengibre e levar para gelar.

15. Chá de abacaxi, gengibre e hortelã: uma ótima maneira de se hidratar em dias cheios de calor, esse chá não tem segredo. Basta levar todos os ingredientes para ferver, esperar esfriar e deixar gelar.

16. Chá de abacaxi, limão e hortelã: para essa receita, você vai usar tanto cascas quanto pedaços de abacaxi. A hortelã é refrescante e o limão também é ótimo para apaziguar o calor. O resultado é uma bebida muito saborosa e fresquinha.

17. Chá mate gelado com limão: uma das bebidas mais consumidas nas praias brasileiras, o mate gelado pode invadir sua casa para ajudar a te refrescar em dias de muito calor. Se você encontrar, use o chá solúvel, sendo ainda mais fácil para preparar.

Publicidade

18. Chá mate gelado: essa é uma ótima alternativa para refeições corridas, durante o dia a dia da semana, em que não dá tempo de fazer algo mais elaborado. Caso queira inovar, depois do chá frio, bata no liquidificador com limão e açúcar.  Sirva com gelo.

19. Chá preto gelado com hibisco e limão: com uma cor alegre, que tem a cara do verão, esse chá é supersimples de fazer e tem um sabor incrível. Basta ferver a água e deixar os hibiscos e os saquinhos de chá preto em infusão. Depois, coe, junte o açúcar, deixe esfriar e acrescente o suco de limão.

20. Chá refrescante com erva-doce, lavanda e hortelã: ervas e especiarias sempre formam uma ótima combinação. Erva-doce, anis-estrelado, lavanda… Só coisa boa! Depois dessa mistura fervida, espere esfriar e adicione folhas de hortelã.

21. Chá verde com laranja, limão e gengibre: tente fazer umas misturas em casa com outros ingredientes. Essa receita foi um teste que deu certo: chá verde com limão, laranja e gengibre. Você pode servir em copos altos também como drink não alcoólico.

22. Chá verde gelado com hortelã: hortelã é aquela folhinha verde pequena, cheirosa e refrescante. Nessa versão, é adicionada ao chá verde, rico em oxidantes. Deixe uma jarra pronta na geladeira, para tomar sempre que der sede.

23. Chá verde gelado com limão e canela: o sabor forte e amargo do chá verde recebe o adocicado do mel, deixando a bebida leve e docinha. Chá verde gelado é uma delícia! Sirva com cubos de gelo.

24. Chá de hibisco com frutas cítricas: o hibisco combina muito bem com frutas. Para essa receita, a dica é usar laranja e tangerina, além de açúcar mascavo e hortelã, para deixar o preparo ainda mais gostoso.

25. Suchá de hibisco com melancia: aqui, primeiro o chá é preparado normalmente. Depois de pronto, é só bater no liquidificador com pedaços de melancia. Acrescente gelo e, se quiser, também coloque açúcar.

26. Suchá de morango e erva-cidreira: o suchá, como o nome sugere, é uma mistura de suco e chá, nesse caso, suco de morango e chá de erva-cidreira. Faça o chá como de costume, depois, bata no liquidificador com os morangos. A cor fica linda, e o sabor, fantástico.

Publicidade

Para inovar

iStock

27. Chá de amendoim: típico de Festa Junina, esse chá é bem espesso, podendo até mesmo ser considerado um creme, de tão denso e encorpado que é. Considerado um alimento “quente”, o amendoim, além de gostoso e nutritivo, cumpre seu papel para ajudar a esquentar em dias frios.

28. Matcha latte: receita ideal para quem quer degustar uma bebida diferente, saborosa e muito aromática. Para preparar, você vai precisar de matcha, tâmara, leite de coco, cardamomos, pimenta-da-jamaica, canela e gengibre em pó.

29. Chai latte (chá indiano): com inspiração diretamente da Índia, esse chá também é forte e perfumado, já que mistura no chá preto, leite e especiarias (cardamomo, canela e gengibre). Coe para servir.

Para se cuidar

receitas-de-cha-4

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

30. Chá de limão: sabe aquela receita básica e infalível de chá de limão para combater a gripe? Para deixá-lo turbinado, depois de pronto, acrescente alho cru socado no pilão. Espere 15 minutinhos e já pode tomar.

31. Chá antioxidante: faça uma mistura de hibisco, dente-de-leão, coco cru e cacau em pó. Use duas colheres de chá dessa misturinha em 200 ml de água fervente. Abafe por dez minutos. Prontinho!

32. Chá antigripe: com as mudanças bruscas de temperatura, é normal ser atacado por uma gripe chata. Esse chá, feito com alho, gengibre, limão e canela. Para quebrar o gosto de “remédio”, adoce com mel. Melhoras!

Agora que você já aprendeu um pouco sobre chás e tem uma listinha para escolher qual fará hoje, veja mais estas duas dicas:

  • Depois que o chá estiver pronto, coloque em forminhas de gelo. Você pode colocar esses cubinhos dentro de sucos, água aromatizada ou até mesmo chá gelado.
  • Você pode comprar as ervinhas de sua preferência, fazer uma mistura e armazenar em um pote. Assim, na hora do preparo, a parte da mistura já está pronta. Dá para aproveitar também e presentear amigas com essa misturinha. Coloque em um vidro transparente e bonito, decore, e faça esse agrado!

Gostou da ideia? Arrisque-se no mundo dos chás e tenha sempre uma receita na manga, independente da ocasião!