35 receitas de compota de frutas com segredinhos de vó

Preparar compotas é uma ótima forma de conservar vegetais ou frutas da estação para consumi-las por muitos meses. Elas são doces elaborados com frutas inteiras ou em pedaços, que são cozidas em calda de água e açúcar e aromatizadas com especiarias variadas ou até mesmo bebidas alcoólicas.

Além disso, as compotas são também o primeiro passo para preparar frutas cristalizadas. Depois de pronta, basta escorrer a calda, passar os pedacinhos da fruta em açúcar cristal e deixar secar.

Isso sem falar que o sabor fica maravilhoso e as vitaminas dos alimentos são totalmente preservadas, o que torna as compotas perfeitas para serem consumidas em qualquer época do ano e ideais para dar um toque especial tanto em pratos salgados, quanto doces.

Abaixo listamos as melhores receitas de compota para você preparar rapidamente e que com certeza irão facilitar o seu dia a dia!

Receitas de compota de frutas

Foto: Reprodução / Cumbuquinhas

1. Compota de ameixa: a compota de ameixa caseira é perfeita para comer no café da manhã ou lanche da tarde com os mais variados acompanhamentos, como na torrada com cottage ou no sorvete para sobremesa. Além das ameixas, você vai precisar somente de açúcar cristal, raspas e suco de limão.

Publicidade

2. Compota de casca de jabuticaba: para os amantes de jabuticaba, essa receita de compota é simplesmente de dar água na boca! Ela fica ótima na sobremesa com um pouco de coalhada ou iogurte, mas também é deliciosa para acompanhar carnes como porco e pato, pois a acidez presente na fruta complementa essas carnes ricas em gordura.

3. Compota de maçã: a maçã da sua casa está estragando e não está mais tão bonita para comer fresca? Aposte nessa compota pouco calórica que é um doce feito com a própria fruta, utilizando apenas água e canela. Guarde na geladeira em recipiente fechado por aproximadamente sete dias.

4. Compota de manga: além de deliciosa, essa receita de compota de manga é super versátil e pode ser servida com iogurte, sorvete ou outras sobremesas variadas. A dica aqui é usar uma manga que esteja bem firme, que é quando ela está entre verde e madura.

5. Compota de kinkan: para quem adora kinkans, miniaturas de laranja bem azedinhas, essa receita não vai decepcionar. Quando preparada em compotas, a fruta se torna bem doce, com uma nuance amarga extremamente agradável. Ela combina bem com chás, sobremesas, carnes e saladas.

Publicidade

6. Composta de pêssego: aqui você aprende a preparar uma compota de pêssego simples e saborosa, que não fica enjoativa, é feita com açúcar light e fica doce na medida certa. Tenha em mãos pêssegos maduros e firmes, água filtrada e cravos a gosto.

7. Compota de melão e pera: essa compota de melão e pera pode ser feita tanto para ocasiões especiais, como aniversários, como para você se deliciar no dia a dia a qualquer momento. Além das duas frutas, você vai precisar também de sumo de limão, um pau de canela e açúcar amarelo.

8. Compota de damasco: para acompanhar uma saborosa panna cotta, prepare uma incrível compota de damasco, que é azedinha na medida certa e combina perfeitamente com o doce da sobremesa. Entre os ingredientes, estão damascos, açúcar refinado ou cristal, água e suco de limão.

9. Compota de jaca: para preparar essa deliciosa compota de jaca, basta levar ao fogo baixo os pedaços da fruta combinados com um pouco de água. Por ser bem docinha, a receita é sem açúcar e não precisa de nenhum aditivo. Você pode consumir pura ou servir com algum bolo simples.

Compota de frutas cítricas

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

10. Compota de pera com laranja: aqui vai uma saborosa sugestão de doce para comer no café da manhã ou no finalzinho de tarde. É uma compota simples e prática de fazer que conta com os seguintes ingredientes: peras, açúcar amarelo, açúcar baunilhado, sumo de laranja, casca de laranja e canela.

11. Compota de melão com limão e erva doce: quer inovar nas receitas doces e preparar uma compota diferente e saborosa? Aposte nessa combinação de melão amarelo com limões sicilianos, açúcar demerara e sementes de erva doce. Você vai se apaixonar!

12. Compota de laranja com maçã e cenoura: já pensou em preparar em casa uma compota que combina frutas cítricas com legumes e especiarias? Anote os ingredientes: laranjas, cenouras, limão, maçãs, gengibre ralado e açúcar. Receita saborosa e simples de fazer!

13. Compota de ananás e marmelo: extremamente gostosa e com um incrível contraste de sabores, essa compota de ananás e marmelo é de dar água na boca e vai agradar a todos os gostos! Você vai precisar também de outros ingredientes como açúcar, gengibre em pó, água, sumo e raspas de limão.

14. Compota de nectarina e gengibre: suculentas e docinhas, as nectarinas se uniram ao gengibre e resultaram em uma deliciosa receita de compota, que leva também outros ingredientes como açúcar orgânico, suco de laranja e suco de limão. Sirva com bolos, pães e ou queijos.

Publicidade

15. Compota de abacaxi: perfeita para degustar em casa com a família ou preparar para os convidados em ocasiões especiais, essa compota de abacaxi conta com uma consistência maravilhosa, combina perfeitamente com uma torradinha e leva ingredientes como canela, cravinhos e erva doce.

Compota de frutas vermelhas

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

16. Compota de morango com tomilho: o tomilho é um ótimo ingrediente para dar um toque ainda mais especial para as receitas de compota. Essa é uma versão de morango super gostosa, que conta com outras frutas como laranja e limão, além de açúcar amarelo e uma pitada de sal.

17. Compota de cerejas: essa receita de compota demora pouquíssimos minutos para fazer e você sequer irá precisar descaroçar as cerejas, já que eles contribuem com o sabor da sobremesa. Além disso, o vinagre balsâmico intensifica o gosto da fruta, que fica deliciosamente doce e macia, desmanchando na boca.

18. Compota de amora com cardamomo: se o objetivo é incrementar uma receita simples de compota de amoras, aposte no cardamomo, que contribui com um gostinho exótico e fica bem suave no doce. Além das sementinhas e das amoras, tenha em mãos açúcar refinado e suco de limão.

19. Compota de morango e erva príncipe: você já ouviu falar em erva príncipe? Pois saiba que ela é uma ótima opção para deixar a sua receita de compota de morango ainda mais irresistível, perfumada e saborosa! Sirva com um pãozinho com sementes de chia.

20. Compota de morango com vinagre balsâmico: o vinagre balsâmico é um dos ingredientes mais versáteis e que trazem diversos benefícios para a saúde. Aprenda a preparar essa receita de compota de morango que combina com ele e com outros ingredientes como açúcar gelificante, sumo de limão e extrato de baunilha.

21. Compota de morango e cereja com sementes de chia: com morangos bem maduros e cerejas congeladas, prepare uma deliciosa receita de compota, que leva também outros ingredientes saudáveis como sementes de chia, chá de aroma de amêndoas e sumo de limão.

22. Compota de framboesas com sementes de chia: saborosa e irresistível, essa receita de compota de framboesas com sementes de chia é maravilhosa para qualquer momento do dia, seja para se juntar à iogurtes, rechear sobremesas ou apenas incrementar torradas e pães.

23. Compota de maçã, framboesa e amora: além de render bastante, essa receita de compota resulta em uma incrível combinação de sabores. Você vai precisar dos seguintes ingredientes: maçã reineta, sumo de limão, framboesas, amora, açúcar e água.

Publicidade

24. Compota de framboesa: muito mais suave e saborosa do que uma geleia, essa compota de framboesa funciona tanto como cobertura para bolos e tortas como também para passar no pão ou torrada no café da manhã. Tenha em mãos ingredientes como açúcar, licor de cassis, suco e raspas de limão siciliano.

Receitas de compota inovadoras

Foto: Reprodução / Receitas Para a Felicidade

25. Compota de batata doce com nozes: a compota de batata doce com nozes pode ser a opção certa para você arrasar no almoço do dia a dia. Anote os ingredientes e se surpreenda: sumo de limão, sal, açúcar, água, sumo de laranja e pau de canela.

26. Compota de ameixas e ruibarbo: que tal você apostar em receitas saborosas e simples de preparar para servir na sobremesa de domingo? Essa compota de ameixas e ruibarbo é uma boa opção e conta com outros ingredientes básicos como sumo de frutas vermelhas, açúcar amarelo, sumo e raspas de limão, chá de erva cidreira, chá de canela, anis e noz moscada.

27. Compota de melão e meloa com baunilha: essa saborosa compota combina a frescura da meloa com o doce mel do melão e o sabor quente das especiarias. Perfeita para um almoço caprichado, a receita conta também com vagem de baunilha, canela, açúcar e suco de limão.

28. Composta de maçã e damasco seco aromatizada com baunilha de Madagascar: extremamente diferente e inovadora, essa receita de compota vai surpreender o paladar de todos os seus convidados! Você vai precisar de maçãs, fava de baunilha, damascos secos, açúcar demerara e água.

29. Compota de marmelos com pera e vinho do Porto: se você gosta de marmelo, não pode deixar de conhecer essa compota que sobressai o gosto do ingrediente e ainda conta com peras, vinho do Porto, açúcar e suco de limão, que ajudam a deixar a receita ainda mais especial.

30. Compota de figos com especiarias: quer fazer bonito para a família no almoço do final de semana? Aposte nessa receita de compota de figos Pingo de Mel, que leva entre seus ingredientes especiarias como canela, anis e cravinhos, além de suco de limão e açúcar amarelo.

31. Compota de ruibarbo com alecrim e limão: essa é uma deliciosa receita de compota de ruibarbo, que ganha uma cor maravilhosa com a presença de framboesas e um aroma incrível graças ao alecrim fresco, tomilho limão e sumo de limão.

32. Compota de maçã e cebola roxa: já imaginou preparar uma sobremesa que leva cebola roxa entre os ingredientes? É o caso dessa receita de compota! Para fazer em casa, tenha em mãos outros itens como açúcar, sumo de maçã, maçã verde em pedaços, vinho do Porto, tomilho, vinagre balsâmico e raspas de laranja.

33. Compota de ameixa vermelha com vinho do Porto: experimente essa suculenta compota de ameixa vermelha com especiarias e vinho do Porto, perfeita para ser consumida a qualquer hora do dia. Apesar do mel trazer um sabor bem especial à receita, ele pode ser substituído por açúcar.

34. Compota de tomates: as compotas de legumes também são excelentes para fazer bonito nos jantares e ocasiões especiais, pois combinam perfeitamente como entradinhas em torradas ou pães diversos. Aqui, além dos tomates, tenha em mãos açúcar demerara, canela, cravos da índia, cascas de limão e limão espremido.

35. Compota de abóbora: para preparar essa deliciosa compota, você vai precisar apenas de abóbora, açúcar e canela. Você pode servir com requeijão, rechear outros doces ou simplesmente deixar o pão muito mais apetitoso. Durante a segunda cozedura, você pode também juntar amêndoas, nozes ou raspas de laranja para aromatizar.

O armazenamento também é muito importante na hora de preservar a sua compota caseira, pois se for bem conservada, ela pode durar cerca de oito meses. Portanto, tenha atenção total aos vidros, que devem estar extremamente limpos, e os mantenha sempre em local fresco. Se você gostou desse tema, é bem provável que se interesse em conhecer receitas de geleias, que tal?