30 receitas de geleia para saborear com diferentes alimentos

Por
Atualizado em 31.01.20

A geleia é um doce obtido a partir do cozimento de frutas com água e açúcar ou com outros ingredientes, como especiarias. Preparando-a em casa, é possível escolher a textura que mais te agrada, que pode ser com pedaços ou até mesmo com um aspecto mais líquido.

Usando as frutas da estação é possível conseguir um preço acessível e saborear um alimento saudável feito sem uso de conservantes. Além disso, você pode criar combinações muito saborosas.

A lista que preparamos conta com 30 receitas com opções doces, com um toque azedo, com vinho ou apenas com suco, entre outras variedades para que você possa escolher.

Continua após o anúncio

Geleia vermelha

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

1. Geleia de morango sem açúcar: apenas três ingredientes são usados para preparar essa receita: morangos, chia e tâmaras. O último é usado como substituto do açúcar.

2. Geleia de casca de maçã: preparar essa receita é uma ótima forma de aproveitar as cascas da fruta, evitando todo o tipo de desperdício.

3. Geleia de pimenta: essa é uma combinação que cai bem tanto com queijo, como com carnes e pães. O preparo é simples e barato. Além de pimenta, você vai precisar de limão, maçã, alho, açúcar e água para preparar essa receita.

4. Geleia de cereja com vinho: além de cereja e vinho tinto, essa receita também é feita com frutas vermelhas, rum, açúcar e algumas especiarias que a deixam bem aromática.

5. Geleia de figo e framboesa: essa é uma opção que combina com pães e bolos. Leva um toque de champagne, que dá um gostinho especial ao doce.

6. Geleia de melancia e baunilha: além de melancia e favas de baunilha, você também vai precisar de maçã, limão e açúcar para saborear essa receita. O preparo é simples e o gosto inovador.

Continua após o anúncio

7. Geleia de morango: usando apenas morangos, açúcar limão e água é possível preparar um doce caseiro cheio de sabor e com pouco trabalho.

8. Geleia de pimenta: essa é uma opção muito versátil e que combina com diferentes alimentos, como pães, tapioca, panqueca e biscoitos. Tem um preparo muito fácil e a vantagem de ser termogênica.

9. Geleia de acerola e pimenta: ótima opção para acompanhar carnes e pães. Tem um sabor marcante da fruta, com um toque de acidez e pimenta.

10. Geleia de carambola: além da fruta e açúcar, gengibre e canela são usados para dar um toque de sabor especial ao doce.

11. Geleia de framboesa: essa é uma receita simples de ser feita, mas que requer paciência, pois o preparo é um pouco demorado. Mais duas frutas são usadas para dar um toque de sabor: a maçã e o limão.

Geleia laranjada

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

12. Geleia de abacaxi com pimenta: além de abacaxi e pimenta, essa receita também leva maçã e açúcar. O preparo não é muito trabalhoso, mas requer tempo.

13. Geleia de laranja: essa é uma receita bem simples feita apenas com laranja, açúcar e suco limão. É importante retirar a casca e a parte branca do meio da laranja.

14. Geleia de damasco: essa é uma opção de receita que mescla um sabor doce com azedo. Combina com torradas, bolos, pães e tortas.

15. Geleia de maracujá: essa é uma receita simples, feita apenas com maracujá, açúcar e água. Com um preparo fácil, você vai se deliciar com esse docinho com toque azedo em pouco tempo.

Continua após o anúncio

                   

16. Geleia de damasco e maracujá: combinar frutas também pode render um doce muito gostoso, que é o caso dessa receita. Para completar o sabor, ainda ganha um toque de rum e de baunilha.

17. Geleia de umbu: se você gosta de uma combinação de doce com um toque azedo, essa pode ser a opção ideal, e com a vantagem de usar apenas uma fruta.

18. Geleia de laranja e limão: essa é uma geleia que tem o sabor marcante e leva pouco açúcar. Se você aprecia o sabor de ambas as frutas, vale experimentar.

19. Geleia de laranja: para preparar essa receita, você vai precisar de apenas três ingredientes: laranja, açúcar e limão. Você também vai usar um tecido para queijo no preparo.

20. Geleia de tangerina: água, tangerina e açúcar são os ingredientes necessários para preparar essa receita. Além de simples, esse doce vai deixar um cheirinho aromático.

21. Geleia de cupuaçu: esse é um doce que combina com torradas, queijos e tapioca. O preparo é simples e ainda tem um leve sabor de maçã.

Geleia roxa

Foto: Reprodução / Oslaine artes

Foto: Reprodução / Oslaine artes

22. Geleia de jabuticaba: jabuticabas, água e açúcar são os ingredientes que você vai precisar usar para fazer esse doce. Além de ter um preparo simples, a geleia fica saborosa e com uma cor muito bonita.

23. Geleia de uva: que tal deixar seu doce com um toque aromático? É a dica dessa receita, que faz uso de cravo da Índia.

24. Geleia de amora: essa receita é feita apenas com água, açúcar e amoras. O preparo é simples e gera um doce com um toque azedinho.

25. Geleia de ameixa e damasco: além de ameixa e damascos, essa receita é feita com farinha de linhaça e água. Além de criar um doce saboroso, é uma boa pedida para quem tem intestino preso.

26. Geleia de ameixa: ameixa vermelha, vinho tinto, limão, água, canela e açúcar são os ingredientes usados para preparar esse doce. O gosto fica intenso e a textura cremosa.

27. Geleia de amora com vinho: amoras, açúcar, raspas de laranja e vinho do porto são os ingredientes usados aqui. A combinação de sabores fica intensa e inovadora.

28. Geleia de mirtilo com chia: essa é uma receita prática, rápida, feita com poucos ingredientes e muito nutritiva. A chia é rica em antioxidantes, fibras, proteínas, minerais, além de outros nutrientes.

29. Geleia de romã: essa fruta é rica em cálcio, ácido fólico e várias vitaminas. Além de gerar vários benefícios ao corpo, a romã tem um sabor bem docinho.

30. Geleia de mirtilo: o mirtilo também é muito conhecido pelo seu nome em inglês, blueberry. É uma fruta que tem um toque doce e também azedo.

Quando for preparar suas geleias, lembre-se que as frutas da estação normalmente têm um preço mais acessível e a qualidade também é maior.