50 receitas de geleia para saborear com diferentes combinações

A geleia é um doce obtido a partir do cozimento de frutas com água e açúcar ou com outros ingredientes, como especiarias. Preparando-a em casa, é possível escolher a textura que mais te agrada, que pode ser com pedaços ou até mesmo com um aspecto mais líquido. Usando as frutas da estação é possível conseguir um preço acessível e saborear um alimento saudável feito sem uso de conservantes. Além disso, você pode criar combinações muito saborosas! Veja as nossas sugestões de receitas de geleia abaixo.

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Tradicionais

Apenas 4 ingredientes são usados para preparar essa geleia de morango deliciosa! Além de saborosa, sua durabilidade quando armazenada em potes de vidro é de 3 meses na geladeira.

Publicidade

Essa é uma geleia que cai bem tanto com queijos, como carnes e torradinhas. Seu preparo é simples e barato, demandando poucos ingredientes. Armazene na geladeira por até 1 mês.

Mais uma sugestão de receita de geleia de morango, mas dessa vez utilizando apenas 3 ingredientes! Para sabores mais especiais, tire a espuma que forma em sua superfície.

Jabuticabas, água e açúcar são os ingredientes que você vai precisar para fazer essa geleia! Além de ter um preparo simples, ficará extremamente saborosa e com textura chamativa.

Nesta receitinha, além do suco da laranja, você também aproveitará as suas cascas. Apenas para não errar em seus sabores: lembre-se de retirar a parte branca para não amargar!

Publicidade

Procurando a receita perfeita para acompanhar suas torradinhas? Não deixe de experimentar essa geleia de damasco! Seu preparo é simples, demandando 30 minutinhos de cozinha.

Opção versátil, essa geleia de pimenta caseira combina com diferentes alimentos, como pães, panquecas e biscoitos. Tem um modo de preparo muito fácil e a vantagem de ser termogênica.

Já pensou numa receita de geleia que fica prontinha em apenas 10 minutos? Essa de morangos é preparada no micro-ondas, sendo o sinônimo perfeito da praticidade que você procura.

Se procura receitas práticas e deliciosas de geleia de pitanga, não deixe de experimentar essa sugestão! É possível congelar por até 6 meses ou armazenar por 1 mês na geladeira.

3 ingredientes são suficientes para preparar essa geleia que fica perfeita para ser saboreada com pães, biscoitos e até mesmo como cobertura para bolos simples. Vale a pena experimentar!

Publicidade

Quer aprender a fazer uma geleia de uva caseira? Combinando uvas com suco de limão e seus demais ingredientes, são necessários apenas 40 minutinhos para render 1 pote delicioso.

Se você é um grande fã e apaixonado por doces de banana, essa geleia promete sabores incríveis para seus preparos! Feita com bananas cozidas, em pouca água, até se desfazerem.

Feita com apenas 2 ingredientes, amoras (ou framboesas) e açúcar, essa geleia tem toques ácidos e levemente adocicados ao mesmo tempo. No geral, tem um preparo irresistível!

Versátil, a geleia de figo pode ser apreciada de várias maneiras. Fica perfeita com queijos, pães e torradas, sendo também um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas ou assadas.

Unindo os sabores cítricos da fruta com um toque adocicado que também lhe é característica, teste em casa essa receita de geleia de laranja kinkan! Apenas 3 ingredientes para seu preparo.

Publicidade

Rica em nutrientes e antioxidantes, a geleia de pitaya tem características que a tornam uma opção única: cor vibrante, sabores suaves e levemente adocicados, além de textura gelatinosa.

Gosta de misturinhas agridoces? Então, não deixe de experimentar essa geleia de pimenta dedo-de-moça! Fácil de fazer, pode ser servida com carnes, queijos e saladas variadas.

Ideal para deixar qualquer mesa de café da manhã mais saborosa, essa geleia de acerola simples demanda apenas 20 minutos de cozinha e rende um preparo de 4 porções generosas.

Com sabores suaves, desde que preparada sem suas sementes, essa geleia de pimenta simples também pode ser feita com pimentas malaguetas, de acordo com suas preferências.

Combinando sabores doces e salgados, a geleia de bacon pode ser saboreada de várias maneiras criativas: com aperitivos, queijos grelhados, pães e torradas, assim como sanduíches.

Deliciosa, essa é uma geleia que traz 100% dos sabores da fruta para sua mesa. Depois de pronta, sua durabilidade é enorme, podendo ficar meses guardada em um recipiente fechado!

Praticidade é o perfeito sinônimo para o preparo dessa geleia, que demanda a utilização de apenas 2 ingredientes! Se você gosta de morango, temos certeza que vai se deliciar.

Para comer pura ou usar como cobertura para bolos e biscoitos, aposte no preparo dessa geleia de morango caseira! Versátil e refrescante, combina a doçura da fruta com a acidez do limão.

Saudáveis

Mais saudável e igualmente gostosa, essa geleia de morango será preparada sem açúcar! Para adoçar de acordo com suas preferências, aposte no xilitol ou eritritol, que são adoçantes.

Semente pequena e poderosa, essa geleia funcional de morango é incrementada com chia, que traz sensação de saciedade, além de ser uma ótima fonte de nutrientes. Vale experimentar!

Essa é mais uma sugestão de geleia incrementada com chia, mas dessa vez combinada com deliciosas amoras! É o tipo de preparo que com certeza vai conquistar o seu paladar.

Para fugir das geleias com açúcar, aposte nesse preparo livre dele e preparada com damascos! Seus níveis adocicados são reconfortantes, sendo ideal para quem não quer sair da dieta.

Se procura uma versão mais natural para o preparo da sua geleia, que tal adocicá-la com mel? Caso prefira, você também pode utilizar o xilitol, que é um adoçante perfeito para isso.

Essa combinação de maçã com anis estrelado é única e saborosa, pode servi-la da seguinte maneira: com queijos, pães e torradas, recheios de sobremesas ou misturado com iogurte.

A geleia de pêra com gengibre também é termogênica, principalmente por causa da utilização desse segundo ingrediente! A combinação é interessante por misturar sabores doces e picantes.

Confira o passo a passo dessa geleia de laranja com pimenta que promete sabores surpreendentes na mesa da sua casa! Adoçada com xilitol, tem seu preparo mais saudável.

O açúcar utilizado nessa receitinha será o demerara, que é uma opção mais saudável para adocicar sua geleia de morangos! E o melhor de tudo: pronta em apenas 15 minutinhos.

Para quem prefere os preparos sem açúcar, essa é mais uma opção que promete conquistar um espacinho na sua mesa! Combinando laranja e damascos, será adocicada com as próprias frutas.

Para aproveitar a fruta como um todo, que tal não desperdiçar nem mesmo as suas cascas? Essa geleia de laranja pode ser feita com qualquer um de seus tipos, ficando muito deliciosa.

Aposte no preparo dessa geleia e se surpreenda com sabores marcantes e diferenciados! Aproveite os meses de abril, maio e junho para produzi-la, uma vez que é a época perfeita para caquis.

Compostas

Contrastando sabores doces e picantes, essa geleia de abacaxi com pimenta tem sabores exóticos que trarão toques especiais a uma variedade de pratos. Teste em casa e conte pra gente!

Oferecendo uma combinação interessante de sabores agridoces, aposte nessa geleia de tomate com cebola para incrementar queijos como o cheddar, o de cabra e o brie. Muito delicioso!

Que tal dar um toque picante à sua geleia de morangos? Essa será combinada com pimenta dedo-de-moça, que promete sabores equilibrados e gostosos na medida certa.

Combinando a doçura do morango com o azedinho natural do maracujá, essa é uma geleia no mínimo interessante! Sinônimo de tropicalidade, adiciona um toque extra e especial aos seus preparos.

Prática de fazer e ideal para ser saboreada a qualquer hora do dia, aposte no preparo dessa geleia de morango com amoras! Perfeita para deixar seu café da manhã ou lanche da tarde mais saboroso.

Que tal testar esse preparo em casa? Combinando manga e maracujá, essa geleia é com certeza sinônimo de explosão de sabores tropicais! Use como cobertura para sorvetes e iogurtes.

Embora o manjericão seja um ingrediente opcional nessa receita de geleia de morangos, garantimos que ele traz sabores especiais ao seu preparo! Aposte também em cravo e canela.

Tenha um docinho saboroso na mesa do seu café da manhã ou lanche da tarde! Essa geleia de acerola com damasco é incrementada com alecrim, que traz sabores frescos ao seu preparo.

Gosta de vinho e não dispensa uma receitinha que usa ele como base? Essa geleia de morangos é a pedida perfeita para surpreender seu paladar! É de dar água na boca.

Procurando uma sugestão mais diferente? Essa combinação de banana com beterraba parece inusitada, mas com certeza entrega e muito no quesito sabores! Não deixe de experimentar.

Combinando uma variedade de frutas naturalmente docinhas, essa geleia é a nossa sugestão para incrementar pães e torradinhas! Rende 6 porções em apenas 40 minutinhos de cozinha.

Com preparo simples e totalmente irresistível, essa geleia de frutas vermelhas fica perfeita acompanhada de um chá ou xícara de café quentinho! Traga cores e sabores para seu dia a dia.

Para dar um toque especial naquele pãozinho sem grandes atrativos, que tal incrementá-lo com essa geleia de abacaxi com manga? Pronta em 35 minutos e apenas 5 ingredientes necessários.

Com sabores agridoces e marcantes, essa geleia de pimenta com maçã promete conquistar até mesmo os paladares mais exigentes! Se gostar dela mais forte, não retire as sementes da pimenta.

Quando for preparar suas geleias, lembre-se que as frutas da estação normalmente têm um preço mais acessível e a qualidade também é maior! Confira também essas receitas de antepasto que ficam perfeitas com pães e torradas.