27 receitas de antepasto deliciosas para testar em casa

Escrito por Vanessa Herrmann

De origem italiana, antepasto significa “antes da refeição”, ou seja, são pratos servidos como petisco, enquanto se espera pela refeição principal, acompanhados de pães e azeite. Com o passar do tempo e com a fama que ganhou ao redor do mundo, os antepastos ganharam algumas variações e são muitas vezes o personagem de destaque do cardápio.

Você pode usar legumes, carnes e até frutas para preparar uma dessas receitas, por isso, com certeza é possível encontrar alguma opção que agrade o seu paladar. E como a maioria das receitas conta com um passo a passo bem simples, você pode testas receitas diferentes e se deliciar com um leque bem grande de sabores. Se você for servir em uma reunião de amigos, cada um pode escolher o seu favorito.

Confira receitas maravilhosas de antepastos para inovar na cozinha sem muito trabalho e comer um delicioso petisco.

Antepastos de legumes

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Antepasto de abobrinha: a abobrinha é um legume que conta com um sabor bem suave, por isso, os temperos usados são bem importantes para um resultado bem gostoso. Para incrementar o gostinho, você também vai precisar de pedacinhos de azeitonas.

2. Antepasto de vegetais: o legal dessa receita é que ela pode ser duas em uma: no almoço você serve os vegetais, e o que sobrar você bate no liquidificador e usa para preparar o antepasto. É claro que você pode pular a primeira etapa e fazer logo de cara a segunda opção, mas é uma boa pedida para quem gosta de inovar e evitar o desperdício.

3. Antepasto de berinjela: essa é outra receita prática, pois não é preparada no forno, e sim em uma panela comum. Isso faz com que o tempo de espera também seja bem mais curto, por isso, é ideal para quem tem pressa ou está com muita fome.

4. Antepasto de pimentão vermelho: se você gosta de um prato com sabor marcante e que use poucos ingredientes para o preparo, deve conhecer essa receita. Mesmo com uma lista de itens bem curtinha e com um tempo de preparo pequeno, é possível preparar um antepasto extremamente saboroso.

5. Antepasto de berinjela de micro-ondas: se você tem pouco tempo para cozinhar e busca por praticidade, essa receita pode ser a opção ideal para testar em casa. Para o preparo você só vai precisar picar os ingredientes, misturar tudo e levar ao micro-ondas por apenas 5 minutos. Depois disso, é só se deliciar com o resultado.

6. Antepasto de abobrinha e maçã: você já pensou em combinar a abobrinha com maçã para o preparo de um antepasto delicioso? Essa é a proposta dessa receita que conta com um resultado agridoce que pode deixar qualquer um com água na boca.

7. Antepasto de berinjela crua: que tal preparar uma receita de antepasto de berinjela em que o legume não precisa ir ao forno? É uma ótima pedida para inovar, mas não pense que o preparo é rápido, pois é necessário deixar o alimento descansando depois de ser cortado. Mesmo assim, vale a pena experimentar essa opção.

8. Antepasto de legumes e pecan: já a dica dessa receita é usar mini legumes para o preparo do prato. Para incrementar o sabor, você ainda vai precisar de nozes pecan e queijo de cabra. O antepasto estará prontinho para consumo em aproximadamente 30 minutos.

9. Antepasto de berinjela com azeitonas: essa é uma receita para quem busca uma opção bem completa, pois além de berinjela e azeitonas pretas e verdes, você também vai precisar de pimentões vermelhos e amarelos, nozes, suco de limão e diversos temperos.

10. Antepasto de berinjela com abobrinha: combinar berinjela e abobrinha também pode ser uma excelente escolha para quem busca um prato incrível. Além desses ingredientes, você só vai precisar de azeite e temperos para deixar sua refeição prontinha.

11. Antepasto de abobrinha com hortelã e azeitonas: já pensou em usar hortelã no preparo da sua receita? Esse é um ingrediente que deixa o prato super refrescante e, por isso, é uma ótima pedida para os dias de calor intenso. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha e o tempo de preparo não é muito grande.

12. Antepasto de rúcula: na verdade, essa é uma receita de molho pesto incrementado com rúcula, que pode ser servida tranquilamente sobre seus pães e torradas. É uma maneira simples de sair do comum e inovar no sabor. Então, se você gostou da combinação de ingredientes, pode testar sem medo, que o resultado com certeza será de sucesso.

13. Antepasto de cebolas curtidas no azeite: essa é uma receita que é tão gostosa, que até quem não é muito fã de cebola pode gostar do resultado. Isso acontece porque o sabor desse ingrediente fica suave, e assim, pode agradar os mais variados paladares.

14. Antepasto de jiló: o jiló é um ingrediente que algumas pessoas odeiam, mas também tem uma grande quantidade de fãs. Se você está inserido no segundo grupo, que tal conhecer essa receita que pode surpreender pelo sabor? Isso acontece porque outros ingredientes também são usados, como o tomate, a abobrinha e o pimentão, por exemplo.

Antepastos com carnes

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

15. Antepasto de rosbife: essa é uma receita que usa apenas 5 ingredientes, contado com os temperos. Por isso, é uma ótima pedida de prato para ser preparado quando sua geladeira está vazia, mas você quer se deliciar com um prato bem gostoso.

16. Antepasto de atum: a proposta dessa receita é preparar um delicioso antepasto de atum e servir acompanhado de torradas e ovos de codorna fritos. Essa é uma prova de que com ingredientes simples é possível preparar um prato que pode deixar qualquer um satisfeito.

18. Antepasto de bacalhau: muita gente gosta da combinação de bacalhau seco com batatas, não é mesmo? E essa é a proposta dessa receita que ainda leva outros ingredientes para incrementar o sabor e deixar sua refeição muito gostosa.

19. Antepasto de presunto parma com tomatinhos: o presunto parma é um ingrediente muito querido e combinado com tomatinhos, azeite e parmesão pode render um antepasto dos deuses. Então, se você gosta desses itens, não deixe de conferir essa receita, testar em casa e dividir com as pessoas que ama.

20. Antepasto de aliche: se você adora um sabor marcante e está procurando por uma receita com um modo de preparo simples e com uma lista de ingredientes curtinha, essa pode ser a opção ideal para você.

21. Antepasto de frango: frango desfiado combinado com maionese e alguns temperos pode ser um prato muito gostoso para um petisco ou até mesmo para ser servido como entrada. Essa é a proposta dessa receita que é simples e fica pronta em pouquíssimo tempo.

22. Antepasto de lagarto: se você gosta de carne bovina, vai adorar a proposta dessa receita. Aqui o lagarto, que é um corte do boi, é bem temperado e combinado com pimentões, azeitonas e diversos temperos. O preparo não é nada complicado e você pode servir da maneira que preferir.

Outras opções de antepasto

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

24. Antepasto de casca de banana: se você gosta de evitar o desperdício, que tal conhecer essa receita que usa como ingrediente principal a casca de bananas? Pode até soar estranho, mas vai por mim, o resultado é super saboroso e você ainda pode usar a fruta para preparar outra receita.

25. Antepasto de tomate desidratado: a dica dessa receita é combinar tomates desidratados com água, vinagre, azeite e diversos temperos. O resultado fica tão gostoso que você vai querer comer esse antepasto em qualquer momento do seu dia.

27. Antepasto de maracujá: o que você acha de preparar um antepasto que usa uma fruta como ingrediente principal? Essa é a proposta dessa receita que usa gosto azedinho do maracujá para deixar quem o experimenta com água na boca. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha e o modo de preparo é bem simples.

17. Antepasto de ovos: já nessa receita você confere como preparar um delicioso prato que combina pedaços de ovos cozidos com maionese, sal, pimenta e salsinha. Com apenas esses ingredientes é possível ter uma refeição deliciosa.

23. Antepasto de ricota: a ricota é um queijo que tem um sabor bem suave, por isso, muita gente gosta de incrementar o alimento com diversos temperos, e essa é a proposta dessa receita. Alguns dos ingredientes usados são: hortelã, noz moscada e pimenta do reino.

O antepasto é uma ótima pedida para uma reunião de amigos ou familiares e até mesmo para um piquenique. A diferença entre o antepasto e o patê é que o último sempre resultado em um prato pastoso e muito cremoso, enquanto o antepasto pode ser feito com pedacinhos de legumes, carnes ou outros ingredientes, mas ambos são preparados para servir de aperitivo e entrada, então que tal conferir algumas receitas de patê de ricota ou de frango?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS