40 receitas de massa fresca deliciosas para você preparar em casa

Por
Atualizado em 31.01.20

Preparar uma massa fresca pode parecer uma ideia muito trabalhosa, mas, na verdade, pode ser menos do que você imagina. Além disso, o sabor é completamente diferente das versões industrializadas e pode surpreender quem provar.

A variedade de pratos que você pode preparar em casa é imensa como macarrão, lasanha, nhoque, rondelli, ravióli entre outros.

Algumas opções são feitas apenas com farinha de trigo e ovos, mas outras ganham óleo, sal e até mesmo água. Também é possível usar ingredientes variados para incrementar o sabor como legumes, recheios de carne, queijo e etc.

Publicidade

Massa fresca simples

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

1. Massa fresca básica: essa é uma massa que pode ser usada para preparar variados pratos, como rondelli, cannelloni, ravióli e outras opções que sua criatividade permitir.

2. Massa fresca com ovos: para preparar, essa receita você vai precisar apenas de farinha e ovos. Mesmo usando poucos itens, você confere dicas importantes para uma massa de sucesso, como não usar azeite no cozimento, para que a aderência do molho seja maior.

3. Massa fresca com 3 ingredientes: já essa receita além da farinha de trigo e dos ovos, também ganha um toque de sal. O preparo é bem simples, e se você tiver um cilindro, o trabalho será bem menor.

4. Massa fresca integral: para quem busca uma alimentação mais saudável, produtos integrais estão presente nas refeições. Por isso, também é possível conferir um preparo de massa caseira que deixa de lado a farinha de trigo branca.

5. Massa fresca de espinafre: usar o espinafre no preparo da sua receita vai deixar sua massa muito mais nutritiva e com um sabor completamente novo. Esse ingrediente não te dará muito trabalho extra, mas fará toda a diferença na sua refeição.

6. Massa fresca sovada: essa é uma massa pode ser usada para preparar os mais diferentes pratos e para acompanhar variados molhos. Basta cortar no formato desejado e usar seus ingredientes favoritos para completar a refeição.

Publicidade

7. Massa fresca com cenoura: se você quer servir uma massa colorida, a cenoura serve como um ótimo corante natural. Seu prato ficará mais charmoso e repleto de sabor.

Massas frescas diversas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

8. Capeletti fresco com carne moída: essa é uma receita em que a massa é preparada com farinha de trigo, ovos e sal; já o recheio, fica por canta de uma carne moída que deve ser triturada, que tem um aspecto de patê.

9. Capeletti fresco com frango: nessa receita também é preciso processar a carne de frango para depois usá-la como recheio da massa. Você pode preparar o molho de sua preferência para completar o prato.

10. Massa fresca recheada com cogumelos: nessa receita, a autora usa uma máquina de massas, mas se você tiver um rolo e bastante paciência, também é possível preparar o prato com sucesso. A massa é feita apenas com farinha de trigo e ovos, já o recheio leva uma combinação de cogumelos, creme de leite, vinho e temperos.

11. Massa fresca de espinafre: quer dar um gostinho extra ao seu prato e com uma cor linda? Você pode usar essa massa para preparar os mais diversos pratos, como lasanha ou macarrão.

12. Massa fresca de caril: o caril, ou curry, como também é conhecido, é uma combinação de especiarias muito usada em países como a Índia e a Tailândia. Você encontra algumas versões prontas no mercado, mas nessa receita, você também aprende como preparar em casa. O resultado é uma massa cheia de sabor.

13. Ravióli fresco com salmão: nessa receita, você vai aprender a como preparar os ravioles, o recheio de salmão e de quebra, também pode conferir como fazer um molho de cogumelos para acompanhar o prato.

14. Ravióli de cúrcuma com frango: que tal desfiar um frango assado para rechear seus raviólis de cúrcuma? O resultado é um prato super aromatizado e cheio de sabor.

15. Massa fresca de lasanha: essa receita é feita com farinha de trigo, ovos, sal, água e óleo. Seu preparo é um pouco demorado, já que a massa precisa descansar. Porém, o resultado é muito satisfatório, vale a pena experimentar.

Publicidade

16. Massa fresca de lasanha sem ovos: se você quer deixar os ovos de lado para preparar sua lasanha, isso também é possível, e é claro, com um prato muito saboroso.

Macarrão

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

17. Macarrão caseiro: que tal preparar um talharim caseiro? Se você tiver um cilindro, o trabalho será menor, mas também é possível preparar a massa com o auxílio de um rolo de madeira.

18. Macarrão caseiro de espinafre: usar espinafre para preparar seu talharim também pode ser uma ótima opção para uma refeição saborosa. Além disso, a massa fica verdinha e cheia de nutrientes.

19. Macarrão caseiro vegano semi-integral: essa receita mescla a farinha de trigo branco com a integral. Além desses ingredientes, você vai precisar apenas de água e sal para preparar a sua massa.

20. Macarrão caseiro de beterraba: essa é uma massa bem úmida, por isso, abrir com o auxílio de um rolo pode ser uma tarefa bem difícil, mas se você quiser arriscar, é possível.

21. Macarrão caseiro de beterraba em pó: você também pode usar beterraba em pó para criar uma massa colorida e cheia de sabor. Se você tiver um cilindro em casa, o preparo será mais simples.

22. Macarrão caseiro vegano: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de farinha de trigo, água, óleo e sal.

Nhoque

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

23. Nhoque de batata: o nhoque é uma massa com um preparo relativamente simples de ser feito, por isso, não é necessário uma grande experiência na cozinha. Nessa receita o autor utiliza farinha de trigo integral, mas você pode usar a branca, se preferir.

24. Nhoque de batata doce: para quem busca um nhoque mais levinho, a batata doce é uma ótima candidata para o preparo do prato. É importante saber, que independente da batata escolhida, é melhor assar do que cozinhar o legume, pois quanto menor a quantidade de água, mais chances de sucesso seu prato terá.

Publicidade

25. Nhoque de mandioca: nessa receita, além de aprender a preparar um delicioso nhoque de mandioca, você também confere como fazer um molho bolonhesa de acompanhamento.

26. Nhoque de mandioca salsa: a mandioquinha também pode ser usada para o preparo de um nhoque delicioso. Se você gosta desse ingrediente, não deixe de experimentar essa receita.

27. Nhoque de abóbora: usar a abóbora para o preparo da sua massa fará com que seu prato tenha um cor linda e seja cheio de nutrientes. Para um resultado de sucesso, é importante assar esse legume.

28. Nhoque de inhame: essa é uma receita que combina a farinha de trigo com a de arroz, mas a primeira é usada em maior quantidade. O inhame vai dar um sabor completamente diferente para sua massa, vale a pena experimentar.

29. Nhoque de beterraba: e que tal preparar um nhoque que fica com uma cor roxa incrível? Além de ser uma opção super charmosa, também é muito nutritiva e cheia de sabor.

30. Nhoque de pinhão: o inverno é o momento para comer pinhão, e para saborear esse alimento de maneiras diferentes, você pode preparar vários pratos, e o nhoque é um deles.

31. Nhoque de ricota: essa é uma receita de nhoque em que a massa dá ponto rápido e não precisa de muita farinha de trigo para isso. O resultado é uma massa leve e super cremosa.

32. Nhoque vegano: essa receita leva a combinação de duas batatas: doce e asterix. De quebra, você ainda confere como preparar um molho de berinjela. O resultado é um prato cheio de sabor.

33. Nhoque de grão de bico: essa é uma massa fácil de trabalhar e fica super leve. Além disso, o grão de bico é um ingrediente que vai deixar seu prato cheio de sabor e é rico em nutrientes.

34. Nhoque de ricota com espinafre: se você gosta de inovar na cozinha, essa é uma ótima opção de nhoque para preparar na sua próxima refeição. Esse é um prato um pouco trabalhoso, mas o sabor é incrível, por isso, vale a pena testar.

35. Nhoque recheado com queijo: e que tal preparar um nhoque de batata e usar como recheio cream cheese e queijo parmesão ralado? O resultado é uma massa super cremosa e cheia de sabor.

Massas frescas sem glúten

Foto: Reprodução / Tofu funcional

Foto: Reprodução / Tofu funcional

36. Massa fresca sem glúten: essa é uma receita que leva diversos ingredientes e o trabalho é bem grandinho. Mas saborear uma massa fresquinha preparada com carinho vale todo o esforço, não é mesmo?

37. Macarrão de pupunha: para preparar essa massa, você tem duas opções: ralar ou cortar em lâminas a pupunha. De quebra, você ainda aprende a como preparar um molho bechamel sem lactose.

38. Nhoque de biomassa: a biomassa de banana verde pode ser usada para preparar os mais diversos alimentos, e o nhoque também está presente nessa imensa lista. Os ingredientes usados para o preparo dessa receita são acessíveis e o trabalho não é muito grande.

39. Talharim de abobrinha: se você busca uma opção de massa que não leve glúten e ainda seja super saudável, essa pode ser a opção ideal. É preciso de um pouco de paciência para o preparo, já que é preciso cortar o legume em fatias bem finas, para que fique igual o talharim, mas depois disso, você só precisa refogar a abobrinha e servir com o molho de sua preferência.

40. Massa fresca com farinha de arroz: a farinha de arroz é um ótimo ingrediente para substituir a farinha de trigo. Além desse ingrediente, você só vai precisar de ovos. O preparo é um pouco mais trabalhoso que a versão tradicional, mas o resultado é muito saboroso.

Preparar a sua própria massa pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa, mas o resultado provavelmente será satisfatório. Além disso, tem coisa mais gostosa do que uma comida feita em casa com carinho?