53 receitas de molhos que você precisa conhecer como são feitos

Extremamente versáteis, os molhos podem acompanhar os mais variados pratos, desde entradinhas simples até carnes e massas mais elaboradas, trazendo mais sabor e textura. Apesar de muito saborosos, alguns podem se tornar grandes inimigos da sua dieta, pois costumam ser preparados com alimentos calóricos e gordurosos. Abaixo, confira saborosas receitas de molho que vão das mais calóricas até as mais lights.

Molhos tradicionais

Esse molho para carpaccio de carne é diferente e vai te conquistar. Clique e confira o passo a passo em fotos!

Publicidade

Esse molho é um clássico, perfeito para acompanhar principalmente peixes fritos. Veja como preparar esse molho que é fácil e cheio de sabor.

Aprenda como fazer o clássico molho holandês com todos os passos e segredos para não errar na hora do preparo. Confira o passo a passo e se delicie.

Preparado com carne bovina moída, molho de tomate e deliciosos temperos, ele é perfeito para acompanhar ou rechear massas. Ele fica muito saboroso e você pode congelar em porções para facilitar na hora de servir.

Essa receita de molho para churrasco pode ser servido com carnes, assados e petiscos que mais gostar. Com seu sabor levemente picante, você vai viciar no sabor dessa delícia que vai transformar o seu prato principal. Experimente!

Publicidade

Para os amantes dos molhos caseiros, essa receita com alho é uma excelente pedida. Sem ovos crus, a cremosidade é resultado da quantidade de óleo combinada com a potência do liquidificador. É fácil e fica gostoso demais!

O molho shoyu, ou molho de soja, é muito utilizado na cozinha oriental. Aqui, você vai aprender a preparar essa versão caseira para incrementar as suas receitas. Confira!

O molho barbecue é ideal para incrementar carnes assadas, sejam asinhas de frango, costelinhas de porco ou carne de boi. Essa receita caseira é prática, simples e conta com ingredientes super fáceis de encontrar em qualquer supermercado.

O molho madeira também é um excelente acompanhamento para as carnes vermelhas, além de deixar qualquer prato com um sabor mais sofisticado! Aprenda a fazer e confira as fotos que explicam essa receita divina.

Um clássico, esse molho de pimenta é perfeito para acompanhar petiscos, hambúrgueres e carnes. Confira!

Publicidade

Aquele molho de tomate bem basicão para acompanhar diversas receitas. Confira como preparar e se deliciar.

Não deixe de aprender a fazer a sua própria mostarda e abandonar de vez os industrializados. O preparo demorado, mas o sabor fica muito mais gostoso, além de ser mais saudável e sem conservantes.

Perfeito para acompanhar um suculento filé mignon, o molho mostarda é um dos preferidos da maioria das pessoas e costuma fazer sucesso nas mais variadas receitas, principalmente de carnes. Entre os ingredientes do molho, estão azeite, vinagre, mostarda e sal.

Uma ótima opção para acompanhar carnes gralhadas e saladas. Nessa versão, você aprende a fazer uma versão fácil e bem temperadinha.

Molhinho delicioso de iogurte e mostarda que é uma ótima opção para servir com tender nas festas de final de ano. Simples e rápida de preparar, a receita é pouco calórica, porém não deixa de contar com um sabor maravilhoso, já que leva outros ingredientes como vinagre, mel, açafrão, sal e pimenta do reino.

Publicidade

Devido à presença dos cogumelos, esse molho cremoso ganha um ar mais sofisticado e se torna perfeito para festas ou ocasiões especiais.

Nessa receita, o molho leva manteiga, farinha de trigo, champignon, caldo de carne, e vinho tinto seco, sal e pimenta. Ele acompanha incríveis bifes de alcatra.

O molho inglês é outro super tradicional que ajuda a incrementar e dar mais sabor à diversas receitas. Para preparar em casa esse deliciosa versão caseira, você vai precisar de vinagre, pimenta do reino moída, pimenta vermelha, salsa, noz moscada, folha de louro, açúcar e azeite.

Esse molho de iogurte é uma ótima dica de acompanhamento mais leve e saudável, já que é uma delícia e você pode variar os temperos conforme o seu gosto. Além de combinar bastante com uma saladinha simples de folhas, ele também é uma boa opção para uma salada de macarrão.

Para dar um talento em qualquer tipo de salada ou cozinhar um franguinho assado suculento sem grandes dificuldades, é só fazer este molho misturando mostarda, mel, maionese e azeite.

Molhos brancos

Simples de ser feito, o molho bechamel serve para complementar o sabor e dar uma textura cremosa à pratos como lasanhas, macarrão ou sopas. Para a receita ficar perfeita, você deve cozinhar bem a farinha na manteiga e também mexer sem parar, para deixar ele homogêneo e evitar que se formem grumos.

A receita desse molho branco simples e delicioso pode ser utilizada em massas e gratinados. Além disso, ela é bem versátil e possibilita acrescentar ingredientes como queijos e ervas para deixá-la ainda mais especial e irresistível. Para preparar, junte em uma panela leite, folha de louro, cebola, alho, pimenta do reino e noz-moscada.

E para preparar uma versão mais simples, confira essa opção mais prática, mas que fica tão saborosa quanto a original. Confira!

Simples e rápido, esse molho branco leva queijo parmesão ralado na mistura, que deixa a consistência supercremosa. Uma ótima opção para acompanhar um salmão ou pratos com massa.

Esta é uma versão cremosa que conquista pela praticidade no preparo, além do sabor. O molho branco com creme de leite e requeijão fica pronto em 20 minutos e rende 1 litro. Experimente em casa!

Esse molho branco é a combinação perfeita para diversos tipos de massa. Misture leite, maizena, manteiga e temperinhos para um resultado supercremoso!

Outra versão do molho branco é esta feita com creme de leite. O preparo é simples, fica pronta em 20 minutos e rende bastante. Confira!

Para os apaixonados por massas, panquecas e grelhados com molho branco de dieta, eis a solução: essa é uma receita mais leve, mais saudável, saborosa e que gratina super bem da mesma forma que a versão tradicional.

Para deixar as suas carnes ainda mais deliciosas, prepare esse molho de gorgonzola prático e que rende bastante. Confira!

Um molho branco esperto com bastante queijo que você com certeza ama em qualquer tipo de massa. O famoso Alfredo é preparado com manteiga, creme de leite, queijo parmesão, sal, e ainda mais queijo para ralar por cima. É uma receita tão saborosa que vale cada caloria ingerida!

O resultado desse prato sem dúvidas vai superar todas as suas expectativas, pois é uma carne saborosa e suculenta com uma cobertura de queijo bem suave, porém com personalidade e ainda uma cebola caramelizada que finaliza o hambúrguer com um contraste de cor e sabor incrível.

O tradicional “spaghetti alla carbonara” é preparado com creme de leite, bacon, pimenta-do-reino e queijo, mas você pode inovar e preparar uma versão mais simples, fácil de fazer e tão saborosa quanto. Além disso, não tem como não salivar com essa maravilha que ainda leva bastante bacon entre seus ingredientes.

Esse incrível molhinho de quatro queijo é perfeito para você ter em casa no dia a dia e incrementar diversas receitas saborosas. Tenha em mãos manteiga, alho, leite desnatado, mussarela, parmesão, requeijão, gorgonzola e creme de leite.

Consistente e saboroso, ninguém resiste a esse molho branco servido com macarrão fettucine al dente! Impressione a família e amigos com essa receita simples.

Sem dúvidas, a lasanha com molho branco é a mais amada por todos! Descubra como preparar esse creme que leva queijo parmesão, manteiga e especiarias.

Molhos vermelhos

O molho de tomate é um item básico na maioria das casas. Você pode comprar pronto no supermercado, o que é mais fácil, ou então preparar você mesmo uma versão caseira e autêntica para fazer bonito na cozinha. Essa é uma receita prática, simples e saudável!

Não tem maneira mais prática do que preparar o molho de tomate. Nessa versão, ele é feito no liquidificador e depois vai para o fogo só para dar uma apurada. Confira!

A culinária italiana é uma grande referência no Brasil, não é mesmo? E o molho à matriciana é uma das delícias que podemos apreciar com diferentes tipos de massa. Confira como fazer e aproveite!

Sabe aquele molho delicioso de cachorro quente que você se delicia em festas de aniversário infantis? Aqui você aprende a preparar uma receitinha bem básica e perfeita para incrementar qualquer sanduíche. Se preferir, pode usar carne moída, frango ou linguiça caseira no lugar da salsicha.

Para fugir das receitas mais comuns de molho de tomate, aposte nessa receita especial e bem mais elaborada, que apesar de um pouquinho mais trabalhosa, é também muito mais saborosa e conta com uma apresentação incrível. Se você tiver em casa o tomate seco, use ele, pois vai fazer bastante diferença no resultado final.

Aprenda a preparar de forma simples um incrível molho de pimentão super saboroso para acompanhar massas ou um hambúrguer caseiro feito com repleto de temperos, entre eles pimentões vermelhos, creme de leite, páprica defumada, queijo parmesão, limão siciliano, molho de pimenta e sal.

Esse prato é simplesmente uma perdição, pois o molho de vinho tinto vem com um sabor marcante delicioso, preparado para acompanhar um filé mignon. É uma receita que não tem complicações no preparo e o resultado é super sofisticado e com sabores instigantes.

E que tal preparar aquele molho famoso de um dos hambúrgueres mais conhecidos do mundo? Sim, aqui você vai ter acessa a receita do molho do Big Mac. Confira!

Molhos com ervas

O molho chimichurri é feito com salsinha, orégano, pimenta-dedo-de-moça, alho, vinagre, azeite e salmoura. Perfeita para acompanhar carnes.

O pesto é um molho chique e também simples, rápido e fácil de preparar, que além de tudo ainda resulta em um sabor maravilhoso. Você vai precisar de ingredientes como folhas de manjericão, azeite, nozes, queijo parmesão, alho e sal. Dica: aposte em um bom processador, mixer ou liquidificador para triturar as nozes.

Que tal um saboroso e aromático molho de manteiga e limão para temperar grelhados ou cozidos e preparar uma refeição leve e saudável? A receita leva manteiga, suco, sal e pimenta-do-reino.

Se o objetivo é incrementar ainda mais o molho pesto, normalmente preparado com manjericão, azeite de oliva, alho, sal e castanhas ou nozes, aposte na beterraba cozida, que deixará a receita com um gostinho especial e surpreendente!

Ideal para acompanhar saladinhas variadas, como a de folhas ou de tomates com cebolas, a hortelã é uma ótima erva para fazer molhos, pois além de saborosa é também extremamente aromática. Tenha em mãos os seguintes ingredientes: suco de meio limão, azeite extra virgem, alho, cebola e sal marinho.

Molhos de frutas

Especial para os dias de preguiça na cozinha, essa é uma receita de molho de laranja simples, fácil e rápida, que irá ajudar a dar uma incrementada no franguinho de todos os dias. Entre os ingredientes, estão suco de laranja natural, azeite, amido de milho, cebola, açafrão e sal.

Com um toque cítrico especial e azedinho na medida certa, o molho de limão é perfeito para acompanhar peixes e outras carnes variadas. Essa receita ensina a preparar uma incrível tilápia empanada acompanhada desse molho, que leva ingredientes como leite de coco, mostarda dijon, limão siciliano, cebola, nata, azeite, manteiga, sal e pimenta-do-reino.

Molhos veganos

Delicioso e saudável molho bolonhesa de lentilhas, ideal para acompanhar um macarrãozinho ou outras receitas como nhoque, polenta, purê, tortas e salgados. Além de vegana, a receita não contém glúten e serve em média três pessoas. No lugar da páprica doce você pode usar curry, orégano, adicionar mostarda ou outro tempero de sua preferência.

Este molho branco feito com couve flor é uma versão mais saudável, levinha e menos gordurosa que o molho alfredo tradicional. Além disso, é uma receita sem glúten que conta com ingredientes saborosos como alho, cebola, leite de soja, noz-moscada, sal e manteiga sem lactose.

Aprenda essa deliciosa e saudável receita de molho bechamel em uma versão vegana, feita com manteiga ghee, perfeita para quem está de dieta ou é intolerante. Ele é prático de preparar, seu sabor é super neutro.

Se a ideia é fazer bonito no almoço do final de semana para a família e os amigos, nada melhor do que preparar um molho bem saboroso capaz de incrementar qualquer prato, certo? Selecione os ingredientes de sua preferência, corra para a cozinha e arrase tanto nas entradas quanto no prato principal!