43 receitas de molhos que você precisa conhecer como são feitos

Escrito por    

Extremamente versáteis, os molhos podem acompanhar os mais variados pratos, desde entradinhas simples, como pães ou saladas, até carnes e massas mais elaboradas, já que eles são os grandes responsáveis por trazer mais sabor e textura às receitas.

Porém, apesar de muito saborosos, muitos deles podem se tornar grandes inimigos da sua dieta, já que eles costumam ser preparados com alimentos calóricos e gordurosos, como creme de leite, queijos, maionese ou óleos em geral.

Por esse motivo, nunca se engane ao pensar que comer uma saladinha com molho vai ser a opção mais leve e saudável para o seu dia. Se o objetivo é focar no emagrecimento, aposte em molhos preparados com ingredientes como limão, iogurte natural desnatado, vinagre ou azeite de oliva.

Continua após o anúncio

Já quem não está nem aí para a dieta, pode aproveitar para se deliciar com os molhos mais tradicionais e calóricos, como o molho branco, que é perfeito para acompanhar pratos como macarrão, panquecas, carnes e lasanhas.

Abaixo listamos sugestões de receitas de molho super gostosas – desde as mais gordinhas até as mais light – para você preparar sempre que bater uma fominha. Confira!

Molhos tradicionais

1. Molho de carne moída

Foto: iStock

Apesar de ser um molho de carne moída, essa receita não é a tradicional “bolonhesa”, que costuma ser preparada com carne bovina e suína e outros ingredientes que não são usados aqui. Ele fica muito saboroso e você pode congelar em porções para facilitar na hora de servir.

2. Molho de frango

Foto: iStock

Para preparar um incrível macarrão com molho vermelho e frango desfiado perfeito para um almocinho bem gostoso, tenha em mãos os seguintes ingredientes: peito de frango cozido, azeite de oliva, cebola, alho, tomates, molho pronto sabor manjericão, sal, pimenta do reino e queijo parmesão ralado

Continua após o anúncio

3. Molho barbecue

Foto: iStock

O molho barbecue é ideal para incrementar carnes assadas, seja asinhas de frango, costelinhas de porco ou carne de boi. Essa receita caseira é prática, simples, rápida de preparar (fica pronta em apenas 20 minutos) e conta com ingredientes super fáceis de encontrar em qualquer supermercado.

4. Molho de mostarda

Foto: iStock

Perfeito para acompanhar um suculento filé mignon, o molho mostarda é um dos preferidos da maioria das pessoas e costuma fazer sucesso nas mais variadas receitas, principalmente de carnes. Entre os ingredientes do molho, estão manteiga, cebola desidratada, água, mostarda dijon, mostarda amarela comum, creme de leite, sal e pimenta do reino.

5. Molho de iogurte e mostarda

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Molhinho delicioso de iogurte e mostarda que é uma ótima opção para servir com tender nas festas de final de ano. Simples e rápida de preparar, a receita é pouco calórica, porém não deixa de contar com um sabor maravilhoso, já que leva outros ingredientes como alho, suco de limão, sal e pimenta do reino.

6. Molho cremoso de champignon

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Devido à presença do champignon, esse molho cremoso ganha um ar mais sofisticado e se torna perfeito para festas ou ocasiões especiais. Aqui, ele é servido com um saboroso filé de frango, que é fácil de preparar e conta com ingredientes super simples.

7. Seitan ao molho madeira

Continua após o anúncio

                   

Foto: iStock

Para quem não sabe, o seitan é obtido da proteína da farinha e também é conhecido como “carne” de glúten. Nessa receita, ele é acompanhado de um incrível molho madeira, feito com caldo de carne, vinho tinto seco, champignons picados, amido de milho e água.

8. Molho inglês caseiro

Foto: iStock

O molho inglês é outro super tradicional que ajuda a incrementar e dar mais sabor à diversas receitas. Para preparar em casa esse deliciosa versão caseira, você vai precisar de vinagre, pimenta do reino moída, pimenta vermelha, salsa, noz moscada, folha de louro, açúcar e azeite.

9. Molho de iogurte

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Esse molho de iogurte é uma ótima dica de acompanhamento mais leve e saudável, já que é uma delícia e você pode variar os temperos conforme o seu gosto. Além de combinar bastante com uma saladinha simples de folhas, ele também é uma boa opção para uma salada de macarrão.

10. Molho Teriyaki

Foto: iStock

Que tal aprender a preparar em casa aquele molho adocicado que parece um caramelo que você quer comer de colher nos restaurantes japoneses? Ele fica perfeito sobre o salmão ou atum grelhados, porém combina muito bem também com receitinhas de frango variadas.

11. Molho Tahini

Foto: iStock

Aqui você confere o passo a passo de uma deliciosa receita de couve flor assada que conta com um sabor profundo perfeitamente complementado com o gosto um pouco fumado do gergelim do tahini, o amargo do limão e o picante do alho. Sirva em temperatura morna ou ambiente.

12. Molho de melaço

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Se você está sem ideias para as refeições do dia a dia, não pode deixar de conferir essa receita de molho agridoce ideal para incrementar saladinhas de folhas. Ele é super simples de fazer, fica pronto em apenas cinco minutos e leva os seguintes ingredientes: melaço de cana, suco de limão, azeite de oliva, água e sal.

13. Molho de mostarda e mel

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

Para dar um talento em qualquer tipo de salada ou cozinhar um franguinho assado suculento sem grandes dificuldades, é só fazer este molho misturando mostarda, mel, maionese, molho de pimenta, leite, iogurte natural, ervas desidratadas, sal e pimenta do reino.

Molhos brancos

14. Molho branco

Foto: iStock

A receita desse molho branco simples e delicioso pode ser utilizada em massas e gratinados. Além disso, ela é bem versátil e possibilita acrescentar ingredientes como queijos e ervas para deixá-la ainda mais especial e irresistível. Para preparar, junte em uma panela leite, folha de louro, cebola, alho, pimenta do reino e noz moscada.

15. Molho branco light

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Para os apaixonados por massas, panquecas e grelhados com molho branco que estão de dieta, eis a solução: essa é uma receita light, mais saudável, saborosa e que gratina super bem da mesma forma que a versão tradicional. Ela rende seis porções com 65 calorias cada uma.

16. Molho de requeijão

Foto: iStock

Aprenda a fazer em casa um delicioso e cremoso molho de requeijão que fica pronto rapidamente e é bem simples de preparar. Ele é uma ótima opção para incrementar receitas simples do dia a dia, como o frango, e conta com ingredientes como leite desnatado, farelo de aveia, requeijão 0% gordura, cheiro verde, sal e pimenta do reino.

17. Molho Bechamel

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Simples de ser feito, o molho bechamel serve para complementar o sabor e dar uma textura cremosa à pratos como lasanhas, macarrão ou sopas. Para a receita ficar perfeita, você deve cozinhar bem a farinha na manteiga e também mexer sem parar, para deixar ele homogêneo e evitar que se formem grumos.

18. Molho cremoso de queijo e cebola caramelizada

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Já pensou em incrementar um simples hot dog para deixar o lanche da tarde muito mais saboroso e especial? Aposte nesse molho cremoso de queijo e cebola caramelizada, que leva ingredientes como creme de ricota, mussarela ralada, leite, azeite, manteiga, cebola e açúcar.

19. Molho Alfredo

Foto: Reprodução / Fotografando a Mesa

Um molho branco esperto com bastante queijo que você com certeza ama em qualquer tipo de massa. O famoso alfredo é preparado com manteiga, alho, creme de leite, queijo parmesão, sal, pimenta do reino e ainda mais queijo para ralar por cima. É uma receita tão saborosa que vale cada caloria ingerida!

20. Molho de gorgonzola e cebolas caramelizadas

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

O resultado desse prato sem dúvidas vai superar todas as suas expectativas, pois é uma carne saborosa e suculenta com uma cobertura de queijo bem suave porém com personalidade e ainda uma cebola caramelizada que finaliza o hambúrguer com um contraste de cor e sabor incrível.

21. Molho Carbonara

Foto: iStock

O tradicional “spaghetti alla carbonara” é preparado com natas, toucinho, pimenta preta e queijo pecorino, mas você pode inovar e preparar uma versão mais simples, fácil de fazer e tão saborosa quanto. Além disso, não tem como não salivar com essa maravilha que ainda leva bastante bacon entre seus ingredientes.

22. Molho de queijo de cabra com amêndoas

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

Esse incrível molhinho de queijo de cabra com amêndoas é perfeito para você ter em casa no dia a dia e incrementar diversas receitas saborosas. Tenha em mãos alho poró, manteiga, amêndoas fatiadas, alho, creme de leite fresco, suco e raspas de limão, queijo de cabra e pimenta moída.

Molhos vermelhos

23. Molho de tomate caseiro

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

O molho de tomate é um item básico na maioria das casas. Você pode comprar pronto no supermercado, o que é mais fácil, ou então preparar você mesmo uma versão caseira e autêntica para fazer bonito na cozinha. Essa é uma receita prática, simples e saudável!

24. Molho fácil para cachorro quente

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Sabe aquele molho delicioso de cachorro quente que você se delicia em festas de aniversário infantis? Aqui você aprende a preparar uma receitinha bem básica e perfeita para incrementar qualquer sanduíche. Se preferir, pode usar carne moída, frango ou linguiça caseira no lugar da salsicha.

25. Molho de tomates especial

Foto: iStock

Para fugir das receitas mais comuns de molho de tomate, aposte nessa receita especial e bem mais elaborada, que apesar de um pouquinho mais trabalhosa, é também muito mais saborosa e conta com uma apresentação incrível. Se você tiver em casa o tomate italiano, use ele, pois vai fazer bastante diferença no resultado final.

26. Molho de pimentão

Foto: Reprodução / Projeto Banquete

Aprenda a preparar de forma simples um incrível molho de pimentão super saboroso para acompanhar um hambúrguer caseiro feito com carne de porco e repleto de temperos, entre eles alho, cebolinha, salsinha, cominho, sal, azeite de oliva, sementes de mostarda, vinagre de vinho branco, páprica picante e tomate.

27. Molho vermelho e ervilhas frescas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Se você gosta de combinar os molhos com legumes diversos, confira essa receita de molho vermelho com ervilhas frescas, que deixará a sua massa muito mais saborosa, rende o suficiente para duas pessoas e conta com ingredientes simples como cebola, alho, queijo parmesão, azeite de oliva e cebolinha fresca.

28. Molho de vinho tinto

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Esse prato é simplesmente uma perdição, pois o molho de vinho tinto vem com um sabor marcante delicioso que contrasta com toda a delicadeza do purê de batata doce, preparado para acompanhar um medalhão de filé. É uma receita que não tem complicações no preparo e o resultado é super sofisticado e com sabores instigantes.

Molhos com ervas

29. Molho pesto

Foto: iStock

O pesto é um molho chique e também simples, rápido e fácil de preparar, que além de tudo ainda resulta em um sabor maravilhoso. Você vai precisar de ingredientes como folhas de manjericão, azeite, nozes, queijo parmesão, alho, pimenta do reino e sal. Dica: aposte em um bom processador, mixer ou liquidificador para triturar as nozes.

30. Molho de manteiga e cheiro verde

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

Que tal um saboroso e aromático molho de manteiga e cheiro verde para temperar legumes cortadinhos e preparar uma refeição leve e saudável? A receita leva manteiga sem sal, salsa, cebolinha, sal e pimenta do reino moída. Sirva com purê de batata e franguinho no almoço!

31. Molho Chimichurri

Foto: iStock

Ao servir uma carninha bem saborosa e suculenta durante um churrasco em casa para os amigos, aposte no famoso molho chimichurri para o acompanhamento, feito com orégano, alho, pimenta e outras especiarias. Além disso, ele pode também ser saboreado com pães ou outras entradinhas que você preferir.

32. Molho pesto com limão

Foto: iStock

Se o objetivo é incrementar ainda mais o molho pesto, normalmente preparado com manjericão, azeite de oliva, alho, sal e castanhas ou nozes, aposte no suco de limão siciliano, que deixará a receita com um gostinho especial e também azedinha na medida certa.

33. Molho de hortelã

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Ideal para acompanhar saladinhas variadas, como a de folhas ou de tomates com cebolas, a hortelã é uma ótima erva para fazer molhos, pois além de saborosa é também extremamente aromática. Tenha em mãos os seguintes ingredientes: suco de meio limão, azeite extra virgem, alho, cebola e sal marinho.

Molhos de frutas

34. Molho de laranja

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Especial para os dias de preguiça na cozinha, essa é uma receita de molho de laranja simples, fácil e rápida, que irá ajudar a dar uma incrementada no franguinho de todos os dias. Entre os ingredientes, estão suco de laranja natural, manteiga, amido de milho, açúcar e folhas de manjericão para polvilhar.

35. Molho de goiabada

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Se você não dispensa uma boa comidinha com aquele toque agridoce especial, confira essa deliciosa receita de costelinha acompanhada de um molho de goiabada, feito com cebola, azeite de oliva, catchup, mostarda, shoyu, goiabada picada e água. Caso queira deixar o molho sem pedacinhos, bata com um mixer ou liquidificador.

36. Molho de limão

Foto: Reprodução / Comida do Dia

Com um toque cítrico especial e azedinho na medida certa, o molho de limão é perfeito para acompanhar peixes e outras carnes variadas. Essa receita ensina a preparar um incrível salmão grelhado acompanhado desse molho, que leva ingredientes como creme de leite, mostarda, mel, sal, azeite e suco de limão.

37. Molho de laranja e manteiga

Essa receita é maravilhosa para um período de festas, pois além de ser acessível e sofisticada, fica extremamente deliciosa. A laranja adocicada e ácida combina muito bem com frango ou carnes de porco, e a manteiga ajuda a dar o sabor e o toque aveludado do prato.

38. Molho de frutas vermelhas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Perfeito para usar tanto em pratos doces, quanto nos salgados, esse molho versátil de frutas vermelhas é realmente de dar água na boca. Basta levar ao fogo frutas picadas, açúcar orgânico e vinho do porto, esperar ferver, amassar ainda no fogo e deixar apurar até ficar na consistência desejada.

Molhos veganos

39. Molho bolonhesa de lentilhas

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Delicioso e saudável molho bolonhesa de lentilhas, ideal para acompanhar um macarrãozinho ou outras receitas como nhoque, polenta, purê, tortas e salgados. Além de vegana, a receita não contém glúten e serve em média quatro pessoas. No lugar da páprica doce você pode usar curry, orégano, adicionar mostarda ou outro tempero de sua preferência.

40. Molho bolonhesa de soja

Foto: Reprodução / Gordelícias

Se você não gosta de consumir a proteína animal ou simplesmente não pode, saiba que é possível preparar receitas veganas tão saborosas quanto as originais. É o caso desse molho bolonhesa que substitui a carne tradicional por proteína de soja, ideal para acompanhar um delicioso macarrãozinho durante a semana.

41. Molho branco vegano

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Este molho branco feito com couve flor é uma versão mais saudável, levinha e menos gordurosa que o molho alfredo tradicional. Além disso, é uma receita sem glúten que conta com ingredientes saborosos como alho, cebola, leite de amêndoas, água, sal, pimenta, cebolinha e castanha do Pará ralada.

42. Molho Bechamel de leite de aveia

Foto: Reprodução / Fru Fruta

Aprenda essa deliciosa e saudável receita de molho bechamel em uma versão vegana, feita com leite de aveia, perfeita para quem está de dieta ou é intolerante. Ele é prático de preparar, seu sabor é super neutro, e não é necessário deixar de molho como o de castanha, por exemplo. Além disso, você pode adicionar uma pequena quantidade de ghee no final, pois o molho pede um pouco de gordura.

43. Molho branco de amêndoas e cogumelos

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Outra incrível receita de molho branco vegano, desta vez feito com amêndoas e cogumelos, que combinam perfeitamente com os mais variados tipos de massas. Ele é super levinho, não tem glúten na composição e também é muito fácil de preparar.

Se a ideia é fazer bonito no almoço do final de semana para a família e os amigos, nada melhor do que preparar um molho bem saboroso capaz de incrementar qualquer prato, certo? Selecione os ingredientes de sua preferência, corra para a cozinha e arrase tanto nas entradas quanto no prato principal!