13 receitas de molho de iogurte para fazer de olhos fechados

O molho de iogurte, apesar de simples, pode ser utilizado como acompanhamento para diversos pratos, como saladas, carnes, frangos ou peixes. Superfácil de fazer, é uma opção refrescante para os dias mais quentes.

Publicidade

O iogurte é misturado com uma variedade muito grande de ingredientes, entre eles vegetais, mel, ervas frescas, frutas e grãos. Essas combinações formam um conjunto incrível de sabores, aromas e texturas.

Por isso, não perca tempo e confira a seleção de receitas de molho de iogurte:

1. Molho de iorgurte simples

Publicidade

Essa receita é um ótimo acompanhamento para uma salada. Primeiro, pique a cebola, o cheiro-verde e o tomate. Depois, adicione iogurte, azeite, sal e limão para deixar tudo bem temperado. Caso queira um sabor mais refrescante, você pode acrescentar também um pouco de hortelã.

2. Molho de iogurte e pepino

Publicidade

Esse molho, também chamado de tzatziki, é um prato bem tradicional da culinária grega. A dica é fazer o seu próprio iogurte, já que os industrializados são mais doces. Prepare misturando todos os ingredientes: pepino, alho, suco de limão siciliano e azeite.

3. Molho de iogurte light

Um dica incrível para manter a dieta é esse molho de iogurte light. Basta misturar todos os ingredientes em uma vasilha: iogurte desnatado, sal, pimenta-do-reino, azeite, alho e salsinha. O bom é que o molho pode ser guardado na geladeira por até 5 dias.

4. Molho de iogurte e avocado

Para essa receita, os ingredientes são todos batidos no liquidificador – iogurte grego, avocado, suco de limão, alho, azeite, cebola, salsa e cebolinha. O resultado é um molho superconsistente e cremoso, que pode ser combinado com uma salada de folhas ou legumes.

5. Molho caeser de iogurte

Esse molho é tão versátil que pode ser utilizado em quase tudo. Para prepará-lo, você vai precisar de iogurte grego sem gordura, alho, suco de limão, molho inglês, mostarda dijon, azeite e parmesão ralado. Bata os ingredientes no liquidificador e, depois, tempere com sal e pimenta.

6. Molho de iogurte e mel

Para quem quer deixar de lado aqueles molhos pesados com creme de leite ou maionese, esse é o ideal. A receita é preparada com iogurte natural, mel, suco de limão, mostarda, sal, pimenta e azeite. Misture até ficar tudo bem emulsionado. Você pode incrementar, ainda, com hortelã ou outras ervas.

Publicidade

7. Molho de iogurte com hortelã

Esse molho, além de poder ser servido com diversos pratos, é delicioso e superaromático. Em uma tigela, você vai misturar iogurte, hortelã, pimenta, molho de tahine, sal e suco de limão. Na hora de servir, salpique mais folhas de hortelã e regue com um fio de azeite.

8. Molho azedo com iogurte

Esse é um daqueles molhos bem cremosos para servir com saladas ou aperitivos. Na batedeira, são misturados o creaam cheese, o iogurte natural e o suco de limão. Caso queira um pouco mais de sabor, você pode acrescentar um pouco mais de sal e um pouco de cominho em pó.

9. Molho de iogurte com ervas

Para essa receita, você deve misturar, em uma vasilha, iogurte grego, tomilho, dill, orégano fresco, suco de limão, sal e pimenta. Um pouco de mostarda escura pode deixar o molho ainda mais saboroso e aromático. Sirva com saladas ou com aperitivos.

10. Molho de iogurte vegano

Publicidade

Quem é vegano não precisa ficar de fora dessa seleção de receitas. No liquidificador, bata tofu, alho, água, azeite, pimenta caiena e sal. Depois, acrescente o pepino, o hortelã e o suco do limão e misture bem. A dica é colocar em um pote tampado, guardar na geladeira e só retirar na hora que for consumir.

11. Molho de iogurte com maracujá

Esse molho é feito com poucos ingredientes, levando apenas iogurte, suco natural de maracujá, sal, pimenta e menta em pó. O ideal é utilizar o iogurte grego, já que, mesmo tendo mais gordura do que o natural, ele deixa o molho mais encorpado e saboroso.

12. Molho de iogurte com mostarda

Nessa receita, misture todos os ingredientes em uma vasilha: iogurte natural, mostarda, açúcar mascavo, creme de leite e sal. Depois, incorpore o azeite para emulsificar o molho. Na hora de servir, finalize com salsinha e cebolinha.

13. Molho de iogurte, mel e mostarda

Com apenas 5 ingredientes, você prepara esse molho superfácil e delicioso. Em um recipiente, misture o iogurte natural, a mostarda, o mel, o azeite e a pimenta dedo-de-moça bem picada. O molho fica uma delícia se servido com bolachinhas ou aperitivos de frango ou camarão.

Seja na entrada, no prato principal ou como aperitivo, o molho de iogurte é sempre uma boa opção. Se você é um fã declarado de molhos, pode conferir, também, essas seleções de receitas de molho de mostarda e mel.