14 receitas de panceta que são sucesso garantido em qualquer ocasião

Escrito por                          

Muito tradicional na Itália, a panceta é a carne da barriga do porco e um dos cortes mais saborosos do animal. Extremamente versátil, ela pode ser feita de diversas maneiras: na churrasqueira, assada no forno, temperada com diferentes condimentos e à pururuca. Ficou com água na boca só de imaginar essas delícias? Então, confira a seleção de receitas abaixo:

1. Panceta na brasa simples

Essa receita é perfeita para quem gosta de ser o churrasqueiro das reuniões com os amigos. Muito simples de ser feita, essa panceta é temperada apenas com sal e limão. Dica implorante: para uma carne mais suculenta, escolha uma peça que tenha um bom percentual de gordura.

2. Panceta na brasa com gengibre e shoyu

O primeiro passo para preparar essa delícia é fazer cortes horizontais na panceta, assim ela irá absorver todo o tempero! Em seguida, forre uma forma de vidro com o gengibre picado e cubra com uma parte do shoyu. Adicione a carne e deixe descansar por meia hora. Depois, enrole-a com papel alumínio e leve para a brasa até cozinhar bem. Por último, é só deixar dourar sem o papel alumínio e está pronto!

3. Panceta à moda da casa

Para quem busca uma receita mais simples, essa opção pode ser a escolha perfeita. Para temperar a sua carne, você vai precisar de suco de limão, sal, orégano, manjerona e cheiro verde. O modo de preparo certinho não tem segredo e você confere no vídeo acima. Vale a pena testar aí na sua casa.

4. Panceta caipira

Extremamente simples, essa panceta caipira tem aquele gostinho de comida de vó. Uma dica muito importante para a carne ficar bem temperadinha é fazer cortes ao longo de toda a peça e deixá-la descansar por alguns minutos antes de levar para a brasa. Acredite, esses passos fazem toda a diferença no resultado final.

5. Panceta agridoce

Os apaixonados por pratos agridoces vão se encantar por essa receita que leva um molho feito à base de mostarda, suco de limão, pimenta-do-reino e mel. E para deixar tudo ainda mais gostoso, prepare uma batata rústica junto à carne na brasa. A combinação é simplesmente perfeita!

6. Panceta barbecue

O molho barbecue combina bem com todas as carnes, não é mesmo? E aqui ele é usado para deixar a sua panceta ainda mais saborosa, suculenta e molhadinha. Uma etapa que faz toda a diferença no resultado final é colocar alguns raminho de alecrim no carvão na hora que for assar a carne!

7. Panceta ao alho

Com apenas quatro ingredientes, – panceta, alho, sal e suco de limão – você consegue preparar um prato gostoso e muito diferente, que com certeza irá surpreender todos os convidados. Você pode servir com um pouquinho de limão, fica uma delícia!

8. Panceta ao limão

Comece limpando muito bem a sua carne. Tire os excessos de gorduras e corte em tiras mais finas e bem retinhas. Em seguida, tempere com sal grosso e leve para a churrasqueira. Lembre-se de assar igualmente os dois lados! Na hora de servir, acrescente um pouco de suco de limão e aproveite!

9. Panceta assada no forno

Não tem churrasqueira, mas quer preparar uma panceta apetitosa e bem suculenta? Não se preocupe! Aqui, a carne é assada totalmente no forno. E para temperar basta ter em mãos sal, azeite, suco de limão e pimenta-do-reino. O resultado final é de deixar qualquer um com água na boca.

10. Panceta fatiada à pururuca

O segredo para fazer pururuca e deixar a sua carne bem crocante é investir em temperos secos – nada de colocar suco de limão antes de assar, ok? E para essa versão o lemon pepper, a pimenta-do-reino e o sal entram em cena para dar aquele saborzinho todo especial para a panceta.

11. Panceta recheada à pururuca

Feita em duas etapas, essa panceta recheada à pururuca surpreende pelo sabor e com certeza vai conquistar os mais variados paladares. Para temperar a carne, você deve ter em mãos alho, sal rosa, pimenta, colorau e pinga. Já para o recheio, os ingredientes usados são colchão mole picado, bacon, linguiça calabresa e azeite.

12. Panceta na cerveja preta

Quer combinação melhor do que carne e cerveja? Pois aqui, essas duas delícias são usadas para fazer uma receita digna dos melhores barzinhos de happy hour! É muito importante usar uma cerveja preta de qualidade, ok? Isso faz toda a diferença no resultado final do seu prato.

13. Panceta com saquê

Que tal preparar um churrasco com um saborzinho da culinária oriental? Então, lápis e papel na mão para anotar tudo o que você vai precisar: panceta, saquê, farinha de trigo, vinagre de arroz, cominho, alho e pasta de amendoim. Faça essa receita e esteja pronto para receber muitos elogios!

14. Panceta com tempero dry rub

O primeiro passo é preparar o seu dry rub, então misture o cominho, o sal, a páprica, o alho desidratado, a cebola desidratada, a pimenta caiena, o açúcar mascavo e a pimenta-do-reino. Em seguida, tempere a carne com essa mistura e o azeite, enrole-a e amarre com um barbante. Por último, leve para assar por pelo menos meia hora ou até ficar douradinha.

Ficou com água na boca só de ver essas receitas? Então, não perca tempo, prepare a sua receita preferida e aproveite! E para acompanhar essa delícia, que tal preparar uma caipirinha bem refrescante?

PARA VOCÊ