30 receitas de pernil assado com segredos e temperos incríveis

Por
Atualizado em 01.12.21

Um pernil assado é uma receita nobre, que combina perfeitamente com ocasiões especiais como o Natal. Confira as melhores receitas de pernil assado para você escolher e impressionar seus convidados:

Publicidade

Pernil de porco assado

1. Pernil assado super simples: receita bem simples para você assar um bom pernil e fazer um prato delicioso sem se preocupar muito com ingredientes mirabolantes. Um bom alho e cebola com algumas ervas e outros temperos e a sua comida de domingo vai estar mais do que pronta.

2. Pernil de porco com abacaxi: uma das frutas que mais combina com o pernil é o abacaxi, fazer um assado dele junto com a acidez da fruta fica extremamente delicioso. Mas isso vai depender também do gosto do público, se estiver aberto a experiências intensas de sabores, essa é a receita ideal.

3. Pernil assado suculento: um dos maiores medos de quem quer fazer um pernil assado bom é a suculência, isso porque a carne de porco precisa estar bem assada, porém o assado demais pode deixar a carne seca. Essa receita ensina direitinho como fazer um pernil bem assado e ao mesmo tempo suculento.

4. Pernil assado ideal para o Natal: tanto o Natal, quanto o Ano-Novo são datas que tradicionalmente utilizam o porco como carne escolhida para a ceia. Essa receita te dá dicas muito boas para fazer um belo pernil para agradar a todos os convidados que não sejam vegetarianos, obviamente.

Publicidade

5. Pernil assado com manteira e mel: outra mistura que cai super bem é a agridoce, no caso dessa o mel assume um papel muito importante. Para ajudar ainda mais no sabor, a manteiga e o suco de limão dão o toque final para que a receita fique maravilhosa.

6. Pernil assado feito na panela de pressão: é isso mesmo, você não leu errado, a receita vai te ensinar a assar um pernil na panela de pressão, o que vai garantir uma carne bem macia e suculenta. Vale a pena tentar fazer e experimentar esse novo jeito.

7. Pernil assado à moda chinesa: um pernil bem diferente para quem gosta de se arriscar na cozinha, a moda chinesa adora o agridoce, então nessa receita você vai ter a acidez do abacaxi acrescentada do açúcar mascavo e do gengibre. Fica uma delícia.

Publicidade

8. Pernil de porco desfiado: uma forma bem gostosa de servir o pernil é desfiando ele. Essa receita ensina um prato que vai te deixar com água na boca. E olha que não é difícil de ser feito não, hein?!

Pernil com combinações deliciosas

9. Pernil assado com cerveja: nada melhor que juntar essa deliciosa carne com o sabor especial de uma boa cerveja para fazer a receita ficar mais gostosa ainda. Com certeza os que gostarem de um paladar mais refinado vão adorar essa mistura.

10. Pernil assado com molho de abacaxi: o abacaxi, como já foi dito anteriormente, é uma excelente combinação em carnes de porco como o pernil. Essa receita ensina mais uma forma de usar essa fruta para engrandecer ainda mais o seu prato.

11. Pernil suíno com laranja: a laranja é outra fruta que traz um tom cítrico interessante para o prato de pernil. Se bem usada, o sabor fica extremamente irresistível, nessa receita você vai aprender a fazer uma ao melhor estilo cubano.

12. Pernil suíno com farofa de damasco: outra combinação que cai perfeitamente com o pernil assado são os damascos. Pode até parecer estranho, mas na hora de juntar essas duas delícias gastronômicas você vai ver o quanto elas caem bem juntas.

13. Pernil suíno com pimenta malagueta: para quem gosta de uma comida mais apimentada, a escolha é esta daqui. Muito bem feito, relativamente simples e com esse toque picante que dá todo um sabor especial ao prato. Fica delicioso!

14. Pernil assado com farofa: a farofa é outro tipo de acompanhamento que cai super bem com carnes. Quanto mais simples e com o sabor mais forte tiver, melhor para a receita. Nessa em específico é só farinha, sal e cebola e fica perfeitamente deliciosa.

15. Pernil suíno com farofa de banana e castanha: uma receita diferente para quem gosta de explorar o próprio paladar. A banana e a castanha geram um misto de sabores dentro da sua boca e a combinação das duas com o pernil torna tudo mais apetitoso ainda.

16. Pernil assado de vitela: a vitela é uma parte importante da carne de porco, muito procurada, ela fica uma delícia com diversos acompanhamentos. Essa receita te ajuda a pensar em um delicioso pernil assado de vitela par surpreender a todos os convidados.

Publicidade

17. Pernil de porco com molho de laranja e especiarias: aprenda um molho com todo o capricho que o Natal pede e prepare um pernil assado perfeito, que vai te render muitos elogios durante a ceia!

Pernil de cordeiro

18. Pernil assado de cordeiro: o cordeiro é uma carne bem nobre que também pode ser assada em forma de pernil, a dificuldade é exatamente o ponto da carne que não pode nem ficar pouco tempo e nem ficar demais. Porém, depois de pronto ele fica extremamente delicioso.

19. Pernil de cordeiro assado no vinho branco: se o de porco vai com cerveja, que tal o de cordeiro ir com vinho branco? Essa receita fica deliciosa pelo sabor diferenciado fornecido pela bebida alcoólica. Com certeza vai agradar e muito os convidados.

20. Pernil de cordeiro suculento: o ponto da carne de cordeiro é de extrema importância para que o prato dê certo, nessa receita você vai encontrar uma forma de deixar o pernil suculento e bem gostoso. Quanto mais vezes tentar, melhor vai sair o resultado da sua experiência culinária.

21. Pernil assado de cordeiro aromático: quanto mais diferente forem os aromas do prato, mais original ele fica. No pernil não há muito o que se fazer, é colocar no forno e pronto, porém os temperos e acompanhamentos fazem total diferença na hora de criar o seu próprio prato.

Receitas extras com pernil assado

22. Tempero para pernil: como foi dito acima, o tempero é ponto crucial em uma receita de pernil que pretenda ser única. Nesse link, você vai ver ma opção para te inspirar e fazer igual ou até mesmo diferente.

23. Tempero para carne de porco: outros jeitos de temperar bem uma carne de porco vai te dar mais opções criativas na hora de preparar o seu pernil assado. Preste bem atenção nas dicas e se arrisque na cozinha, se der errado, faça novamente até que um dia o tempero saia da forma que você achar que deve sair.

24. Sanduíche de pernil com chutney: é possível também inventar novas formas de fazer o bom e velho sanduíche de pernil e essa receita é uma delas. Ela usa um chutney de maçã para dar o toque especial ao prato. Fica muito bom e você vai querer repetir várias vezes.

25. Mini sanduíche de pernil: outra receita de mini sanduíche para você preparar no lanche ou, então, tomando aquela cervejinha do final de semana. Fácil, simples e apetitoso. A melhor pedida, com certeza.

Publicidade

26. Sanduíche de pernil com molho barbecue: alguns molhos caem especialmente bem com determinadas carnes, o assado e o barbecue são quase que irmãos siameses e no pernil, então, essa combinação fica perfeitamente gostosa. Vale muito a pena experimentar e se deliciar com essa maravilha.

27. Risotto de funghi com carneiro assado: para mudar um pouco o jeito tradicional de pensar em um pernil assado, o risoto é uma opção muito boa. Essa receita não é para iniciantes, mas para quem entende de cozinha, ela fica muito gostosa.

28. Sanduíche de pernil: uma receita mais tradicional para você que não tem tempo a perder na cozinha. Fácil de fazer, uma delícia para comer. Sem segredos, sem enrolação.

29. Sanduíche de pernil com abacaxi: por fim, mais uma opção da mistura entre pernil e abacaxi, mas agora em forma de sanduíche. Essa delícia vai te fazer mudar sua ideia sobre o que é gastronomia das boas.

30. Pãozinho recheado com pernil: nada melhor para um lanche do que um belo pão com pernil. Essa receita ensina fazê-lo de uma forma mais gourmet, pequeno, mas extremamente delicioso. Uma excelente opção para tira gosto, por exemplo.

Com essas deliciosas receitas de pernil assado ficou fácil impressionar na cozinha. Convide os amigos e a família, e faça um almoço de domingo ou um pernil de Natal mais que especial!