14 receitas de salada de cenoura que vão do básico ao elaborado

Escrito por                          

A salada de cenoura é um ótimo acompanhamento e vai deixar suas refeições cotidianas ainda mais completas. O vegetal é bem nutritivo e também ajuda quem busca preparos mais saudáveis. É possível deixar o prato mais elaborado com molho e até frutas. Veja receitas:

1. Salada de cenoura com cebola

Aqui, a cenoura é cortada em formato de palito e levada para cozinhar no micro-ondas. A base do tempero é a cebola picada. Os demais ingredientes usados são alho frito, pimenta-de-cheiro e cheiro-verde. O coentro também pode ser utilizado, mas é opcional.

2. Salada de cenoura com laranja

Nessa receita, a cenoura é servida crua. O vegetal deve ser ralado ou cortado em tiras fininhas. Para temperar, utiliza-se uma mistura de suco de laranja, azeite, coentro picado e sal. É uma salada que não demanda muito trabalho e é pra lá de saborosa!

3. Salada de cenoura cozida

Essa versão de salada traz a cenoura cozida no vapor. O tempero leva ingredientes como salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino, alho e cebola. O preparo deve ser tampado e levado para a geladeira antes de servir. O resultado é surpreendente!

4. Salada de cenoura com cebola e milho

A cenoura também é picada em tiras finas e cozida no vapor nessa receita. Além do milho e da cebola, o preparo também leva maçã – que dá um toque agridoce incrível ao prato. O azeite é combinado com vinagre, sal, cheiro-verde, cebola e pimenta-do-reino para compor o tempero.

5. Salada de cenoura com chuchu

A combinação da cenoura com o chuchu é bem harmônica e vai fazer sucesso na sua mesa. Para inovar no tempero, utiliza-se ingredientes como a páprica picante, o suco de limão e o orégano. Uma dica é acrescentar cebolinha a gosto.

6. Salada de cenoura com maçã verde

Essa é uma salada bem fresquinha e completa. O preparo conta com o sabor marcante da maçã-verde e do gengibre. Os ácidos também dão um show à parte e estão representados pelo suco de limão e de laranja. Para finalizar, você vai usar salsinha fresca.

7. Salada de cenoura com pepino

Essa é uma receita de salada crua que combina praticidade com um gostinho irresistível. A cenoura e o pepino devem ser cortados com um ralador de legumes. A cebola deve ser picada em tiras para o preparo e o tempero é a gosto.

8. Salada de cenoura e rabanete

O preparo dessa receita conta com uma série de ingredientes saborosos. Além da cenoura, a salada leva pimentão vermelho, rabanete, tomate e alho-poró. Para temperar, pode-se usar tanto azeite quanto óleo e sal.

9. Salada de cenoura com repolho e uva-passa

Aqui, a salada traz os ingredientes crus e tem um preparo bem básico. A cenoura deve ser ralada e o repolho roxo cortado em tiras. As uvas-passas são adicionadas por último e o tempero é feito com sal, azeite e vinagre. Uma sugestão é adicionar iogurte ou maionese.

10. Salada de cenoura com beterraba

Essa receita conta com um molho agridoce incrível feito com linhaça, água, suco de limão, azeite, gengibre, cúrcuma e vinagre balsâmico. A beterraba deve ser ralada e a cenoura fatiada. Uma opção é também adicionar ervas frescas como manjericão ou salsa.

11. Salada de cenoura com batata

Aqui, a salada tem uma pegada de comfort food e vai te deixar salivando. A cenoura e a batata cozidas são temperadas com alho, cebola, pimenta-do-reino, orégano, salsinha, vinagre, óleo composto e sal. É uma versão que merece entrar para o seu menu.

12. Salada de cenoura com molhinho especial

Essa opção de salada traz a cenoura fatiada de forma fina e longa. Para temperar, deve-se preparar um molho com shoyu, gengibre ralado, azeite e gergelim tostado. Uma dica é acrescentar suco de laranja e cominho em pó para um preparo de inspiração marroquina.

13. Salada de cenoura especial

O preparo dessa salada combina a cenoura com sementes de girassol, uvas-passas e palmito. O tempero conta com ingredientes bem especiais como vinagre de framboesa, pimenta Tabasco, coentro e cominho tostado.

14. Salada de cenoura ralada com maionese

A combinação da cenoura com a maionese é difícil de resistir e vai te conquistar. O vegetal ralado é misturado com cebolinha e uva-passa. No lugar da fruta seca, também pode-se usar cranberry. O tempero é feito apenas com sal a gosto.

A salada de cenoura é uma opção interessante para o dia a dia pois é fácil de fazer e muito gostosa. Outros legumes são bem-vindos no preparo, que também pode ser incrementado com molhos diferentes. Aproveite e confira também receitas de legumes salteados e salada crua!

PARA VOCÊ