O shawarma, também conhecido em algumas regiões brasileiras como churrasco grego, é um prato de origem árabe, na versão mais tradicional: um pão sírio recheado com fatias finas de bifes assados em um espeto vertical. A variação de temperos, carnes, saladas e molhos usados no preparo do sanduíche entregam diferentes experiências culinárias. Por isso, é interessante experimentar diferentes receitas. Confira nossa seleção.
Nessa receita, você aprende a fazer um delicioso sanduíche de pão sírio, recheado com carne bovina – preparada da maneira tradicional -, tomate, cebola, batata frita e pasta de alho. Essa é uma ótima opção para quem quer saborear um shawarma tradicional.
Publicidade
O grande destaque desse shawarma é o frango. Preparamos um tempero caprichado, ao estilo do Oriente Médio, com alho, suco de limão, iogurte natural, páprica, cominho, pimenta-do-reino e outras especiarias. O frango é assado e fatiado, entregando um sabor de defumado muito gostoso.
Em menos de 30 minutos, você prepara esse shawarma fácil! O lanche é montado em tortilhas prontas (Rap 10). Temperamos e grelhamos rapidamente os cubinhos de frango em uma frigideira. Também fizemos um molho de iogurte com tahine.
Vamos fazer um shawarma começando do zero! Com essa receita, você aprende a preparar um delicioso pão sírio, que fica bem levinho. O recheio ganha uma combinação de carne, tomate, cebola, pepino e alface, além de um molho de tahine.
reparamos esse shawarma vegano, com carne de jaca - a textura fica muito interessante. Entretanto, também é possível usar proteína texturizada de soja (PTS), cogumelos refogados ou outro ingrediente vegetal de sua preferência. Confira o passo a passo.
Publicidade
O pão sírio é fininho, o que resulta em um sanduíche bem recheado. Você encontra esse pão facilmente em padarias e supermercados, no entanto também pode preparar em casa. Outra opção é usar tortilhas prontas.
Para acompanhar o shawarma, vale servir coalhada, babaganoush, homus e outros molhos de sua preferência. Confira essas receitas, e outras, em nossa seleção de comidas árabes. Há muitas opções deliciosas.
Publicidade

Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram