23 receitas de tender para sua ceia de Natal ou Ano Novo

Escrito por                          

O tender é uma carne de porco defumada perfeita para as festas de fim de ano. Ele é uma espécie de presunto mais elaborado e completamente delicioso. Veja abaixo todas receitas incríveis e prepare o seu tender para o Natal, Ano Novo ou outro evento especial!

Tender para as festas de fim de ano

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Tender ao molho de laranja: essa é uma receita bem tradicional do prato que combina perfeitamente com a acidez do molho de laranja. Carne de porco e fruta cítrica é sempre uma excelente harmonização, lembre-se disso na hora de fazer o seu prato. Também fique atento ao ponto da carne.

2. Tender ao molho de maracujá e gengibre: receita bem deliciosa para deixar que o próximo ano venha com muito progresso e felicidade. Você vai assar o defumado e depois fazer um delicioso molho de maracujá com gengibre. Use cravos para decorar a carne. O mel dá um toque agridoce ao prato.

3. Tender com goiabada: além das formas cítricas, outra combinação que fica muito boa com a carne de porco é a agridoce. É o que mais você vai ver nas escolhas de molhos que estão nessa lista de receitas. Uma dessas opções é a goiabada, que fica deliciosa e cremosa ao entrar em contato com o defumado.

4. Tender caramelado: já que o agridoce é tendência, que tal caramelizar a sua carne com mel e azeite de oliva e depois colocar um delicioso molho de laranja com pimenta rosa para servir junto com o prato. O sabor fica sensacional e a apresentação linda, por conta da diferença de cores entre os elementos.

5. Tender para o Ano Novo: a carne de porco é sempre uma excelente escolha para o réveillon, isso porque a superstição diz que o animal sempre anda para a frente, uma alusão ao progresso, desenvolvimento, vencer na vida de fato. Pela crença ou não crença, é melhor não arriscar, ainda mais se for um prato saboroso quanto o dessa receita.

6. Tender com geleia de laranja: outra possibilidade de você utilizar a laranja no prato é fazer uma geleia no lugar do molho. A diferença fica exatamente na textura que é mais consistente e menos líquida, consequentemente. Você também pode usar outras frutas como a maçã, além de deixar o molho mais para o agridoce.

7. Tender com abacaxi: outra possibilidade de fazer uma carne bem gostosa acompanhada de fatias de abacaxi que dão suculência e a acidez que o prato pede. Junto dos dois, a receita também leva cravo da Índia, mostarda amarela, melaço de cana, sal, pimenta, vinho branco seco e algumas cerejas para decorar.

8. Tender com baunilha: mais uma receita agridoce para você que é fã desse estilo de paladar. Agora de um jeito bem diferente de tudo que você viu até aqui, porque o defumado vai temperado com baunilha, em um sabor fora do comum de tão gostoso. Vale muito a pena experimentar, certeza que vai agradar a todos.

9. Tender ao molho de mel e mostarda: o molho agridoce mais famoso e mais gostoso entre todos os outros é o feito com mostarda e mel. E já que a carne de porco defumada pede esse acompanhamento, é claro que o clássico não poderia ficar de fora. Para melhorar, ela ainda vai bem temperada com canela e pimenta.

10. Tender com mel, mostarda e raspas de limão: mais uma possibilidade de fazer o seu defumado com o molho tradicional de mel e mostarda. Só que esse leva um detalhe cítrico para deixar a harmonização completa, raspas de limão que dão um toque todo especial ao prato e deixa tudo ainda mais gostoso.

11. Tender com Coca-Cola: já que acidez é algo que combina com a carne de porco defumada, nada mal tentar fazer um tender com coca-cola, a rainha da acidez entre os refrigerantes. Para ficar ainda melhor, o molho leva mostarda dijon, melado de canal, açúcar mascavo, canela, alho e de cebola.

12. Tender com bacon e abacaxi: uma forma diferente de servir o seu defumado e não deixar que ele fique seco mesmo sem utilizar nenhum molho. Você vai servir o prato com a carne já cortada em fatias e entre eles adicionar uma fatia de abacaxi e bacon. Fica sensacional e é super simples de ser feito.

13. Tender amanteigado: sim, um tender bem amanteigado para deixar a secura tradicional da carne defumada de lado e trazer um ponto mais suculento para essa peça. Além da manteiga ou margarina, a receita ainda leva cravos e uma pequena garrafa de glicose de milho. O preparo é bem simples de ser feito.

14. Tender ao molho de iogurte e mostarda: esse delicioso defumado é muito fácil de ser feito e o sabor é fora do comum. Você vai querer repetir o prato por algumas vezes, pode ter certeza disso. Ele vai com um delicioso molho feito de iogurte com mostarda, alho, suco de limão, sal e pimenta. Fica sensacional.

15. Duas receitas de Tender: essa sugestão vai fazer sucesso na sua festa de fim de ano! São duas receitas com a carne defumada, uma para o dia da ceia e outra para fazer com as sobras. A primeira é feita ao vinho e com peras, já a segunda é uma cestinha cremosa.

Tender com acompanhamentos

Foto: Reprodução / Gastrolândia

16. Tender com arroz de damasco e chutney: nada melhor do que o bom e velho arroz branco que está todo dia na mesa dos brasileiros como acompanhamento. Só que esse é uma versão mais requintada, feita com damasco e chutney de maçã. Fica extremamente delicioso.

17. Farofa de tender: a farofa é a melhor opção de acompanhamento para um tender com molho, mas essa receita te ensina a fazer uma farofa de tender, ou seja, ele faz parte da receita. E isso fica incrivelmente sensacional de tão gostoso. Você vai usar manteiga, alho, farinha de mandioca, manjericão, sal e passas, se você quiser.

18. Tender com chutney de manga: outra receita que usa um belo de um chutney como acompanhamento, só que agora feito com manga e não com maçã, como é preparado tradicionalmente. Você também vai fazer batatas fritas no estilo chips que junto com os outros dois preparos vai deixar o prato delicioso.

19. Tender com queijo brie e geleia: uma receita bem simples com apenas três ingredientes, mas que vai deixar a sua mesa de jantar ou da própria ceia simplesmente maravilhosa. Você vai usar apenas o tender, o queijo brie e uma geleia de damasco. O preparo é bem simples e o sabor fica sensacional.

20. Tender com molho e farofa: esse delicioso prato é feito com um molho perfeito de frutas vermelhas, com farofa feita com broa de milho e castanha-do-Pará. E para finalizar um simples e apetitoso purê de batata. Pronto, o seu prato fica perfeito para ser servido e com um sabor para lá de especial.

21. Massa com tender: faltava ensinar a combinar o tender com alguma massa, não é mesmo? Agora não falta mais. Você vai fazer um macarrão penne de preferência, pegar os pedaços de tender e refogar com azeite, cebola, alho, creme de ricota ou de leite e suco de limão.

Salgadinhos com tender

Foto: Reprodução / Gulab

22. Pão de queijo: outra possibilidade é você fazer um delicioso pão de queijo, bem no estilo mineiro, e depois recheá-lo com pedacinhos de tender. A combinação do queijo com a carne defumada fica sensacional, vale muito a pena experimentar essa iguaria. Com certeza você vai adorar e repetir a dose.

23. Quiche: por fim, outra forma de aproveitar o tender que sobrou da sua festa de fim de ano é fazer um quiche bem gostoso com os pedaços da carne defumada de porco. Você vai usar apenas a manteiga ou margarina, farinha e ovo para fazer a massa. O recheio vai com leite, creme de leite, ovos, parmesão, noz moscada e queijo ralado.

Agora que você aprendeu a fazer diversas receitas deliciosas com tender não vai mais ter problema para escolher qual prato preparar no réveillon ou até mesmo na ceia de Natal. É só escolher o molho preferido, fazer um acompanhamento de luxo e deixar a sua mesa incrivelmente linda e apetitosa.

PARA VOCÊ