34 receitas de farofa de Natal deliciosas para ajudar a compor sua ceia

Escrito por                          

A farofa é um prato bem popular no Brasil, conhecida por seu preparo fácil, prático e que pode contar com variações. Geralmente são feitas com farinha de mandioca ou milho, que contêm benefícios como cálcio e ferro. É um acompanhamento que funciona bem nas refeições, complementando os pratos principais.

Continua após o anúncio

O prato também já é tradicional na ceia de Natal, por seu sabor agradável e textura marcante. Os ingredientes que são utilizados para elaborar as farofas são variados e vão desde frutas até carnes, como bacon e linguiça, resultando em receitas gostosas e ótimas para dividir com a família.

Confira uma seleção de receitas de farofa de Natal que vão te ajudar a compor sua ceia de Natal:

Farofa de Natal simples

Foto: Reprodução / FRANCINHA COOKS

1. Farofa de linguiça na manteiga: essa receita é ideal para quem não quer uma farofa que dê muito trabalho no Natal, pois é rápida e prática. Os ingredientes utilizados no preparo são farinha de mandioca, manteiga sem sal, azeite e linguiça, que são misturados e resultam em uma farofa gostosa e que vai te surpreender, pois alia sabor e textura marcantes.

2. Farofa de ovos: aqui, a farofa é preparada de maneira simples e fácil. O ingrediente principal além da farinha de mandioca é o ovo, que dá o sabor especial desse preparo. A manteiga e o sal entram para completar o acompanhamento que fica delicioso e vai fazer sucesso entre seus convidados.

3. Farofa natalina com ovos, milho e azeitonas: os ingredientes que compõem essa farofa natalina são farofa pronta, ovos, milho e azeitona. O preparo é feito com manteiga e cebola e consiste em praticamente reunir todos os ingredientes para cozinhar em uma panela, colocando por último a farofa. O resultado é um acompanhamento gostoso para a ceia e que vai te deixar com água na boca.

4. Farofa de alecrim: essa opção de farofa para a ceia de Natal conta com o sabor inconfundível do alecrim, que dá um toque especial ao preparo. Os ingredientes utilizados são farinha de mandioca, cebola, manteiga, sal e alecrim e o processo é ir misturando os ingredientes, colocando a farinha por último, até chegarem no ponto. Essa é uma boa versão de farofa para vegetarianos, pois não leva carne!

5. Farofa de soja crocante: aqui, a farinha de mandioca é combinada com soja texturizada, cebola, salsa, azeite, sal e alho. A soja é tostada no azeite e dá uma textura crocante ao preparo. A junção dos ingredientes funciona bem e essa farofa é ótima para quem quer inovar nas festas, surpreendendo os convidados com sabor e textura marcantes.

6. Farofa com queijo parmesão crocante e ervas: essa receita traz uma farofa feita com farinha de mandioca, salsa, hortelã, manteiga e queijo parmesão ralado. As ervas contribuem para um toque de frescor que harmoniza bem com o queijo que também é utilizado no preparo. O resultado é uma farofa gostosa, prática e que não demanda muito trabalho!

Continua após o anúncio

7. Farofa natalina low carb: essa farofa é uma opção para quem prefere pratos mais leves. Aqui, a base da receita é a castanha de caju triturada, que é combinada com cenoura, cebola, alho, manteiga e folhas de aipo. O tempero é feito com sal e pimenta e essa é uma receita diferente, que pode, com certeza, ser o charme da sua ceia!

8. Farofa de abobrinha: o ingrediente principal e que dá todo o gosto dessa farofa, que é uma opção para quem é vegano, é a abobrinha, O preparo é rápido e feito com o legume, farinha de rosca vegana, cebola, alho, cheiro verde e sal, resultando em uma farofa bem equilibrada e deliciosa.

9. Farofa úmida de cebola, ovos e calabresa: essa receita utiliza ovos, cebola e linguiça calabresa para acompanhar a farofa de milho, sendo uma ótima pedida para a sua ceia. O azeite utilizado para fritar os ingredientes deixa um sabor marcante no preparo, além do gosto ótimo do cheiro verde usado no tempero. A dica é servir a farofa morna, pois o calor consegue deixá-la molhadinha e deliciosa!

Farofa de Natal com frutas secas ou cristalizadas

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

10. Farofa de maçã com passas: essa é uma farofa que traz como ingredientes principais a maçã cortada em pedaços e as uvas passas. A farinha de mandioca é acompanhada por essas frutas e temperada com salsinha, cebola e manteiga. É uma opção prática, pois só é preciso reunir todos os ingredientes em uma panela e a dica é servir com tomates cereja que dão um toque especial ao prato.

11. Farofa natalina com tender, alho, passas e manjericão: essa receita reúne o tender e as passas, ingredientes tradicionais natalinos, com farinha de mandioca e majericão. A manteiga e o alho são usados como tempero e dão um gostinho delicioso ao preparo, que consiste em juntar e cozinhar todos os ingredientes até chegar no ponto certo. É uma farofa que com certeza vai fazer sucesso com a sua família!

12. Farofa integral com passas, azeitonas e cenoura: aqui, para substituir a tradicional farinha de mandioca, entra no preparo o farelo de aveia, opção ainda mais saudável e nutritiva. Para acompanhar o farelo, acrescente ovos, cenoura, azeitonas, passas e cebola. O tempero fica delicioso e é feito com ervas, azeite, sal e pimenta-do-reino. É uma receita que funciona bem para compor uma ceia gostosa!

13. Farofa natalina com uvas passas e azeitona: essa é uma opção crocante de farofa, que é feita com bolacha cream cracker triturada. Os ingredientes que acompanham o farelo de bolacha são damascos, uvas passas, azeitona e cebola. A farofa é temperada com azeite, margarina e sal, resultando em um prato gostoso e que precisa entrar para o seu cardápio!

14. Farofa com linguiça, amendoim e passas: aqui, a farinha de mandioca é acompanhada por amendoim, linguiça e passas. O toque especial do tempero são as raspas de limão, que deixam um gosto cítrico delicioso. A rapidez e praticidade da receita são garantidas pelo preparo!

15. Farofa natalina com cranberry e alecrim: essa receita tem como diferencial o uso de ingredientes como cranberry e folhas de alecrim, que resultam em uma explosão de sabores. A farinha utilizada é a de mandioca e o tempero é feito com sal e manteiga. É uma ótima versão de farofa para inovar e surpreender a todos na sua ceia!

Continua após o anúncio

16. Farofa de nozes, passas e azeitonas: aqui, a farinha de mandioca é combinada com ameixas secas, azeitonas, nozes, passas e ovos. As nozes dão um toque crocante e gostoso à farofa. O preparo é uma opção ótima para quem quer uma farofa bem completa e saborosa, pois leva ingredientes diversos e que agradam facilmente.

17. Farofa de Natal com linguiça toscana, tomate e passas: essa é uma opção que usa farofa pronta como base para a receita. Como acompanhamento para a farofa, são utilizados no preparo, que é feito na frigideira, ingredientes como linguiça toscana picada, tomate e frutas cristalizadas. O resultado é delicioso e conta com o sabor marcante do azeite, que harmoniza bem no prato.

18. Farofa rica de Natal: essa receita combina duas farinhas, a de mandioca e a de milho, com damascos turcos, figos secos, castanhas de caju e azeitonas. A farofa fica com um sabor agradável e o tempero leva salsinha, manteiga, cebola e sal. É uma opção para quem quer um acompanhamento mais elaborado para a ceia e a dica é decorar com alecrim e figos.

19. Farofa com frutas e castanhas: a farofa que resulta dessa receita tem um sabor agridoce gostoso e que vai fazer sucesso com a família. Os ingredientes utilizados no preparo são farofa de mandioca torrada, pêssegos em calda, figos em calda, castanha de caju, azeitonas e uvas passas. A crocância da castanha é o ponto alto dessa farofa, que também é temperada com alho, cebola e salsinha

Farofa de Natal com bacon e frutas secas ou cristalizadas

Foto: Reprodução / RECEITAS DE MINUTO

20. Farofa festiva de bacon e calabresa: aqui, a farofa para a ceia de Natal é feita com farinha de mandioca, bacon, calabresa defumada e uvas passas, ingredientes que combinam bem entre si. O preparo é feito em uma panela misturando os ingredientes e a salsinha, a cebola, o sal, a pimenta do reino e a margarina entram para temperar o prato.

21. Farofa de ovos, bacon e passas: essa farofa utiliza em seu preparo farinha de mandioca torrada, que é acompanhada por azeitona, bacon, ovos e uvas passas. O resultado é uma versão de farofa molhadinha, com textura agradável e que conta com o sabor do cheiro verde e da cebola, usados no tempero.

22. Farofa de bacon e ameixa: essa receita é uma ótima pedida para acompanhar as carnes da sua ceia. A junção da farinha de mandioca com bacon e ameixa preta funciona bem e o tempero leva salsinha, manteiga e sal. O preparo é rápido, feito em apenas uma panela e resulta em uma farofa que vai fazer sucesso na sua mesa!

23. Farofa de abacaxi com bacon: aqui, a farofa natalina conta com a farinha de mandioca, abacaxi picado, bacon e uvas passas. A cebola é combinada para temperar o preparo com sal, pimenta do reino, manteiga e salsinha. Essa é uma receita prática para a ceia e vai deixar todo mundo com água na boca!

24. Farofa natalina com bacon, damascos e castanha-do-pará: o diferencial dessa receita é a junção das nozes com a castanha-do-pará, deixando a farofa com uma textura crocante. O preparo também conta com farinha de mandioca, passas, damascos, bacon e cebola. É uma versão de farofa que funciona bem para a ceia, pois é bem completa e tem um sabor marcante!

25. Farofa com damasco, amêndoas e bacon: essa receita leva farinha de mandioca do tipo biju, damasco seco, bacon e amêndoas que são misturados em uma panela com manteiga, sal e cebolinha picada. A farofa fica com um sabor gostoso, é feita rapidamente e deixará todos os seus convidados com um gostinho de quero mais!

26. Farofa de damascos, passas e nozes com suco de laranja: essa opção de farofa fica bem molhadinha e com um sabor delicioso por conta do suco de laranja utilizado no preparo. A farinha de mandioca é combinada com bacon em cubo, damascos, nozes e passas, resultando em um prato de textura marcante. A dica é finalizar com salsinha picada!

27. Farofa natalina com bacon, ervilha e pimentão: essa receita utiliza farinha de milho em seu preparo e a combina com bacon, uvas passas, pimentão vermelho, ervilha e cenoura. Para temperar são usados ingredientes como manteiga, sal e cebola. O resultado é uma farofa diferente, por causa da combinação do pimentão com a farinha de milho, gostosa e que é uma boa opção para estar na sua ceia!

Farofas de Natal com bacon especiais

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

28. Farofa de maracujá com bacon: o diferencial dessa receita são as polpas de maracujá combinadas com o bacon, dando um sabor cítrico e gostoso para a farofa. A farinha de mandioca tipo biju também é combinada com cebola, salsa e alho. O preparo é simples e rápido, além de resultar em uma farofa deliciosa que você precisa experimentar!

29. Farofa natalina com cenoura, pistache e bacon: essa farofa natalina conta com a crocância do pistache e do bacon frito, além do sabor marcante da cenoura e da uva passa. O preparo é feito em uma panela para cozinhar a farinha de mandioca com os ingredientes, azeite e pimenta-dedo-de-moça, que dão um toque especial ao prato. É uma opção que agrada pelo gosto e também pela textura!

30. Farofa de pistache com bacon: essa receita combina a farinha de mandioca com a textura crocante do pistache e o sabor irresistível do bacon. O alho, a salsinha e o sal são usados como tempero para a farofa e o preparo é bem rápido. Essa versão vai te deixar com água na boca e querendo mais!

31. Farofa de banana da terra com coco e amendoim: a base dessa receita é feita com a junção da banana da terra com a farinha de mandioca tipo biju. O sabor da farofa fica agridoce e delicioso, pois, além dos ingredientes citados, ela ainda leva bacon, coco ralado e amendoim. Para finalizar, sirva com salsinha, aliando aroma e textura incríveis!

32. Farofa de banana com bacon: essa é a receita ideal para quem quer inovar pois leva bolacha cream cracker triturada, bananas, bacon e cebola. O preparo é feito com manteiga e resulta em uma farofa gostosa e que deixa qualquer um com água na boca. Uma opção de decoração na hora de servir o prato é colocar alguns ramos de alecrim!

33. Farofa de calabresa: aqui, é utilizada a junção tradicional da farinha de mandioca com calabresa, bacon, ovos cozidos e azeitonas. No tempero, a receita leva salsinha, que dá um toque fresco e leve ao preparo. Uma sugestão para quem gosta de um sabor agridoce é acrescentar passas, que também ficam excelentes no prato!

34. Farofa de alho poró e castanha portuguesa: essa variação de farofa para o Natal leva castanhas portuguesas e alho poró, ingredientes conhecidos por seu sabor inconfundível. O bacon acompanha a farinha de mandioca e o preparo é feito com manteiga, alho e cebola, deixando um gostinho irresistível. Essa opção de farofa é uma pedida que precisa ir para a sua ceia!

É difícil não estar com água na boca depois de ver todas essas receitas! Essas variações são deliciosas e funcionam bem para a ocasião especial: você deve incluí-las em seu cardápio culinário. Experimente mais receitas para compor a ceia de Natal.

PARA VOCÊ