62 receitas deliciosas para trazer toda a magia do Natal para sua ceia

Por
Atualizado em 01.12.20

Então é Natal… Ou quase! Um tempinho antes dessa data especial é o momento perfeito para planejar o melhor cardápio para a ceia de Natal. Para isso, vale pensar em receitas bonitas, econômicas, prática e que agradem a todos. Confira a seguir as melhores comidas de Natal para servir e completar o seu feriado!

Entradas

Engana-se quem acha que uma entrada precisa ser elaborada. Seguem aqui várias receitas fáceis de fazer e que dão um toque especial na sua noite:

1. Presentinhos de queijo coalho

Além de fácil de fazer, essa receita fica muito bonita como parte da decoração da sua mesa, já que o queijo coalho é decorado como mini-presentinhos de Natal. Saboroso e fica uma fofura!

Publicidade

2. Brie empanado

Outra receita à base de queijo muito fácil de fazer é o brie empanado. Para empaná-lo, você vai precisar de farinha de trigo, farinha de rosca e parmesão ralado. O tempero é a gosto e a fritura deve ser feita em óleo bem quente.

3. Bruscheta

A bruscheta é um prato extremamente fácil e rápido de fazer, além de ser muito barato, por utilizar pão baguete ou pão francês – que pode inclusive ser aquele pãozinho que sobrou do dia anterior.

Publicidade

4. Canapés de árvore de Natal

Para conseguir montar uma árvore de Natal, esse canapé usa o pão sírio como copa e palitinhos salgados para fazer o tronco. Além disso, temos também tomate-cereja, manjericão, alho, tomilho, manjerona, manteiga e gorgonzola para o recheio e decoração.

5. Mousse de gorgonzola

Outra entrada super saborosa, à base de maionese e gorgonzola. Ela é apresentada pela Dona Kika, que é engraçadíssima. Vale assistir, mesmo que você não faça a receita.

6. Confit de tomatinho de rama

Se você está em busca de uma receita leve, mas ainda assim extremamente saborosa, essa é a pedida. A receita conta com tomates de rama, azeite, alho, limão siciliano, pimenta, manjericão, sal e açúcar. Além disso, você pode complementar com muçarela de búfula e servir com torradinhas.

7. Verrine de tomate e salmão

O verrine é um prato que, apesar de ser simples de fazer, tem uma aparência extremamente sofisticada. Se você quer surpreender seus convidados, mas sem perder tanto tempo na preparação da entrada, essa é a pedida. Para preparar, você vai precisar de pão, creme de leite fresco, tomates-cereja, salmão defumado e alguns temperos. Uma delícia!

8. Árvores de torradas

Publicidade

Essa é mais uma receita para quem quer que a entrada faça parte da decoração da mesa. Para seu preparo, você vai precisar basicamente de patê e torradas, além de frutas secas para a decoração..

Saladas

Depois de uma boa entrada, é a hora de uma salada diversa e colorida. Listamos aqui algumas receitas bem natalinas para deixar seu dia mais festivo!

9. Salada em formato de árvore de Natal

Continuando na proposta de usar os pratos da ceia na decoração da mesa, temos aqui uma linda e saudável salada montada em formato de árvore de Natal. O diferencial dessa receita é que ela acompanha um molho de gorgonzola que serve para mergulhar os legumes da árvore antes de comer.

10. Salada guirlanda

Se a salada em formato de árvore de Natal não te chamou a atenção, que tal uma com formato de guirlanda? Essa versão parte de ingredientes bastante simples, como alface-crespa e tomate-cereja, para montar uma salada que fica visualmente incrível em cima da mesa!

11. Salada de acelga para Natal

Prefere uma salada mais simples? Para fazer essa salada você só vai precisar de acelga, alho, azeite, vinagre e sal. Para decorar, você pode usar pimentões vermelhos ou, ainda, pimenta dedo-de-moça.

12. Salada de legumes

Publicidade

Essa já é uma receita para quem não dispensa uma salada de maionese. A receita conta com chuchus, cenouras, batatas, vagem, tomate, azeitona, uva-passa, cebola, milho, ervilha e maçã, além de salsinha e cebolinha como tempero. Para quem não gosta de frutas na salada, basta tirar a maçã e a uva-passa e saborear.

13. Salada natalina

Esta salada natalina é repleta de sabores e texturas, e conta com um saboroso molho à base de mostarda e mel. A salada é feita com alface-americana, cenoura ralada, tomates-cereja, nozes, damasco, cebola roxa, laranja e croutons.

14. Salada tropical

Essa salada tropical é outra salada saborosa com molho. Para a preparação da salada, você vai precisar de alface, rúcula, tomates-cereja, cebola-branca, cebola-roxa, manga, lascas de queijo parmesão e cheiro verde. Para o molho, cheiro verde, limões, mostarda, shoyu, azeite, orégano e sal.

15. Salada agridoce

Para fazer essa bonita salada, você vai precisar de presunto picado, cenoura, milho em conserva, palmito, ervilha em conserva, tomate, nozes, uvas, pepino, manga, uva passas, creme de leite, maionese, limão, sal e pimenta.

16. Supersalada para o Natal

Para essa outra excelente receita de Natal, você vai precisar de batata, cenouras, chuchus, tomates, maçãs, uvas-passas, milho, ervilha, vagens, cebola, azeitonas, salsinha e cebolinha, maionese, ovos, sal e pimenta-do-reino. O prato fica muito colorido e saboroso!

Acompanhamentos

Os acompanhamentos também são uma decisão super importante na hora de planejas a sua ceia, e as opções são inúmeras! Confira:

17. Farofa natalina

A farofa é um dos maiores clássicos do final de ano, e é ótimo para acompanhar os mais diversos tipos de pratos principais. Para seu preparo, você vai precisar de bacon, manteiga, cebola, farinha de mandioca e nozes, além de alguns temperos. Opcionalmente, você pode acrescentar uvas-passas.

18. Abacaxi caramelizado

Outro grande clássico da ceia de Natal chega a ser incrível de tão fácil de fazer. Para preparar esse abacaxi caramelizado, você só vai precisar de três ingredientes: abacaxi, açúcar e sal.

19. Batata assada

Essa é mais uma receita superfácil que funciona muito bem como acompanhamento na ceia de Natal. Ela é feita somente com batatas pequenas, manteiga e tempero a gosto.

20. Arroz com amêndoas

As frutas secas são clássicas nas ceias de Natal. Para fazer com que elas marquem presença em sua mesa, que tal essa receita de arroz com amêndoas? É fácil de fazer e agrada aos mais diversos paladares.

21. Salpicão vegano

Se você está buscando uma receita de acompanhamento que não use carne ou derivados animais, esta é sua receita. Seu diferencial é usar maionese vegana no lugar da normal e carne de jaca desfiada no lugar da carne de frango.

22. Arroz com espumante

Outro acompanhamento delicioso para sua ceia é esse arroz com espumante, que além de tudo é muito fácil de fazer. Apesar de ser cozido com a bebida, não fica com sabor forte e nem com álcool, devido à evaporação no cozimento.

23. Purê de batata com mostarda

Além da mostarda, essa receita leva também outro ingrediente inusitado: o vinho branco. O bom dessa receita é que mesmo com um curto tempo na cozinha você pode surpreender com o sabor do seu purê.

24. Cuscus marroquino

Se você gosta de receitas com sabor e textura marcantes, essa é sua pedida. Além disso, o cuscuz marroquinho tem um preparo muito prático e é versátil, combinando com vários outros pratos.

Prato principal

Agora, a estrela da noite: o prato principal! É possível escolher entre diversos tipos de carne e diversos preparos, inovando esse momento especial de ano a ano. Veja:

25. Costela bovina

Uma receita suculenta e que agrada os mais variados paladares é a costela bovina. Para prepará-la, além da costela – e de batatas, para acompanhar -, você também vai precisar de alguns temperos, como páprica doce, alecrim, azeite, suco de uma laranja, orégano, pimenta e sal. Fica uma delícia!

26. Chester com tempero simples

O chester é uma das carnes mais comuns da ceia de Natal. O diferencial dessa receita é o tempero de manteiga com sálvia e o limão que é assado dentro da ave.

27. Peru de Natal

Já nessa receita – outro clássico de Natal – o diferencial é o recheio feito com bacon, alho e croutons. Outra coisa explicada nesse vídeo é a técnica mais adequada para prender o peru na hora de assar para que ele fique mais bonito em sua apresentação final

28. Peru de Natal com pancetta

Que tal preparar um peru recheado com laranja, sálvia, alho e sal, e que ainda é coberto por fatias de pancetta? Essa é a proposta desta receita, que exige um longo tempo de espera, mas que pode surpreender tanto pela aparência, quanto pelo sabor.

29. Tender assado ao molho agridoce

O segredo deste preparo está com certeza no molho de mostarda e mel, um molho que combina muito com o sabor do tender. Vale muito a pena experimentar.

30. Frango recheado com farofa

Quem disse que o frango não pode ser uma boa pedia para o Natal? Nessa receita, a ideia é preparar um rocambole com peito de frango, e rechear com farofa temperada e cobrir com fatias de bacon. Fica uma delícia!

31. Bacalhau cremoso

Essa receita leva bacalhau, batatas e creme de leite em partes iguais, complementando a receita com vinho branco seco, salsinha, cebola, azeite, claras em neve, creme de leite, parmesão ralado, sal e pimenta. Por cima da massa de bacalhau com batatas, você deve colocar um creme de claras com creme de leite, e polvilhar parmesão no final. Fica sensacional.

32. Rocambole de carne moída

Outra opção bastante acessível é o rocambole de carne moída. Para o recheio, você precisará principalmente de presunto, queijo, espinafre, tomate, cebola e azeitonas. Delicioso e muito barato.

Prato principal para veganos

Para quem não come carne, também há uma infinidade de opções saborosas para uma ceia inesquecível e, melhor ainda, toda à base de vegetais.

33. Abóbora recheada

Especial para quem não consome carne, essa mini abóbora recheada com ricota, shitake, shimeji e champignon vai fazer o maior sucesso na sua casa. Antes de iniciar o preparo, tempere as abóboras por dentro com sal e pimenta.

34. Assado vegano com grão-de-bico

Esse assado de grão-de-bico com castanhas e cogumelos é muito saboroso e vai agradar mesmo a quem não é vegano. Nota dez!

35. Assado de lentilha recheado

Mais um assado sem carne para inovar na ceia de canal. Extremamente saudável, ele vai fazer o seu dia render mais com disposição e muita felicidade. O recheio será feito com requeijão de tofu, cranberries e castanhas.

36. Assado com molho de mostarda

Já este assado é todo à base de proteína de soja, com recheio de legumes, castanhas, azeitonas e frutas secas. Para arrematar, um molho de mostarda. Com certeza essa receita vai conquistar seus convidados.

37. Rabanada vegana

Com algumas substituições, a tradicional rabanada pode ser adaptada para uma versão vegana, que agrada a todos os convidados e permite que a mesa fique livre de produtos de origem animal.

38. Almôndegas vegana

Outra opção interessante que tem sua versão vegana são as almôndegas de proteína de soja. Nessa receita, para entrar mais ainda no clima de fim de ano, elas são acompanhadas por um molho agridoce à base de romã. Uma delícia.

39. Tender vegano

Esse tender vegano é composto por três camadas: duas delas de carnes vegetais e uma de creme de castanhas. O sabor surpreende até mesmo quem é fanático por carne.

40. Lombo recheado vegano

Já essa receita opta por glúten de farinha para substituir a carne. No recheio: cenoura, nozes, uva-passa, champignon e temperos.

Doces e sobremesas

Nenhuma ceia está completa sem uma sobremesa para adoçar o paladar ao final da refeição e, também nessa categoria, as possibilidades são várias. Confira:

41. Delícia de pêssego

A delícia de pêssego é uma espécie de pavê coberto por gelatina que, além de saboroso, fica muito bonita na sua mesa da ceia de Natal. Dá água na boca só de olhar!

42. Sobremesa gelada com nozes

Outra receita que fica lindíssima na sua mesa é essa sobremesa de nozes. Com leite condensado, creme de leite, leite em pó e leite, o creme fica muito saboroso, além de ter um cheiro ótimo devido à essência de amêndoas.

43. Marido gelado

Marido gelado é uma tradicional sobremesa de três camadas – uma de creme branco, uma de creme de chocolate e uma última cobertura com claras em neve ou chantilly – que vai deixar todo mundo com água na boca.

44. Bombom de uva na travessa

Com apenas cinco ingredientes – uva verde, leite condensado, creme de leite, leite Ninho e chocolate meio amargo -, você consegue preparar uma sobremesa que vai dar o que falar aí na sua casa. Confira o vídeo e aprenda o passo a passo certinho de como preparar essa delícia.

45. Torta gelada de panetone

Cansou de comer panetones sempre do mesmo jeito? Sem problemas, ele pode virar uma deliciosa e linda sobremesa para sua ceia de Natal! Bem simples: basta intercalar camadas de panetone, sorvete e doce de leite. Capriche na decoração!

46. Taça de Natal

Com apenas cinco ingredientes, essa receita é super rápida de fazer e salva a vida de quem deixou para fazer o doce da ceia na última hora. A receita leva bolo pronto, geleia, suspiro, morango e chantilly.

47. Pavê simples de Sonho de Valsa e chocotone

Essa receita reúne coisas maravilhosas: pavê, chocotone e bombom Sonho de Valsa. Não tem qualquer chance de dar errado.

48. Pavê vegano

Para essa receita incrível, você vai precisar de chocolate vegano, geléia, castanha de caju, baunilha, biscoito vegano, nozes, morango, açúcar e óleo de coco. São ou não são ingredientes que já tem tudo para dar certo?

Bebidas e drinks

Na hora de pensar o cardápio da ceia, também é legal pensar em possibilidades de bebidas para acompanhar a refeição. Desde drinks a bebidas sem álcool, as possibilidades também são inúmeras e podem ser escolhidas para combinar com o prato principal.

49. Margarita colorida

Essa receita, além de clássica, é muito simpática em sua versão natalina, já que usamos corante no drink para que ele fique verde e, no sal, para que fique vermelho. O resultado é um drink colorido com cara de Natal.

50. Milkshake de vinho

Vinho e sorvete de creme: isso é tudo o que você vai precisar para fazer um milkshake de vinho incrível para sua ceia de Natal. E, o melhor: rende muito!

51. Mojito de morango

Para quem quer um drink sem açúcar, essa pode ser a pedida. O drink leva morango, hortelã, rum, água com gás e xilitol, para adoçar sem somar calorias. Por causa disso, a receita também é chamada de mojito low carb, e vai funcionar muito bem para você, se você tiver adotado essa dieta.

52. Caipirinha especial de Natal

Essa caipirinha tem como diferencial o gelo de morango, que é feito batendo morango no liquidificador com água e açúcar, que depois é colocado em forminhas para congelar. Na hora de preparar, basta macerar o limão como açúcar, colocar o gelo de morango e acrescentar a cachaça. Fica bonito e muito gostoso!

53. Sangria

Essa sangria é uma receita bem tropical, feita com vinho e frutas, para combinar bem com o Natal brasileiro, em alto verão. Fica uma delícia!

54. Drink com rum e vinho

Também repleto de frutas, esse é mais um drink que tem cara de Natal e fica com um sabor incrível, também devido ao xarope de açúcar que é preparado anteriormente e adicionado à bebida. Vai ser difícil beber só uma dose.

55. Caipirinha sem álcool

E para quem está evitando consumo de álcool ou quer preparar um drink diferente para as crianças, nada melhor do que essa caipirinha de frutas vermelhas. Nessa receita, a cachaça é substituído por água com gás e a sugestão é fazer uma decoração natalina que combine com a cor do drink.

Petiscos pós-ceia

Se a comemoração for se prolongar por algum tempo ou se você é do tipo que prefere que a ceia aconteça bem cedo, pode ser que você e seus convidados fiquem com fome novamente antes de todo mundo ir embora. Para sanar essa questão, que tal alguns petiscos para beliscar depois da ceia?

56. Palitinhos de frutas

Para um pós-ceia bem leve e saudável, que tal experimentar esses palitinhos de frutas? Com bananas, morangos, uvas e Fini tubes, a receita fica tropical e saborosa. Uma dica para que a banana não escureça é pincelar as fatias com suco de laranja ou limão.

57. Tâmaras recheadas

Para quem não dispensa um chocolate, mas prefere um pós-ceia bem saudável, também pode optar por essa receita de tâmaras recheadas. Elas ficam parecendo um bombom, mas somente com ingredientes leves, como óleo de coco, tâmaras, chocolate amargo e manteiga de amendoim integral.

58. Trufas com amêndoas

Para essa receita deliciosa, você só vai precisar de chocolate meio amargo, leite, amêndoas e chocolate em pó. É bem rápido de fazer e fica muito bonito na hora de servir!.

59. Rabanada frita

Um grande clássico do Natal, a rabanada é repaginada nessa receita, ganhando uma versão frita. Lembre-se de usar o açúcar e a canela ao final. Além disso, caso queira, você pode arrematar a receita com um fio de leite condesado sobre todas as rabanadas prontas.

60. Rabanada de panetone

Se você ganhou muitos panetones na véspera de Natal e não sabe o que fazer com eles, que tal usá-los em uma rabanada diferente? Aqui, a sugestão é usar algum licor à escolha quando for molhar a rabanada antes de fritá-la.

61. Pudim de manga e chia

Esse pudim é mais uma opção leve para o seu pós-ceia. O diferencial da receita certamente fica na utilização da chia e do cardamomo no preparo, que dão à manga um sabor todo especial!.

62. Biscoito de Natal

Se você é do tipo que adora pratos com decorações de Natal, que tal oferecer esses biscoitinhos após sua ceia de Natal? Clássico da culinária estadunidense para a data, os biscoitos de Natal também agradam nossos paladares brasileiros – além de serem uma gracinha!

Depois de todas essas receitas, você já deve estar com a ceia completamente decidida, não é mesmo? Então, veja também nossas sugestões para o almoço de Natal e já se prepare também para essa data especial!