Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca

Feito com por Carlos Lopes 48 unidades 15min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    Usamos sal, pimenta e orégano para temperar a massa. Se preferir, pode acrescentar outras especiarias, como páprica picante ou pimenta-branca;
  2. Receiteria

    Com um ralador, rale o queijo coalho e reserve em uma tigela;
  3. Receiteria

    Em uma panela, ferva bem o leite em fogo médio. Quando ele chegar ao ponto de subir espuma, desligue o fogo;
  4. Receiteria

    Na tigela com o queijo coalho ralado, acrescente a tapioca granulada. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto. Com uma espátula, misture bem para a massa pegar o sabor;
  5. Receiteria

    Adicione o leite fervente na mistura e mexa sem parar, com o auxílio de um fuê (batedor de bolo), até incorporar, por cerca de 3 minutos. É importante mexer sem parar para a massa não ficar com gruminhos e hidratar uniformemente;
  6. Receiteria

    Despeje a mistura em uma forma (20 x 25 cm) forrada com plástico filme sobrando nas bordas. Espalhe a massa com uma colher, criando uma camada uniforme. Deixe descansar por 10 minutos. Cubra com plástico filme e passe a mão para deixar a superfície da massa lisa;
  7. Receiteria

    Leve a forma para a geladeira por, pelo menos, 3 horas. Quando a massa estiver bem firme, desenforme-a e tire o plástico filme. Faça cortes verticais na massa (2 cm). Repita o processo na horizontal (2 cm), resultando em cubinhos;
  8. Receiteria

    Em uma panela ou frigideira com bastante óleo quente (170 ºC), deixe os dadinhos mergulhados até dourarem, sem mexer, cerca de 1 minuto. Retire com uma espátula e coloque-os sobre um prato coberto com papel toalha;
  9. Receiteria

    Não frite muitos dadinhos de uma vez só, pois eles podem grudar. Repita o processo com o restante da massa. Sirva os dadinhos de tapioca com molhos de sua preferência.

informações nutricionais (a cada 100g)

528 calorias
5g proteínas
52g gorduras
12g carboidratos
Carlos Lopes
receita aprovada por

Carlos Lopes

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.

ver minhas receitas

Publicidade

dúvidas sobre Dadinhos de tapioca

1

Posso fazer dadinho de tapioca assado?

Ao invés de fritar, é possível assar o dadinho de tapioca. Siga a receita até o passo 7, em seguida preaqueça o forno a 200 ºC. Coloque os dadinhos em uma forma, deixando uma distância entre eles, e leve para assar por 40 minutos ou até dourar.

2

Posso fazer dadinho de tapioca com a massa de tapioca?

A massa de tapioca é uma farinha fina e pré-cozida usada no preparo da tapioca de frigideira. Para fazer o dadinho, você precisa utilizar tapioca granulada, caso contrário, a massa não ganhará consistência para corte e fritura.

3

Posso fazer dadinho de tapioca sem lactose?

Para fazer um dadinho de tapioca sem lactose e vegano, basta substituir o leite de vaca por leite de coco (próprio para beber) - o sabor combina muito. Também é possível usar leite de castanhas. Já o queijo coalho substitua por tofu trituradinho.

dicas do receiteria

O dadinho de tapioca é uma criação do chef Rodrigo Oliveira. O petisco surgiu de uma improvisação da massa de um bolo que endureceu. Saboroso e crocante, logo a fama do dadinho se espalhou pelo país, conquistou os brasileiros e ganhou releituras.

O bloco de tapioca, como mostra na imagem 7, pode ser preparado com um dia de antecedência. Para congelar, depois de cortados, coloque os dadinhos em uma forma forrada com plástico filme, deixando uma distância entre eles. Leve ao congelador e espere os quadradinhos endurecerem. Em seguida, transfira as porções para um saco plástico bem vedado. Na hora de fritar, leve os dadinhos do congelador direto para o óleo quente.

O chef Rodrigo serve os dadinhos de tapioca com molho de pimenta agridoce. Também fica uma delícia com geleia de pimenta, mel, melado de cana ou doce de leite.

Olá, Dorilene! Preaqueça a airfryer por 5 minutos a 200 ºC. Depois, acomode os dadinhos na cestinha, com espaço entre eles, e deixe fritar na fritadeira por cerca de 15 minutos a 200ºC.

comentários

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Arlene

Ela não vai na ayr frair.

Johnny Giusti

Olá, Arlene! Esse dadinho de tapioca pode ser feito na airfryer.

Dorilene

Boa tarde…
Sendo na Airfryer, qual a temperatura e o tempo q podemos colocar???

Johnny Giusti

Olá, Dorilene! Preaqueça a airfryer por 5 minutos a 200 ºC. Depois, acomode os dadinhos na cestinha, com espaço entre eles, e deixe fritar na fritadeira por cerca de 15 minutos a 200ºC.

Nicoly

É… Uma pergunta se tem como fazer na airfryer então como e possível ele passar pela panela ou frigideira, faz o mesmo preparo e corta a panela ou frigideira?

Maria Beatriz Goulart

Oii, Nicoly! Isso mesmo.

Giovanna

1ue tipo de pimenta que eu usaria?

Maria Beatriz Goulart

Oii, Giovanna! Depende muito do seu gosto para pimentas, se quiser uma mais fraca, a mais indicada é a pimenta-do-reino ou a biquinho. Porém, se estiver buscando um sabor mais marcante, a pimenta vermelha ou a malagueta são ótimas opções.

Beatriz

Posso fazer num dua e si fritar no outro?

Maria Beatriz Goulart

Oii, Beatriz! Sim, pode fazer em um dia e fritar no outro, mas lembre-se de conservar a massa em um pote fechado no congelador.

Rosemary Figueira

Amo dadinho!

Lilia Leal

Não tenho queijo coalho, qual o outro queijo posso usar?

Maria Beatriz Goulart

Oii, Lilia! Você pode usar o queijo halloumi para substituir o coalho, ou ainda usar tofu.

Dayane Conceição

Posso congelar essa massa ??

Maria Beatriz Goulart

Oii, Dayane! Pode sim, ela dura até 3 meses no congelador.

Elizete

boa tarde, qual outro queijo pode ser usado para fazer os cubinhos de tapioca??

Johnny Giusti

Olá, Elizete! O dadinho de tapioca tradicional leva o queijo coalho, Mas, vc pode fazer com queijo parmesão ralado grosso ou queijos bem curados.