Batatas souté

Batatas souté

Testamos e aprovamos!
5 porções 20min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    Descasque as batas e pique em cubos médios. Se quiser, pode incluir outros temperos, como alecrim, páprica picante ou lemon pepper;
  2. Receiteria

    Em uma panela média e alta, coloque água, com 1 colher de chá de sal, para ferver. Assim que pegar fervura, acrescente as batatas e conte 3 minutos, apenas para escaldar, sem amolecer completamente. Escorra a água e seque as batatas;
  3. Receiteria

    Em uma frigideira larga, aqueça o óleo. Quando estiver quente, aumente o fogo no último e adicione as batatas. Mexa constantemente para elas não grudarem no fundo, e saltearem, ou seja, dar pequenos pulinhos na panela;
  4. Receiteria

    Para saltear, segure o cabo da panela e dê uma leve erguidinha (ele deve ficar quase rente ao fogo), o suficiente para fazer movimentos de vai e volta. Assim que as batatas estiverem douradinhas, cerca de 5 minutos, tempere com sal e pimenta;
  5. Receiteria

    Se preferir, use uma espátula para mexer as batatas, mas tome cuidado, pois elas podem ficar muito amassadas ou despedaçar. Mesmo mexendo com a espátula, é preciso saltear de ver em quando. Após dourar e ficarem macias, desligue o fogo;
  6. Receiteria

    Finalize com salsinha e parmesão ralado. Está prontinha!

informações nutricionais (a cada 100g)

243 calorias
4g proteínas
20g gorduras
13g carboidratos

da nossa cozinha para a sua!

Nosso time colocou muito carinho em cada detalhe desta receita, testando e fotografando cada passo com atenção para que você possa brilhar na cozinha! Estamos aqui torcendo por momentos deliciosos e cheios de satisfação à sua mesa. Bom apetite!

Publicidade

dúvidas sobre Batatas souté

1

O que fazer se a batata cozinhar demais?

O ideal é deixar as batatas, em cubos médios, de 3 a 5 minutos em água fervente. Se você esquecer o fogo ligado (até 10 minutos), desligue rapidamente e transfira as batatas para um recipiente com água e gelo, para dar um choque térmico e interromper o cozimento.

2

Por que as batatas souté não ficaram crocantes?

Provavelmente, as batatas cozinharam demais ou saltearam pouco na panela. Se você ficar mexendo muito com uma espátula, elas vão quebrar e ficar molengas. Para garantir a crocância, coloque 1 xícara de chá de amido de milho em um recipiente e dê uma leve empanadas nas batatas já cozidas e secas.

3

Posso fazer batata souté no forno ou na air fryer?

Souté é uma técnica utilizada para saltear legumes em fogo alto. Não é possível fazer batata souté no forno ou na fritadeira elétrica, uma vez que você não poderá saltear os alimentos. Porém, é possível adaptar a receita. Escalde e seque as batatas e leve para assar no forno ou fritar na air fryer.

dicas do receiteria

A batata souté tem esse nome devido à técnica utilizada. Do francês, “sautée” significa saltear. A técnica consiste em cozinhar os alimentos em fogo alto com um pouco de óleo e movimentos constantes. A batata, por exemplo, ganha uma casquinha crocante e o interior fica macio.

É possível usar a mesma técnica para fazer legumes salteados. Se preferir, faça um mix de batatas, vagens e cenouras. Apenas cuidado com o tempo de cozimento, pois a batata tende a ficar pronta antes dos demais legumes.

Um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas, peixes e frango. Também combina muito com salada de tomate e folhas verdes frescas. Experimente acrescentar 1 colher de chá de alecrim (no mesmo momento em que colocar o sal e a pimenta). A combinação dá muito certo e o aroma deixa a cozinha aconchegante.

Ao cozinhar as batatas, retire da água quente e transfira para uma tigela com água gelada (choque térmico) para interromper o cozimento.
As batatas sauté, popularmente conhecidas como souté, são práticas e deliciosas, podendo ser consumidas como entradinhas e acompanhamentos. Se você gostou dessa receita, vai adorar conhecer outros modos de preparos de batatas para variar no cardápio!

veja mais receitas

Batata

comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Andreyle

Ótimo