68 receitas com batata deliciosas para sair da rotina com muito sabor

Por
Atualizado em 18.06.21

A batata é apreciada pelos mais variados paladares, pois pode ser preparada de inúmeras maneiras, como: frita, cozida, assada e ainda pode ser combinada com muitos outros alimentos. Por isso, esse é um ingrediente que aparece com grande frequência na mesa dos brasileiros, mesmo que a paixão nacional seja pelo arroz com feijão diário.

A versão do legume mais comum é a inglesa, depois dela vem a doce, mas sabia que a diversidade é imensa e cada uma é mais indicada para um tipo de prato? A asterix, por exemplo, é e ideal para ser frita, pois não absorve tanta gordura, e assim, fica mais sequinha.

Para que você possa aumentar as opções de pratos com batata que entram na sua mesa preparamos uma lista que conta com 68 receitas. Confira abaixo e depois se delicie com cada mordida.

Petiscos com batata

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Batata-doce com páprica: essa é uma receita que tem um preparo muito prático e rápido, mas com um sabor é bem marcante. Para quem quer um petisco mais incrementado, a dica é preparar um molho de acompanhamento.

2. Salada na cestinha de batata: essa é uma ótima opção para os dias quentes, pois a salada é servida gelada e ajuda a amenizar o calor. O resultado final além de saboroso, também fica bem charmoso por causa da combinação de cores.

Publicidade

3. Puffs de batata-doce: se você quer um lanche saudável essa receita pode ser uma ótima pedida. Os puffs são bolinhos bem cremosos feitos com batata. Temperos com sal, pimenta e noz moscada são usados para um gostinho especial.

4. Batata suflê: essa receita usa um tipo diferente de batata, a asterix. Além disso, o fato de passar por duas panelas de óleo, com temperaturas diferentes, deixa essa batata macia por dentro, e com uma casquinha crocante por fora. Uma delícia!

5. Chips de batata-doce na airfryer: e que tal cortar algumas batatas-doces em fatias bem finas e levar à airfryer? O resultado é um legume supercrocante, que fica bem parecido com um chips, mas que é bem saudável e você ainda pode levar para onde quiser.

6. Chips de batata-doce no micro-ondas: para quem tem um pouco mais de pressa, essa opção que é feita no micro-ondas pode cair muito bem. O tempo no aparelho é de apenas 5 minutos, por isso você poderá saborear seu petisco em poucos instantes.

Publicidade

7. Chips de batata-doce no forno: aqui, a dica é usar sal do Himalaia, pimenta-do-reino, orégano e azeite para o tempero. Mesmo sendo poucos ingredientes extras, o resultado é bem diferente, sabia? Você também pode usar outros itens de sua preferência, como ervas finas, por exemplo.

8. Batata rústica: a batata rústica é uma ótima opção para um petisco bem descontraído no fim de tarde. Como o preparo é simples e não é necessário o uso de pratos, cai muito bem em uma reunião com os amigos e ainda não leva muito tempo de preparo.

9. Croquete de batata: para quem gosta de salgados fritos, o croquete pode ser uma boa pedida. A textura fica bem crocante por fora e cremosa por dentro, além disso, você pode moldar a massa do seu tamanho favorito e servir em diversas ocasiões.

10. Batata em espiral: e que tal variar nos alimentos servidos no seu churrasco? Nessa receita a batata é colocada em um espeto, cortada em espiral, depois temperada e levada para a grelha. Ah, mas você também pode usar o forno, tá?

11. Bolinho de batata: um bolinho com massa de batata recheado com queijo e presunto pode deixar muita gente de queixo caído, não é mesmo? Se você não ligar de passar um tempinho na cozinha, essa receita cai muito bem como lanche da tarde.

12. Batata com cheddar e bacon: que batata frita é uma paixão de muita gente não é nenhum segredo, mas que tal incrementar esse petisco com o uso de cheddar e bacon? A gordice é grande, mas o sabor super compensa para aquela escapadinha que acontece de vez em quando.

13. Bolinho de batata-doce e frango: já para quem busca uma opção mais saudável, um bolinho com massa de batata-doce com frango cozido cai como uma luva, não é mesmo? Como o petisco é empanado, temos um salgado com uma casquinha crocante de dar água na boca.

Batata com combinações saborosas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

14. Gratinado de batata e milho: receitas de forno costumam ser muito práticas, pois basta preparar tudo e depois esperar enquanto o prato assa. Aqui o legume deve ser cozido com temperos e milho e depois colocado em um refratário, mesmo assim, o tempo na cozinha é bem curto, pode apostar.

15. Batata com queijos e bacon: essa é uma receita divida em etapas que até dá certo trabalho, mas o resultado é um prato muito gostoso, por isso, se você gosta desse legumes, de queijo e bacon, não deixe de experimentar.

Publicidade

16. Batata com ervilhas na manteiga: para preparar essa receita, você precisa apenas cozinhar o legume um pouco e depois grelhar na frigideira com ervilhas frescas e manteigas. Mesmo tendo um preparo bem simples, você consegue obter um prato muito gostoso.

17. Gratin de batatas: para preparar essa receita você vai precisar combinar as batatas doce e rosa. Os legumes são cortados em fatias finas e acompanhados de um molho branco. Por isso, se você gosta de pratos cremosos essa é uma boa pedida para sua próxima refeição.

18. Batata assada com azeite e alecrim: um preparo muito simples pode render uma refeição saborosa se você souber fazer as combinações certas. Nesse caso, os ingredientes usados ficam super em harmonia e assim, você consegue um resultado maravilhoso.

19. Batata duchesse: esse é um prato típico da França, em que a batata asterix é usada para preparar um purê que tem uma textura bem diferente do que costumamos consumir por aqui. O preparo também é bem simples, mas o resultado pode surpreender quem provar.

20. Laminado de batata: o resultado desse prato fica bem parecido com uma lasanha, já que as batatas são cortadas em fatias bem finas e são acompanhadas de um creme de ricota bem temperadinho. Você pode servir apenas com salada que a refeição já está completa.

21. Batata assada com limão: uma simples batata assada pode ter um resultado incrível, não é mesmo? E para variar no sabor, basta escolher temperos diferentes. Nesse caso, o limão entra em cena para dar um toque extra para o prato.

22. Salada de batata: alimentos que podem ser servidos gelados caem muito bem em dias quentes, por isso, você pode preparar essa receita para servir de acompanhamento para o seu prato principal. Que tal experimentar no seu próximo almoço?

23. Batata crocante com parmesão: para preparar essa receita você vai precisar apenas de batatas, queijo parmesão ralado e temperos. Além disso, o passo a passo é bem simples e pode ser feito até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

24. Galete de batata: quer um acompanhamento bem simples para um prato grelhado? Essa receita pode ser ideal para esses momentos! Além disso, o tempo na cozinha é mínimo, por isso, vale a pena apostar e se deliciar com cada mordida.

Publicidade

Pratos diversos com batata

iStock

25. Batata hasselback com queijo e bacon: para preparar essa receita, é preciso cortar as batatas em várias camadas, mas sem chegar ao fundo. Assim, é possível acrescentar recheio entre essas fatias. Nesse caso, a dica é rechear com bacon, queijo cheddar, manteiga de alho e sour cream.

26. Escondidinho de batata e carne: o escondidinho é um prato que pode ser feito com os mais variados ingredientes, por isso, pode agradar muitos paladares. Como a batata é um legume de cozimento rápido, essa pode ser uma boa pedida para quem tem um pouco mais de pressa.

27. Batatas bravas com ovos: quer um toque da Espanha na sua mesa? Uma boa dica é acrescentar essa receita ao seu cardápio! A batata brava tem um toque apimentado e é ótima para ser servida nos mais diversos momentos. Aqui os ovos ainda entram em cena para incrementar o sabor do prato.

28. Batatas ao murro com bacon: nessa receita o legume é combinado não só com bacon, mas também com maionese de alho caseira, bacon e alguns temperos. O resultado é bem simples, só que não deixa de ser cheio de sabor.

29. Nhoque de batata-doce: para quem gosta de usar a batata-doce é interessante conhecer novas receitas que usem esse ingrediente para assim não cair na rotina, não é mesmo? O nhoque é um prato que não tem um preparo muito complicado, mas é preciso ter um pouco de paciência para o processo, pois é um pouco demorado.

30. Salada de batata e hortelã: e que tal preparar uma salada bem refrescante para a sua próxima refeição? A combinação de batatas com hortelã pode até parecer meio estranha, mas o resultado é muito gostoso, pode apostar.

31. Rocambole de batata recheada: esse é um rocambole que tem uma massa feita com batatas e um recheio de presunto com queijo. Você já provou essa combinação de ingredientes? O resultado é muito agradável ao paladar e o modo de preparo não é complicado: siga os passos do vídeo que não tem erro!

32. Curry com grão-de-bico e batata: essa é uma receita que tem como maioria ingredientes simples, porém, pede uma grande quantidade de especiarias que dão o sabor marcante do prato. A vantagem é que mesmo a lista sendo longa, você não terá dificuldade para encontrar esses itens.

33. Nhoque de batata: já se frustrou tentando acertar o ponto certo de um nhoque de batata? Com essa receita você confere diversas dicas para obter uma massa firme e fácil de trabalhar, mas que não perde a leveza.

Batata com recheios

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

34. Batata gratinada com alho: para preparar essa receita, você vai precisar cortar as batatas em rodelas finas e depois acrescentar um molho de alho, queijo e azeitonas ao refratário. O resultado é um prato com uma casquinha dourada e crocante que tem uma textura macia por dentro.

35. Batata gratinada: nessa receita as batatas apenas ganham um molho de queijos e essa mistura é levada ao forno em um refratário. É uma opção de prato muito simples, mas que pode encher sua mesa de sabor.

36. Gratinado de batata e presunto: essa é uma receita que fica parecida com uma lasanha, já que as batatas são cortadas em fatias finas e depois são intercaladas em camadas de presunto e queijo. O legal é que essa é uma ótima opção de refeição para ser servida apenas com uma salada de folhas verdes, por exemplo.

37. Batata gratinada com queijos: três queijos são usados para esse prato: mussarela, gorgonzola e parmesão. Além disso, as batatas são misturadas com creme de leite e alguns temperos que ajudam a deixar a refeição com uma textura incrível!

38. Batata suíça de calabresa: também conhecida como batata rosti, esse é um prato que tem um preparo um pouco complicado, pois é preciso cozinhar um pouco a batata, depois ralar e depois fritar e rechear. Porém, com um pouco de atenção é possível preparar uma refeição muito saborosa.

39. Batata cremosa gratinada: nessa receita as batatas são combinadas com um creme e dois queijos: mussarela e parmesão. A textura do prato fica bem gostosa e você pode servir com uma carne de sua preferência e salada para uma refeição completa.

40. Carne moída com batata: essa é uma receita bem básica, por isso, é ideal para dias da semana quando o tempo para ficar na cozinha está corrido. Além disso, a bagunça não é muito grande e você pode usar seus temperos favoritos para aquele gostinho especial.

41. Batata suíça com queijo: a diferença dessa receita para a anterior de batata suíça está apenas no recheio. Aqui quem entra em cena é a mussarela, mas você pode usar outras opções para incrementar o sabor, como o parmesão, por exemplo.

42. Batata recheada com frango: a combinação de frango com batatas é muito saborosa para diversos paladares, mas aqui essa mistura ganha um sabor especial: o molho usado para incrementar o sabor do prato é o branco, que tem um preparo simples, mas muito gostoso.

Sopas e caldos com batata

Foto: Reprodução / Marola com carambola

Foto: Reprodução / Marola com carambola

43. Sopa de batata: essa é uma receita bem prática e que usa poucos ingredientes, por isso, pode ser preparada mesmo naqueles dias em que a correria é grande. Além das batatas, você vai precisar apenas de creme de leite e temperos.

44. Creme de batata com bacon: para quem gosta de uma refeição com carnes, o bacon pode ser uma ótima pedida, pois não tem um preparo trabalhoso e ainda é adorado por muita gente. Além disso, esse ingrediente dá uma textura crocante ao prato.

45. Sopa cremosa de batata: o principal legume utilizado para preparar essa sopa é a batata, mas a cenoura também entra em cena para um toque extra de sabor e cor. Por causa da escolha de ingredientes, esse é um prato que é bem nutritivo e que fica com uma cor de dar água na boca.

46. Sopa de batata deliciosa: se você quer uma sopa que utilize poucos ingredientes e ainda tenha um preparo muito simples, essa pode ser a opção ideal. Além das batatas só é preciso utilizar água e temperos para fazer esse prato.

47. Creme de alho-poró com batata: o alho-poró é um tempero suave, mas que faz uma grande diferença no sabor de um prato. Aqui, além das batatas, o bacon também é usado para deixar a sua refeição ainda mais gostosa e crocante.

48. Ensopado de batata: essa é uma receita em que o legume é combinado com um molho e carne moída, por isso pode cair muito bem naquele momento que queremos uma refeição simples, mas que seja suficiente para não precisarmos preparar outro alimento.

49. Creme de espinafre com batata: para quem gosta de uma textura mais densa, esse creme pode cair uma luva. Por usar batatas e espinafre, essa é uma refeição bem completa e nutritiva, que pode ser servida não apenas em dias frios, mas sempre que você quiser um prato leve.

Purê de batata

iStock

50. Purê de batata fit: para quem busca um cardápio com uma baixa quantidade de calorias, a escolha dos alimentos faz toda a diferença. Aqui, a batata inglesa é combinada com couve-flor no preparo de um purê bem leve e saudável.

51. Purê de batata com mostarda: e que tal preparar um purê bem diferente? Essa receita além de levar mostarda dijon, também ganha um toque de vinho branco. O sabor fica incrível e será difícil não repetir um pouquinho.

52. Purê de batata-doce: essa é outra receita light, ideal para quem quer um purê bem leve e que não seja cheio de calorias. A batata-doce é uma grande aliada de quem quer manter ou diminuir o peso, além disso, é um legume cheio de nutrientes, por isso, vale a pena acrescentar esse alimento ao seu prato.

53. Purê de batata com mandioquinha: a mandioca salsa é uma ótima opção de ingrediente para ser usado no preparo do seu purê. Esse é um legume bem saboroso e que ainda tem um toque agridoce, o que fará seu prato ter um gosto completamente diferente do tradicional.

54. Purê de batata com gorgonzola e frango: o gorgonzola é um queijo que tem um sabor bem marcante e o frango também dá um toque especial à receita. A dica, aqui, é montar o prato em camadas: purê de batatas, gorgonzola e recheio de frango.

55. Purê de batata com queijo: a sugestão dessa receita é mais simples do que a anterior, aqui você tem a opção de usar o mussarela, queijo minas ou prato. Com isso, a textura do seu purê ficará um pouco mais elástica, mas o sabor será divino, pode apostar.

56. Purê de batata com alho assado: além de alho assado, nessa receita o purê ainda ganha um toque de alecrim. Com poucos ingredientes e alguns toques especiais você consegue um prato que foge do tradicional e ainda pode surpreender com o sabor.

Pães e salgados com batata

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

57. Torta de batata e tomate: essa é uma torta salgada, mas que é feita com batata-doce. Os tomatinhos entram em cena para deixar o visual do prato mais bonito e ainda para acrescentar um toque de sabor. Além do gosto super diferente, a lista de ingredientes não é grande e o preparo não é muito trabalhoso.

58. Waffles de batata: utilizar um purê ou batatas cozidas na massa dos seus waffles fará com que seu prato tenha uma textura e um sabor completamente novos. Por isso, se você gosta de inovar, não deixe de experimentar essa receita.

59. Pão de batata: se você for preparar essa receita é importante saber que a umidade da batata ou até mesmo do ar influencia na quantidade de farinha que será utilizada. Mesmo assim é possível obter um resultado de sucesso sem um grande trabalho.

60. Torta pão de batata-doce: a massa dessa receita fica entre a de torta e pão, por isso o nome. Além disso, o requeijão entra em cena como recheio, mas você pode usar outros ingredientes de sua preferência, como a calabresa, por exemplo.

61. Pão de batata-doce: esse é um pão tão gostoso que você pode comer até puro, mas também combina muito bem com manteiga, geleia ou outro ingrediente que você preferir.

62. Torta de linguiça e batata: essa é uma torta bem diferente, pois leva massa folhada, batatas e linguiça. O sabor e a aparência podem surpreender quem se deparar com esse prato. Por isso, se você gosta de inovar, não deixe de experimentar.

63. Pão de batata e centeio: essa receita combina a farinha de trigo com de centeio, por isso, o pão fica com uma cor marrom. Outro ingrediente utilizado é o mascavo, que é mais saudável do que o branco.

64. Torta purê de batata: com um purê de batatas você também pode preparar uma torta bem deliciosa. O recheio é feito com frango, mussarela e presunto, mas você também pode acrescentar queijo parmesão ralado para incrementar o sabor.

Doces com batata

Foto: Reprodução / ICKFD

Foto: Reprodução / Danielle Noce

65. Brownie de batata-doce: essa é uma receita fit, sem glúten e sem lactose, por isso, mesmo que você tenha restrições alimentares, pode ser possível saborear esse doce que mesmo sendo saudável, é cheio de sabor.

66. Bolo de batata-doce com coco: nessa receita, a batata-doce ralada é usada no preparo da massa. O resultado é um bolo com uma textura fofinha, mas, ao mesmo tempo, bem úmida. Além disso, a combinação de sabores cai muito bem, pode apostar.

67. Bolo de batata-doce: já nessa receita a massa fica com uma textura densa e cremosa, bem diferente da opção anterior. Mesmo assim, o resultado pode agradar os mais variados paladares. Que tal preparar para o seu próximo café da tarde?

68. Bombom de batata-doce: até para preparar bombons a batata-doce pode ser utilizada. Além de ser uma opção saudável, essa receita também pode ser saboreada por veganos, pois é livre de ingredientes de origem animal.

Com uma variedade tão grande de receitas que podem ser feitas com batata você poderá ficar muito tempo sem repetir uma receita. Isso só precisará acontecer caso você goste muito de alguma opção específica. Além disso, os níveis de dificuldade também são diversificados.