Como fazer pudim: aprenda a preparar esse doce simplesmente irresistível

Escrito por
Atualizado em 17.12.20

O pudim é uma sobremesa clássico e gostoso. O preparo da “massa” é tão prático que pode ser feito até com o uso do liquidificador. A cobertura de caramelo é o ponto alto do doce, que o deixa com aquele saborzinho inconfundível.

Pudim tradicional

iStock


Quer aprender a fazer um pudim que vai deixar todos os seus convidados com água na boca? Confira a receita!

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 caixas de leite condensado
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 500 ml de leite
  • Água para banho-maria

Como fazer

  1. Coloque o açúcar em uma panela em fogo alto;
  2. Mexa bem até derreter por completo;
  3. Acrescente a água e mexa até ficar homogêneo;
  4. Coloque a calda na forma de pudim e reserve;
  5. Bata o leite condensado, os ovos e o leite no liquidificador;
  6. Despeje a mistura na forma com a calda;
  7. Tampe com papel alumínio;
  8. Leve para assar por 1h30 em banho-maria, dentro de uma forma maior com água;
  9. Deixe gelar e, em seguida, desenforme;
  10. Sirva e sinta todo o sabor desse doce!

Viu como o preparo é fácil? E o resultado é um pudim com gostinho de infância e que com certeza que vai fazer sucesso na sua mesa.

Continua após o anúncio

Outras receitas de pudim

Além da versão mais tradicional, o pudim também pode ser feito de jeitos práticos e incrementado com ingredientes especiais, como o chocolate. Confira algumas outras opções bem apetitosas de pudim:

Pudim na panela de pressão

O primeiro passo dessa receita é preparar a calda de caramelo do pudim e reservar a forma. Então, os demais ingredientes são batidos no liquidificador, a mistura é colocada na forma e tampada com papel alumínio. Daí é preciso colocar a forma dentro da panela de pressão com água para cozinhar. Depois, é só deixar gelar e se deliciar!

Pudim de leite Ninho

O leite Ninho é o ingrediente especial dessa opção de pudim. A calda do doce é feita com água e açúcar e colocada na forma, que deve ser reservada. A mistura dos ingredientes é feita no liquidificador e a combinação é disposta no recipiente. Para finalizar, só precisa levar o pudim para gelar. Isso mesmo, sem forno!

Pudim de chocolate

Continua após o anúncio

Essa versão de pudim conta com o gostinho delicioso do chocolate 32%. O preparo inicia com a calda, que é disposta na forma. O liquidificador é utilizado para bater os demais ingredientes. O doce deve ser cozido em banho-maria, tampado com papel alumínio ou manteiga.

Pudim de micro-ondas

Para essa receita, é preciso utilizar formas próprias para micro-ondas. A calda é preparada em uma panela e colocada no recipiente. A mistura dos ingredientes que compõem o pudim é batida à mão e despejada na forma. O doce é finalizado com o cozimento no micro-ondas.

O pudim é um doce incrível, difícil de resistir e que pode ser preparado de maneiras fáceis. Há opções diferentes para agradar a todos e essa é uma boa pedida para servir como sobremesa no dia a dia. Veja também receitas de pudim de doce de leite e pudim de abacaxi!