A coxa de frango é um corte bastante suculento, com sabor encorpado e textura firme. Ela pode ser preparada de diversas maneiras, como assada, cozida ou frita. O que faz muita diferença é o tempero – a gente já experimentou várias combinações, entre elas, com maionese, suco de laranja, mostarda e pimenta… também é fácil de harmonizar com legumes, principalmente cenouras e batatas. Acompanhe nossa seleção de receitas.
O preparo na air fryer garante uma coxa de frango douradinha sem excesso de gordura. Preparamos um tempero levemente picante, com mostarda e shoyu. O melhor de tudo: não faz bagunça na cozinha.
Publicidade
A maionese é o ingrediente-chave da marinada dessa coxa de frango. Além de oferecer sabor, ela ajuda a deixar a carne mais suculenta. É importante respeitar o tempo de descanso para o tempero fixa bem em todas as coxas.
Primeiro, as coxas de frango, bem temperadinhas, são seladas na frigideira para criar uma crostinha crocante. Depois, é só acrescentar os cubinhos de batatas e um pouquinho de água. Acerte os tempos e deixe cozinhar. Muito prático para o dia a dia!
Hoje tem franguinho na panela. Utilizamos coxa e sobrecoxa, entretanto também é possível fazer a receita somente com coxa. O molho ganha um mix de tempero, extrato de tomate e pimenta-dedo-de-moça fresca. Fica picante na medida certa!
Um clássico do almoço de domingo! O melhor de tudo é que você prepara dois pratos em um só: frango (que utilizamos coxa e sobre coxa) e batatas. Enquanto assa, o frango libera gordura e saboriza as batatas. Vai muito bem com uma farofinha!
Publicidade
Não cansamos de dizer que o tempero transforma um prato. Essa coxa de frango, por exemplo, ganha um sabor agridoce, com o aroma, doçura e acidez do suco de laranja. Na assadeira, também colocamos fatias de laranja e batatas. Uma opção perfeitas para datas festivas.
Douramos as coxas de frango em um caramelo para trazer um fundo de sabor adocicado (não fica exagerado), além de uma cor apetitosa. Para o molho, combinamos cenoura, tomate e batata. É o tipo de refeição que deixa o dia mais aconchegante.
Na travessa, vai coxa de frango, cenoura e alho-poró. Depois, regamos a carne vinho branco. Enquanto assa, o álcool vai evaporar, deixando apenas o sabor do vinho que harmoniza com os outros temperos utilizados no preparo. Confira a receita!
A coxa de frango crocante vai muito bem como petisco, além de ser uma ótima opção para montar marmitas ou consumir no dia a dia. O preparo com molho pede uma polenta, creme de milho ou arroz branco. No almoço de domingo, nada melhor que coxa de frango assada com legumes.
Não só a coxa, como também os outros cortes, o frango é uma opção muito interessante e prática para ter na geladeira. Você pode fazer uma variedade enorme de pratos principais, tortas, lanches, patês e petiscos. Confira nossa seleção de receitas com frango.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram