19 receitas com linguiça defumada perfeitas para sair da rotina

Escrito por                          

A linguiça defumada é um tipo de ingrediente curinga na cozinha. Ela cai bem tanto sozinha na hora do petisco quanto para ser usada no preparo de pratos mais elaborados, como uma lasanha. Para você ver como ela é versátil, basta checar as receitas da lista abaixo:

Continua após o anúncio

1. Linguiça defumada

Nesta receita, você aprende a fazer uma linguiça do zero, desde os cortes de carnes escolhidos até a defumação. Para isso, você vai precisar de copa-lombo e gordura da barriga do porco.

2. Linguiça defumada acebolada

Perfeita para ser servida como petisco, esta ainda é uma receita prática de ser preparada e com uma baixa quantidade de gordura. Para isso, o óleo é deixado de lado e o processo é feito no micro-ondas.

3. Linguiça defumada caramelizada

Para deixar a linguiça caramelizada, você vai precisar de azeite, mel e vinagre balsâmico. A lista de ingredientes é bem curtinha, mas você pode se surpreender com o resultado.

4. Omelete de calabresa

Coringa na cozinha, a omelete cai bem em diferentes momentos do dia. Aqui, ela é feita com ovos, linguiça calabresa, óleo, pimenta-do-reino, sal e cheiro-verde. Além de poucos itens, o passo a passo é tão simples de ser seguido que até mesmo quem não tem experiência na cozinha consegue facilmente um resultado de sucesso.

Continua após o anúncio

5. Linguiça defumada com batatas

Purê de batata já é uma delícia, se ele for coberto por requeijão, pedacinhos de linguiça e bastante queijo, melhor ainda! Tudo isso vai junto ao forno, gerando uma casquinha gratinada como cobertura crocante para esse prato. A combinação fica simplesmente irresistível.

6. Linguiça defumada com ovos e cebolas

Esta é uma receita que leva apenas 3 minutos para ficar pronta, mas que é perfeita para matar a fome. Aqui, é preciso levar ao fogo óleo, linguiça picada, ovos, cebola fatiada, sal e pimenta-do-reino.

7. Linguiça defumada com batata e molho

Um prato gostoso não precisa ser difícil de ser feito e esta opção está aqui para provar isso. A dica é combinar batatas cozidas al dente com linguiça calabresa, molho de tomate e mussarela. Para temperar, você vai usar cheiro-verde, cebola, alho e três tipos de pimenta.

8. Arroz caipira com bacon e linguiça defumada

Dê uma cara nova para o arroz do dia a dia com este prato. Aqui, o grão é incrementado com bacon, linguiça, tomate e temperos. O modo de preparo é simples, mas o resultado é digno de um acompanhamento de almoço de domingo.

9. Feijão com linguiça defumada

Continua após o anúncio

Sem complicações, esta receita é perfeita para quem quer um feijão mais saboroso para as suas refeições. O tempero feito com sal, alho, orégano, pimenta, colorau e folhas de louro já ajuda bastante, mas a linguiça ajuda a fechar o preparo com chave de ouro.

10. Canelone de pão de forma recheado de linguiça defumada

Tem pão de forma dando bobeira na sua cozinha e você não sabe o que fazer com ele? Então, ele é usado nesta iguaria como massa para o canelone. Combinação perfeita! O recheio fica por conta de linguiça defumada. Já a cobertura, leva molho rosê e queijo parmesão ralado. Para testar em casa, confira o passo a passo e se surpreenda com o sabor.

11. Creme de mandioquinha com linguiça defumada

Perfeita para mandar o frio para bem longe, esta receita contrasta o sabor marcante da linguiça com o adocicado da mandioca salsa. Para melhorar ainda mais, não é preciso passar muito tempo na cozinha. Gostou? Então, veja o modo de preparo. Uma delícia!

12. Pizza de calabresa de liquidificador

Já pensou em fazer sua própria pizza? Com uma massa de liquidificador, a experiência pode ser mais simples. Para o recheio, você vai usar molho de tomate, linguiça, mussarela, cebola e orégano.

13. Hambúrguer de linguiça defumada

Hambúrguer feito com carne bovina é uma delícia, mas para sair da mesmice, experimente esta receita feita com linguiça. A quantidade gordura é na medida certa. E mais: você ainda aprende a fazer um molho de picles que garante acidez e cremosidade ao sanduíche. Veja o passo a passo e aproveite todo o sabor desse lanche.

14. Enroladinho de linguiça defumada

Esta opção é uma adaptação do enroladinho de salsicha. Entretanto, aqui, é a linguiça defumada fininha que entra em cena. Assim, fica fácil se deliciar com um novo sabor. Confira o modo de preparo e deixe seu dia muito mais gostoso.

15. Macarronada com linguiça calabresa

Para testar esta receita em casa, você vai usar apenas espaguete, calabresa, molho de tomate, azeitona, cebola, azeite e cheiro-verde. Mesmo com poucos itens, já dá para garantir um almoço ou jantar cheio de sabor para dividir com toda a família.

16. Escondidinho de calabresa

Purê de batata, calabresa, mussarela, molho de tomate e requeijão compõem esta receita. O prato é fácil de ser feito e ainda é perfeito para quando você quer uma refeição que surpreende pelo sabor.

17. Strogonoff de calabresa

Você já deve ter visto strogonoff feito com carne bovina e de frango. Mesmo estes sendo os tipos mais comuns, também dá para usar a calabresa para fazer este prato. Assim, você consegue variar nas refeições do dia a dia sem complicações.

18. Torta cremosa de linguiça calabresa

Seja para a hora do lanche ou até mesmo para uma refeição principal na hora da pressa, uma torta bem gostosa pode salvar. Aqui, a massa é de liquidificador. O recheio leva mussarela e um molho bem caprichado de calabresa.

19. Lasanha de calabresa ao molho branco

Para fechar a lista, uma receita que é ideal para o almoço de domingo ou para uma refeição especial. Isso porque a calabresa é preparada com um molho de tomate, mas o prato também leva molho branco. Tudo isso faz com que seja possível sentir uma explosão de sabores a cada garfada.

Com tantas opções gostosas, fica agora a difícil tarefa de escolher qual testar primeiro, mas, antes de ir para cozinha, confira também receitas com linguiça toscana. Assim, você pode variar no tipo de embutido para não cair na rotina.

PARA VOCÊ