28 receitas com linguiça toscana para ir muito além do churrasco

Escrito por                          

Linguiça toscana é um dos ingredientes que nunca faltam no churrasco. Mas ela é tão saborosa e versátil que cai bem em muitos outros pratos. Desde o petisco com cebola até o risoto, passando pela clássica macarronada, pelo ragu e, claro, pelo hambúrguer, a lista de possibilidades é grande. Aqui citamos algumas, simples e mais elaboradas, para você se inspirar.

Receitas simples com linguiça toscana

iStock

1. Linguiça toscana assada: além de ter preparo rapidíssimo, essa receita tem sabor infalível. A combinação de linguiça, cebola, vinho tinto e alecrim cai bem como petisco e também como prato principal. Acenda o forno e saboreie!

2. Linguiça toscana acebolada: muito sabor com só dois ingredientes e duas etapas de preparo. Na panela de pressão elétrica, primeiro, cebola e linguiça cozinham na pressão, depois, na panela destampada, cozinham até ficarem douradas e caramelizadas. Aí é só escolher como comer: com salada, com arroz, num sanduíche…

3. Linguiça toscana com batata: fatias de cebola intercaladas com linguiças e fatias de batatas, com azeite e temperos. Leve ao forno e espere ficarem assadas. Excelente para dias em que queremos um preparo prático, mas que tenha bastante sabor.

4. Linguiça toscana com batata e bacon: você gosta de linguiça? Gosta de batata? E de bacon? Por que não juntar os três? Coloque-os numa assadeira com azeite, alecrim, orégano, sal e mais temperos que quiser e leve ao forno até ficarem bem dourados. Depois é só saborear e agradecer pela existência desses ingredientes no mundo!

5. Linguiça toscana com tomate, cebola e pimentão: os vegetais dão ainda mais suculência, sabor e cor ao prato. O segredo para que fique espetacular é cozinhar na frigideira em que selar a linguiça e finalizar no forno para dar um toque tostado, que apura os sabores.

6. Linguiça toscana na panela de pressão: linguiça e cebola, só isso na panela de pressão. Não é preciso acrescentar água! Depois de 20 minutos na pressão, elas estão cozidas. Aí você só precisa cozinhar por mais uns minutos, na panela sem a tampa e mexendo aos poucos, para que o líquido reduza e elas fiquem caramelizadas.

7. Linguiça toscana na frigideira: mais uma receita de uma panela só. Você frita a linguiça e reserva; refoga os vegetais com os temperos na mesma frigideira; depois, junta todos os ingredientes, acrescenta água para que os vegetais cozinhem até ficarem macios e finaliza o prato com salsinha, para dar frescor.

8. Linguiça toscana no micro-ondas: preparar linguiça, dourada, sequinha, sem sujeira, só apertando botões. Não é mágica, nem sonho: é micro-ondas. Você só precisa dispor as linguiças sobre um prato coberto com papel-toalha e levar ao micro-ondas. Um minuto de cozimento para cada linguiça no prato.

9. Pão com linguiça toscana na air fryer: um ponto alto do churrasco é comer pão com linguiça. E agora você pode curtir essa delícia mesmo sem churrasco. Pão francês, catupiry, linguiça e tomates, e 10 minutinhos na air fryer.

10. Sanduíche aberto de linguiça toscana: além de pão e linguiça, esse lanche leva molho branco e queijo, bastante queijo. Gratinado no forno, é difícil imaginar um sanduíche mais gostoso!

11. Sanduíche picante de linguiça toscana: com uma frigideira só você vai tostar a manteiga no pão, selar a linguiça, caramelizar a cebola, terminar de cozinhar a linguiça e derreter o queijo. O sabor intenso fica por conta da páprica e do whiskey (que acentua o toque caramelizado). Um sanduíche para devorar com gosto.

12. Tortinha de linguiça toscana: uma massa simples, que não precisa sovar, e um recheio suculento e saboroso, com linguiça, bacon, pimentão amarelo, azeitonas e tomates. Perfeito como petisco ou para o lanche. Difícil é parar de comer!

13. Arroz com linguiça toscana: uma refeição completa na panela de pressão. Você refoga linguiça, cebola, alho, pimentão, tomate (e o que mais quiser) e acrescenta molho de tomate, caldo de carne, arroz e água e deixa cozinhar. Depois é só esperar a panela fazer a parte dela e rapidinho fica pronto.

14. Salada de linguiça toscana: nem só de pimenta, manteiga e queijo vive quem ama linguiça. A linguiça também combina com sabores mais frescos. Nessa receita, erva doce, vinagre, hortelã e manjericão se juntam à cebola roxa, azeite, pão e cottage para formar uma salada refrescante em que a linguiça é a protagonista que deixa brilhar os sabores de todos os ingredientes.

Receitas elaboradas com linguiça toscana

15. Escondidinho de linguiça toscana: a linguiça dá um sabor especial para o tradicional escondidinho. O preparo não é complicado (refogar a linguiça e fazer o purê) e o resultado (um escondidinho gratinado e lindo) vale muito a pena.

16. Escondidinho de mandioquinha com linguiça toscana: o sabor mais marcante e a textura mais sedosa da mandioquinha contrastam bem com a linguiça. E, para deixar o prato ainda mais cremoso e gostoso, essa receita leva catupiry. Sabor e textura irresistíveis!

17. Paella de frango e linguiça toscana: releitura de um clássico da cozinha espanhola, essa receita troca os frutos do mar por frango e linguiça. Os temperos garantem a cor e o sabor conhecidos da paella, e a linguiça traz um gostinho a mais. Um prato para comer com olhos, impressionar as visitas e surpreender o paladar!

18. Risoto de linguiça toscana: a cremosidade do risoto casa muito bem com a textura e o sabor da linguiça. E pode parecer complicado de fazer, mas ele só exige atenção durante o preparo. É um prato que impressiona, que faz qualquer refeição ser especial.

19. Costela na pressão com linguiça toscana: mais uma receita incrível do tipo “coloca na panela de pressão e ela faz o trabalho todo”. Uma cama de cebola e camadas de costela e linguiça em alguns minutos se tornam um delicioso prato de carnes macias e saborosas.

20. Bolonhesa de linguiça toscana: macarronada e lasanha à bolonhesa são sucessos garantidos em mesas de norte a sul, mas que tal incrementar esse molho? No lugar de carne moída, use linguiça. Uma mudança simples, mas que deixa o molho com outro sabor. Ainda mais gostoso!

21. Ragu de linguiça toscana: esse prato pede tempo para o preparo, mas é muito simples de fazer. Quem trabalha mesmo é a panela, onde o molho cozinha por cerca de meia hora, até apurar bem o sabor. Linguiça, cebola, alho, salsão, louro, manjericão, passata de tomate e tempo é tudo que você precisa.

22. Arroz de forno com linguiça toscana: outra receita que é uma refeição completa. Você prepara o arroz, refoga a linguiça com molho de tomate e depois junta os dois e leva ao forno para gratinar. O resultado é um prato cremoso, bonito e delicioso!

23. Macarrão ao molho de linguiça toscana: uma ideia para dar cara nova (e, claro, sabor novo) para o macarrão com molho de tomate é acrescentar linguiça. O preparo permanece simples e rápido. Ótima opção para quando queremos variar, mas temos poucos ingredientes e pouco tempo.

24. Espaguete cremoso de linguiça toscana: e que tal se o macarrão com molho de tomate e linguiça for cremoso? O segredo da receita é acrescentar, além de cream cheese, um pouco da água do cozimento do macarrão para garantir uma textura bem cremosa e gostosa.

25. Sopa de mandioquinha com linguiça toscana: para noites de frio, nada melhor que uma sopa bem encorpada e saborosa. Nesse caso, a combinação de mandioquinha e requeijão traz uma cremosidade irresistível e a linguiça, os temperos e o queijo prato completam o prato com bastante sabor. É de torcer pela frente fria!

26. Croquete de linguiça toscana: macarrão, risoto, arroz gratinado… tudo delicioso, mas às vezes a gente quer mesmo é um petisco para comer aos montes. Esses croquetes são simples de fazer e ficam com uma casquinha seca, crocante e o recheio macio e muito, muito gostoso.

27. Hambúrguer de linguiça toscana: se você quer se aventurar a fazer hambúrguer em casa, essa receita é perfeita para começar; e se você já está acostumado a fazer, vai achar moleza. Cada linguiça rende um hambúrguer, basta tirar a capa e misturá-la com um pouco de farinha. Depois é assar/grelhar e comer!

28. Hambúrguer de linguiça toscana recheado com queijo: melhor que hambúrguer é hambúrguer recheado com queijo! O preparo é como o do hambúrguer simples, a diferença é o queijo (pode ser mussarela, provolone, prato, o que você preferir) que vai no meio. Receita certeira para surpreender os amigos!

Se, depois de ver essas receitas, você se sentir motivado a avançar nos dotes culinários, conheça as receitas de linguiça toscana caseira. Mas se preferir algo mais simples, tem as receitas de linguiça assada. Encontre a sua preferida!

PARA VOCÊ