14 receitas com maxixe que podem impressionar qualquer um

Por
Atualizado em 31.01.20

O maxixe é uma hortaliça da família das abóboras com sabor que lembra o do pepino, mas com um toque de acidez. Ele foi trazido para o Brasil pelos escravos africanos e, por isso, é muito comum nas regiões Norte e Nordeste do país.

Publicidade

Esse é um alimento extremamente rico em nutrientes e mesmo não sendo muito presente no Sul e no Sudeste, costuma ser usado no preparo de ensopados, refogados, saladas, farofas e mais!

Para que você saiba como usar essa planta rasteira em casa, basta conferir a lista abaixo que conta com sete opções de receitas diferentes.

1. Farofa de carne seca com vinagrete de maxixe

Nessa receita, você aprende como fazer uma deliciosa farofa de carne seca, que é servida com vinagrete de maxixe. Para preparar o vinagrete em casa, você vai precisar de maxixe, jiló, cebola roxa, limão, azeite de oliva e cheiro verde. A ideia é que os dois pratos sejam saboreados juntos, para assim, sentir todo o gostinho desses ingredientes.

Publicidade

2. Salada sertaneja

Essa é uma receita que reúne ingredientes comuns na alimentação do sertão brasileiro. Aqui, a salada é composta por tapioca, carne seca, melaço e ainda ganha um vinagrete de maxixe. Essa é uma opção simples, mas que combina ingredientes com sabores bem distintos, o que faz com que o gostinho deste prato seja único.

3. Maxixe com carne seca

Publicidade

Essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, então, para testá-la em casa, só é preciso ter em mãos carne seca, maxixe, cebola, óleo e alguns outros temperos. O modo de preparo é simples e em aproximadamente meia hora seu prato estará prontinho para ser saboreado.

4. Pescoço de peru

Pode até parecer estranho preparar uma refeição com pescoço de peru, mas, confie, o resultado pode surpreender os mais diversos paladares. Aqui, a carne deve marinar nos temperos de um dia para o outro, ir para a panela de pressão para ser cozida e, no final do cozimento, você deve acrescentar maxixe e agrião para cozinharem um pouquinho também.

5. Cozido com maxixe

Um bom cozido é ideal para aqueles dias em que a gente precisa de um prato para esquentar o coração, não é mesmo? Essa é uma receita que conta com uma lista extensa de legumes, carnes e temperos. Além disso, dá trabalho e demora para ser feita, mas o resultado é tão saboroso, que vale muito a pena testar em casa!

6. Maxixe refogado

Por último, aprenda a preparar maxixe refogado! Além da hortaliça, você vai precisar de cebola, alho, tomate, pimenta-do-reino e sal temperado. A receita é simples, fácil de fazer e bastante saborosa. Experimente!

7. Maxixe refogado

Publicidade

O preparo dessa receita consiste em descascar o maxixe e levá-lo para refogar no óleo com cebola. O tempero fica por conta da pimenta-do-reino, do colorau, do sal e da cebolinha. O resultado é um prato com um sabor inconfundível e que vai fazer sucesso na sua cozinha!

8. Maxixe refogado com molho de tomate

Essa receita traz o maxixe combinado com o sabor irresistível do molho de tomate. O vegetal é descascado e levado para a panela com azeite, cebola, alho, pimenta, água, sal e o molho. A finalização é feita com cheiro-verde e o preparo fica com um gostinho delicioso!

9. Maxixada

Aqui, o maxixe e a carne moída compõem um prato gostoso e que funciona bem para as refeições do dia-a-dia. Os ingredientes são refogados com cebola, óleo, alho e cheiro-verde. O tempero delicioso é feito com colorau, cominho e sal. É uma versão agradável e nutritiva!

10. Salada de maxixe e salsa

Publicidade

Essa opção de salada de maxixe vai te conquistar pelo sabor e textura marcantes. O vegetal é descascado e refogado na água com sal. Então, o maxixe é escorrido e o tempero é feito com vinagre, azeite e salsa. O resultado é uma salada saudável e deliciosa!

11. Frango com maxixe

Esse preparo de frango com maxixe vai fazer sucesso na sua mesa. A carne é cozida com cebola, tomate, alho, salsinha, cebolinha e o vegetal. O tempero leva colorau, que deixa o prato com um aspecto bonito e um gostinho inconfundível. É uma opção que vai te deixar com água na boca!

12. Picles de maxixe

Esse é um preparo diferente e muito gostoso de maxixe. Aqui, o vegetal é cortado e combinado em um pote para conserva com vinagre, pimenta-de-cheiro, açúcar, pimenta-do-reino, alecrim e sal. O pote é levado para a geladeira e o picles pode ser consumido após dois dias.

13. Maxixe no leite de coco

Essa receita traz o maxixe preparado de uma forma simples e saborosa. O vegetal é cortado e misturado com tomate, leite de coco, cebola, pimentão, coentro e alho triturado. O tempero e feito com sal, cominho, colorau e pimenta-do-reino. O resultado é um prato gostoso e que vai te conquistar na primeira mordida!

14. Carne seca com maxixe e pimentão

Esse preparo de carne seca com maxixe vai te deixar salivando. A carne é dessalgada e refogada na panela de pressão com vinagre, pimentão vermelho, cebola, alho e o vegetal. É uma opção de sabor e textura marcantes, que vai deixar suas refeições ainda mais incríveis!

O maxixe pode render pratos variados, como você viu na lista acima. E se você gosta de testar pratos únicos e que não tão comuns, que tal conferir algumas receitas com jiló para testar em casa?