Companheiro inseparável do brigadeiro nas festas infantis, o beijinho é um doce brasileiro. Sua característica principal é o sabor marcante de coco e a textura cremosa com pedacinhos de flocos da fruta. Tradicionalmente, é finalizado com um cravo-da-índia, que traz charme para a decoração e aromatiza o doce. Há diversas variações da receita, por exemplo, sem leite condensado, com creme de leite, com leite em pó etc. Confira abaixo!
A diferença entre o beijinho de colher e o de enrolar está no ponto. Para fazer o de colher, o doce deve ficar com a consistência cremosa. Ao levantar a espátula, o doce pinga na panela, mas sem afundar completamente. Confira o passo a passo.
Publicidade
Um beijinho clássico de festas. A massa é preparada com leite condensado, leite de coco, coco ralado e manteiga. É muito fácil acerta o ponto de enrolar. Finalizamos com o tradicional cravo-da-índia, que decora e aromatiza.
Rapidinho, você prepara esse beijinho simples. Fique de olho no ponto: quando você passa a espátula na panela, o doce se divide, formando um caminho, e demora um pouco para voltar a se unir. Espere esfriar antes de começar a enrolar.
A manteiga é essencial para deixar a massa de beijinho brilhosa. Outro ponto importante é mexer o doce constantemente durante todo o processo, caso contrário, ele ficará com gruminhos ou pode queimar. Confira o passo a passo.
Até parece que essa receita saiu diretamente da mesa de uma festa infantil da década de 1990! Finalizamos o beijinho com açúcar cristal, entretanto, se preferir, passe os docinhos no coco ralado. Rende cerca de 25 a 30 unidades.
Publicidade
Esse beijinho não vai leite condensado. Utilizamos apenas creme de leite, coco ralado, leite de coco e adoçante a gosto. Uma vantagem: ele não fica enjoativo. Por outro lado, demora um pouco mais no fogo para chegar ao ponto de enrolar.
Para preparar esse beijinho gourmet, utilizamos leite condensado, creme de leite, creme de leite, coco em flocos, chocolate branco nobre e manteiga. A massa fica com uma textura aveludada e o sabor do chocolate se destaca. Confira o passo a passo.
Um beijinho que não precisa ir ao fogo! O que ajuda a dar ponto na massa é o leite de pó, inclusive esse ingrediente combina muito com o sabor do coco. Se a massa ficar mole, adicione mais coco ralado e continue misturando.
A combinação de leite Ninho, leite condensado, leite de coco e coco ralado resulta em um delicioso beijinho. Deixamos o doce no ponto de enrolar, entretanto, também é boa opção para usar como recheio, para isso, deixe menos tempo no fogo.
Experimente deixar o beijinho com um ponto mais mole para rechear bolos – combina muito com bolo de chocolate! Vale adicionar algumas gotinhas de essência de baunilha ao doce, que ficará ainda mais docinho. Com um pouco de essência alimentícia (ou licor) de laranja, o beijinho ganha um toque cítrico.
Seja para o dia a dia ou para servir em festas, recomendamos muito combinar o beijinho com o brigadeiro – os sabores se completam. Uma dica é montar copinhos, intercalando uma camada de cada doce. Aproveite para conferir nossa seleção de receitas de brigadeiro.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram