22 receitas de contrafilé para aproveitar esse corte da melhor forma

Escrito por                          

O contrafilé é uma carne saborosa e suculenta. Pode-se preparar o corte tanto na churrasqueira como no forno e na frigideira. O mais importante é caprichar no tempero e nos acompanhamentos. Confira receitas de contrafilé que são de deixar qualquer um com água na boca:

Receitas de contrafilé na churrasqueira

iStock

1. Contrafilé tradicional: o contrafilé dessa receita é cortado em bifes. O tamanho do corte vai depender do ponto desejado para a carne – bem ou mal passada. O tempero é feito com sal triturado e o contrafilé é assado na churrasqueira. Para acompanhar, recomenda-se molho chimichurri ou uma mistura de pimenta, azeite, vinagre de maçã e cebola roxa.

2. Contrafilé recheado com queijo: nessa versão a peça de contrafilé é cortada como um envelope e recheada com queijo parmesão. Para temperar, é preciso marinar a carne em uma combinação de azeite, orégano, pimenta e sal. O preparo consiste em embrulhar no papel alumínio e assar em fogo brando.

3. Contrafilé recheado com queijo e azeitona: o recheio dessa opção de contrafilé é bem incrementado e leva queijo mussarela e azeitona. O sal grosso é utilizado para temperar a carne, que deve ser assada na churrasqueira. Para finalizar, você pode usar um maçarico para gratinar a parte “visível” do recheio.

4. Contrafilé com mostarda: a combinação de carnes com mostarda é simplesmente infalível. Aqui, o molho é usado no tempero, combinado com sal. A carne deve marinar na mistura e é preparada na churrasqueira, com fogo baixo.

5. Contrafilé acebolado: para essa receita você deve temperar a carne com sal grosso, azeite e pimenta-do-reino. A cebola e o alho são levados para assar direto na brasa, cortados e misturados com molho shoyu e azeite. O contrafilé é cortado em tiras, combinado com esse preparo e a finalização fica por conta do cheiro-verde. O prato é servido com pão.

6. Contrafilé com chimichurri: o chimichurri é o destaque dessa receita de contrafilé e é utilizado como tempero e para servir também. As ervas são combinadas com o azeite para compor o molho. O ponto da carne é quando estiver douradinha. A dica é assar no fogo brando para também ficar cozido por dentro.

7. Contrafilé com bacon: aqui, o bacon é assado na churrasqueira e combinado com manteiga, requeijão cremoso e queijo parmesão ralado. A carne deve ser temperada apenas de um lado e levada para assar na churrasqueira. Após virar, é hora de passar o creme e deixar derreter.

8. Contrafilé ao molho de pimenta: o molho delicioso dessa receita é feito na frigideira com manteiga, pimenta-biquinho, pimenta-do-reino e sal. O creme de leite é incorporado por último. A carne é temperada com sal, chimichurri e deve-se ser servida com o molho.

9. Contrafilé ao molho de palmito: para fazer o molho de palmito dessa versão você vai precisar bater o vegetal com caldo de carne, leite e amido de milho no liquidificador. O líquido é misturado com manteiga em uma frigideira e é preciso acrescentar mais palmito em rodelas. O contrafilé é regado com o molho depois de assado.

Receitas de contrafilé no forno

10. Contrafilé apimentado: o mix de temperos dessa receita é preparado com cominho, salsa, pimenta-do-reino, canela, pimenta calabresa, chilli em pó e sal. Para ficar como uma crosta, é preciso deixar uma camada fina dessa mistura em cada bife de contrafilé e levar para o forno.

11. Contrafilé com batata: outra mistura irresistível é a do contrafilé com a batata. Um ponto alto da receita é o uso do creme de cebola no tempero da carne. O legume e o contrafilé são assados separados e depois servidos com um molho de vinho tinto e champignon.

12. Contrafilé com vinho tinto: esse contrafilé é marinado em uma mistura de sal, alho, alecrim e azeite. A carne é assada com o caldo. O molho de vinho, adicionado ao servir, é feito deixando a bebida reduzir no fogo e acrescentando manteiga.

13. Contrafilé na cerveja: essa é uma receita bem simples e saborosa da carne. O contrafilé é temperado com cerveja pilsen, chimichurri, sal e azeite. O tempo de forno é de aproximadamente meia hora. A temperatura deve ser média para poder assar por dentro também.

14. Contrafilé com pasta de alho: o tempero dessa carne é batido no liquidificador. Os ingredientes utilizados são alhos aromatizados, azeite, barbecue, pimenta calabresa, pimenta, cebola e sal. O vinho branco, a batata e os pedaços de cebola são acrescentados ao assar.

15. Contrafilé à parmegiana: para esse preparo o contrafilé é temperado, passado na farinha de trigo, depois no ovo batido e por fim na farinha de rosca. A carne é levada para o forno com azeite e, então, você terá que adicionar o molho de tomate, o queijo e o manjericão.

16. Contrafilé ao molho de frutas vermelhas: nessa versão o contrafilé é assado com apenas sal grosso. Para servir junto, é preciso preparar um molho com frutas vermelhas picadas, açúcar e vinho do porto. O sabor agridoce do prato vai te deixar salivando.

Receitas de contrafilé grelhado

iStock

17. Contrafilé com tomilho: esse preparo traz o contrafilé temperado com sal e pimenta-do-reino. A carne é levada para a frigideira com azeite. Depois que o bife estiver selado dos dois lado, é hora de acrescentar o tomilho, a manteiga clarificada e o alho para saborizar.

18. Contrafilé simples: para preparar esse contrafilé básico, você só precisa salpicar sal e pimenta-do-reino dos dois lados. Então, é hora de grelhar com a manteiga. A dica é deixar por mais ou menos 3 minutos de cada lado.

19. Contrafilé ao molho cremoso: aqui, a carne é combinada com farinha de trigo, temperos e frita com azeite. O molho é feito depois que a carne dourar e leva ingredientes como molho inglês, tomilho, páprica doce e suco de limão.

20. Contrafilé com manteiga: essa receita traz o contrafilé selado de todos os lados na frigideira com azeite. A manteiga é acrescentada depois junto com o alecrim, o tomilho e o alho.

21. Contrafilé ao molho de mostarda: o contrafilé dessa versão é cortado em tiras e levado para grelhar no azeite. Então a carne é reservada e o molho preparado na mesma frigideira. Além da mostarda, você vai precisar de manteiga, creme de leite e alho.

22. Contrafilé ao molho de catupiry: a noz moscada dá um toque especial para o tempero desse prato. O molho cremoso de catupiry é feito também com whisky, leite e manteiga. A salsinha é usada para a finalização e dá um toque verde para a composição.

O contrafilé é uma carne bem versátil e suas versões de churrasqueira, forno e grelhadas farão sucesso na sua mesa. Os preparos não demandam muito trabalho e os temperos diferentes podem deixar suas refeições ainda mais gostosas. Veja também receitas de outras carnes, como a fraldinha e a picanha!

PARA VOCÊ