24 receitas de escondidinho de mandioca para dar um show na cozinha

Escrito por    
Em 17.04.20

O escondidinho de mandioca é um opção deliciosa que pode servir como prato principal e, com certeza, compensa cada etapa de preparo. Basta escolher aquele recheio que você mais gosta. Dê uma espiada nas receitas e arrase na cozinha:

Continua após o anúncio

Receitas simples

1. Escondidinho de mandioca com carne seca simples: a receita ensina como deixar a carne seca menos salgada e cozinhá-la na panela de pressão. Também usa o liquidificador para ajudar a desfiar a carne. Já a mandioca, deve ser amassada depois de cozida, para fazer um purê. Por último, é só misturar a carne seca, que deve ser refogada com outros ingredientes, e levar para o forno.

2. Escondidinho de mandioca com leite de coco e carne seca: nesta dica você irá aprender desde o preparo da carne de sol – que precisa ficar de molho na água, de um dia para o outro – até como deixar o purê de mandioca mais macio. A receita é traz um sabor delicioso do leite de coco para o preparo do purê.

3. Escondidinho de mandioca cremoso com carne seca: aqui você confere mais dicas para dessalgar, cozinhar e desfiar a carne seca. Confira também temperos deliciosos, para dar um sabor diferente para seu prato. O purê de mandioca é feito com creme de leite, margarina e pimenta-do-reino.

4. Escondidinho de mandioca e batata com carne seca: apesar de ter várias etapas, a receita não é difícil de fazer. Além do purê de mandioca, feito com manteiga e leite, essa versão é feita também com um purê de batatas. O recheio é de carne seca que será temperada com vários ingredientes saborosos. Depois de misturar os purês, adicione a carne seca já temperada e leve para assar.

5. Escondidinho de mandioca com carne seca e queijo coalho: a praticidade desta sugestão está na forma como foi dividido o modo de preparo. Primeiro você aprende a fazer a carne seca, depois o purê de mandioca e por último a montagem do escondidinho. O queijo coalho entra apenas no final e vai deixar a receita ainda mais gostosa.

6. Escondidinho de mandioca com carne moída simples: e para variar os sabores a carne moída é uma ótima opção de recheio para o escondidinho. O purê é feito com mandioca cozida ralada, sal, manteiga e leite.

7. Escondidinho de mandioca cremoso com carne moída: nesta dica você aprende como amassar a mandioca mais facilmente. Para deixar a massa mais cremosa, o truque é adicionar requeijão cremoso e leite no purê de mandioca. Confira!

8. Escondidinho de mandioca com carne desfiada: rápida e simples de fazer, a receita ensina como deixar a massa do escondidinho mais leve. A carne fica a sua escolha, mas precisa ser desfiada. O mais interessante dessa opção é que ela traz várias sugestões de ingredientes para complementar o recheio.

Continua após o anúncio

9. Escondidinho de mandioca com restos de carne assada: dica perfeita para você que odeia desperdiçar comida, já que usa os restos de carne assada. A receita usa como base as batatas, mas também é possível apostar no purê de mandioca ou em um misto dos dois.

10. Escondidinho de mandioca com bifes picados: uma sugestão legal para quem tem certa restrição quanto ao recheio e não gosta de carne seca. O bife picado é um substituto muito bom e pode ser refogado com cebola, calabresa e salsinha. Para dar um sabor diferente para o purê, use caldo de frango em pó.

11. Escondidinho de mandioca com frango simples: se você prefere carne branca ao invés da vermelha, pode seguir esta receita sem medo. O recheio é feito com peito de frango picado e fica de dar água na boca.

12. Escondidinho de mandioca com frango e apresuntado: uma segunda opção que usa o peito de frango como recheio. Para deixar o prato ainda melhor, use alguns ingredientes a mais, como apresuntado, tomate, orégano e tomilho.

Receitas diferentes

iStock

13. Escondidinho de mandioca sem lactose com carne seca: quem não pode consumir nenhum produto que contém lactose, conta com esta receita para se deliciar com o escondidinho. O leite vegetal ou zero lactose é misturado a mandioca amassada para preparar o purê e o recheio é feito com carne seca.

14. Escondidinho de mandioca com carne seca diferentão: tomate, pimenta-do-reino e salsinha vão dar o toque especial para o recheio dessa versão. A massa fica bem cremosa e vai usar gemas, claras em neve, leite e um pouco de sal. O mais legal é que você aprende a preparar tudo em cerca de dois minutos!

15. Marmita de escondidinho de mandioquinha com carne moída: receita fácil e prática, especialmente para quem deseja levar o escondidinho para comer como marmita. Primeiramente é preciso preparar o purê e depois a carne moída, que vai ser refogada com bacon e vários outros ingredientes deliciosos.

16. Escondidinho de mandioca com charque: que tal dar um toque gaúcho para a receita de escondidinho? É o que você vai fazer ao preparar esta sugestão, que usa o charque como recheio. Você irá aprender como preparar e temperar a carne, para deixá-la no ponto ideal e a fazer o purê de mandioca com nata.

17. Escondidinho de mandioca com pernil: esta sugestão é para quem deseja experimentar um recheio diferente. No caso, o pernil suíno foi o escolhido. O purê é feito com requeijão, para ficar bem cremoso. Já o pernil, é picado e cozido na panela de pressão.

Continua após o anúncio

18. Escondidinho de mandioca com bacalhau: o bacalhau também fica ótimo como recheio. Ao seguir esta receita você vai aprender como temperar e preparar o bacalhau. O purê de mandioca é feito de forma muito parecida com as receitas anteriores.

19. Escondidinho de mandioquinha com calabresa: mais uma opção para variar o seu cardápio. O preparo é bastante simples e rápido, basta levar calabresas picadas ao fogo com uma cebola picada. O purê não tem nenhum segredo, porém, a receita traz uma dica extra, que é colocar um pouco de azeite no recipiente que vai ser usado para levar o escondidinho ao forno e assim evitar queimar o fundo.

20. Escondidinho de mandioca com camarão: para você que acredita que camarão combina com tudo, esta é uma receita perfeita. Não é difícil de preparar e você pode acrescentar outros ingredientes, para temperar e dar um gostinho extra ao camarão.

21. Escondidinho de mandioca fit: está de dieta e bateu aquele desejo de escondidinho? Não se preocupe, pois encontrou a receita certa. O peito de frango vai cumprir o papel do recheio e o purê de mandioca é feito com requeijão light.

22. Escondidinho de mandioca com berinjela e queijo: uma opção vegetariana, para quem ama beringela. A receita também traz uma sugestão de preparo do purê sem o uso de manteiga e leite, para quem segue uma dieta vegana.

23. Escondidinho de mandioca com shimeji: se você segue uma dieta vegana, também poderá experimentar uma saborosa versão do prato. O purê é mais firme e não usa nenhum outro ingrediente, a não ser a mandioca e o sal. Os cogumelos shimeji são o recheio e serão temperados com shoyu e alho refogado.

24. Escondidinho de mandioca vegano: também vegana, esta sugestão traz um recheio com proteína de soja que pode ser temperada com orégano, para ganhar um gostinho diferente. Para o purê de mandioca, água e aveia vão dar o toque mais cremoso e substituir o leite ou creme de leite.

São tantas sugestões saborosas que bate até uma dúvida de por onde começar, não concorda? E para facilitar o preparo de todas essas receitas, confira também dicas de como cozinhar mandioca.

PARA VOCÊ