35 receitas com mandioca para deixar seu dia mais delicioso

Escrito por    

Mandioca, macaxeira, aipim. O nome pode variar conforme a região do país em que você se encontra, mas uma coisa é certa: esta raiz tipicamente brasileira é versátil e cabe perfeitamente bem em uma variedade de pratos. Você pode usá-la como protagonista ou coadjuvante em entradas, pratos principais e, claro, sobremesas.

Continua após o anúncio

Preparado da forma correta, este ingrediente pode dar muito sabor e cremosidade a uma sopa ou a um ensopado com carne. Ele vai muito bem como petisco, seja frito ou assado, e pode também ser o protagonista em um bolo cremoso ou em um pudim delicioso. Já está com água na boca? Então confira as melhores receitas com este que é um dos alimentos mais tradicionais do Brasil.

Petiscos e entrada com mandioca

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

1. Caldinho de mandioca com carne moída: uma das provas da versatilidade deste alimento, este caldinho com carne moída vai funcionar muito bem como entrada para o seu jantar — ou mesmo como um prato para se comer fora de hora. Os ingredientes aqui são básicos e o modo de preparo é simples.

2. Bolinho de mandioca com linguiça: começando a parte dos petiscos, aqui está uma receita que vai incrementar bastante uma recepção em sua casa. Um bolinho saboroso feito com massa de mandioca e recheado com linguiça não parece ter como dar errado. Além disso, você pode variar na hora de rechear e ampliar ainda mais as possibilidades.

3. Sopa creme de mandioca: uma sopa cremosa é também uma ótima opção para embalar uma noite fria, com aipim, então, melhor ainda. Esta receita leva linguiça calabresa, alho e cebola, três ingredientes que vão dar um tempero todo especial à protagonista do prato.

4. Sopa de mandioca com linguiça: cebolas, linguiça e aipim refogados em azeite e manteiga parecem suficientemente saborosas para você? Pois então se prepare para ficar com água na boca apenas lendo a forma de preparo desta incrível receita de sopa, outra ótima opção para entrada.

5. Sopa creme de milho verde e mandioca: mais uma opção para os amantes de sopa que querem acrescentar a mandioca à lista de ingredientes. Além de ser um prato de preparo rápido, esta sopa carrega na cremosidade ao misturar milho e a nossa protagonista desta lista.

6. Escaldado de farinha de mandioca: mais uma ótima opção de entrada ou para aquecer o corpo em um dia frio, este escaldado é mais um caldinho que leva a nossa raiz adorada em sua lista de ingredientes. Mais precisamente, aqui se usa a farinha de mandioca, mas o resultado é leve e saboroso.

7. Mandioca frita cremosa: outro prato que pode ir muito bem como aperitivo para os seus convidados, este petisco vai conquistar o seu paladar. Para dar uma ideia do que você estará prestes a experimentar, imagine uma tradicional polenta frita — outra maravilha de botequim—, só que com mandioca em vez de fubá.

Continua após o anúncio

8. Queijo vegano de mandioca: aperitivo, entrada, doce, sobremesa e até queijo! Sim, o aipim serve para tudo isso. Se você é vegano ou apenas está a fim de experimentar um queijo vegetal, esta receita aqui será muito bem-vinda. Ela é relativamente simples e traz um resultado final incrível que pode ser consumido puro ou em sanduíches, pizzas, lasanhas e vários outros pratos.

9. Biscoito de fécula de mandioca: um prato para despistar a fome ou então para alegrar a criançada, o biscoito de fécula de mandioca é uma variação de um biscoito de polvilho convencional. Além de uma ótima opção para se comer acompanhado de um café, eles são simples de preparar — uma combinação perfeita.

10. Mandioca crocante de forno: esta receita usa apenas dois ingredientes, sendo que um deles é a mandioca (óbvio) e o outro é queijo parmesão à vontade para deixar o prato ainda mais saboroso. Enfim, uma opção simples de ser preparada e que pode ser um ótimo aperitivo para um encontro com amigos.

11. Creme de mandioca com pesto de espinafre: um bom pesto é capaz de realçar ainda mais o sabor de outro prato, e esta receita é mais uma prova disso. Uma sopa creme que vai muito bem acompanhada do molho de espinafre e tem um toque especial de castanhas e parmesão ralado. Leve, suave e saboroso na medida certa.

Acompanhamento e prato principal

Foto: Reprodução / Veganana

12. Empanados de mandioca assados: a macaxeira pode ser o prato principal de uma refeição sem decepcionar. Prova disso são esses empanados assados, que podem até mesmo substituir um hambúrguer tradicional em seu lanche. Como são assados, eles ficam leves e mais saudáveis.

13. Escondidinho de mandioca com frango e catupiry: os escondidinhos são sempre opções sensacionais que funcionam tanto como acompanhamento quanto como prato principal. Este aqui traz a saborosa mistura de frango com catupiry como recheio, vale a pena provar.

14. Escondidinho de mandioca com charque: misturando a estrela desta lista com o charque, dois elementos típicos da cozinha nordestina, é possível criar um resultado maravilhoso. O queijo incluído nesta receita dá um toque ainda mais especial a esta combinação altamente brasileira.

15. Escondidinho de mandioca com carne e shimeji: e se você resolver trazer para o escondidinho um elemento típico da culinária japonesa? O cogumelo shimeji vai harmonizar muito bem com a carne e com a massa de mandioca da cobertura, criando assim um prato cheio de sabor e suculência.

16. Escondidinho de mandioca com bacalhau: ainda na onda das misturas, desta vez é um elemento típico da culinária portuguesa que faz companhia para a nossa macaxeira. A maciez do bacalhau também pode fazer um par perfeito com ela para compor este prato incrível.

Continua após o anúncio

17. Mandioca gratinada com maionese: talvez incluir maionese no preparo dos alimentos não seja algo comum para você, mas aqui vai uma ótima maneira de fazer isso. A mistura do condimento com a mandioca e com os demais temperos vai criar um prato ideal para acompanhar outros alimentos ou mesmo para ser degustado sozinho.

18. Quibebe de mandioca: tradicionalmente preparado com abóbora, o quibebe é uma espécie de “creme rústico”, com alguns pedaços inteiros, que também pode ser feito com o aipim. Ele serve como entrada, mas se dá muito bem acompanhando outros pratos em sua refeição.

19. Nhoque de mandioca com molho de pinhão, alho-poró e cogumelos: nhoques — ou gnocchi, caso você prefira a grafia original — costumam ser feitos com batata, mas usar a mandioca no lugar do tubérculo é uma ótima pedida. Esta receita ainda traz ingredientes especialíssimos no molho, deixando tudo ainda mais apetitoso.

20. Purê de mandioca: outro prato costumeiramente feito com batata, o purê também pode ser uma ótima opção de acompanhamento quando feito com mandioca. Ele é simples e pode ser um bom destino para aquela macaxeira cozida de ontem que acabou sobrando.

21. Vaca atolada: mandioca e costela bovina cozidas ao extremo deram origem a um prato típico de várias regiões do Brasil: a vaca atolada. Aqui vai uma receita completa sobre como preparar este prato, que é demorado, mas ainda assim bem fácil de ser preparado.

22. Gratinado de mandioca: comidas gratinadas ganham um sabor especial, e com o aipim não seria diferente. Esta receita conta como preparar um creme saboroso que pode servir de acompanhamento para inúmeros outros pratos, como peixes e carne bovina.

23. Pizza de mandioca sem glúten: se a sua dieta é restritiva quanto ao glúten, a mandioca pode ser uma ótima substituta para o trigo em alguns pratos. Uma boa opção é esta pizza que, além de ser sem glúten, também não traz qualquer outro derivado de animais em seus ingredientes.

24. Raviolli de mandioca com recheio de tofu e molho de castanha-do-pará: a combinação de tofu e castanha-do-Pará vai dar um toque especial ao raviolli feito com aipim. Com uma pegada mais saudável, mas sem deixar o sabor e a suculência de lado, esta receita manda bem também por não levar leite nem ovo nos ingredientes (ideal para dietas restritivas).

Pães, doces e sobremesas com mandioca

Foto: Reprodução / ICKFD

25. Bolo de mandioca com banana: sem trigo nem qualquer outro tipo de farinha, este bolo de mandioca com banana mistura elementos bastante queridos (e deliciosos) da culinária brasileira. O resultado é um bolo cremoso e cheio de sabor.

26. Bolo cremoso de mandioca e coco: combinação clássica e que não poderia ficar de fora desta lista, esta receita cria uma mistura sensacional de cremoso com crocante. Além de gostoso, este doce é bastante apetitoso, daqueles que você já começa a comer com os olhos.

27. Bolo de mandioca de liquidificador: para quem gosta de praticidade, nada melhor do que um bolo de liquidificador. Mas coisas simples podem ser deliciosas — e esta é uma prova disso. Aqui, em instantes você prepara a massa e tudo está pronto para ir ao forno.

28. Bolo cremoso de mandioca sem lactose nem glúten: aqui vai mais uma boa opção para quem tem dietas restritivas. Esta receita leva leite de coco, óleo de coco, farinha de linhaça e açúcar demerara para resultar em um bolo cremoso e delicioso.

29. Pão de mandioca: um pão de aipim para incrementar ainda mais o seu café da manhã ou o lanche do meio da tarde. Apesar de um pouco trabalhosa — é necessário preparar um purê de mandioca para a mistura do pão —, o resultado final não vai decepcionar.

30. Pão integral de mandioca: se o seu negócio são os pães integrais, uni-los à mandioca pode ser uma ótima pedida para dar mais sabor. Aqui também será preciso fazer um purê com a raiz antes de juntar tudo à mistura, mas um pão integral com aipim vai compensar qualquer esforço.

31. Pudim diet de mandioca com coco e calda de chocolate: esta receita é uma ótima opção para quem não pode consumir açúcar e mesmo assim não abre mão de uma sobremesa saborosa. Este pudim leva chocolate diet, cacau em pó e adoçante culinário para criar um doce bonito e delicioso.

32. Pudim de mandioca e coco: se você não tem qualquer restrição com os doces, temos aqui mais uma forma clássica de combinar mandioca e coco. Esta receita não vai resultar em um pudim cremoso, porém, mesmo assim o resultado é um doce fácil de comer e muito apetitoso.

33. Bolo-pudim de mandioca: bolo é bom, pudim também: mas e um bolo-pudim? Aqui está uma receita que traz ao mundo um produto incrivelmente apetitoso. Olhando para ele é possível perceber a maciez, imaginar a textura cremosa e o gosto delicioso.

34. Quadradinhos de mandioca com coco e lemon curd: indo para um lado um pouco mais sofisticado, estes quadradinhos de mandioca trazem creme de limão e coco também em seus ingredientes. Ele é feito sobre uma base de bolo de aipim, conta ainda com massa folhada e o produto desta combinação é ótimo aos olhos e ao paladar.

35. Creme doce de mandioca: sem trigo e servido gelado, este creme doce de mandioca pode ser uma opção bem sofisticada para oferecer aos seus convidados. Bem simples de ser feito, tudo o que você precisa é juntar os ingredientes no liquidificador e bater até alcançar a consistência desejada.

Olhando para esta seleção, fica evidente como a mandioca é um ingrediente versátil e fácil de ser utilizado. Quem procura receitas simples ou está a fim de algo mais elaborado pode contar com ela — e o melhor é que tudo tem sempre a chance de sair delicioso e saboroso. Além disso, usando a criatividade, você pode trocar alguns ingredientes sugeridos aqui e ampliar esta lista ainda mais.

PARA VOCÊ