41 receitas com mandioca para deixar seu dia mais delicioso

Mandioca, macaxeira, aipim. O nome pode variar conforme a região do país em que você se encontra, mas uma coisa é certa: esta raiz tipicamente brasileira é versátil e cabe perfeitamente bem em uma variedade de pratos. Você pode usá-la como protagonista ou coadjuvante em entradas, pratos principais e, claro, sobremesas.

Petiscos, entradas e caldos

Essa opção de bolinho é uma sugestão perfeita para quem procura algo leve e prático. A massa é feita com mandioca, linhaça, ovo e fermento, depois recheada com queijo e levada para assar por 30 minutos.

Publicidade

Essa receita traz deliciosos bolinhos feito com massa de mandioca e recheados com linguiça. Claro que não tem como dar errado. Ótimo para petiscar em casa com a família ou compartilhar com os amigos.

Essa versão de bolinho de bacalhau com mandioca vai te conquistar. A massa fica macia e muito saborosa, experimente!

Faça esse petisco típico de boteco na sua casa! Essa receita é simples e rende saborosos bolinhos para você aproveitar.

Essa receita é uma opção mais saudável e nutritiva, já que os bolinhos são assados e recheados com espinafres. A receita é bem fácil e leva um pouco mais de meia hora para ficar pronta.

Publicidade

Essa é outra opção fit de bolinho feito com mandioca, linhaça e farinha de amêndoas. Nessa receita, a sugestão é usar peito de frango para o recheio.

Uma sopinha de mandioca vai muito bem em dias mais frios. Aprenda a fazer essa versão prática e bem cremosa para se aquecer com muito sabor.

A couve vai muito bem para incrementar uma sopa de mandioca. Essa combinação rende um prato cremoso, nutritivo e cheio de sabor.

Feito com mandioca (aipim), tomates, cebola, alho, acém desfiado e calabresa, esse caldo é a opção perfeita para quem quer se esquentar no frio e saborear um prato delicioso. Confira!

Muita coisa fica ainda melhor com bacon, e com o caldo de mandioca, não seria diferente. Os ingredientes são básicos e o modo de preparo é simples.

Publicidade

Mandioca e carne seca forma uma dupla imbatível no sabor. Não precisa nem esperar a próxima frente fria para saborear esse prato.

Versátil, com poucos ingredientes e simples de ser feito, esse prato vai muito bem como aperitivo nas mais diversas ocasiões. Faça e se surpreenda com sua cremosidade.

Essa é uma empadinha fácil e prática para comer quando a fome bater ou servir como petisco. Além disso, a receita não leva farinha e pode ser assada no forno ou na airfryer, você escolhe.

Você também pode preparar uma deliciosa empadinha de mandioca com farinha de grão-de-bico. Para o recheio, use frango ou outro ingrediente da sua preferência.

A mandioca é uma excelente fonte de energia e ótima para quem pratica exercícios com frequência. Prepare esse salgado de mandioca com frango e aproveite no pré ou pós treino.

Publicidade

Pratos principais e acompanhamentos

O prato típico mineiro que combina mandioca com costelas suculentas, a famosa vaca atolada. Aprenda de vez a preparar esse preparo cheio de sabor!

Feita apenas com dois ingredientes: mandioca e parmesão, essa receita vai complementar qualquer prato de forma saborosa. Aprenda como fazer e aproveite.

Os fãs de gratinados precisam experimentar essa versão feita com mandioca. A cremosidade é garantida!

Um purê de mandioca pode ficar ainda melhor com leite de coco. Faça essa receita e inove no sabor de preparos simples do seu dia a dia.

Essa opção de nhoque de mandioca é sem glúten e prática de ser feita. A sugestão é servir acompanhado de um tradicional molho pesto. Um prato perfeito para fazer para toda a família!

O escondidinho pode muito bem ser servido em refeições durante a semana ou fazer bonito em ocasiões especiais. Aprenda a preparar essa versão prática com purê de mandioca e carne moída.

O escondidinho com carne seca é um clássico brasileiro e vale cada segundo do seu preparo. Um prato de dar água na boca.

E se você não come alimentos de origem animal ou busca reduzir o seu consumo de carne, essa opção de escondidinho de brócolis vai muito bem. Vale a pena experimentar.

Que tal inovar no rosti tradicionalmente feito com batata e usar mandioca no lugar. Uma ótima opção para sua segunda sem carne!

Essa é uma receita para quem adora a culinária nordestina. Sabores tradicionais como mandioca frita e carne de sol na nata se misturam para formar um belo prato.

Que tal reaproveitar pedaços de carne assada em um prato novo e refrescante? Veja como fazer uma salada com mandioca e outros legumes para incrementar suas refeições.

Uma torta pode ser uma refeição completa e rende porções para uma família inteira. Nessa opção a masa é feita com mandioca, já o recheio fica por conta de um refogado de palmito cremoso.

Esse famoso prato é feito com mandioca e costela bovina. Cozido na pressão, os ingredientes ficam macios e derretem facilmente na boca.

Pães, bolos e doces

Esse bolo combina os sabores do coco ralado e do queijo, além da deliciosa mandioca. O melhor dessa sobremesa é que ela fica com uma crostinha irresistível por fora e macia por dentro. Experimente!

Se você nunca experimentou essa sobremesa, agora é a hora de provar e se apaixonar! Os ingredientes para fazer essa delícia são bem acessíveis e o preparo é simples para replicar em casa.

Feito com mandioca crua, esse bolo vai te surpreender com a simplicidade do preparo e a cremosidade o da massa. Confira!

A mandioca é tão versátil que também rende deliciosos doces, como esse. Uma receita simples e perfeita para inovar nas festinhas.

Aprenda a preparar na sua casa esse bolo de mandioca clássico, igual o das vovós. O modo de preparo é simples e o resultado é um bolo perfeito para o café da tarde.

Bolo de aipim, mandioca ou macaxeira, não importa o nome. Com gostinho de fazenda, essa receita é fácil de fazer e combina muito bem com um café.

E que tal aprender a fazer uma versão do bolo com mandioca cozida? Confira o passo a passo desse bolo delicioso e foinho.

O bolo de mandioca fica ainda mais saboroso e molhadinho com a adição de coco. Aprenda como fazer e se delicie.

Esse bolo de mandioca fica perfeito e seu preparo é prático até para iniciantes na cozinha. Para fazê-lo basta apenas ralar a mandioca crua e misturar com os outros ingredientes.

Esse bolo de mandioca fica cheio de sabor e você não vai nem perceber que a receita é fit. Aproveite mesmo se estiver de dieta.

Saborear um bolo melhora qualquer dia. Faça essa receita de bolo de mandioca cremoso e comprove comendo vários pedaços.

Você sabia que mandioca também vira pudim? Confira essa receita e aprenda a transformar esse tubérculo em uma sobremesa digna dos almoços de domingo

Essa é uma versão vegana de pão de queijo feito com mandioca cozida e amassada. E por incrível que pareça, a receita não leva nenhum tipo de queijo.

Quem procura uma opção fácil, saudável e prática para o lanche, acabou de encontrar! Esse pãozinho de mandioca com cenoura fica uma delícia e a receita ainda é livre de glúten e zero lactose.

Olhando para esta seleção, fica evidente como a mandioca é um ingrediente versátil e fácil de ser utilizado. Quem procura receitas simples ou está a fim de algo mais elaborado pode contar com ela — e o melhor é que tudo tem sempre a chance de sair delicioso e saboroso. E se você adora ingredientes brasileiros, confira também receitas com batata-doce.