Bolo mané pelado

Bolo mané pelado

Testada por Jaqueline Souza 20 porções 60min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Reúna os ingredientes para fazer o bolo mané pelado, um prato que intriga pelo nome, mas conquista pela textura incrível e sabor delicioso! Preaqueça o forno a 180ºC e, com farinha e manteiga, unte uma forma retangular, de 32 x 22 cm;
  2. Recipientes com mandioca, queijo e coco ralados.

    Receiteria

    Rale a mandioca na parte grossa do ralador. Depois, rale o queijo meia-cura e, por fim, o coco fresco;
  3. Um recipiente com ovos, açúcar e manteiga.

    Receiteria

    Em um recipiente, quebre os ovos, um de cada vez, e transfira para uma tigela maior - se algum estiver estragado, você não perde a receita toda. Junte o açúcar e a manteiga e, com um batedor de arame, bata os ingredientes por 1 minuto, ou até formar um creme ralo;
  4. Um recipiente com a mistura de todos os ingredientes para a massa.

    Receiteria

    Adicione a mandioca, o queijo, o coco e o leite. Misture bem, para que os ingredientes se distribuam de maneira uniforme. Por fim, acrescente o fermento e mexa delicadamente, apenas para incorporar;
  5. Uma assadeira com a massa crua do bolo mané pelado.

    Receiteria

    Despeje a massa na forma untada e, com uma colher, nivele o bolo. Leve para assar no forno preaquecido e deixe de 40 a 50 minutos, ou até dourar;
  6. Uma tábua contendo o bolo mané pelado.

    Receiteria

    Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar. Depois, é só servir esse bolinho com aquele café passado na hora. Aproveite!

Publicidade

anote aí...

Há muitas lendas em volta da explicação do nome desse bolo. A mais conhecida é a de que Mané, um trabalhador rural, colhia os pés de mandioca pelado. Loucura, né? Alguns diziam que era por puro exibicionismo, outros que era por conta do calor. A verdade não sabemos, mas, com certeza, é uma boa história para contar enquanto aproveitamos um delicioso pedaço dessa delícia!

Se quiser, você pode substituir o leite de origem animal pela versão de origem vegetal, como leite de coco, de castanhas ou até mesmo de sementes de girassol.

Ao retirar do forno, pode parecer que o seu bolo tenha ficado “ressecado”, mas não se preocupe – isso é normal. Ele tem uma casquinha crocante por fora e, no interior, é cremoso e macio.

Sirva com café, na hora do lanche ou até como sobremesa. É muito elegante!

Eleve o seu bolo de tabuleiro, criando ou optando por cortes fora dos estilos convencionais. Para festas juninas, os cortes em formato de losangos ficam lindos.

Jaqueline Souza
feito com por

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.

minhas receitas instagram
Bolo de mandioca simples
sugestão para você

Bolo de mandioca simples

veja mais receitas

Bolo de mandioca

comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments