25 receitas de purê de batata para se deliciar com família e amigos

Por
Atualizado em 01.09.21

Batata frita, assada ou cozida, não importa o modo de preparo, esse é um ingrediente que faz um grande sucesso. E o purê de batata, a versão do ingrediente esmagado misturado com manteiga, leite e sal também é muito querida.

O prato também pode ser feito combinado com diversos ingredientes. Temperos podem dar outro gosto para uma versão simples, mas você também pode usar queijos e legumes para incrementar o sabor.

Você pode servi-lo como acompanhamento, com carnes e saladas, ou até mesmo como entradas, colocando em recipientes individuais. Conheça deliciosas opções na lista abaixo:

Publicidade

Purê de batata simples

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Purê de batata simples: essa receita é feita apenas com batatas, sal, manteiga, queijo parmesão ralado e noz-moscada. Com um preparo simples e rápido, em poucos instantes você pode saborear o prato.

2. Purê de batata cremoso: para um purê bem cremoso, essa receita utiliza leite e manteiga gelada. Já os temperos escolhidos são sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

3. Purê de batata perfeito: para que seu purê não fique aguado, sem gosto ou cheio de pelotinhas, basta seguir essa receita, que é uma opção simples do purê.

4. Purê de batata indiano: que tal preparar essa receita que usa diversos temperos? Além disso, é uma opção vegana, ótima para quem não consome alimentos de origem animal.

5. Purê de batata fit e sem lactose: para quem está seguindo uma dieta ou busca uma opção de purê com menos calorias, essa é uma boa pedida. A dica, aqui, é usar o leite vegetal de amêndoas em vez do leite animal.

6. Purê de batata com cebola dourada: com um purê simples, a cebola é quem ganha destaque nesse prato. O preparo é bem simples e o sabor muito interessante.

Publicidade

7. Purê de batata com alho e alecrim: nessa receita, o alho é assado em um papel alumínio com azeite e alecrim. Depois disso, é misturado ao purê, que fica superaromático.

8. Purê de batata com manjericão: esse é um purê simples, mas que leva um toque de queijo parmesão ralado e manjericão. Fica ótimo para acompanhar carnes.

9. Purê de batata sem leite: além de ser uma versão sem lactose, essa receita ainda utiliza limão-siciliano e salsinha para dar um toque a mais de sabor à receita.

10. Purê de batata com cream cheese: se você gosta de um purê bem cremoso e com um sabor suave, essa pode ser uma ótima pedida. Também leva salsinha para dar um gostinho a mais.

Purê de batata criativo

Foto: Reprodução / Comida do dia

Foto: Reprodução / Comida do dia

11. Purê de batata com queijo e ervas: o queijo emmental é o escolhido para preparar essa receita que também tem um toque de páprica doce, coentro, cebola, e alho.

12. Purê de batata com mostarda e vinho: essa é uma receita que conta com redução de mostarda e vinho branco. Ótima opção para acompanhar carnes.

13. Purê de batata com queijo: você pode escolher entre o queijo de minas, mussarela ou prato para acrescentar ao seu purê. Ele também leva um toque de creme de leite, que aumenta a cremosidade do prato.

14. Purê de batata com couve-flor: essa é uma opção além de ter o acréscimo da couve-flor, também é uma opção sem lactose. Você vai usar água para amassar suas batatas.

15. Purê de batata com mandioquinha: essa é uma versão simples do purê. Porém, ela conta com o acréscimo de mandioca salsa.

Publicidade

16. Purê de batata com cenoura: que tal combinar cenoura com batata para um prato mais colorido e nutritivo? O preparo é bem simples e também leva leite, manteiga e temperos.

17. Purê de batata com ovo: essa é uma opção que fica ótima para acompanhar peixes brancos. Para ter um gostinho a mais, noz-moscada é usada.

18. Purê de batata com brócolis e cream cheese: essa é uma versão supercremosa do prato e que ainda ganha um toque supergostoso do brócolis. Você pode cozinhar os legumes ao mesmo tempo.

19. Purê de batata com feijão-branco: essa é uma receita vegana que foi adaptada de um livro de culinária russo.

Purê de batata-doce

Foto: Reprodução / Segredos da tia Emília

Foto: Reprodução / Segredos da tia Emília

20. Purê de batata-doce com cebola: o contraste do sabor da batata-doce com cebolas douradas fica muito interessante. Essa é uma boa opção para ser servida como entrada.

21. Purê de batata-doce light: a batata-doce é um alimento aliado de quem busca refeição com menos calorias. Além disso, essa receita é feita com requeijão light e leite desnatado.

22. Purê de batata-doce com cream cheese: acrescentar cream cheese ao purê garante um resultado muito cremoso e saboroso. Além dele e da batata-doce, você só vai precisar de sal e cebolinha para preparar essa delícia.

23. Purê de batata-doce com gorgonzola: se você gosta de inovar na cozinha, essa pode ser uma boa opção para você. O sabor salgado do gorgonzola com o doce dessa batata formam uma combinação muito diferente.

24. Purê de batata-doce com castanhas: nessa receita as batatas são cozidas com as castanhas, alho e cebola. Combina com carnes brancas.

Publicidade

25. Purê de batata-doce especial: para um resultado especial, a dica da receita é assar as batatas no papel alumínio com sal, pimenta-do-reino, páprica, alho e azeite. Depois, é só amassar e finalizar o purê com manteiga e creme de leite.

O purê for feito para ser servido como entrada ou acompanhamento. É interessante escolher um sabor que combine com os outros alimentos. Normalmente as receitas têm um preparo simples e podem ser feitas até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.