70 receitas de purê apaixonantes para você fazer hoje mesmo

Escrito por Vanessa Herrmann

O purê é um prato que é feito com um legume cozido e depois amassado. O mais usado talvez seja a batata, mas é possível usar cenoura, couve-flor ou ainda outras opções que você preferir. Para incrementar o sabor é comum acrescentar manteiga, leite e sal. Mas o toque extra não para por aí, já é possível combinar diferentes ingredientes para que o sabor seja incrível e agrade os mais variados paladares.

Se você quer um acompanhamento simples para sua próxima refeição, o purê pode ser uma ótima pedida, já que tem um preparo muito simples, pode ser feito com poucos itens, mas também pode levar uma grande variedade de temperos, o que faz com que o gosto seja bem versátil. Além disso, você pode combinar com carnes, saladas, arroz e outros alimentos.

Se você ficou curioso com a variedade de opções disponíveis, basta conferir as melhores receitas de purê.

Purê de batata

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Purê de batata simples: por mais básico que seja um purê, ele pode fazer toda a diferença na sua refeição, sabia? Para essa receita, você vai precisar de batatas, queijo parmesão, manteiga, sal e noz moscada. A lista de ingredientes é curta, mas o sabor é divino, por isso, pode apostar nessa opção que o sucesso é quase certo.

2. Purê de batata com alho: já pensou em assar algumas cabeças de alho para depois misturar esse ingrediente com batatas amassadas? O sabor fica suave, mas completamente incrível e sem muito trabalho, o que é ótimo, não é mesmo?

3. Purê de batata com mandioquinha: e que tal combinar batata com mandioca salsa? O resultado dessa receita é uma textura super cremosa e um sabor bem diferente para variar um pouco e ainda agradar muita gente. Além desses ingredientes você vai precisar apenas de manteiga, sal e leite para terminar a receita.

4. Purê de batata com mostarda: além da mostarda outro ingrediente inusitado entra em cena nessa receita para que seu acompanhamento fique com um sabor incrível: o vinho branco. O bom dessa receita é que mesmo com um curto tempo na cozinha você pode surpreender com o sabor do seu purê.

5. Purê de batata com queijo: e que tal usar queijo de minas para incrementar o sabor do seu prato? O trabalho extra é mínimo, mas tanto o sabor quanto a textura ficam completamente diferentes, por isso, vale a pena apostar nessa receita.

6. Purê de batata light: a dica dessa receita para que o prato tenha uma menor quantidade de calorias é escolher os ingredientes certos. Para que as batatas fiquem bem cremosas você vai precisar de leite desnatado e requeijão light. Já para o tempero é necessário usar salsinha, sal e pimenta do reino.

7. Purê de batata sem lactose: essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal, por isso, está liberada para os veganos. Para deixar as batatas cremosas você vai precisar de azeite, já para incrementar o sabor diversos temperos são usados.

8. Purê de batata com manjericão: o manjericão é um tempero com um sabor marcante, por isso, sua receita terá um sabor completamente diferente com o uso dessa folha. Além disso, o queijo parmesão também entra em cena para um toque especial.

9. Purê de batata com alecrim: o alecrim é um tempero que combina muito bem com batatas sabia? Tanto que é possível encontrar várias receitas que mesclam esse ingrediente com o legume. Se você quer inovar, mas tem medo de arriscar, essa pode ser uma boa pedida.

10. Purê de batata indiano: uma grande quantidade de temperos é usado nessa receita, como a mostarda, o cominho e a páprica, por exemplo. Se você quer um sabor bem marcante, essa receita pode ser uma ótima opção para sua próxima refeição.

11. Purê de batata com cream cheese: o cream chesse tem um sabor suave, mas pode deixar seu prato bem cremoso, sabia? Essa é uma receita simples, mas que pode conquistar pela simplicidade e pela textura incrível.

12. Purê de batata com brócolis: e que tal incrementar suas batatas amassadas com pedacinhos de brócolis e cream cheese? Para quem gosta de legumes essa é uma boa pedida. Além disso, o trabalho não é muito grande, o que é uma ótima vantagem.

13. Purê de batata com feijão: já pensou em usar feijão branco no seu purê? Essa é uma ótima receita para quem gosta de inovar, porém, seu preparo não é dos mais rápidos, já que é preciso cozinhar o grão antes de tudo. Mesmo assim, o sabor final compensa a espera.

14. Purê de batata com ovos: como essa é uma receita que leva ovos, ela precisa ser levada ao forno para que esse ingrediente não seja servido cru. O tempo de espera é de aproximadamente 40 minutos, mas enquanto isso você pode preparar o prato principal.

15. Purê de batata com ervilha: além de ervilhas você também vai precisar de hortelã para preparar essa opção. O resultado é um acompanhamento com uma cor verde, uma textura cremosa e um sabor super refrescante, que é ideal para dias de calor intenso.

Purê de abóbora

Foto: Reprodução / Na minha panela

16. Purê de abóbora delicioso: essa é uma receita bem simples, mas que pode deixar sua mesa bem mais colorida e ainda acrescentar um toque extra de sabor ao seu prato. Além disso, a textura é bem cremosa e o gostinho é bem suave.

17. Purê de abóbora cremoso: para quem gosta de um purê com uma textura bem cremosa e um pouco mais rala, essa pode ser uma pedida interessante. Usar o creme de leite não te dará trabalho extra, mas o resultado final fica bem diferente com o uso dele.

18. Purê de abóbora e batata: e que tal combinar dois legumes para o preparo do seu acompanhamento? O resultado é um sabor suave, mas que foge do tradicional, por isso, pode agradar variados paladares e ainda cai muito bem com uma grande variedade de pratos, como carnes e saladas, por exemplo.

19. Purê de abóbora: essa é uma receita bem básica, que leva apenas abóbora, leite, manteiga, sal e cebola, mas mesmo assim o resultado é um prato com um sabor muito gostoso e que pode surpreender quem experimentar. Se você gosta de opções simples, essa é uma boa pedida.

20. Purê de abóbora sem lactose: para quem quer preparar um purê de abóbora livre de ingredientes de origem animal essa pode ser uma boa pedida. Além do legume você só vai precisar de azeite, cebola, noz moscada e sal para preparar essa receita.

21. Purê de abóbora com catupiry: nessa receita o catupiry entra em cena para deixar o purê com uma textura bem cremosa e com um toque suave de sabor. Para completar o gostinho do prato você vai precisar de alguns temperos, sendo que você pode usar os descritos na lista ou usar os de sua preferência.

22. Purê de abóbora com leite de coco: essa é outra opção para quem não consome lactose ou outros ingredientes de origem animal. Mesmo com uma lista de ingredientes curta e um preparo simples, o sabor desse acompanhamento pode surpreender.

23. Purê de abóbora com sálvia e mel: e que tal usar sálvia e mel no seu creme de abóbora? Para quem gosta de misturar sabores bem diferentes essa pode ser uma ótima pedida para a próxima refeição, não é mesmo?

24. Purê de abóbora doce: essa é uma receita de purê feito apenas com a abóbora, por isso, você pode usar essa opção para o preparo de pratos doces e salgados ou servir como acompanhamento. O tempo de espera é longo, mas o passo a passo é bem simples.

Purê de batata doce

Foto: Reprodução / Cinco quartos de laranja

25. Purê de batata doce com castanha: a castanha é um ingrediente simples, mas que pode dar outro sabor ao seu prato. Além disso, o preparo é bem simples e a lista de ingredientes não é muito longa, por isso, vale a pena experimentar.

26. Purê de batata doce com cebolas: e que tal servir seu purê de batata doce com cebolas douradinhas? Dá água na boca só de imaginar, não é mesmo? O trabalho é curto, mas o sabor é realmente muito gostoso, que tal testar?

27. Purê de batata doce e beterraba: e que tal preparar uma receita bem nutritiva? A batata doce é um alimento aliado de quem busca uma alimentação equilibrada e combinada com a beterraba fica ainda mais saudável e gostosa.

28. Purê de batata doce com gorgonzola: o gorgonzola é um queijo com sabor bem marcante, por isso, a combinação desse ingrediente com a batata doce cria um sabor completamente novo e que pode surpreender quem gosta de inovar.

29. Purê rústico de batata doce: o purê rústico é aquele em que a batata é amassada grosseiramente, assim, alguns pedaços do legume ficam maiores e deixam o prato com uma cara nova. Além disso, os temperos foram escolhidos a dedo pelo Jamie Oliver, que é um chefe de cozinha bem famoso. O resultado é um prato resultado cheio de sabor.

30. Purê de batata doce com alho-poró: o alho-poró é um tempero que não tem um sabor super marcante, mas que faz toda a diferença no sabor final de um prato, sabia? Por isso, se você gosta de inovar, mas não quer exageros, essa é uma boa pedida.

31. Purê de batata doce light: para preparar essa receita você vai precisar apenas de batata doce, requeijão light e leite desnatado. O preparo é bem rapidinho e quem quer manter o peso ainda pode comer sem peso na consciência.

Purê de mandioca ou mandioquinha

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

32. Purê de mandioca com alho: essa é uma receita em que o alho é assado e depois usado para preparar um creme que cobre o purê de mandioca. Se você gosta de uma textura bem cremosa e um sabor de tempero incrível, essa é uma boa pedida para testar em casa.

33. Purê de mandioca simples: essa é aquela receita básica que leva apenas mandioca, leite, manteiga e sal. Mesmo assim, se você nunca preparou um purê de mandioca é interessante conferir algumas dicas para um resultado e sucesso.

34. Purê de mandioca delicioso: essa é uma receita simples de purê de mandioca, mas que dá uma dica que pode fazer toda a diferença no sabor do seu acompanhamento. Mesmo assim o preparo é bem rapidinho e super prático.

35. Purê de mandioca com ovo: nessa receita, o ovo é cozido e servido junto com o creme de mandioca. Essa pode até ser uma boa pedida para uma refeição leve, que tal servir acompanhado de uma salada de folhas verdes?

36. Purê de mandioca com carne seca: a carne seca e a mandioca combinam muio bem, tanto que o escondidinho feito com esses ingredientes é cheio de fãs, não é mesmo? Essa é uma receita mais simples que o tão famoso prato, mas que também fica muito gostosa.

37. Purê de mandioquinha com cogumelo: nessa receita, o purê de mandioca salsa é servido com cogumelos e bacon, por isso, pode ser seu prato principal. A combinação de sabores é de dar água na boca, viu? Se você gosta desses ingredientes, não deixe de experimentar.

38. Purê de mandioquinha: essa é uma daquelas receitas bem básicas, sabe? Mas é ideal para quem está preparando esse acompanhamento pela primeira vez ou não tem muita experiência na cozinha. O resultado é um sabor incrível e uma textura cremosa.

39. Purê de mandioquinha com batata: e que tal combinar a mandioca salsa com batata? Além desses ingredientes você vai precisar apenas de manteiga, sal e leite para preparar esse acompanhamento que pode deixar muita gente de boca aberta.

40. Purê de mandioquinha com cogumelo e frango: para quem quer uma opção mais incrementada, essa receita pode ser uma boa pedida. Aqui o purê é servido com molho de cogumelo e frango. o resultado é um sabor incrível e uma aparência charmosa.

41. Purê de mandioquinha com linguiça: servir um purê de mandioca salsa com linguiça de lombo suíno também é uma boa pedida para quem quer um acompanhamento mais incrementado, mas sem muito trabalho extra. A combinação do sabor adocicado da mandioquinha com o salgado e marcante do embutido fica muito gostoso.

Purê de cenoura

Foto: Reprodução / Cozinha dal bó

42. Purê de cenoura picante: a páprica picante é o ingrediente usado para que essa receita tenha um sabor bem marcante. Mas para incrementar ainda mais o prato a dica é preparar um molho com iogurte, amêndoas e coentro ou salsinha.

43. Purê de cenoura cremoso: já nessa receita o ingrediente escolhido para deixar a textura do prato bem cremoso é o requeijão. A lista de ingredientes não é longa e o preparo não é nada trabalhoso, por isso, vale a pena apostar nessa opção.

44. Purê de cenoura: essa é uma receita simples e que não leva ingredientes de origem animal, por isso, está liberada para os veganos. O preparo é bem prático e o sabor é muito gostoso.

45. Purê de cenoura com gengibre: e que tal usar o gengibre para dar um toque extra de sabor ao seu purê? Além disso, esse é um ingrediente termogênico, que é ótimo para pessoas que querem perder o peso.

46. Purê de cenoura com batata: essa é uma receita que além de combinar a cenoura com a batata, também leva cebolas caramelizadas que são feitas na panela de pressão. Se você gosta de combinar doce e salgado no mesmo prato essa pode ser uma boa pedida.

47. Purê de cenoura com mostarda: receita de purê que tem um sabor levemente apimentado. Além da mostarda você também vai precisar de conhaque ou rum para dar um toque especial ao acompanhamento.

Purê de couve-flor

Foto: Reprodução / Pitadinha

48. Purê de couve-flor sem lactose: para deixar a textura desse purê bem cremosa, você vai precisar do leite de coco. Essa é uma opção sem lactose, mas que vai deixar seu prato com um sabor divino, pode apostar.

49. Purê de couve-flor light: essa é uma receita que além de ser light, também é termogênica. A cúrcuma, ou açafrão como também é conhecida é o ingrediente usado para temperar e deixar esse acompanhamento com o toque especial que ele tem.

50. Purê de couve-flor com ricota: e que tal deixar o leite de lado e usar um creme de ricota para deixar a textura e o sabor do seu purê de couve-flor incrível? O tempo na cozinha é bem curtinho, mas o resultado é incrível, pode apostar.

51. Purê de couve-flor delicioso: essa é uma daquelas receitas bem simples, sabe? Com apenas 15 minutos na cozinha e três ingredientes você consegue um acompanhamento bem levinho para a sua próxima refeição.

52. Purê de couve-flor com batata: em menos de meia hora é possível preparar um purê com um sabor delicioso e uma textura pra lá de levinho. Essa é uma receita simples, mas que pode agradar diversos paladares e ainda é bem saudável.

53. Purê de couve-flor fácil: essa é uma receita um pouco diferente. Aqui você vai cozinhar a couve-flor e bater o legume com sua água de cozimento no liquidificador. Depois disso basta temperar com um toque de sal e pimenta.

54. Purê de couve-flor sem lactose: essa é uma receita que além de ser livre de lactose, leva um pouco de batata para um prato com mais sustância e um sabor mais gostoso. O preparo leva apenas alguns minutos, mas o resultado é incrível.

Purês com sabores irresistíveis

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

55. Purê de banana da terra: você vai precisar de apenas três ingredientes para preparar essa receita: banana, creme de leite e são. Como o mais comum é usar legumes no preparo de purês, você pode inovar fazendo essa receita que leva uma fruta.

56. Purê de ervilha: essa é uma receita que combina ervilhas com mandioca, porém, o primeiro ingrediente é o protagonista do prato. Além desses ingredientes você vai precisar apenas de caldo de legumes, manteiga, cebola e sal.

57. Purê de ervilha light: já essa é uma receita que mistura as ervilhas com batatas, azeite, cebola e alho-poró. O resultado é um acompanhamento que cai muito bem para quem quer perder peso, já que a quantidade de calorias dessa opção é bem pequena.

58. Purê de grão de bico ao curry: e que tal preparar um purê de grão de bico bem temperadinho? Além do curry você também vai precisar de cenoura e outras especiarias que ajudam a incrementar o sabor do acompanhamento.

59. Purê de inhame com beterraba: esse é um purê para lá de saudável e que é feito com pouquíssimos ingredientes. Para preparar essa receita em casa você vai precisar apenas de inhame, beterraba, creme vegetal e seus temperos favoritos. O resultado é um prato cor de rosa de dar água na boca.

60. Purê de espinafre com batata: e que tal combinar espinafre com batata para preparar o seu purê? O sabor é bem diferente e essa ainda é uma opção saudável para acrescentar ao seu prato. Além disso, o preparo não é nada complicado, o que é uma vantagem.

Pratos criativos com purê

Foto: Reprodução / Panelaterapia

61. Purê de mandioquinha com ragu: um purê de mandioca salsa cai muito bem com o ragu de carne de panela, sabia? Essa é uma combinação simples, mas que rende um prato principal delicioso. Para incrementar sua refeição basta preparar uma saladinha e pronto.

62. Camarão com purê de batata doce: já para quem curte frutos do mar combinar camarão com o sabor de um creme de batata doce pode ser uma boa pedida. O tempo para o preparo dessa receita é curto, mas o sabor é muito bom. A dica é servir o prato em porções individuais para um charme maior.

63. Purê de ervilha com salmão grelhado: o salmão é um peixe com um sabor suave e que traz diversos benefícios ao nosso corpo, já que é rico em ômega 3. A combinação desse alimento saudável com um purê de ervilha rende uma refeilção leve e gostosa.

64. Peixe com purê gratinado: essa é uma receita em que um refratário é coberto com peixe branco e purê de batata. Depois disso a combinação é levada ao forno até que fique com uma casquinha dourada.

65. Carré de cordeiro com purê de mandioquinha: para quem qjuer um prato com uma apresentação bonita, além de um sabor incrível, essa pode ser uma boa pedida. O cordeiro é uma carne que tem um sabor forte, mas que combina muito bem com a mandioquinha.

66. Bolinho de arroz com purê de batata: e que tal preparar um bolinho que tem a massa feita com arroz e purê de batata, e ainda leva salsicha e queijo de recheio? O trabalho na cozinha não é dos mais simples, mas o resultado é um petisco bem gostoso.

67. Porco picante com purê de mandioquinha: para quem gosta de misturar sabores bem diferentes, essa pode ser uma boa pedida. O porco é picante e o purê de mandioca salsa tem um leve toque adocicado. Pode até parecer que não, mas a combinação fica muito saborosa.

68. Escondidinho com carne moída: para essa receita, você vai precisar preparar um purê de mandioca e um recheio de carne moída. O resultado é um prato com um sabor tão gostoso que será difícil não repetir.

69. Frango com purê: um simples peito de frango grelhado acompanhado de um purê de mandioquinha e batata doce pode render uma refeição para lá e saborosa, sabia? Essa é uma dica para uma refeição do dia a dia bem gostosa e sem muito trabalho.

70. Escondidinho de bacalhau: e que tal inovar no preparo do escondidnho e fazer um purê de batata doce recehado com bacalhau? Para quem gosta de peixe ou busca uma opção leve e saudável essa pode ser uma excelente pedida. Que tal experimentar?

O purê pode ser preparado com os mais diversos ingredientes e ainda assim ter um passo a passo simples. Como a variedade de sabores é imensa, se você gosta da textura desse prato, é possível variar sempre no legume escolhido.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS