50 receitas detox para uma alimentação mais saudável

Escrito por    

Nosso organismo faz naturalmente um processo de eliminação de toxinas, que ocorre principalmente no fígado e no intestino. Porém, com uma dieta detox, podemos dar um suporte nutricional ao nosso corpo, através da alimentação, como forma de estimular a eliminação de toxinas.

Continua após o anúncio

É importante ter em mente que o objetivo principal de uma dieta detox não é o emagrecimento, mas sim a nutrição celular. Mesmo que esse tipo de alimentação traga uma grande quantidade de benefícios ao nosso corpo, as atividades físicas também compõe uma parte fundamental para quem deseja uma vida mais saudável.

Confira abaixo uma lista com sucos, sopas, cremes, pratos salgados e sobremesas para incluir em um cardápio detox.

Sucos

Foto: Reprodução / Dedo de Moça

Foto: Reprodução / Dedo de Moça

1. Suco de abacaxi, hortelã e gengibre: os três ingredientes presentes no preparo desse suco contribuem para uma melhor digestão. O gengibre ainda ajuda acelerar o metabolismo.

2. Suco detox de laranja e maçã: além de laranja e maçã, esse suco também leva como ingredientes limão, gengibre e água de coco. Uma ótima opção para começar o seu dia.

3. Suco de abacaxi com couve : esse suco é feito com a casca do abacaxi, que ajuda na desintoxicação do corpo, por ter uma ação diurética. Além de muito saudável, é um suco que ajuda a evitar desperdícios.

4. Suco vermelho antioxidante: esse suco conta com laranja e beterraba, que são ricas em vitamina C e garantem um efeito antioxidante. Também conta com a linhaça, que possui gorduras essenciais ao nosso organismo. E o gengibre, que ajuda a acelerar o metabolismo.

5. Suco verde detox: essa é uma opção diurética, já que o pepino é composto 95% de água. Além disso, é fonte de fibras, potássio e outras substâncias.

6. Suco de abacaxi com gengibre: tanto o abacaxi, quanto o gengibre ajudam no processo de digestão, o que contribui para a eliminação de toxinas do nosso corpo.

Continua após o anúncio

7. Suco de melão, couve e linhaça: o melão é rico em fibras, possui propriedades antioxidantes e tem efeito diurético. Aliado à couve e à linha esse suco traz vários benefícios ao nosso corpo.

8. Suco de melancia com linhaça: a melancia contribui para uma boa hidratação e um bom funcionamento dos rins. Já a linhaça ajuda a combater o colesterol.

9. Suco de melancia, beterraba e chia: a melancia possui uma grande quantidade de água, o que facilita a diurese e a desintoxicação do organismo. Já a beterraba, possui fibras que ajudam na redução do colesterol e a chia dá sensação de saciedade.

10. Suco de laranja, beterraba e couve: a beterraba é um alimento antioxidante. Essa receita é rica em vitamina C e é uma boa pedida para fortalecer o organismo.

11. Suco de morango com laranja: esse suco é rico em vitamina C e antioxidantes. O morango também gera benefícios à pele.

12. Suco detox: esse suco tem como ingredientes pepino, beterraba, cenoura, limão e hortelã. Todos os ingredientes colaboram para uma desintoxicação eficiente.

13. Suco de laranja, cenoura e gengibre: a laranja é uma fruta nutritiva e energética e possui uma grande quantidade de vitamina C. A cenoura contribui para diminuir os níveis de colesterol do corpo. O gengibre é anti-flamatório e ajuda no combate aos problemas digestivos.

14. Suco de manga, maracujá e gengibre: a manga é uma fruta que ajuda a combater o colesterol. Já o maracujá, tem ação antioxidante.

15. Suco de cenoura, abacaxi e quinoa: a cenoura é rica em vitamina A. Já o abacaxi tem ação digestiva e a quinoa possui muitas proteínas.

Continua após o anúncio

Sopas e cremes

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

26. Sopa de abóbora e chia: a abóbora possui fibras, que contribuem para a saciedade e controle do colesterol e a chia aumenta a sensação de saciedade. Para preparar essa sopa, você só vai precisar de uma panela e um liquidificador.

17. Sopa verde: todos os ingredientes usados para preparar essa sopa são saudáveis. Essa receita fica pronta em apenas meia hora.

18. Sopa de aspargos: o aspargo é um alimento anti-inflamatório, antioxidante, diurético, estimula a eliminação de toxinas do organismo, entre outros benefícios. Como é um alimento que tem um baixo teor calórico, é um ótimo aliado do emagrecimento.

19. Sopa fria de pepino: essa sopa é uma boa opção para quem quer emagrecer, pois o pepino possui poucas calorias e tem efeito diurético. Além disso, o ingrediente possui muitas fibras, o que ajuda na detox.

20. Sopa de brócolis e couve-flor: essa sopa é muito simples de ser feita e é uma ótima opção para detox. Além de brócolis e couve-flor, essa sopa tem biomassa de banana verde como ingrediente.

21. Sopa de espinafre: o espinafre é um ótimo aliado na desintoxicação do corpo, pois tem ação antioxidante e também ajuda a afastar os radicais livres. Além disso, a receita também leva linhaça dourada, que combate o colesterol.

22. Sopa de abóbora e gengibre: além das fibras presentas na abóbora, o gengibre também é um ótimo ingrediente para detox, pois ele é digestivo e acelera o metabolismo.

23. Sopa de couve-flor e alho-poró: para dar um sabor especial à sopa, a autora utiliza vários temperos: cebola, alho, coentros e pimenta preta. É uma boa opção de entrada.

24. Creme de cenoura com gengibre: a cenoura é rica em vitamina A e o gengibre tem efeito termogênico, o que ajuda no emagrecimento. Para preparar essa receita, você só precisa cozinhar todos os ingedientes e depois batê-los no liquidificador.

25. Creme de couve e gengibre: esse creme é feito com couve, cenoura, gengibre, açafrão, cebola e pimenta. Fica com um sabor marcante devido aos temperos, mas é uma opção de refeição bem leve.

26. Creme de cenoura, gengibre e mel: esse creme é para quem gosta de comidas agridoce. Além da mistura de sabores, essa receita é uma opção leve e nutritiva.

27. Creme de espinafre e inhame: esse creme é pouco calórico, é muito nutritivo e muito saboroso.

28. Creme de abóbora, alho-poró e gengibre: essa é uma receita muito aromática, devido a escolha de temperos da autora.

Salgados

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

29. Frango xadrez: para quem busca refeições leves e saborosas, essa é uma ótima opção, pois reúne a proteína magra do frango com diversos legumes.

30. Salada ao molho de iogurte: essa é uma receita que possui vários pontos positivos: é atrativa aos olhos, é saudável, fácil de preparar e ainda é muito saborosa.

31. Berinjela recheada: para rechear a berinjela, os ingredientes escolhidos foram: carne moída, requeijão light, tomate e temperos. Essa refeição é saborosa e nutritiva.

32. Pizza com massa de couve-flor: essa receita é sem glúten, com uma pequena quantidade de carboidratos. Uma sugestão da autora, é usar muçarela light para que não seja uma pizza cheia de gordura.

33. Risoto de quinoa com cogumelos e pinhão: para preparar esse risoto, o arroz é substituído pela quinoa, o que o torna um prato mais leve. Essa é uma receita sem glúten, sem lactose e sem açúcar.

34. Quiche de espinafre: essa é uma receita sem glúten e sem lactose. A massa é feita com grão de bico, azeite e sal. O recheio de espinafre fica saboroso e combina muito bem com a massa.

35. Molho pesto detox: esse molho tem um preparo muito prático, e ainda é muito versátil, já que pode ser usado em diversas receitas, como: macarrão, panqueca, carnes, entre outros.

36. Frango grelhado com legumes: essa é uma opção de refeição que não contém carboidratos. Os legumes usados são: cenoura, tomate e ervilhas.

37. Arroz de couve-flor: para preparar essa receita você só vai precisar de couve-flor, óleo de coco, cebola e sal. O resultado fica muito parecido com um arroz, porém livre de carboidratos.

38. Pão de microondas: essa receita não leva farinha, o que a torna uma opção com baixa quantidade de carboidratos. Uma dica para não ficar com sabor forte de ovo, é retirar a pele da gema.

39. Falso suflê: esse falso suflê é feito com claras de ovos e recheado com frango, brócolis, queijo cottage e creme de ricota light. É uma opção de refeição super leve

Doces

Foto: Reprodução / Tofu Funcional

Foto: Reprodução / Tofu Funcional

40. Tortinha de frutas vermelhas: essa receita é feita sem ingredientes de origem animal. Sua massa é feita com amaranto em flocos, linhaça, canela e leite vegetal. O recheio é feito com mirtilos, amoras e linhaça dourada.

41. Torta de maçã: essa receita não leva açúcar e nem adoçantes. O seu sabor adocicado fica por conta de maçãs e bananas que estão presentes nos ingredientes. Além disso, também tem um toque de canela.

42. Iogurte caseiro: esse iogurte caseiro é natural, ou seja, você pode comê-lo puro, ou acrescentar frutas de sua preferência. Além de ser saudável, é uma opção super barata.

43. Gallete integral de maçã: essa tortinha é feita sem glúten e sem lactose. Essa é uma receita fácil de preparar que fica pronta em apenas 30 minutos.

44. Bolo de suco verde: essa receita tem muitas fibras e ajuda muito na saciedade, além de melhorar o funcionamento intestinal e ajudar na perda de peso.

45. Pannacotta: essa é uma receita sem lactose e sem açúcar. Essa sobremesa é típica da Itália. Sua textura é cremosa e é coberta com uma calda de framboesa.

46. Torta de pera: essa é uma sobremesa que fica com um sabor muito leve, com um toque achocolatado de cacau. A cobertura tem uma leve crocância, por causa da aveia em flocos misturada com açúcar mascavo.

47. Banana assada: essa banana pode ser feita na churrasqueira, forno, ou até mesmo no micro-ondas. Além de várias opções de onde prepará-la, você só vai precisar de banana e canela para essa receita, que fica pronta em poucos minutos.

48. Sobert de manga: essa é uma receita leve, saborosa e livre de glúten e lactose. Você só precisa de quatro ingredientes para preparar essa sobremesa que promete ser um sucesso para os dias mais quentes.

49. Brigadeiro de biomassa: em vez de usar leite condensado, usa-se biomassa de banana verde nessa receita. Os outros ingredientes são: cacau em pó, chocolate amargo e manteiga.

50. Maçã assada: em poucos minutos é possível preparar essa receita. Você só precisa cortar a maçã, misturá-la com os ingredientes e levar ao microondas por 5 minutos.

Agora que você já conhece diversas receitas detox, escolha as que mais se encaixam com o seu perfil e inclua na sua alimentação.

PARA VOCÊ