18 receitas de hambúrguer fit para meter o pé na jaca com consciência

Escrito por    
Em 23.07.20

O hambúrguer fit é uma opção interessante para quem gosta de pratos saborosos, mas não deixa os nutrientes de lado. Há versões com carnes bovinas e de frango, low carb e até veganas. As farinhas de castanhas e vegetais também são destaques nas receitas. Veja opções deliciosas a seguir:

Continua após o anúncio

1. Hambúrguer fit de frango simples

Nessa receita, o hambúrguer é feito com peito de frango – uma parte do animal que tem pouca gordura. A carne é picada e, então, processada. Se você não tiver um processador em casa, é possível usar o liquidificador. Os temperos são a gostol, e açafrão e colorau são possibilidades.

2. Hambúrguer fit simples

Essa é uma receita prática, em que o hambúrguer tem como base o patinho bovino. A carne moída é combinada com clara de ovo e farinha de aveia. Para o tempero, deve-se utilizar sal e cebola. A textura precisa ficar bem homogênea e a dica é grelhar com pouco óleo.

3. Hambúrguer fit com tapioca e chia

A chia é uma semente que tem propriedades antioxidantes e ajuda no processo digestivo. Além disso, ela dá uma consistência crocante ao preparo. A carne escolhida é o patinho moído, e a tapioca e o ovo ajudam a dar liga para o hambúrguer.

4. Hambúrguer fit com aveia e chia

Nessa receita, a semente de chia é hidratada para compor o hambúrguer. O farelo de aveia dá a liga para o preparo e o tempero verde é um destaque. A cenoura ajuda a dar um toque mais colorido para o prato e o patinho é a carne utilizada.

Continua após o anúncio

5. Hambúrguer fit de frango com aveia

Essa receita usa peito de frango moído para compor o hambúrguer. A cebolinha dá um toque verde ao prato e a farinha de aveia é responsável pela consistência. O tempero especial leva pimenta-do-reino, páprica doce, alho e cebola. A dica é utilizar azeite para untar as mãos.

6. Hambúrguer fit de brócolis

Os vegetais também são ótimas opções para compor hambúrgueres saudáveis. Aqui, o brócolis deve ser processado ou ralado e combinado com suco de limão. Os outros ingredientes base do preparo são ovo, farinha de linhaça e parmesão ralado. O tempero ainda conta com salsinha e cebolinha.

7. Hambúrguer fit de atum

O hambúrguer dessa receita é feito com atum sólido natural. A água da conserva deve ser dispensada e você também vai precisar de ovo, aveia em flocos, tomate e cebola para o preparo. O sal marinho é um ponto alto do tempero. Saiba como fazer.

8. Hambúrguer fit de quinoa com vegetais

A quinoa é um ingrediente conhecido por ser muito nutritivo. Nessa versão, ela deve ser cozida para compor o hambúrguer. O preparo também leva uma série de vegetais, como a cenoura, o espinafre e o pimentão. O curry dá um gostinho bem característico ao prato.

9. Hambúrguer fit de grão-de-bico com aveia

O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteínas e está presente nesse preparo. A fonte de gordura utilizada é o óleo de coco, e as farinhas escolhidas são a de aveia e a de grão-de-bico. O sal rosa e a salsinha são ingredientes do tempero. Veja a receita completa.

10. Hambúrguer fit recheado com queijo

Continua após o anúncio

Essa receita traz um blend de carnes para compor o hambúrguer. O patinho deve ser combinado com o acém no preparo. O ovo e a aveia são os ingredientes responsáveis pela liga, e o queijo do recheio pode ser a mussarela ou outra opção menos calórica.

11. Hambúrguer fit completo simples

Aqui, o preparo é superprático e vai te conquistar. O gostinho apimentado se justifica pelo uso da pimenta calabresa, e o outro ingrediente do tempero é o sal. A modelagem é feita após misturar bem e não é preciso adicionar nada para dar liga. A sugestão é assar no forno.

12. Hambúrguer completo que não engorda

Esse hambúrguer é composto por apenas dois ingredientes. Você vai combinar o patinho moído com sal e misturar bem. O aro é usado para deixar o preparo com o formato certo, e a dica é utilizar pouco sal para não reter líquidos. O cozimento é feito na grelha.

13. Hambúrguer fit completo com shimeji

O patinho é a carne desse hambúrguer, que é moldado e levado para grelhar. O tempero, feito com sal e pimenta-do-reino, é adicionado apenas durante o cozimento. O shimeji que acompanha o preparo é o preto, que deve ser refogado com molho shoyu light, cebolinha e manteiga.

14. Hambúrguer fit completo sem glúten e sem lactose

iStock

A carne escolhida para essa receita é a alcatra. O ingrediente que dá liga para o hambúrguer é o gersal, uma farinha de gergelim torrado. Para temperar, você vai usar pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha. A dica é acompanhar com pão sem glúten e requeijão de tofu. Confira o passo a passo.

15. Hambúrguer fit funcional completo

Para esse preparo, você pode utilizar tanto a farinha de linhaça como a quinoa em flocos. O hambúrguer também leva semente de chia, carne magra moída e clara. A salsa picada dá um toque verde e um gostinho especial ao preparo. Veja o modo de preparo.

16. Hambúrguer fit low carb completo

Quem quer comer um hambúrguer sem sair da dieta low carb agora tem uma opção interessante. Para o hambúrguer, você vai utilizar patinho moído, tomate, cebola, cheiro-verde, sal e pimenta. Já o pão caseiro tem como base uma mistura de farelo de aveia, farinha de amêndoa e chia.

17. Hambúrguer fit vegetariano completo

Os ingredientes base dessa versão de hambúrguer são a quinoa cozida e o grão-de-bico cozido e processado. O tempero é feito com cebolinha, sal e pimenta. Para dar a liga, você vai usar farinha de arroz e ovo. A mistura de tudo deve ser realizada no processador.

18. Hambúrguer fit vegano completo

Os veganos também poderão comer um hambúrguer sem culpa. O preparo é bem aromático e tem um sabor inconfundível. O cogumelo paris, a quinoa branca e a semente de girassol são a base do prato. O tempero conta com ingredientes como o tomilho, o alho e o molho shoyu.

O hambúrguer fit não demanda muito trabalho e vai deixar suas refeições ainda mais incríveis. Além de ter menos calorias que sua opção convencional, a versão saudável é supersaborosa. É um preparo que vale a pena manter no cardápio. Veja também receitas de pão integral caseiro e maionese vegana!

PARA VOCÊ