20 receitas com acelga que são cheias de nutrientes e sabor

Escrito por                                                              

As receitas com acelga são ricas em nutrientes e possuem um sabor característico levemente amargo e picante. Cheio de vitaminas, esse vegetal pode incrementar sua refeição de maneira inovadora!

Abaixo, você aprende a usar a acelga com maestria e encontra opções diversas de pratos que levam esse ingrediente. Experimente.

Receitas de saladas com acelga

1. Salada oriental de acelga: essa receita custa cerca de oito reais, serve cerca de oito pessoas e demora meia horinha para ficar pronta. Acelga, pepino, cenoura, cebola, pimentão, shoyu, limão, pimenta-do-reino, óleo vegetal, alho, azeite e gergelim são os ingredientes que compõem o prato e, por isso, ele é vegano.

2. Salada de acelga com molho de gengibre e mel: com 10 minutinhos, você prepara uma salada deliciosa feita com acelga, repolho roxo, cenouras, maçã, sal, suco de limão, azeite, cebola, gengibre, mel e vinagre de arroz. Depois de montar o prato, leve-a à geladeira por uma hora antes de servir.

3. Salada de acelga, brócolis e tomate-cereja: aqui, você aprende a preparar uma saladinha especial que leva acelga, brócolis, tomates-cereja, cebolinha verde, cenoura, pera, kiwi, azeite e tomilho. Ainda, é possível conferir o preparo de um prato delicioso de carne seca com legumes para incrementar o menu.

4. Salada de acelga e tomates: folhas de acelga higienizadas cortadas em tiras, tomates sweet grape – conhecidos também como tomate-uva – e tomates italianos são os ingredientes presentes nessa saladinha. Além disso, a sugestão é preparar um suflê de carne seca para completar a refeição.

5. Salada agridoce de acelga: prepare essa deliciosa salada com folhas de acelga fatiadas, abacaxi picado, maionese, creme de leite de caixinha, mostarda, vinagre, açúcar e sal a gosto. Sirva em um almoço cheio de delícias!

6. Salada coleslaw: coleslaw é uma salada de repolho banhada com um suco ácido para conservar o vegetal. Aqui, ela ganha uma variação incrível que leva repolho roxo, cenoura, cebola roxa, abacaxi, maçã e acelga. O molho, por sua vez, ficou por conta da maionese.

Receitas com acelga simples

7. Acelga refogada com shoyu: esse é um jeito fácil e rápido de preparar acelga. Você vai precisar apenas de azeite, cebola, alho e shoyu, além, é claro, da hortaliça. Lembre-se de lavar bem as folhas de acelga antes de começar a receita.

8. Acelga picante: a acelga já possui um sabor naturalmente picante e essa receita tem a proposta de intensificar esse sabor. Inspirada no kim-chi – um prato da culinária coreana – essa receita pede o uso apenas de acelga, azeite e páprica picante. Delicie-se!

9. Yakissoba: quem não ama yakissoba? É impossível! Essa receita leva o macarrão próprio para o prato, óleo de soja, óleo de gergelim torrado, shoyu, carne, cebola, pimentão, cebolinha, acelga, cenoura, brócolis, sal e gergelim para polvilhar. O prato fica pronto em meia hora e rende 5 porções.

10. Refogado de acelga chinesa: essa é uma receita individual e demora 15 minutinhos para ficar pronta. Para fazê-la, separe folhas de acelga chinesa, gergelim branco tostado, óleo de gergelim tostado, dentes de alho pequenos, gengibre ralado, sake mirin e shoyu. Finalize com vermicelli ou com harusame.

11. Macarrão com carne e legumes: a vagem, a cenoura, a couve-flor, o brócolis e a acelga são os protagonistas dessa receita. Para completar o preparo, cozinhe macarrão integral e refogue pedacinhos de alcatra temperada na cebola e no azeite.

12. Refogado de batata, acelga e salsicha: batatas cozidas e cortadas em cubos, salsichas, óleo, cebola, folhas de acelga lavadas e cortadas em tiras, pimenta-do-reino, páprica picante, manjericão e sal são os ingredientes utilizados nessa receita. Aproveite!

13. Sopa de acelga e feijão branco: essa sopa leva acelga em tiras refogada na cebola, aipo, cenoura, tomate, feijão branco cozido e cevada cozida também. Finalize o preparo com bastante queijo parmesão ralado por cima do prato.

Receitas com acelga elaboradas

14. Trouxinha de acelga crocante: aqui, você aprende uma receitinha perfeita para um lanche da tarde ou até mesmo para complementar sua refeição principal. Se você não tem muito tempo, saiba que o preparo é rápido e fácil. Além disso, é uma comida saudável para que você possa se alimentar sem peso na consciência. Confira!

15. Batata recheada com acelga: com batatas grandes, acelga, molho de tomate, cebola, dentes de alho, sal e colorau ou páprica você consegue preparar deliciosas batatas recheadas para servir em um jantar diferente. A acelga é barata, fácil de encontrar e cheia de benefícios para a saúde – não deixe de experimentar!

16. Picles de acelga: a lista de ingredientes dessa receita não é pequena, então anote: acelga, nabo, cenoura, sal, água, Maizena, açúcar mascavo, pimentas dedo-de-moça, alho, gengibre, molho de peixe, shoyu, óleo de gergelim, molho de pimenta vermelha, pimenta vermelha em pó, cebolinha e gergelim claro compõem o preparo.

17. Peito de frango recheado com acelga: ao lado de uma saladinha de cenoura com ervilhas e de um arroz integral, esse peito de frango recheado com acelga vai conquistar toda a sua família! Além disso, o recheio também leva cebola, manteiga, sal, pimenta e creme de leite.

18. Lulas grelhadas com acelga e aspargos: se você gosta de frutos do mar, vai adorar essa receita de anéis de lula grelhados com aspargos e, claro, acelga. Ainda, o tempero do prato fica por conta de curry, sal, azeite, shoyu, cebolinha, salsinha e coentro.

19. Chucrute de acelga: o chucrute é um acompanhamento bem gostoso para qualquer refeição e, aqui, a sugestão é inovar e, ao invés de fazer com repolho, preparar uma versão com acelga. Além do vegetal, tenha em mãos sal e um pote de fazer picles.

20. Lasanha com recheio de legumes: se você quer preparar receitas deliciosas e suculentas sem pesar muito nas calorias, essa pode ser a opção perfeita. Com ovos, espinafre, farinha de trigo, sal, tomate pelado, queijo e legumes – cenoura, brócolis, couve-flor e acelga -, você prepara uma deliciosa lasanha saudável.

Se você deseja incluir outras hortaliças no seu cardápio, confira também receitas com repolho e receitas com couve.

PARA VOCÊ