35 receitas com mexilhão que vão te fazer se sentir al mare

Por
Atualizado em 23.01.20

O mexilhão é um molusco que é consumido como fonte de alimento em diversas partes do mundo. Na Europa, o destaque de sua produção e consumo fica na região do mar Mediterrâneo. O fruto do mar também é rico em nutrientes e pode funcionar bem como aliado à saúde humana.

Existem muitas formas de preparo para o mexilhão e os resultados têm sabor e textura ótimos e deliciosos. Massas, paellas e sopas são exemplos de pratos nos quais esse fruto do mar pode ser utilizado e que te fazem ter a sensação de se estar al mare.

Confira abaixo uma seleção de receitas com mexilhão que vão te deixar salivando.

Continua após o anúncio

Receitas simples de mexilhão

Foto: Reprodução / FUNGOS & FUNGHIS

1. Mexilhões ao vinho branco: essa receita harmoniza o sabor marcante do mexilhão com vinho branco e molho de tomate, que deixam o fruto do mar ainda mais gostoso. A dica é servir como petisco quente ou frio em ocasiões especiais. É a opção ideal para surpreender seus convidados!

2. Mexilhões no tacho: o mexilhão cozido no tacho fica com uma textura inconfundível. Nessa receita ele é temperado com conhaque, pimenta, azeite e alho, que combinam bem com o fruto do mar e o deixam com um sabor singular. Uma ótima opção para acompanhar os mexilhões desse prato são as torradas!

3. Mexilhões com vinho branco e tomilho: esse prato é uma boa opção de entrada para receber os amigos em casa. A junção do mexilhão com o tomilho, o piripiri e o vinho branco é irresistível e vai deixar todos com aquele gostinho de quero mais.

4. Mexilhões no bafo com vinho branco e salsinha: essa é uma receita simples e que pode ser feita naquele final de semana despretensioso em casa. Aqui, o mexilhão é preparado no bafo com manteiga, vinho branco e salsinha resultando em um prato delicioso e bem equilibrado. O sabor da manteiga dá um toque especial e se harmoniza perfeitamente com o fruto do mar.

5. Mexilhões na grelha regados com cerveja: o destaque dessa receita é, com certeza, o preparo do mexilhão feito de maneira criativa na grelha. A cerveja é combinada com os mexilhões e com tomates picados, deixando um gosto único que você precisa provar.

6. Escabeche de mexilhões: o escabeche é um preparo clássico para peixes e frutos do mar em geral e não seria diferente com os mexilhões. Essa receita traz os mexilhões combinados com azeite, vinho, cenoura e louro. O resultado é espetacular e a dica, aqui, é servir o prato com pães.

Continua após o anúncio

7. Mexilhão ao vinagrete: essa receita de vinagrete de mexilhão é prática e deliciosa e o mexilhão é servido fresco com tomate e cebola. O que dá aquele gostinho inconfundível de vinagrete é o tempero com azeite, vinagre e cebolinha. O preparo é super rápido e essa receita vai ser a sua salvação para aquele dia corrido, mas que precisa de uma receita rápida e saborosa.

8. Mexilhão à bulhão pato: o preparo português à bulhão pato consiste em refogar o mexilhão com azeite, pimentas, manteiga e alho. O charme do prato fica por conta do coentro e do piripiri utilizados no tempero, que harmonizam bem com o fruto do mar. Essa é a receita que vai fazer você se sentir em Portugal sem sair de casa!

Arroz, risoto ou paella com mexilhão

Foto: Reprodução / MAROLA COM CARAMBOLA

9. Arroz negro al mare: essa combinação do arroz negro com camarões, mexilhões e lula vai te surpreender e te deixar com água na boca. É uma receita leve e deliciosa, ideal para deixar todos apaixonados e querendo mais no almoço em família. Os frutos do mar dão um frescor e sabor marcante ao arroz, além de deixar o prato muito bem equilibrado.

10. Paella Valenciana: o mexilhão é um ingrediente fundamental para a clássica receita espanhola de paella. Esse preparo, que é conhecido mundialmente, vai fazer você sentir o gostinho do Mediterrâneo. Aqui, o arroz é temperado com azeite e alecrim, além de ser combinado com os pimentões e os frutos do mar. O prato é delicioso e tem um sabor surpreendente.

11. Arroz de mexilhão: essa é uma receita simples e rápida, que pode, com certeza, ser feita no final de um dia agitado. O mexilhão aqui é combinado com arroz, leite de coco, coentro e pimentão. Esses ingredientes dão ao prato um gosto muito agradável e que vai fazer sucesso na sua cozinha.

12. Arroz 7 grãos com mexilhões: o arroz 7 grãos é uma opção saudável e nutritiva que harmoniza muito bem com os mexilhões. O toque especial dessa receita fica por conta do tempero, marcado pelo açafrão e pela salsa. O resultado do preparo é um prato ótimo que você vai ter que experimentar.

13. Risoto de mexilhão: o risoto é uma forma de preparo que agrada a todos e combina muito bem com o mexilhão. Essa receita traz uma junção desses dois ingredientes com coentro e queijo parmesão. O prato tem um sabor leve e que faz lembrar o mar.

14. Arroz malandrinho de mexilhão: o arroz malandrinho é uma opção que utiliza o mexilhão muito bem. Aqui, ele é combinado com tomate e pimentão, deixando o prato delicioso. Mas o diferencial dessa receita fica por conta do molho inglês e do coentro utilizados no tempero, que proporcionam um sabor marcante e singular.

15. Paella marinera: a paella marinera é o prato ideal para servir para a família em uma ocasião de comemoração. O arroz bomba aqui é preparado com os mexilhões, polvo, lula e camarões. O gosto dessa paella é inconfundível por causa do tempero à base de vinho e azeite e essa é a receita que vai te fazer deixar todos impressionados.

Continua após o anúncio

                   

16. Arroz de peixe com camarões e mexilhões: essa receita traz o arroz e o mexilhão combinados com peixe e camarões. O sabor desse prato faz você se sentir al mare e o destaque, aqui, fica por conta do piripiri e do pimentão, que o deixa com um gostinho português.

17. Arroz caldoso de frutos do mar: esse arroz tem como ingredientes principais mexilhão, lula, vôngole e camarão, que deixam o prato com um verdadeiro gostinho de mar. O resultado dessa receita é um arroz cremoso e muito saboroso, pois o tempero com azeite e açafrão dá aquele toque especial que vai deixar você salivando.

Massas com mexilhão

Foto: Reprodução / FRANCINHA COOKS

18. Massa com frutos do mar: essa receita usa a o tagliatelle al nero de sepia, que é tingido com a tinta da lula e deixa o prato com um aspecto muito apetitoso. Aqui, o mexilhão é acompanhado de camarão e lula, que harmonizam bem com o sabor do molho à base de tomate italiano. A dica é servir com um bom vinho e aproveitar as delícias da Itália.

19. Massada de mexilhão: a massada de mexilhão é uma opção que combina o fruto do mar com molho de tomate e kani kama. O prato tem um preparo rápido, que não exige muito trabalho, e surpreende por aliar muito bem sabor e leveza. Pode-se também adicionar outros frutos do mar para incrementar o prato, como o camarão.

20. One-pot pasta de tomate e mexilhão: essa é uma receita prática que precisa de uma panela só, ideal para quando não se tem muito tempo. O spaghetti é combinado com mexilhão e tomate, e o tempero e destaque do prato ficam por conta do louro, da pimenta e do azeite, resultando em um sabor agradável e delicioso.

21. Fettuccine com mexilhões: fettuccine é uma opção de massa que sempre agrada e essa receita com mexilhão pode ser o diferencial para um jantar a dois. A lemon pepper utilizada no tempero deixa um sabor delicioso e, combinada com vinho branco, vai te deixar com água na boca. A dica é finalizar o prato com manjericão e salsa que darão um toque especial de frescor.

22. Tagliatelle com mexilhão e pesto de flor de curgete: essa receita traz o pesto de flor de curgete, um molho delicioso, para acompanhar o tagliatelle e o mexilhão. O sabor da flor de curgete dá um gosto especial ao prato, e sua junção com o fruto do mar e o açafrão funciona muito bem. O resultado é uma massa leve, ideal para servir no verão.

Caldos e sopas com mexilhões

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

23. Caldeirada de frutos do mar com castanhas portuguesas: o charme dessa caldeirada fica por conta das castanhas portuguesas que dão um sabor inconfundível ao prato. O preparo dessa receita é muito rápido e você vai ver que a combinação do mexilhão com o vôngole, o camarão e a mandioquinha é deliciosa e funciona de maneira agradável.

24. Caldeirada de frutos do mar: essa opção de caldeirada é gostosa e ideal para reunir a família e os amigos. Aqui, o mexilhão é combinado com polvo, pimentão, lula e camarão. O tempero do prato conta com azeite de dendê, leite de coco e suco de limão, resultando em um caldo com sabor surpreendente que harmoniza perfeitamente com os frutos do mar.

25. Mexilhões com alho poró e molho cremoso de curry: o sabor dessa receita é uma prova de que o curry funciona muito bem quando combinado com o mexilhão. O destaque do prato fica por conta do uso do tempero indiano com o vinho branco, o creme de leite fresco e o alho poró, que juntos geram um gosto marcante de quero mais. Esse é um preparo que precisa entrar para o seu cardápio!

26. Sopa de mexilhão com tomate: o tomate e o louro são dois ingredientes presentes nessa receita e que harmonizam perfeitamente com o sabor e a textura do mexilhão. A combinação dos ingredientes citados com a malagueta, o caldo de legumes e o vinho branco resulta em um prato agradável e gostoso. O preparo é simples e ótimo para quando se quer preparar algo diferente no cotidiano.

27. Mexilhão com leite de coco: essa receita deliciosa tem como destaque o manjericão doce e os bulbos de capim limão que combinados no caldo de leite de coco e mexilhão resultam numa explosão de sabores. O tempo de cozimento é rápido e esse prato pode ser o ponto alto do seu jantar com amigos.

28. Sopa rica de peixe com mexilhão: essa sopa tem como ingredientes principais o lombo de pescada e o mexilhão, que trazem todo o sabor do mar para a cozinha. O caldo é feito com molho de tomate em pedaços, molho inglês e caldo de marisco e o resultado é um prato prático com sabor agradável, delicioso e marcante.

29. Panelinha de frutos do mar ao curry: a panelinha de frutos do mar dessa receita tem um caldo muito gostoso que é feito à base de feijão-branco e temperado com curry e azeite. O tomate dá um toque especial ao prato e a combinação do mexilhão com outros frutos do mar e com creme de leite resulta num gosto singular.

Outros pratos com mexilhão

Foto: Reprodução / DIGAMARIA

30. Torta capixaba com bacalhau, frutos do mar e palmito: essa torta traz uma junção do mexilhão com outros ingredientes igualmente saborosos, como o palmito pupunha e o bacalhau. A receita, que é tradicional no estado do Espírito Santo, também conta com tomates, azeitonas e carne de siri, que dão um toque especial e gosto inconfundível ao prato.

31. Feijoada de frutos do mar: a feijoada de frutos do mar é uma receita leve e ideal para um final de semana em família. O feijão branco é temperado com louro e azeite, que harmonizam bem com os mexilhões, a lula e o polvo. O coentro entra no preparo para dar um toque final ao prato, que fica delicioso.

32. Salada de feijão fradinho com mexilhões: essa é uma receita que tem um sabor surpreendente que vem da combinação do feijão fradinho com o mexilhão. A salada também conta com o gosto marcante do limão siciliano e do pimentão e a dica de finalização é servir com ervas frescas, que proporcionam um charme ao prato.

33. Salada com mexilhão e vôngoles ao perfume de algas marinhas: essa salada de preparo fácil vai te ganhar pelo sabor e praticidade. Nessa receita, o mexilhão fica ainda mais gostoso combinado aos vôngoles e ao tempero de vinho branco e flor de sal. O alface dá um toque saudável e fresco ao prato e o perfume de algas marinhas feito com lecitina de soja deixa um ar agradável e harmonioso.

34. Mariscada: o mexilhão nessa receita aparece acompanhado de ostras, siri e camarão. O preparo desse prato é simples, pois basta reunir em uma panela os frutos do mar com leite de coco, tomate e azeite de dendê e deixar ferver, acrescentando os temperos. É uma ótima opção para o almoço do final de semana!

35. Papillote de robalo e mexilhões: o destaque dessa receita é seu aroma e sabor refrescantes por conta do limão siciliano e do manjericão. Aqui, a junção do mexilhão com as postas de robalo é acompanhada por batatas, que harmonizam de forma deliciosa no prato. O creme de leite e o vinho branco proporcionam ainda mais sabor no preparo e essa é uma receita que você com certeza deve experimentar.

Como você pode ver, é possível preparar o mexilhão de muitas formas diferentes e em todas elas o fruto do mar funciona como ingrediente de destaque por sua textura macia e sabor inconfundível. Agora que você tem mais algumas opções de receitas para adicionar ao seu menu, experimente!