35 receitas irresistíveis de fondue para se deliciar no inverno

Escrito por                          

O fondue é um prato de origem suíça, que pode ser feito com queijos, carnes, chocolate e com outros doces também. Independente da opção escolhida, é preciso de um rechaud para aproveitar a receita da melhor forma. Rechaud é uma panela especial que conta com um acendedor separado, esse item é necessário para que a comida permaneça quente enquanto todos se deliciam com o seu sabor.

Continua após o anúncio

O que difere nas versões de fondue não são apenas os ingredientes usados, mas também seus acompanhamentos. O de queijo, por exemplo, costuma ser servido com pedaços de pão, o de carne, com molhos, enquanto os doces levam frutas. Toda essa variedade faz com que esse prato possa ser saboreado por diversos paladares!

Como essa é uma ótima pedida para os dias com temperaturas mais amenas, testar uma receita no inverno pode ser uma boa escolha para deixar seu dia mais quentinho e saboroso. Então, que tal conhecer algumas receitas e depois reunir seus amigos para saborear essa delícia?

Fondue salgado

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Fondue de queijo simples: essa é uma receita que pode ser feita apenas com gruyère ou combinando outros queijos, como o estepe e o emmental. Além dos queijos, você também vai precisar de vinho branco, maisena, alho, pimenta do reino e noz moscada. Um item opcional para dar mais sabor é o kirsch, uma bebida de cereja alemã, mas caso você não encontre, pode deixar de lado sem problema nenhum.

2. Fondue de carne ao vinho: essa pode ser uma ótima opção para quem gosta de uma carne mais temperadinha, pois, aqui, o filé mignon é combinado com cebola, caldo de carne e alho. Além disso, você ainda aprende como preparar um molho rosê em casa para servir de acompanhamento.

3. Fondue de carne com vinho marcante: e que tal preparar um molho super aromático para o seu fondue de carne? Essa é a sugestão dessa receita que leva vinho tinto, caldo de carne, cebola, canela, cravo e outros ingredientes. É ideal para quem curte um gostinho bem marcante e irresistível!

4. Fondue de carne simples: essa é outra receita em que você aprende a preparar um caldo bem suculento para a sua carne, porém, aqui o passo a passo é feito em uma panela comum que vai no fogão mesmo. Mas, depois que tudo estiver pronto, você deve transferir o fondue para o rechaud para só então servir essa delícia.

5. Fondue de carne: a dica dessa receita é cortar um pedaço de filé mignon em cubinhos, temperar apenas com sal e levar para a panela de fondue com vinho tinto ou óleo, você pode escolher um desses ingredientes. Para acompanhamento, a sugestão é usar um molho de gorgonzola e outro de mostarda e mel.

6. Fondue de queijo no pão: para essa receita você vai precisar de apenas um queijo: brie ou camembert, que será combinado com requeijão. Esses itens são misturados, derretidos e depois usados para rechear um pão italiano redondo. É uma ótima pedida para quem quer inovar na maneira de servir, mas sem ter muito trabalho extra.

Continua após o anúncio

7. Fondue de 2 queijos: que tal combinar o queijo gruyère com o do reino? Essa é uma sugestão que pode agradar diferentes paladares e não leva muitos ingredientes, o que é quase sempre uma boa pedida, não é mesmo?

8. Fondue universitário de queijo: se você acha que é preciso gastar muito dinheiro para preparar um fondue de queijo bem gostoso, essa receita está aqui para provar o contrário. O sabor é um pouco diferente do tradicional, mas é uma ótima pedida para quem quer economizar e ainda se deliciar com um prato quentinho.

9. Fondue de 3 queijos: essa é uma receita que combina os queijos gruyère, estepe e massdam. Além deles, você vai precisar de vinho branco, amido de milho e alguns temperos. Com uma lista de ingredientes bem curtinha, é possível saborear um fondue super saboroso e que não dá muito trabalho para ser preparado.

10. Fondue de queijo delicioso: aprenda a combinar gorgonzola e mussarela para o preparo do seu fondue! Como o gorgonzola tem um sabor bem marcante, a dica da receita é acrescentar creme de leite para deixar seu prato mais suave. Além desses ingredientes, você só vai precisar de requeijão e pão para servir de acompanhamento.

11. Fondue de queijo diferente: a sugestão dessa receita é combinar os queijos gruyère e emmental, além deles, você também vai precisar de temperos, amido de milho, vinho branco e kirsch, a bebida de cereja. É uma ótima opção para quem busca um fondue mais incrementado e cheio de sabor.

12. Fondue de cheddar: já pensou em preparar um fondue com um gostinho bem diferente? Essa receita pode ser a opção ideal, pois ela combina cheddar, emmental, cerveja do tipo lager, kirsch e amido de milho. Se você não encontrar a bebida de cereja, pode substituir tranquilamente por cachaça, que o resultado também será bem gostoso.

13. Fondue de queijo e tomate: essa é uma receita para quem busca praticidade, pois a dica aqui é usar aqueles preparos para fondue prontos. Porém, o tomate entra em cena para dar um gostinho extra ao prato. Além disso, a sugestão é servir pedacinhos de batata como acompanhamento em vez de pão.

14. Fondue de queijo com cerveja: essa é outra opção que leva cerveja no seu preparo, porém, aqui a escolhida foi a do tipo ale. Você vai precisar de três tipos de queijos diferentes e alguns temperos também entram em cena para deixar o prato ainda mais gostoso.

15. Fondue de queijo prático: essa é uma receita que sugere que você utilize três queijos de sua preferência, porém, você pode conferir dicas de alguns tipos que podem ser usados. É uma opção que não conta com uma lista de ingredientes extensa, mas que fica com um gostinho que pode deixar qualquer um com água na boca.

Continua após o anúncio

16. Fondue de queijo tradicional: essa é outra opção que combina os queijos emmental e gruyère, porém, aqui os temperos usados são apenas o alho e a pimenta do reino. Para incrementar o sabor e a textura você ainda vai precisar de vinho branco e um pouco de farinha de trigo para engrossar seu fondue. É uma opção simples, mas com um sabor incrível.

Fondue doce

Foto: Reprodução / I Could Kill for Dessert

17. Fondue de chocolate com bolo: o mais inovador dessa receita é o item usado para servir de acompanhamento ao fondue de chocolate: pedaços de bolo de limão. A combinação da massa azedinha com o creme de chocolate bem docinho fica surpreendente. Por isso, essa é uma receita que super vale a pena ser testada em casa e dividida com os amigos.

18. Fondue de chocolate e sorvete: já pensou em servir um fondue de chocolate com sorvete? Essa é a proposta dessa receita que surpreende por combinar algo bem quente com o sorvete, que é gelado. É ideal para quem gosta de inovar na cozinha.

19. Fondue de chocolate rápido: essa é uma receita em que o chocolate é combinado apenas com creme de leite. Para servir, a dica é usar morangos e bananas, mas você também pode acrescentar outras frutas de sua preferência.

20. Fondue de chocolate branco: o chocolate branco também rende uma sobremesa bem saborosa. Aqui, ele é combinado com creme de leite e conhaque. Para servir, além de frutas, você também pode acrescentar biscoitos champanhe à sua mesa.

21. Fondue de chocolate crocante: a dica dessa receita é preparar uma cestinha com massa folhada e depois usar o creme de chocolate como recheio. O acompanhamento sugerido é o morango, mas você também pode usar outras frutas que preferir.

22. Fondue gelado de Nutella: essa é uma receita que foge bastante do tradicional, pois o fondue é um prato servido quente, e aqui, é servido gelado. Para preparar essa opção, só será preciso misturar Nutella com iogurte e servir com suas frutas favoritas.

23. Fondue de chocolate sem rechaud: essa é uma receita de micro-ondas, por isso, é super prática. Além disso, você só vai precisar de três ingredientes para o seu fondue: chocolate, creme de leite e conhaque.

24. Fondue de chocolate com Nutella: A Nutella é um ingrediente que faz o maior sucesso no preparo dos mais variados doces e com o fondue não é diferente. A combinação de chocolate com o creme de cacau e avelã fica tão gostosa, que será difícil resistir a essa delícia. Para que o sabor não fique tão doce, a dica é usar chocolate amargo e acrescentar creme de leite ao preparo.

25. Fondue de chocolate simples: essa é uma receita para quem busca praticidade e uma lista de ingredientes curtinha. Mas não pense que por isso o resultado da sua sobremesa será menos gostosa.

26. Fondue de doce de leite rápido: o doce de leite é super querido pelos brasileiros, então, que tal preparar um fondue com esse ingrediente? Aqui, ele é combinado com creme de leite e servido acompanhado de frutas como a banana e a maçã. O preparo é extremamente simples, mas o gostinho pode ganhar o seu paladar.

27. Fondue de doce de leite especial: essa é uma receita um pouco mais incrementada que a opção anterior, pois além do doce de leite e do creme de leite, você também vai precisar de uma pitada de sal e de um toque de conhaque. O modo de preparo também é simples, mas o gostinho final é um tanto diferente.

28. Fondue de leite Ninho: já pensou em preparar um fondue que tem como principal ingrediente o leite Ninho? Essa é a proposta dessa receita que também leva chocolate branco e outros ingredientes para deixar o sabor da sua sobremesa ainda mais especial.

29. Fondue de sorvete: essa é uma receita bem inovadora, pois combina o sabor do sorvete com cream cheese, goiabada, creme de leite, biscoito e leite condensado. É ideal para quem gosta de sair da rotina e criar sabores completamente novos para servir à mesa e se deliciar ao lado de pessoas queridas.

30. Fondue de frutas com calda açucarada: essa é uma receita em que as frutas são combinadas com uma calda feita de açúcar mascavo, açúcar cristal, glucose de milho e creme de leite. A lista de ingredientes é bem curtinha, o preparo é simples e o resultado é um fondue doce bem diferente.

Fondue vegano ou light

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

31. Fondue de chocolate light: essa é uma receita que usa ingredientes bem diferentes. Aqui, você vai precisar de uma caixinha de pudim de chocolate diet, leite desnatado, cacau em pó, creme de leite light e adoçante. É uma boa pedida para quem quer se deliciar com o fondue, mas sem meter o pé na jaca enquanto faz aquela dieta.

32. Fondue de castanha vegano: essa é uma receita de fondue bem diferente, pois ela leva castanhas, leite de amêndoas, mandioquinha, polvilho azedo e outros ingredientes mais comuns, como o vinho branco, por exemplo. A dica é servir o prato acompanhado com legumes, como couve-flor, brócolis, batata e cenoura.

33. Fondue de chocolate vegano: aprenda uma receita mais simples, em que o chocolate é combinado com farinha de aveia, água e, opcionalmente, leite de coco. É uma boa pedida para quem quer um docinho vegano para aquecer os dias de inverno. A sugestão é servir com frutas de sua preferência.

34. Fondue de castanha vegano e simples: essa é uma opção de fondue salgado vegano bem mais simples do que a anterior, isso acontece porque a lista de ingredientes é mais curtinha, o que também acaba facilitando o modo de preparo. Aqui, você vai precisar apenas de castanhas, água, sal e limão. Mesmo usando poucos itens, é possível deixar seu prato bem gostoso e livre de ingredientes de origem animal.

35. Fondue de chocolate vegano e simples: essa é uma opção simplificada do fondue de chocolate para os veganos. Aqui, são usados apenas chocolate e creme de soja para o preparo do prato. Você também pode servir com as frutas de sua preferência.

O fondue é um prato que cai muito bem nos dias de inverno, por isso, é importante que ele se mantenha quente enquanto todos comem. As opções da lista são bem variadas e podem agradar os mais variados paladares, por isso, você pode até testar mais de uma em casa. Que tal começar com uma opção salgada e outra doce? E se você está procurando por mais receitas para preparar no inverno, pode conferir algumas opções de sopas de legumes e de chocolate quente.

PARA VOCÊ